• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt3

    Se você tem dúvidas quanto a musculação na adolescência, leia este artigo e saiba tudo sobre musculação, suplementação e dieta na infância/adolescência – Pt3

    banner-pure-whey-probiotica-300x250

    Esta é uma série para os adolescentes e crianças que pensam em iniciar a vida de musculação! Se você é menor de 18 anos, é bom que dê uma lida nesta série de artigos!

    A musculação com bem se tem é um ótimo estímulo de sobrecarga para indivíduos. Além disso, alguns estudos apontam a coluna de atletas basistas melhor solidificada, justamente pela pressão do peso exercida no local.

    [ad#2]Por falar em sistema endócrino, atualmente a ISSN tem apontado como principal fator ou estímulo proposital para o estímulo dos níveis séricos de GH, além da melhora na sensibilidade à insulina e seus fatores de crescimento. Isso pode ser explicado primeiro pela necessidade de captação de glicose pelas células, pelo aumento de trabalho (causado pelo estímulo à hipertrofia), pelos hormônios esteróides (que indiretamente auxiliam na hipertrofia estimulando receptores insulínicos nas células) etc. Agora, imagine a junção de ter níveis altos de hormônios do crescimento no sangue com um estímulo ósseo pela atividade física. Como justificaria o indivíduo parar de crescer? As fises, por questões práticas não se solidificaram unicamente pela ação dos depósitos de cálcio e outros minerais no osso. Além disso, pesquisadores observaram que atletas praticantes desde cedo de algumas modalidades apresentam ocorrência da monarca tardia, podendo haver influência no crescimento de outras funções, como a saúde óssea. Porém nenhum estudo mostrou que isso é algo prejudicial ao corpo, mas apenas uma conseqüência fisiobiológica por questões endócrinas (e talvez pelo incremento de testosterona pela prática de atividade física).

    Cupom de Desconto DDM

    Outro estudo na Louisiana com crianças que realizaram treinamento resistido com pesos, apontou unicamente benefícios na redução do percentual de gordura nas mesmas, não havendo impacto na estrutura óssea (SOTHERN et al, 1999).

    Além disso, a mesma musculação possui diversos outros efeitos benéficos não só para crianças, mas para indivíduos em geral como o melhoramento da estabilidade muscular, aumento da capacidade neuromotora, melhora do equilíbrio, melhora do sistema cardiovascular, melhora da respiração, melhor sono no período de recuperação, melhor aproveitamento de nutrientes e etc.

    Em suma, não acho conveniente que uma posição seja tomada diante de um tema desses contra a prática de qualquer tipo de esporte por crianças e adolescentes. Mas, acima da prática ou não de determinada modalidade, seja ela basquete, futebol, artes marciais, tênis ou até mesmo a musculação (entre as outras muitas existentes) é necessário que haja o acompanhamento, planejamento e supervisão (preferencialmente multidisciplinar) de profissionais qualificados e capacitados para lidar com esta situação e com suas possíveis eventualidades como as próprias lesões, dúvidas ou o que for. E claro, esses não podem ser profissionais pífios em sua área de atuação. Esses dias observei na academia um destes que se julgam capacitados fazendo um trabalho submáximo com um guri de mais ou menos 15 anos e, apesar da pouca carga (porque carga é pecado, né?) utilizada no pulldown pela frente o movimento estava não só inadequado para o trabalho dos dorsais, mais parecendo que ele queria era quebrar a coluna e afundar os ombros para baixo, chegando com a barra quase que no umbigo.

    Na semana que vem continue acompanhando esta série de artigos que visa melhorar a ideia sobre musculação para crianças e adolescentes!

    Leia as outras partes deste guia:

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt1

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt2

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt4

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    23 Comentários

    1. Betão Marcatto 2 semanas atrás
    2. VITOR 2 semanas atrás
    3. Betão Marcatto 2 meses atrás
    4. Samara 2 meses atrás
    5. nickson 5 meses atrás
    6. Danilo 5 meses atrás
    7. Joao carlos 6 meses atrás
    8. Gabriel alves 8 meses atrás
    9. Bruno Miguel 8 meses atrás
    10. Daniel Coldoete 12 meses atrás
    11. Ramom sales 1 ano atrás
    12. Karol Tozzi 1 ano atrás
    13. yuri 1 ano atrás
    14. Blenda Santos 1 ano atrás
    15. Paulo Figueiredo 2 anos atrás
    16. ELIANA FERRAZ 3 anos atrás
    17. Thayssy 4 anos atrás
    18. Roger 4 anos atrás
    19. felipebarbosa 4 anos atrás
    20. pedro 4 anos atrás
    21. ikoneter 4 anos atrás
    22. Raul 5 anos atrás
    23. andrey 5 anos atrás


    /* */