• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt6

    Se você tem dúvidas quanto a musculação na adolescência, leia este artigo e saiba tudo sobre musculação, suplementação e dieta na infância/adolescência – Pt6

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    Este é  um guia completo voltado para os adolescentes e crianças que querem praticar musculação. Nele falamos tudo sobre o que é a musculação para crianças e adolescentes, falamos sobre suplementação e dietas nesta época. Por ser muito  grande, resolvemos dividir o guia em várias partes!

    Portanto continue lendo a sexta parte deste completo guia para adolescentes e crianças!

    [ad#2]Quando olhamos ao nosso redor na sociedade vemos uma crescente busca por um corpo idealizado como perfeito. Mulheres com um estereótipo magro, homens sarados e com braços fortes. E não é incomum que isso se torne o motivo pelo qual muitos (para não dizer 99%) adentram em um ginásio de pesos. Só que a musculação não é um esporte no qual se obtém resultados do dia para a noite, mas sim, resultados que são conseguidos através de muito esforço dia após dia e ano após ano. Construir músculos em suma, demora!

    Mas não querendo esperar essa demora e na falta de orientação, esses muitos indivíduos começam a recorrer a outros meios. O primeiro deles é sempre o suplemento alimentar e, em muitos casos, o segundo, os esteróides anabolizantes. Não quero entrar em questão de esteróides anabolizantes desta vez, mas sim, na questão do uso indiscriminado de suplementos alimentares.

    O suplemento alimentar basicamente é um alimento ou algum composto químico que tem por princípio suprir alguma deficiência ou necessidade na qual a dieta por si só não consegue suprir, seja ela energética, protéica ou o que for. Além disso, algumas classes de suplementos podem apresentar características ergogênicas como a creatina, a vitamina D ou até mesmo a Beta-Alanina. Estes suplementos podem ser de extrema valia quando bem usados (pois cada um exerce sua função específica) e bem orientados em seu uso, afinal, o uso indiscriminado e fora de padrões aceitáveis pode gerar duas conseqüências: A menos ruim é não ter efeito algum e a pior é causar algum tipo de sobrecarga metabólica no corpo. E não é porque estamos falando de substâncias alimentares em pó ou cápsulas que não devemos ter cuidado. Aliás, se temos cuidado com a alimentação e a comida, por que não ter cuidado com a suplementação propriamente dita?

    Cupom de Desconto DDM

    Mas, de fato a suplementação é recomendada e adequada para todas as crianças e adolescentes, para nenhuma ou para algumas delas? Certamente, para algumas. Como dito, o suplemento alimentar tem a função de suprir deficiências dietéticas. O que acontece é que na maioria dos casos ele é usado como a propriamente dita dieta, entende? Em grande parte desses casos uma dieta bem orientada e adequada já se faz mais do que suficiente e a necessidade de ergogênese não é tão presente assim. Ele (o suplemento) passa de um complemento para alimento principal e passa a exercer papel primário e primordial na dieta do indivíduo. Normalmente (volto a bater na tecla) isso acontece pela falta de orientação. Além de que estamos falando de suplemento usado da forma errada. Mas e as tais dietas da moda que causam deficiência em cálcio, por exemplo? Aí o problema é ainda mais agravado. Acontece que como se isso não fosse suficiente, ainda contamos com os placebos existentes no mercado (que não são poucos, diga-se de passagem), causando um déficit dietético ainda maior, visto que o sujeito acha que está utilizando suplemento nutricionais de fato, mas na verdade está usando alguma baboseira ineficaz. E aqui incluo aquela famosa onda dos PHs, dos óxidos nítricos que possuem eficácia controversa e, totalmente sem comprovação científica alguma e além de tudo causam sérios problemas em diversos sistemas do corpo como na metabolização de toxinas ou na opressão aos níveis de GH no exercício (pela arginina presente na maioria dos pré-treinos do mercado hoje).

    Contraposto a isso, suplementos alimentares podem ser interessantes para crianças que apresentam dificuldade no ganho de peso (ou perda de peso excessivo), déficits vitamínicos ou de algum ácido graxo essencial, como o ômega-3 etc Mas, quem pode saber isso? Certamente o nutricionista! E, mesmo assim, após tentativas, erros e ajustes DENTRO DE UMA DIETA ADEQUADA E COERENTE para o objetivo em questão.

    Leia também as outras partes de nosso guia:

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt1

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt2

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt3

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt4

    Musculação, suplementação e dieta na adolescência – Pt5

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    2 Comentários

    1. Ana silva 1 ano atrás
    2. Bruno 4 anos atrás


    /* */