• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação: Por que algumas pessoas param de se desenvolver com o tempo?

    Você, quando entrou na academia de musculação ou mesmo iniciou um projeto de emagrecimento, muito provavelmente teve resultados rápidos na primeira e na segunda semana, não é mesmo?

    por-que-algumas-pessoas-param-de-desenvolver-na-musculacao

    Whey Protein

    Esses resultados, entretanto, foram relativamente medianos na terceira semana e, da quarta em diante, você até pensou em desisti, visto que parecia que você não tinha se quer mais um resultado positivo, mesmo se esforçando tanto.

    Isso se deve ao fato de que, geneticamente, temos a propensão de nos acostumar ou, usando o termo mais correto, nos adaptar a estímulos diversos, sejam eles quais forem.

    Não é diferente quando o assunto é a busca por resultados na musculação: Indivíduos de ambos os sexos costumam ter resultados muito rapidamente e, entretanto, esses resultados em poucas semanas começam a ser diminuídos, motivo pelo qual muitos desistem ou então, passam a se motivar ainda mais, tentando buscar alternativas para fugir disso.

    E é justamente esses dois tipos de pessoas que representam o grupo dos que tem resultados e do grupo que NÃO tem resultados.

    Mas, afinal, se você deixou de ter resultados com a prática da musculação e está pensando em desistir, que tal conhecer alguns dos principais fatores os quais fazem as pessoas pararem de progredir e ter bons resultados com a prática da musculação?

    Exercícios, sistemas e tipos de treinos requerem mudanças

    Há sempre aquele clássico garoto cético ou aquela menina chata que entram na academia e FAZEM AS MESMAS COISAS DA MESMA MANEIRA TODO DIA!

    Basicamente, o menino no seu treino de peito faz 3 séries de 8 para todos os grupos grandes, 3 séries de 10 para os pequenos e usa 3 exercícios para músculos grandes e 2 para pequenos…

    musculacao-exige-mudancas

    Sempre, claro, com a mesma divisão, os mesmos exercícios, as mesmas “técnicas” e o mesmo tempo de descanso! O mesmo faz a menina, com algumas variações do treino dele.

    Claro! Nenhum vai ter resultados! O corpo sempre está fazendo a mesma coisa da mesma maneira e assim não há mesmo como progredir!!!

    De uma maneira geral, temos de dar o máximo de estímulos diferenciados ao corpo, do contrário, ele pouco ou nada entrará em progresso. O que quero dizer é que acima de fazer, você tem de saber como fazer!

    Mudar exercícios, séries, sistemas e métodos de treinamento será ponto chave para que você promova essas adaptações no corpo estimulando-o de formas diferentes.

    Whey Protein

    Ora, se o seu corpo tem de aprender a lidar com um novo estímulo, terá de progredir a si mesmo para superá-lo.

    Não adianta pensar apenas em pequenas mudanças: Muitas vezes, é necessário fazer mudanças bruscas e drásticas. Quanto mais acostumado o corpo estiver com um estímulo, mais diferente esse estímulo novo precisará ser para gerar resultados positivos.

    Talvez você tenha de reduzir seu treino pela metade, mudar completamente a divisão dos grupamentos musculares, optar por exercícios totalmente atípicos ou, simplesmente, optar por treinamentos extremamente básicos.

    Muitas são as possibilidades aplicáveis a cada um e, certamente valerá conhecer as suas para que essas mudanças sejam feitas adequadamente.

    A dieta requer mudanças

    Tão importante quanto treinar é comer adequadamente. Isso porque, se você não come de maneira adequada, seu corpo não possuirá substratos suficientes para todas suas funções e, claro, para seus processos adaptativos após o seu treinamento, durante a recuperação.

    Entretanto, fornecer nutrientes suficientes não significa ter sempre resultados. Quantas vezes você, de fato estava comendo pouco e não emagreceu mais ou mesmo quantas vezes você estava comendo tanto e, mesmo assim não conseguia aumentar a sua massa muscular? Justamente!

    O fato é que quando falamos da nutrição esportiva, falamos necessariamente de SINALIZAÇÕES e não apenas no fornecimento de micro e de macronutrientes como na nutrição tradicional (clínica).

    Sendo assim, passamos a “mostrar coisas ao corpo” para que ele então “responda” de acordo com o que queremos.

    Mais do que simplesmente comer o que você precisa, é necessário que você estimule seu corpo de diferentes formas. Para isso, suponhamos que seu objetivo seja o aumento de massa muscular e você, claro, esteja em uma dieta hipercalórica.

