• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt1

    Se você tem dúvidas quanto a musculação na adolescência, leia este artigo e saiba tudo sobre musculação, suplementação e dieta na infância/adolescência - Pt1

    Um dos temas mais polêmicos no ramo da musculação é a prática da modalidade realizada por crianças e adolescentes. Platôs, mitos, conclusões sem fundamento e formulações não muito lógicas são praxes que cercam os arredores das mais diferentes academias no mundo. Aliás, devo dizer que este não é um assunto polêmico unicamente nas academias de musculação, mas em consultórios de nutrição e, pasme, consultórios médicos também.

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    A musculação ou esporte resistido com pesos é um forte estímulo a musculatura, aos tendões, ligamentos, sistema nervoso central, sistema endócrino, sistema digestório e até mesmo sistema esquelético (ósseo). [ad#2]A prática da musculação causa efeitos nos mais diversos pontos do corpo que, cada vez mais são estudados e posteriormente entendidos. Não quero entrar no mérito da questão de cada um deles, por isso, vamos fazer um pequeno apanhado sobre os principais pontos de estímulos da musculação e então concluir brevemente o porquê de praticar ou não a musculação na infância ou na fase da puberdade/adolescência.

    Quando se entra em uma academia com idade inferior a mais ou menos 14 ou 15 anos, isto é, quando uma academia um pouco mais qualificada decide permitir a entrada do indivíduo na sala de musculação, os olhares além de críticos, normalmente são de terror. Isto mesmo, a desqualificação profissional mascarada em puro achismo começa a refletir no aluno um sentido de “perigo”. O que fazem então é deixá-lo com treinos mirabolantemente RIDÍCULOS, mas que aparentemente não refletem em preocupações maiores (nem em resultados). A carga também é algo observado com o critério de: “quanto menos, melhor!”.

    Cupom de Desconto DDM

    Não quero nem lembrar das cenas grotescas que já vi por aí de indivíduos nessa situação normalmente orientados por um estagiário de quinta que é orientado por um professor de sexta categoria, realizando grotescas formas de execução (mas com carga baixa) o que CERTAMENTE acarretaria em danos muito mais prejudiciais do que se estivesse trabalhando com mais carga, mas dentro de um programa coerente de treinamentos.

    Mas voltando ao assunto que não é forma de execução e sim idade e relação com o fisiculturismo, percebemos que ainda há um platô grande nas academias quanto ao trabalho resistido com pesos. E a primeira justificativa para deixar a musculação bem longe de indivíduos “precoces” e a primeira grande barreira é a famosa e conhecida história de que musculação atrapalha o crescimento. O porquê desse mito, eu também gostaria de saber. Que grandes fisiculturistas não possuem lá grande altura é mais do que óbvio. Dificilmente vemos culturistas profissionais com mais de 1,80m de altura. Mas seria mesmo a musculação a responsável por isso, ou entramos em um ramo que envolve uso precoce de esteróides anabolizantes, uso de técnicas inadequadas ou até mesmo o fator que mais acredito: o genético?

    Analisando o corpo humano e o desenvolver do mesmo, vamos ver que não nascemos com rodas nos pés e nem nadadeiras, mas sim “dobradiças” e movimentos articulares suficientes para a realização de alguns tipos de movimentos (claro, o que não impede de realizarmos outros tipos de movimento anatomicamente não tão convenientes, porém, com eficácia muito menor, é claro).

    Continue atento, pois as outras partes deste artigo virão no decorrer dos dias desta semana!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    Um Comentário

    1. heidy 5 anos atrás


    /* */