• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 8 fatores aos quais a musculação te fez melhorar!

    Conheça alguns fatores que a musculação ajudou a melhorar na sua vida como um todo!

    Não é por acaso que a musculação tem sido popularizados no mundo inteiro e talvez atualmente sejam os exercícios mais praticados do mundo. E isso se deve ao fato de que eles, conforme o tempo se passou e conforme os estudos ocorreram, conseguem demonstrar-se como altamente conveniente para inúmeras finalidades as quais variam desde aspectos relacionados com a saúde física e mental até aspectos unicamente relacionados com a modificação estética.

    Hoje, a musculação abrange pessoas de todas as idades, gêneros, objetivos e com os perfis mais variados que podemos imaginar.

    fatores-que-musculacao-te-fez-melhorar

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    Diferente do que se acreditava, a musculação não tão somente serve para construir pessoas fortes, mas pode ter outras inúmeras aplicações. Aplicações essas que, inclusive, interferem beneficamente não só na vida das pessoas, mas na forma como elas desempenham outras atividades, como por exemplo, a prática de outros esportes.

    Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre 8 (oito) fatores aos quais a musculação te fez melhorar, e esperamos que com tais motivações, você possa aderi-los em sua rotina, caso não o tenha feito ainda. Vamos lá?

    1- Descoberta da força funcional

    Muitas pessoas acreditam que força é necessariamente advinda de mover um objeto pesado ou de fazer alguma façanha do tipo. Na realidade, a força envolve inúmeros fatores os quais a tornam funcional. E não é por acaso que muitas pessoas com capacidades físicas menores do que outras, podem ser consideradas mais fortes.

    forca-funcional

    Imaginemos que uma pessoa de 100Kg, aparentemente mais forte do que uma de 60kg, não consiga mover um objeto do chão de 120kg, enquanto o indivíduo de 60kg consegue. Por que isso ocorre? Simplesmente, porque o indivíduo de 60kg consegue usar funcionalmente sua força através da sinergia e controle dos grupamentos musculares e/ou das cadeias musculares. Do contrário, o indivíduo não treinado, talvez do de 100kg como em nosso exemplo, utilizará uma gama menor de músculos, além de não usar técnicas articulares (de alavancas) da maneira correta.

    Ainda, aspectos relacionados com a força explosiva, com a agilidade, com a potência e outros fatores podem ser relacionados com uma devida prática de musculação, aumentando a sua força funcional como um todo.

    2- Melhora em outras práticas esportivas

    Não é por acaso que a musculação hoje é considerada “a mãe das outras modalidades”, e ela tem sido um braço muito conveniente para outras modalidades.

    Isso porque, ela faz com que os atletas trabalhem a já citada força funcional, fortaleçam estruturas muito importantes em outros esportes (como os joelhos de um jogador de futebol ou os cotovelos de um tenista), aumenta a capacidade cardiovascular, melhora o metabolismo como um todo e é chave para a reabilitação de inúmeras lesões as quais possam ocorrer com outras práticas. Isso, sem conta sua segurança para tudo isso!

    jogador-de-futebol-na-musculacao

    A musculação não atrapalhará outros esportes, como muitos costumam acreditar. Do contrário, eles são fortemente associados com melhoras e jamais causam problemas como perca de agilidade, flexibilidade ou quaisquer outros itens, desde que sejam feitos da maneira correta e respeitem a individualidade e objetivo de cada pessoa.

    3- Te faz ser mais paciente com as coisas

    Você já deve ter ouvido o ditado para pessoas ansiosas: “Ei, fulano… Você nasceu de 7 meses?”. Pois bem, a verdade é que essa brincadeira poderia ser feita com todos nós, pelo menos em algum ponto de nossas vidas. Naturalmente, somos curiosos e, muitas vezes, ansiosos. Isso faz com que evidentemente tenhamos alguns prejuízos em nossa vida, como erros os quais poderiam ser evitados.

    A musculação é um dos esportes os quais mais está envolvido com a paciência. Isso porque, cada ação levará um tempo para promover uma reação em nosso corpo. Estamos falando de princípios metabólicos, princípios os quais levam tempo para acontecer e não há nada que possa adiantar esse processo. Sistematicamente, você necessita estar lá no seu dia a dia ligado para a próxima refeição ou para o próximo treino e, se perdê-lo, certamente terá prejuízos.

    pessoa-sem-paciencia

    Construir paciência é fundamental para quem deseja resultados sólidos. Pessoas afobadas na musculação perdem os poucos resultados que conseguem também em pouco tempo. Lembre-se de que o que realmente é duradouro na musculação, é conquistado com muito suor.

    4- Alívio do estresse

    Evitar o estresse é mais do que fundamental para conseguir sobreviver hoje em dia. Porém, muitas pessoas costumam usar válvulas de escape nem sempre interessantes, como o fumo, a bebida, o consumo excessivo de alimentos, ou até mesmo o uso de drogas alucinógenas. Alguns ainda promovem atitudes as quais variam desde sair o tempo todo e gastar muito dinheiro a virar noites em claro, ou ficar na frente de um videogame o tempo todo.

    Pessoa paciente fazendo Ioga

    A verdade é que poderíamos buscar alternativas as quais fossem muito mais vantajosas e pudessem nos trazer benefícios. E, por que não citar a musculação? Além de ser uma válvula de escape, a musculação traz consigo o princípio na liberação de importantes hormônios que causam o bem-estar, como a serotonina. Ainda, aliviam nossa autoestima, aumentando-a e, para não parar por aqui, é essencial no metabolismo como um todo, promovendo assim benefícios inigualáveis de uma maneira sistêmica.