    Termogenico

    Suponhamos que ela esteja com os macronutrientes divididos em 50% carboidratos 25% lipídios e 25% proteínas. Você passa a não ter resultados. Então, que tal trocar um pouco essa divisão (mantendo-a hipercalórica) e aumentar um pouco os lipídios, diminuir um pouco os carboidratos e manter as proteínas estáveis?

    Ou, que tal aumentar as proteínas e reduzir um pouco os carboidratos? Existem várias formas de manipular a dieta de acordo com o objetivo o qual se busca.

    Quando estimulamos o corpo da mesma forma, ou seja, quando comemos as mesmas coisas ainda, isso faz com que ele se adapte a tais estímulos.

    E é essa a importância em se variar épocas com maiores quantidades de glicídios de fácil digestão na dieta (creme de arroz, purê de batatas, polenta) e outros com maiores teores de glicídios de maior tempo de digestão como o cará, o inhame ou mesmo o arroz integral…

    Ainda, o mesmo vale para as proteínas: Que tal optar por períodos com maiores quantidades de proteínas de origem láctea e afins? E outros com maiores teores de peixes?

    Como é possível ver, da mesma forma que seu corpo se adapta a estímulos físicos causados pelo treino, ele também pode se adaptar a estímulos causados pela alimentação.

    Portanto, não tenha medo de mudar e inovar sempre que sentir necessidade. Isso, inclusive, irá auxiliar você a manter sua dieta bem mais versátil e, consequentemente, duradoura.

    O corpo requer períodos de descanso absoluto

    Falar que necessitamos de periodizações no treinamento é evidentemente clássico, aliás, não somente na musculação, mas, em quaisquer outros esportes.

    Termogenico

    musculacao-exige-descanso

    Mas, falar a respeito da periodização para o descanso também é fundamental, INCLUSIVE A RESPEITO DO DESCANSO ABSOLUTO, que é evidentemente necessário.

    Não há nada mal em tirar uma ou duas semanas de “férias” do treino, sem quaisquer tipos de treinos, sejam eles aeróbios ou anaeróbios.

    Você não irá perder massa muscular nem tampouco engordar nesse período, desde que, claro, mantenha uma alimentação coerente.

    Fazer isso é interessante não só no quesito da musculatura esquelética, mas, para o sistema neurológico, para as articulações e outras estruturas e, claro, para seu próprio aspecto psicológico.

    Períodos sem nenhum tipo de descanso costumam ser desgastantes demais e isso traz grandes chances de estagnação.

    Precisamos nos dar ao luxo de fazer o que gostamos e comer o que gostamos

    Nem sempre uma pessoa quer a musculação como foco em sua vida e, isso é absolutamente normal. Na realidade, a minoria das pessoas quer levar a musculação tão a sério a ponto de ser sua profissão ou tampouco o seu hobbie absoluto.

    Grande parte quer um corpo bonito ou mesmo melhorar sua saúde, sua qualidade de vida e alguns quesitos que muitas vezes estão ligados a lesões, recuperações etc.

    Sendo assim, se você vive em função de algo que você NÃO quer para sua vida, isso NÃO faz sentido, definitivamente!

    Quando queremos algo, por maior que seja, devemos lutar por esse algo, mas, colocando barreiras e limites.

    Você já se perguntou até que ponto vale a pena abrir mão de fazer o que gosta de fazer ou comer o que gosta de comer simplesmente pela musculação?

    musculacao-comer-bem

    Você já parou para se perguntar se realmente vale a pena seguir tudo que você tem seguido a ferro e fogo? Se não, está na hora de pensar!

    Não, não quero desmotivar ninguém nem tampouco dizer que você deva ser um relapso na musculação ou mesmo em seus sonhos. Você DEVE ter disciplina, do contrário, não irá chegar a lugar algum.

    Todavia, essencialmente você deve colocar na balança o custo X benefício do quanto deve abrir mão para chegar onde você quer chegar.

    Não há porque não comer algo que goste de vez em quando ou mesmo não há absolutamente nada mal em fazer algumas coisas que gosta de fazer, como sair a noite entre outros.

    O mais importante é que você mantenha um equilíbrio entre tudo o que faz e, acima de tudo, procure sempre fazer o que te faz feliz. Assim, certamente você sempre terá resultados progressivos na musculação, afinal, equilíbrio é tudo!

    Conclusão:

    Deixar de ter bons resultados na musculação é mais frequente do que se pode imaginar com a maioria das pessoas.

    Entretanto, muitas vezes, isso está meramente ligado com o fato de que pequenos descuidos são cometidos no dia-a-dia os quais tornam os resultados não tão bons ou mesmo ruins.

    Portanto, é essencial conhecer esses pontos e ultrapassá-los. Somente assim, a musculação sempre terá um aspecto progressivo a você.

    Bons treinos!

    Whey Protein


    /* */