• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Aprenda 05 Dicas Para Iniciar a Musculação Após os 40 anos de Idade!

    Conheça 5 estratégias para você que tem mais de 40 anos e deseja começar na musculação... Seja para Ganho de Massa, perda de gordura, estética ou saúde. Essas 05 dicas vão lhe ajudar a começar com o pé direito na academia.

    Grande parte das pessoas que iniciam a musculação um pouco mais tardiamente, ou após os 40 anos de idade, se sentem perdidas não somente pela falta de informações específicas, mas ainda, por medo de preconceito alheio ou por necessidades específicas as quais muitas vezes não são devidamente atendidas.

    Essas mesmas pessoas, não sabem ao certo como deve ser seu treinamento ou tampouco sua alimentação e, devido a essa insegurança e incerteza, elas acabam muitas vezes desanimando, o que gera desistências ou protocolos inadequados os quais levarão a fins inadequados também.

    Whey Protein

    Muitas pessoas também se sentem “velhas demais” para iniciar algo novo, sendo que, isso é uma grande bobagem, pois você nunca está velho para alcançar algo melhor em sua vida!

    Portanto, se você tem mais de 40 anos, não pense que você não é capaz, pois certamente você é sim! Entretanto, é necessário que você atente alguns pontos que poderão definir seus resultados de maneira positiva ou negativa. Pense ainda, que será necessário entender alguns pontos fundamentais para consolidar resultados realmente satisfatórios e sólidos.

    LEIA TAMBÉM >>> Dicas Para Elaborar Dieta e Treino para Pessoas acima de 40 Anos de Idade!

    Portanto, vamos conhecer alguns desses pontos?

    1- Sinta-se capaz

    Podemos dizer que, sentir-se capaz é o primeiro passo essencial para qualquer coisa que você queira se tornar real. Se você não acredita em si e não acredita que é capaz de fazer algo, então, você não será capaz.

    Não há motivos para você não se sentir capaz: Se os problemas são as limitações físicas, sinta-se capaz para superá-las pouco a pouco e pense que se você não fizer assim, a situação tenderá a ficar pior.

    Se os problemas são financeiros, pense que você não precisa de muito além de uma alimentação equilibrada (que não significa alimentação cara), uma academia com pesos e profissionais para auxiliá-lo e uma boa qualidade de vida, incluindo um bom período de descanso, horas de lazer e também de outros aspectos que cercam o seu dia-a-dia.

    Se os problemas são relacionados aos preconceitos alheios, pense que ninguém é melhor do que ninguém, e pobre aquele que se acha melhor do que seu próximo.

    Então, não há porque usar o meio como desculpas para não seguir em frente. Enxergue nas dificuldades, uma nova oportunidade para aprender e para alcançar êxitos.

    Esse senhor da foto acima, começou a academia com 66 anos de idade. E veja como o corpo dele está hoje, após 05 anos treinando. Ele não desistiu, ele acreditou em si e foi para cima do “esporte dos jovens” e hoje tem um shape (corpo) melhor do que muitos jovens por ai…

    Whey Protein

    2- Busque auxílio profissional multidisciplinar

    Se tratando de um indivíduo após os 40 anos de idade, ele começa a entrar em quadros de sarcopenia, começa a entrar em quadros de andropausa e seus níveis de energia caem, além de questões que envolvem a própria saúde, é claro.

    As mulheres também começam  sentir alguns efeitos na pele, como a descalcificação óssea, a perda de massa muscular, o maior acúmulo de gordura corporal, a menopausa, entre outros.

    Sem dúvidas, a prática de exercícios físicos pode auxiliar muito para que isso seja amenizado, mas muitas são as vezes as quais você precisará de acompanhamento em outras áreas como, por exemplo, na área médica, para reposições hormonais, na área nutricional, para uma boa adequação nutricional, na área da fisioterapia, para correções e reabilitações em movimentos e assim por diante.

    Não há porque negar a importância de buscar ajuda, e ajuda essa que virá de diferentes partes. Como nenhum profissional está apto para tudo, cada qual irá se complementar, trazendo o máximo de benefícios.

    Não tente fazer como os garotões de 20 anos que vão para academia sem auxilio, sem exames e etc. Lembre-se, você não se recupera tão rápido quanto eles. Procure auxilio de um bom profissional de educação física, nutricionista, ortopedista e fisioterapeuta. Com todos esses laudos você poderá começar um treino mais seguro e muito mais eficaz!

