• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Aprenda 8 dicas para melhorar os resultados de quem não tem boa genética

    Conheça algumas dicas para que você possa superar uma genética "ruim" e ainda assim obter bons resultados!

    Falar de genética é falar de genes os quais são transmitidos de maneira mais próxima por nossos antecedentes. Em outras palavras, são características a nível celular as quais fazem com que você seja o que você é, com suas características básicas, como a cor dos olhos, a cor da pele, a estatura etc.

    dicas-para-driblar-genetica

    Comprar Whey Protein Feminino

    Genética é algo fundamental nos esportes. Isso porque, sabemos que esse é um fator o qual limita muitos indivíduos e, em contrapartida, abre a porta para vários outros. Ela basicamente diz respeito a capacidade a qual um indivíduo tem para executar um trabalho de melhor ou pior maneira, assim como desenvolver-se melhor ou pior do que outros.

    Entretanto, falta de genética não é sinônimo de falta de resultados ou tampouco de inferioridade. É possível dizer que o trabalho duro, a dedicação e a força de vontade podem influenciar muito mais do que qualquer outra coisa.

    Esportes como a musculação, que visam também ganhos estéticos, fazem a genética falar ainda mais alto, pois características físicas são realmente difíceis de serem modificadas (não impossíveis de serem melhoradas0, entendamos bem!).

    Se você está pensando que seus resultados na musculação estão comprometidos por conta de falta de genética, o convidamos para conhecer 10 dicas as quais podem ajudá-lo a melhorar seus resultados.

    1- Prepare suas próprias refeições

    Planejamento é a alma do negócio! Muitas pessoas reclamam que não ganham ou perdem peso, mas se quer se preocupam em planejar sua própria alimentação e passam a se alimentar com o que há disponível na hora. Acontece que nem sempre o que está disponível naquele momento é interessante que você coma ou atenderá suas necessidades nutricionais individuais. Quanto muito, você matará a sua fome, essa é a verdade!

    Se você tem dificuldades nos seus ganhos, então, quanto menos errar e quanto mais for preciso, mais você terá resultados.

    Preparar sua própria comida proporciona benefícios como você saber a porção exata do que está comendo, saber como o alimento é preparado (sem adição de óleo, sem excesso de sal etc) e a própria qualidade e frescor dos alimentos.

    Portanto, não seja relaxado! Se você não tem muito tempo para cozinhar, comece a reservar um dia e prepare as refeições da semana toda. Congele-as e isso manterá seu trabalho muito mais fácil na hora que tiver de comer.

    CONHEÇA: 5 dicas na hora de preparar suas refeições.

    2- Beba quantidades suficientes de água

    Boa parte das pessoas se esquece de beber água! Acontece que esse é um líquido essencial para o corpo humano e para os resultados, sejam eles ligados à definição muscular ou ganho de massa muscular.

    No primeiro caso, a água ajudará a reduzir a retenção de líquidos no corpo e auxiliará a eliminar toxinas corpóreas. No segundo, podemos considerar a água anabólica, pois o fluxo sanguíneo para uma boa contração muscular, a chegada de nutrientes aos músculos ou a própria síntese proteica são totalmente dependentes de água.

    É importante beber água durante os intervalos dos exercícios

    Ainda, em ambos os casos, onde há um bom consumo proteico, a água é fundamental na eliminação de produtos amoníacos (derivados da amônia), os quais podem ser tóxicos ao corpo.

    Tem dificuldade em beber água?

    NÃO SEJA FRACO E PARE DE DAR DESCULPAS! Coloque uma garrafinha de água ao seu lado e vá dando pequenos goles! Tenho certeza que você perderá a desculpa de que “se esqueceu de beber água”! Torne o consumo de água um hábito, não uma eventualidade!

    CONHEÇA: Um guia para ingestão correta de água durante o dia

    3- Seja consistente

    Quando falarmos na musculação, falamos necessariamente em progressão. Isso porque, o corpo sempre necessita estar progredindo, para que possa manter seus resultados. Parece estranho, mas se mantivermos os estímulos sempre os mesmos, a tendência será regredir em nossos resultados.

