• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Método de confusão muscular

    Entenda como funciona a confusão muscular, como deve ser realizada e seus benefícios

    Os músculos se adaptam muito facilmente a diversos tipos de estímulos. E é justamente por isso que existe uma real importância na variação dos sistemas de treinamento utilizados e não somente envolvendo a troca de exercícios, divisão semanais de grupamentos musculares e número de repetições, mas ainda, em formas de “enganar” os mesmos, para que eles sempre exibam uma resposta diferenciada e portanto, benéfica a esses estímulos.

    sem-titulo-1

    banner-300x250-consultoria-perfeita-azul-2

    Você já ouviu falar no método de confusão muscular? Se não, essa será uma vantajosa maneira de realizar seus treinamentos a fim de quebrar paradigmas e sem sombra de dúvidas, obter excelentes resultados! Vamos lá?

    O método de confusão muscular – Princípios:

    Os princípios do método de confusão muscular fazem menção a dar ao músculo, em cada série, uma “surpresa” diferente. Dito de outra forma, na maioria das vezes treinamos de maneira onde “sabemos o que vai acontecer” e então, estamos preparados para aquilo. Como exemplo, podemos citar o método de pirâmide crescente: Você sabe que, na próxima série irá fazer menos repetições com uma carga mais elevada e portanto, sabe que o exercício estará mais pesado.

    Você então prepara seu sistema neurológico e consequentemente sua musculatura responde a esse preparo. Consequentemente, muitas vezes ficamos limitados a saber que não conseguiremos fazer mais repetições do que na série anterior. O que ocorre é que muitas vezes conseguiríamos, se não fosse esse “bloqueio”. Isso, muitas vezes faz com que nos limitemos e não façamos nosso máximo.

    Sendo assim, se não sabemos o que virá no próximo set, então, teremos de realmente superar limites. Desta forma, promovemos uma confusão tanto em termos visuais quanto em termos de estímulo muscular, fazendo com que seu corpo não fique “preparado” para algo.

    E como fazer o método de confusão muscular?

    O método de confusão muscular é muito fácil de ser feito: O primeiro ponto a ser observado é que você JAMAIS deve organizar os pesos livres de maneira “organizada”, ou seja, as anilhas dispostas na barra não devem ter uma sequência crescente ou decrescente (uma de 20kg, uma de 10g e uma de 5kg), mas, devem ter quantidades aleatórias, de acordo com o seu feeling durante o treino (por exemplo, uma anilha de 10kg, uma de 5kg, uma de 20kg, duas de 3kg, uma de 5kg etc). Essa maneira desorganizada faz com que o cérebro não identifique facilmente a carga colocada e portanto, não tenha “medo” ou não “saiba” com o que vai lidar. Obviamente, o bom-senso da quantidade de peso é fundamental aqui.

    O segundo ponto é promover estímulos diferentes a cada série. Assim, na primeira série você pode executar 6 repetições, na segunda 15 repetições, na terceira 4 repetições, na quinta 2 repetições, na sexta 10 repetições e assim consecutivamente.
    Diferentes capacidades serão recrutadas durante esse processo, fazendo com que necessariamente você consiga recrutar o máximo do seu sistema musculoesquelético e, claro neurológico também.

    metodo-de-confusao-muscular

     Não existe ainda uma regra no número de exercícios e/ou repetições para cada grupamento, devendo também ser usado o feeling e o bom-senso.

    Quais são os benefícios da confusão muscular?

    A confusão muscular traz a possibilidade de sempre dar o máximo que o corpo e a mente podem dar, deixando de lado regras e utilizando o que seu corpo tem de melhor.

    Isso faz com que processos adaptativos sejam muito melhores e, portanto, seus resultados também.

    Conclusão:

    Se você sempre quer estimular a musculatura de maneira diferente a fim de ter melhores resultados, se fará necessário a quebra de paradigmas e o uso de métodos que possibilitem adaptações cada vez mais intensas e máximas. Portanto, uma dessas boas alternativas pode ser o método de confusão muscular o qual fará seu corpo e mente trabalharem de maneira extremamente intensa e eficiente.

    Bons treinos!



    /* */