    Whey Protein

    3- Busque auxílio especializado

    Você buscaria um ortopedista se estivesse com um problema gástrico? Ou ainda, você buscaria um mecânico de carros se estivesse com problemas na sua televisão? Tenho certeza que não… Então, o que te faz pensar que buscando quaisquer ajudas você irá ter resultados satisfatórios, ou mesmo, sem o risco de dar errado.

    Se já não fosse suficiente, muitos profissionais quererem lidar com algo que não é sua especialidade, ainda têm aqueles que estão na área da Educação Física de paraquedas, sem o menor conhecimento possível.

    Existe uma grande distinção entre profissionais formados e certificados de profissionais capacitados. Os que são capacitados, normalmente estão muito reduzidos no mercado, portanto, toda busca, seja por referências ou por conhecer o trabalho dele (a) será essencial.

    Não é por acaso que vemos frequentemente pessoas se machucando e, pior, acabando por culpar  prática da musculação, quando a musculação nada tem haver com a sua prática incorreta, que foi a causa daquela lesão.

    Seja sempre sensato e procure pessoas as quais realmente possam trazer benefícios e melhorias para você.

    4- Não queira acompanhar os mais jovens

    Um indivíduo mais velho é menos capacitado do que um indivíduo mais jovem? Não, claro que não! Na realidade, hoje em dia, quanto mais jovem o indivíduo, menores tem sido suas capacidades físicas e menores tem sido seus esforços para atingir algum tipo de resultado.

    Porém, temos de compreender que as características físicas mudam com o decorrer da idade e é provável que um individuo mais novo tenha mais habilidades físicas do que alguém com maior idade.

    VEJA TAMBÉM >>> Tenho Mais de 40 Anos, Quais Objetivos Ainda Posso Conquistar com a Musculação?

    O condicionamento, as taxas de VO2, a força muscular, a resistência de ossos e ligamentos, entre outros pontos, sofrem um grande declínio, sendo necessário um protocolo totalmente individualizado.

    Muitos acreditam que pelo simples fato de estarem praticando exercícios iguais aos de pessoas mais novas, irão conseguir obter resultados mais rápidos… Mas, provavelmente, o que irão conseguir é uma bela de uma lesões ou mesmo overtraining.

    Whey Protein

    E não pense que falando isso, estou sugerindo para você fazer treinos mais fracos, mais leves, sem intensidade ou algo do tipo. Não não, você fará tudo isso, treinos intensos, pesados e bastante fortes, mas adequados a você, a sua estrutura, seus objetivos e individualidades.

    Procure o Consultoria Perfeita e você entenderá como podemos lhe ajudar a construir treinos e alimentação focado em suas necessidades, individualidades e únicos.

    5- Não tenha medo de movimentos livres

    Já comentamos em vários posts a necessidade que há em utilizar exercícios livres, pois eles capacitam melhor o individuo ao reaprendizado de movimentos, ou seja, fazem com que ele se torne apto pra conseguir lidar com os movimentos naturais de seus corpos.

    Máquinas também possuem suas aplicações as quais não devem ser negligenciadas, mas elas não são capazes de construir essa movimentação natural do corpo e, mais do que isso, elas, por serem restritivas no movimento, podem ser prejudiciais em alguns casos.

    Acontece que muitos “profissionais” de educação física acham que é mais seguro colocar uma pessoa de mais idade em uma máquina do que em um peso livre. Até pode ser em alguns casos, especialmente se o indivíduo precisa de algo específico. Mas, de uma maneira geral, faz-se necessário que ele reaprenda a usar as capacidades de seu corpo.

    O problema é que para usar exercícios livres, você precisa de um bom auxílio de alguém realmente capacitado, nos remetendo ao que falamos anteriormente da necessidade de auxílio específico e capaz de lidar com suas necessidades individuais. Então, percebe como uma coisa é diretamente ligada a outra e uma interfere na outra?

    Assim, opte sim por movimentos livres sempre que possível, mas certifique-se que está realmente fazendo a coisa certa!

    LEIA TAMBÉM >>> Idosos Devem Sim Praticar Exercícios Físicos

    Conclusão:

    Portanto, pudemos conhecer alguns conceitos para você que possui mais de 40 anos de idade, sendo homem ou mulher e deseja melhorar suas qualidades física e de saúde.

    É essencial que você esteja sempre bem orientado e motivado. Somente assim você conseguirá progressos surpreendentes com a prática da musculação.

    Bons treinos!

    Termogenico


    /* */