    Grande parte das pessoas passam a ter maus resultados justamente pela falta de consistência. Começam a semana bem, indo a academia treinar e fazendo dieta… Na terça, desanimam, mas prosseguem… Quarta já furam a dieta, mas ainda treinam e de quinta-feira em diante não querem mais saber de nada.

    ser-consistente-pelo-objetivo

    Essa falta de consistência prejudica não só os resultados, mas também a saúde. Isso porque, oscilações não são interessantes para o nosso corpo e causam o chamado “efeito rebote”.

    Para pessoas que possuem genética ruim, certamente ser disciplinado nas dietas, nos treinamentos e mesmo na forma adequada de descanso serão o que, de fato superarão qualquer outro quesito.

    4- Dê seu máximo durante os treinamentos (musculação e aeróbios)

    Quantas vezes não vejo pessoas conversando durante o agachamento livre ou mesmo o leg press… E depois, reclamam que não tem resultados… Ora!!! Se você ao menos consegue falar durante um agachamento livre, tem algo errado e a sua intensidade no exercício está ridícula!!!

    Os treinamentos de musculação requerem sempre o MÁXIMO DE INTENSIDADE. Se não estimulamos o músculo a dar um pouco mais do que ele pode dar, então ele irá se “acomodar” com aqueles estímulos e não gerará novas adaptações, que são os resultados.

    maximo-durante-treino

    Sempre que entrar na academia dê o seu máximo. Não adianta nada você ficar conversando, se distraindo ou mesmo fazendo corpo mole! Lá é lugar de treino, e treino PESADO!

    5- Faça treinamentos pensados e inteligentes

    Treinar musculação vai muito mais além do que simplesmente erguer pesos. Treinar musculação é usar conceitos de anatomia, fisiologia, biologia, biomecânica, entre outros. E isso, você não faz unicamente erguendo pesos por erguer.

    Treinar com inteligência, envolve também a segurança do treinamento e não tão somente a sua eficácia. Isso porque, não adianta comprometermos a segurança de nosso treino em prol da produtividade, pois isso poderá nos tirar por completo dos mesmos, fazendo assim com que os resultados sejam ainda mais prejudicados.

    Assim, pense sempre no seu treino como um guia completo e se assim ele não estiver, refaça-o! Pode ser necessário a ajuda de um profissional qualificado aos indivíduos menos experientes e isso não deve ser desconsiderado também.

    APRENDA: Como se treinar usando a inteligência.

    6- Use suplementos simples, eficazes e importantes

    Existem pessoas que comprometem a qualidade de sua dieta justamente pelo uso de suplementos alimentares e/ou ergogênicos, quando isso deveria ser o inverso, ou seja, você deveriam ter resultados otimizados.

    Isso acontece por três motivos: O primeiro deles é pelo fato de usarem suplementos ruins e, não necessariamente pela qualidade da matéria prima, mas pela ineficácia dos compostos neles presentes.

    Segundo motivo: é acabarem usando suplementos os quais NÃO ATENDEM suas necessidades individuais. Muitas vezes isso ocorre, por exemplo, com suplementos hipercalóricos, que fornecem altas quantidades energéticas advindas de carboidratos e baixa quantidade de proteínas.

    Scoop of chocolate protein powder

    Um terceiro motivo: é a substituição do alimento sólido pelo suplemento. A indústria faz muitos acreditarem que suplementos são sinônimos de resultados, mas sabemos que a boa alimentação, aliada ao treinamento adequado e o descanso adequado é que geram bons resultados.

    É importante que, talvez, você considere alguns suplementos que são normalmente comuns entre as pessoas como o ômega-3, multivitamínicos, a creatina e, em segundo plano, alguns hiperprotéicos, para auxiliar a manter as quantidades de proteínas de alto valor biológico em dias na dieta.

    Não saia gastando seu dinheiro sem necessidade. Pense que muito mais valerá a pena investir em quantidades boas de bons alimentos (boas fontes etc) para ter bons resultados!