    Dessa forma, se você se sentir estressado, pratique musculação. Se você já pratica, não há problema em um dia ou outro fazer uma sessão a mais de treinos (desde que sua alimentação suporte isso) ou se você não é praticante de musculação, essa é uma excelente razão para começar a “sacudir com os pesos na academia”!

    5- Te faz apreciar a vida de outras formas

    Muitas pessoas quando começam a praticar musculação, tem atitudes estúpidas. Começam a se achar os fortões ou as bonitonas e se quer tem méritos para isso. Entretanto, muitas outras começam a observar as coisas de maneira muito mais bacana, levando em consideração um culto ao seu próprio corpo.

    ver-vida-de-outra-forma

    Assim, passam a valorizar a boa alimentação, passam a ver os exercícios como coadjuvantes para melhorar sua qualidade de vida ou mesmo passam a cuidar da sua saúde não somente física, mas mental também o que é muito importante.

    Aqueles que realmente conseguem entender o quanto a musculação é algo pessoal e íntimo, começam a enxergar formas de aplicá-la em suas vidas, tornando os bons hábitos ainda melhores e corrigindo alguns possíveis maus hábitos.

    Portanto, a musculação, certamente o fará uma pessoa diferente caso você não somente deseje, mas faça por onde.

    6- Melhora sua ética consigo

    Por que trabalhamos? Por que necessitamos ganhar dinheiro para sobreviver… Por que vamos ao médico? Porque necessitamos a cura de uma enfermidade… Por que temos de estudar? Para ser alguém na vida, frente a um mundo tão competitivo como o que vivemos… Então, se temos de fazer todas essas coisas inevitavelmente, temos de propor formas de melhorá-las, afinal, temos de fazê-las!

    Porém, com a musculação, muitos não pensam assim: essas pessoas acabam enxergando a musculação como algo apenas auxiliar e não de real importância. O resultado é que passam a negligenciar fatores intangíveis.

    O real praticante de musculação consegue atingir uma ética consigo mesmo, trazendo aspectos como a perseverança com as coisas que o farão progredir cada vez mais nesse esporte e consigo mesmo. Ele passa a não perder treinos, passa a não pular refeições, evita comer muitas porcarias e assim por diante.

    Portanto, ser ético consigo mesmo é outro ponto o qual aderimos ao praticar musculação adequadamente e com força de vontade.

    7- Melhora a autoestima em relacionamentos

    Parece um tanto quanto estranho, mas não é incomum vermos relacionamentos que tem tudo para dar certo, mas acabam terminando justamente pela baixa autoestima de um dos parceiros, ou ainda, pela baixa autoestima de ambos.

    Quantas e quantas vezes vi pessoas terminando seus relacionamentos porque um dos parceiros se achava feio ou com um corpo ruim comparado ao outro parceiro…? E o pior nisso tudo é que o outro parceiro NÃO pensava o mesmo, ou seja, o amava daquele jeito… Mas, infelizmente, a autoestima falou mais alto nesse caso.

    treinando-com-namorada-feliz

    A verdade é que a musculação faz com que a pessoa se sinta mais segura de uma maneira geral. Quer um exemplo? Quando um menino adolescente começa a treinar, não sente que tem toda a força e todo poder do mundo? Pois bem, da mesma forma é com um praticante de musculação adulto: Ele se sentirá mais seguro, mais viril, ou se for uma mulher, se sentirá mais disposta, capaz, mais linda.

    Tudo isso, não é por acaso: em primeiro lugar a musculação promove a curto prazo uma liberação hormonal relacionada com a sensação de bem-estar. O resultado é que a pessoa se sente melhor sem nem se dar conta do porquê. Seus níveis de humor melhoram e ela conseguirá refletir isso com o seu parceiro (a). Em contrapartida, a musculação também promove ganhos físicos e estéticos, os quais fazem com que a pessoa se sinta mais bela e que sua autoestima se eleve.

    Lembre-se que, entretanto, para obter esses benefícios, é necessário uma prática contínua de musculação, ou seja, não adianta praticar uma vez na semana achando que terá esses benefícios todos!

    8- Faz com que você seja mais seletivo às coisas que entram no seu corpo

    Praticar musculação também é se amar. E, se amar é refletir tudo que possa haver de melhor ao que é amado.

    ignorando-doces-besteiras

    Quando amamos alguém, queremos o melhor para ela. Dessa forma, se conquistamos NOSSO AMOR PRÓPRIO, também iremos querer o melhor para nós. E isso abrange os inúmeros aspectos possíveis, incluindo o que comemos, o que fazemos, onde vamos, quanto dormimos, o que ouvimos, onde estamos… Sem sombra de dúvidas, tudo aquilo que NÃO for vantajoso, certamente poderá e deverá ser excluído de sua rotina.

    Por tanto, não tenha dúvidas, a musculação fará com que você não tão somente se importe com aspectos básicos como sua nutrição e suas atividades físicas, mas com tudo o que cerca sua vida.

    Conclusão:

    Contudo, muitas vezes não nos damos conta de como podem ser vantajosa a prática de musculação em inúmeros aspectos. Dessa forma, a prioridade desse artigo, foi mostrar que a musculação é altamente eficaz não somente para modificações físicas e de saúde, mas para a mente e para a vida.

    Pratique-a com dedicação e obtenha seus máximos benefícios!

    Bons treinos!



    /* */