• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt5

    Se você tem dúvidas quanto a musculação na adolescência, leia este artigo e saiba tudo sobre musculação, suplementação e dieta na infância/adolescência – Pt5

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Conheça um guia completo sobre musculação, suplementação e dieta para crianças e/ou adolescentes! Por ser um guia completo a sua escrita se tornou longa demais e para não sobrecarregar o leitor decidimos dividir o artigo em várias partes.

    Portanto continue lendo a quinta parte deste completo guia para adolescentes e crianças!

    [ad#2]Diversos estudos com ginastas, mostraram um retardamento no crescimento e um percentual de peso inferior ao ideal, como por exemplo o realizado em 2001 por Georgopolous e alguns colaboradores onde 104 atletas do sexo feminino foram avaliadas. Provavelmente isso deveu-se ao índice alto de treinamentos resultando em um gasto calórico grande e posteriormente em um déficit energético e provavelmente de micro-nutrientes suficiente para interferir no crescimento. Isso pode inclusive ser comprovado na medida em que essas atletas, quando ausentes por um período do esporte apresentam crescimento normal e em alguns casos até maior do que o do potencial genético das mesmas. E realmente isso faz sentido, pois, durante o treinamento há maior gasto calórico no mesmo e no período de recuperação, porém, os estímulos hormonais e ósseos existem. Quando paramos o treinamento, o déficit então é bastante diminuto ou acaba não existindo, fazendo com que os estímulos de sobrecarga no osso e os estímulos endócrinos passem a falar mais alto, otimizando a utilização dos nutrientes no corpo.

    Falando da musculação em questão, contamos com um estímulo muscular que teoricamente gerará hipertrofia muscular. Mas essa hipertrofia deve ser cuidadosamente avaliada.

    Cupom de Desconto DDM

    Em primeiro lugar, não podemos esperar um aumento drástico ou muito significativo de massa muscular em uma criança. Aliás, não podemos esperar “mini-culturistas”. Nesse tipo de indivíduo, apesar do estímulo hormonal do exercício, ele não é suficiente para estimular a construção de músculos como em um indivíduo saudável de maior idade, por questões óbvias de menor e maior concentração hormonal endógena, respectivamente.

    Em segundo lugar, quando falamos da musculação, devemos levar em conta o gasto calórico não unicamente no período e nos dias de treino, mas nos períodos de recuperação também na medida em que estes continuam exercendo um tremendo gasto calórico. E com isso, é necessário avaliar as condições energéticas e protéicas daquele ser em questão. Níveis de proteína muito altos podem não ser convenientes para esse tipo de indivíduo, por exemplo. E, não me venham comparar a forma de treino e alimentação de um rapaz de 18 ou 20 anos com o de uma criança de 12 ou 14 anos. O sistema imunológico, endócrino, ósseo e todo o resto são bem diferentes.

    O que acontece é que normalmente vemos crianças que não possuem orientação nutricional profissional adequada na prática de sua atividade física e apresentam esses muitos problemas. Se você quer tirar a prova, repare a maioria dos indivíduos de meia idade que costumam treinar e veja como não estou mentindo.

    Pior do que não ter orientação nutricional adequada é querer orientar-se por si só. E nesse momento entram os platôs com os suplementos alimentares. Mas, afinal, suplementos alimentares podem ser usados por crianças e adolescentes ou devem ser usados por crianças e adolescentes? A resposta é claramente: DEPENDE!

    Leia também os outros artigos do guia:

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt1

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt2

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt3

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt4

    E amanhã acompanhe a sexta e ultima parte desta guia voltado para sanar as duvidas das crianças e adolescentes que buscam entrar no mundo da musculação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon



    /* */