    7- Durma adequadamente

    O sono é fundamental para a nossa existência, e distúrbios no sono podem gerar não somente resultados ruins, mas pior do que isso: Podem afetar significativamente a saúde.

    Dormir significa recuperar o corpo e a mente, em suas mínimas estruturas e produzir compostos (normalmente hormônios) além de disponibilizá-los ao corpo (secreção hormonal, por exemplo), causando inúmeros efeitos benéficos e vitais ao mesmo.

    Uma pessoa que dorme mal não é só afetada pelos fatores fisiológicos já mencionados, mas  também começa a apresentar distúrbios de comportamento, como bipolaridade, mau humor excessivo, perda de apetite ou ganho exacerbado e apetite, compulsão alimentar, compulsões por drogas e vícios e assim por diante. Ainda, desempenha mal suas funções do dia a dia.

    sono-e-atividade-fisica

    Se queremos realmente fazer treinos suficientemente capazes de estimular nosso corpo, então, temos de estar mentalmente e fisicamente descansados.  Do contrário, eles serão realizados de maneira muito pior do que poderia, não trazendo os processos adaptativos ao corpo.

    Se você possui problemas para dormir, pode começar tentando métodos pouco trabalhosos, como o cuidado com o ambiente de sono (cama, roupa de cama limpa, sem ruídos ou luzes) ou deverá considerar o auxílio profissional, muitas vezes médico e/ou nutricional e o uso de possíveis fitoterápicos ou medicamentos.

    O importante é, de uma forma ou de outra, descansar e dormir com qualidade. E para isso, o número de horas pouco influenciará, desde que as horas dormidas, sejam o com o MÁXIMO de qualidade e suficientes para suas necessidades fisiobiológicas individuais.

    APRENDA MAIS: Sobre os benefícios de um bom sono anabólico

    8- Ajude seu corpo com terapias extras de recuperação

    É verdade que no passado não existiam métodos como a quiropraxia, a osteopatia, as massagens de liberação da fáscia muscular, entre outras. É verdade que não conseguiríamos imaginar Lou Ferrigno com aquele tamanho todo num centro estético. O máximo que eles faziam mesmo eram algumas massagens e olhe lá… Porém, sem sombra de dúvidas, esses tem sido métodos que tem ajudado muitos indivíduos a terem melhores resultados na musculação.

    Terapias auxiliares podem variar de acordo com as suas necessidades individuais e com as suas preferências. Isso porque, existem intermináveis métodos e dentro desses métodos, formas de trabalhos os quais podem ser melhor para um ou para outro indivíduo.

    quiropraxia-no-tratamento-de-tensoes-musculares

    O importante nisso tudo é termos a ideia de que esses métodos SÃO SIM eficazes e poderão fazer você se sentir melhor. A quiropraxia e a osteopatia, proporcionarão o alinhamento do corpo e melhor postura dentro e fora da academia. Por outro lado, a massagem miofascial, por exemplo, auxiliará a musculatura a ter melhor circulação, melhor amplitude de movimento… Com esses métodos, você literalmente se sentirá “mais solto”.

    Porém, não são somente esses métodos que o auxiliarão. Existem outros muitos que podem fazer esse trabalho bem feito. Por exemplo, massagens simples, o shiatzu, a acupuntura, banhos de sais e/ou luzes, crioterapias, estimulações por choques e correntes elétricas, tratamento com ventosa, entre outros.

    Conclusão:

    Genética muitas vezes pode sim fazer a diferença, mas ela não é o fator fundamental para a obtenção de resultados.

    Isso porque, o trabalho duro, a dedicação e o alinhamento de pontos que muitas vezes você se quer considera importantes podem fazer tão ou mais a diferença do que esse detalhe. Portanto, seja sempre consciente, preciso e positivos, e claro faça por onde!

    Bons treinos!

    3 Comentários

    1. Luana 2 meses atrás
    2. Edson Aguiar 4 meses atrás
    3. francisco 5 meses atrás


    /* */