• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação: Saúde ou autodestruição?

    Você tem praticado a musculação por você ou pelo padrões da sociedade? Entenda um pouco sobre este assunto ao longo deste artigo.

    A musculação pode ser descrita como um dos esportes mais antigos da humanidade. Ela sempre esteve presente na vida do homem, mesmo antes dele criar métodos específicos para sua realização visando determinados objetivos. Sendo assim, ela está entre os esportes mais aprimorados e, atualmente entre os mais praticados também.

    Todavia, você já parou para pensar qual é o principal objetivo da prática metódica da musculação? Ou quais são os principais objetivos? Muitas pessoas atualmente, diriam que para modificações estéticas; outras, diriam que para a melhoria da saúde; outros, que a prática da musculação traz uma melhora do autoconhecimento entre outras possíveis respostas.

    Whey Protein

    Porém, pelo que é possível ver atualmente, podemos descrever a musculação como sinônimo de saúde, mas, infelizmente de autodestruição também, por mais difícil que seja dizer isso.

    Mas, para que você entenda o assunto um pouco melhor convido para que mergulhemos em algumas breves e relevantes concepções e reflexões para que tenhamos base para nos guiar sobre o que realmente estamos fazendo, quando praticamos musculação ou ainda, quando a tornamos nosso estilo de vida.

    A musculação como prática relacionada ao esporte

    Quando falamos da musculação diretamente relacionada com o esporte (competitivo ou não) , temos de entender que ela passa de um caráter existente no dia-a-dia do homem para sua sobrevivência, para a manutenção de sua vida e para a facilidade em algumas coisas, e passa a ter um objetivo específico, que é a prática esportiva metódica, seja ela visando aspectos competitivos ou não.

    Dito de outra forma, quando o homem (muito provavelmente na Grécia antiga) passou a criar metodologias de treinamento, ele visava trazer a musculação como forma de modificar seu corpo ou de melhorar suas aptidões físicas para algum determinado fim (como erguer uma quantidade maior de peso, arremessar um objeto por uma distância maior, lutar com um adversário etc). Além de modificações estéticas ou funcionais, ele buscava também melhorar sua saúde, que era muito valorizada na época.

    Obviamente, com o decorrer dos anos, os objetivos não mudaram muito e o homem continuou buscando esses mesmos fins, porém, muitas vezes, utilizando outros meios e outras justificativas para tal. Por exemplo, o simples fato de exibir um corpo passou a ser entendido em campeonatos onde requeriam corpos com determinados padrões.

    O fato de melhorar a força passou a ser inserido em esportes os quais visavam levantamentos específicos (como o powerlifting) e assim por diante. Tanto que, nos dias de hoje, é possível ver que cada pessoa busca a musculação por um determinado fim, mas, que nos remete a fins estéticos ou de melhorias funcionais e de saúde. E até aí, não há nada de mal nisso.

    Porém, e quando passamos a ver que a musculação está se tornando uma forma de autodestruição justamente com a busca desses objetivos? O que poderia ter mudado ao longo da história? Haveria um culpado para isso ou, nós mesmos poderíamos ser culpados por nos submetermos diante de alguns conceitos estabelecidos pela sociedade atual?

    A busca incessante pela adequação social

    Whey Protein

    Muitas pessoas, ou melhor, muitos praticantes de musculação começam a abrir mão de pontos essenciais na vida, como sua honestidade, sua saúde, sua capacidade humana para “atingirem um objetivo”. Objetivo esse que, certamente não possui meios justificáveis.

    Quando falo em autodestruição, na realidade, não estou falando apenas da questão relacionada com a saúde: Ela é óbvia! Muitos estão colocando suas vidas em risco em prol de algo bastante duvidoso. Mas, essa já é uma questão muito debatida e, infelizmente (ou felizmente), cada qual faz o que achar melhor consigo mesmo. Porém, quando passamos a prejudicar o meio o qual vivemos, temos de parar para pensar se isso realmente é justo, de fato.

    Termogenico

    O cenário que estamos vendo hoje em dia é literalmente de autodestruição: Pessoas com uma mesma finalidade se destruindo ou querendo destruir seu próximo, pessoas com interesses financeiros e gananciosos, instituições ladras, vinculação de conceitos irreais, um marketing de mídia fajuto que só mostra mentiras e assim por diante.

    Hoje, tudo tem de ser adequado a esse maldito padrão social. Se algo foge à regra, então esse algo é “excluído da sociedade”. E é por isso que quase todo mundo tem medo de estar fora dele e acabam por fazer coisas que nem elas mesmas podem acreditar.

    Veja bem: Você já viu aquela moça bonita que tanto fala de alimentação fitness? Pois bem, não quer generalizar, mas, nos bastidores, ela se entope de estimulantes e outras porcarias para manter o metabolismo acelerado.

    Sabe aquele atleta que diz que possui uma alimentação equilibrada a base de ômega-3 e que usa frutas pelo poder digestivo que algumas enzimas de algumas delas tem? Então… Esse mesmo está se entupindo de substâncias ergogênicas as quais você nem faz ideia que existam…

    A realidade é que a musculação está se tornando um mecanismo de pessoa as que buscam superioridade em algo. Todos querem ser “popstars” de mídias sociais e nós, muitas vezes, deixamos com que isso nos influencie…

    Por que você pratica musculação?

    Você já parou para se perguntar por que você pratica musculação? Ou ainda, você já parou para pensar se você está fazendo isso por si ou por alguém?

    A musculação, sem sombra de dúvidas pode ser uma das ferramentas para atingir um bom corpo, uma melhor qualidade de vida, um estado melhor de consciência e autoestima também. Por outro lado, ela pode ser uma forma de você se destruir, de ir para caminhos os quais não te levarão ao sucesso, mas, ao fracasso. E o pior, você levará as pessoas que estão ao seu redor com você.

    Sim, é muito importante que possamos amar o nosso esporte, que possamos compreender as necessidades que existem nele…

    É importante aceitarmos algumas privações e algumas necessidades, mudanças e esforços. Mas, não é concebível que troquemos ou confundamos isso com formas grotescas de autodestruição.

    De uma forma geral, você pode ser sim alguém muito dedicado, você pode ser alguém que busca levar as coisas a sério… Mas, você não pode vender sua essência em prol disso. Do contrário, você estará submergido nessas inverdades todas.

    Conclusão:

    Apesar da musculação hoje ser o esporte mais praticado no mundo, e apesar da musculação hoje ser um excelente mecanismo para boas finalidades, ela tem se tornado uma ferramenta para autodestruição, física, psicológica, moral e social sem que muitos percebam.

    Portanto, antes de pensar em quaisquer resultados, você deve pensar se os caminhos justificarão os fins e, principalmente o quanto aquilo pode ou não acrescentar na sua vida. Lembre-se de que bases sólidas começarão dentro de você e, somente quando elas estiverem de fato formadas é que você poderá alcançar objetivos também sólidos, sejam eles quais forem.

    Bons treinos!

    Whey Protein

    Whey Protein


    /* */