• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    É possível crescer sem fazer Off season?

    Descubra se é realmente necessário fazer um offseason para o ganho de massa muscular ou se dá para "crescer traçado".

    “Primeiro cresce, depois seca!” Quem nunca ouviu isso quando entrou em uma academia de musculação? Essa frase é bastante clássica quando falamos de off season (ganho de massa bruta), pois não se pode secar e definir quando não se tem massa o suficiente para tal. Porém muitas pessoas insistem em querer aumentar a massa muscular e ter uma definição ao mesmo tempo e não costumam fazer o off season.

    atleta-em-off-season

    Comprar Whey Protein Feminino

    Portanto neste artigo iremos entender melhor como funciona o offseason e porque ele é essencial para o ganho de massa muscular. Você vai entender como funciona uma dieta de offseason e o que é necessário para subir o seu peso, além de entender todas as “incompreensões” que cercam esta estratégia. E ai, vamos nessa?

    Fazer ou não off season?

    Nos últimos anos, cada vez menos estamos observando pessoas que praticam musculação com o intuito do aumento de massa muscular, dedicarem um período do ano para o chamado “offseason”, que é o momento voltado para o aumento da massa muscular corpórea através de modificações dietéticas pertinentes as quais envolvem inúmeros fatores, treinamentos árduos, rápidos e menos frequentes, maiores períodos descanso, microciclos de periodização de treinos adequados e menores práticas de exercícios aeróbios.

    Entretanto, cada vez mais surgem teorias e especulações de que o período de offseason é desnecessário e não deve ser feito. Assim, cada vez mais atletas, esportistas e pessoas comuns, buscam essas alternativas, as quais envolvem ganhos sempre secos e livres de gordura corpórea, mas que ocorrem em um período muito longo de tempo e não são suficientemente capazes de gerar determinados resultados pretendidos por alguns. Tudo isso, com a ideia de que o off season geraria um acúmulo desnecessário de gordura corpórea, mesmo com o aumento da massa muscular.

    jay-cutler-off-season

    Mas, sendo seu intuito aumentar a massa muscular, o que dizer? É necessário mesmo fazer um período de off season ou conseguimos resultados próximos a ele sem necessitar fazê-lo? Essas e outras questões, discutiremos e responderemos a seguir.

    A dieta e o treinamento para o ganho de massa muscular

    Muitos costumam dizer que o treinamento da época de redução de gordura corpórea é praticamente o mesmo do período de offseason, o que é verdade. No período de off season, apenas se faz menos trabalhos de aerobiose, e quando faz, deve-se visar apenas a manutenção do sistema cardiovascular, talvez se dê um dia ou outro a mais de descanso, visto que o trabalho é primordialmente dedicado ao recrutamento de fibras brancas, que tem uma recuperação mais lenta do que as fibras vermelhas (pela característica do treinamento resistido com pesos), além da intensidade ser mais elevada nesse período, requerendo mais recuperação, entre alguns ajustes pequenos ou outros. Mas, o treinamento realmente é o mesmo, o que não nos convém discutir demais a respeito dele.

    Porém, a dieta é o que muda de um período para outro. Falar de off season é falar de um período onde deve haver um superávit calórico para que o indivíduo sintetize sua massa muscular de maneira conveniente e se recupere de seus treinamentos. Porém, apenas “comer mais” não significa que isso garantirá um ganho de peso adequado. Temos que entender que variando de indivíduo para indivíduo, diferentes distribuições de macronutrientes podem ocorrer, o que mais se aumenta nessa fase são os energéticos como carboidratos e lipídios.

    Cupom de Desconto DDM

    Pense um indivíduo que quer hipertrofia muscular, mas não tem objetivo de ficar realmente com um volume significativo, porém quer manter as qualidades de vida e corpóreas em bom estado. Ou um indivíduo que vá competir em uma categoria onde se valoriza a definição muscular com corpos “mirrados”, como a famosa e atual Men’s Physiqe. Esses indivíduos não se beneficiariam com “off seasons intensos”, visto que eles necessitam estar relativamente em forma o tempo todo. Por isso, subir demais a gordura corpórea ou não ter um rígido controle dela é dar um “tiro no pé”.

    Porém, usemos uma pessoa que quer um volume de massa muscular bem alto ou um atleta de fisiculturismo. Esses sim, se beneficiam com períodos de offseason mais intensos, com mais densidade energética do que no primeiro caso. Esses indivíduos, por necessitarem de ganhos mais elevados, precisam manter-se em periodizações, e uma delas é o offseaosn, valorizando ao MÁXIMO o ganho de massa muscular. Mesmo assim, não devemos achar que por ter de ingerir mais comida, justifica-se “comer porcaria” ou se entupir de lixo. A alimentação coerente é fundamental para consolidar os bons resultados.

    Logo, podemos entender que “offseason”, não se trata de um período de “gordice” do atleta, mas um período voltado para ganho de músculos e não de redução de gordura corpórea, propriamente dita.

    As incompreensões do offseason

    Muitas pessoas não acham relevante fazer off season porque desconhecem os méritos que ele tem e, querendo ter um corpo definido, acham que estarão indo para o lado inverso do que desejam! Mas calma! O período de offseason é inteligentemente feito visando aumentar a massa muscular, não a gordura corpórea. É óbvio que se o foco não é reduzir a gordura, não há porque se preocupar demasiadamente com ela.

    Grande parte das pessoas que faz off season costuma errar pelo excesso ou pela falta. No primeiro caso, passam a comer feito idiotas e ganham uma quantidade enorme de gordura. O resultado são caras e moças inchados, retidos, cheios de gordura abdominal e que ainda se acham grandões! Ora! Isso NÃO É OFF SEASON, mas sim BURRICE, afinal offseason NÃO É SINÔNIMO DE FICAR GORDO!

    O verdadeiro offseason requer calorias a mais e requer nutrientes energéticos primários a mais, como os carboidratos, em especial. Havendo um superávit calórico, a regra é bem simples: o peso sobe. Obviamente, o que o fará subir de maneira adequada é a estrutura da dieta e a resposta de seu corpo a essa estrutura. E por isso, mesmo em off season, dieta é muito individual.

    Mesmo comendo alimentos saudáveis, como seu famoso frango com batatas doce, se essas quantidades forem superiores as que você gasta, não há como correr do aumento de peso.

    Se preocupar demais com a gordura corpórea no período de offseason, NECESSARIAMENTE atrapalha os resultados e o atleta e/ou esportista começa a ficar limitado com alimentos, começa a restringir nutrientes os quais podem ser muito importantes para o corpo. Havendo menor diversidade nutricional ao corpo, os processos de síntese ficam comprometidos e o desenvolvimento como um todo também.

    Por outro lado, o offseason deve ter “junkie Food” incluso, principalmente se você tiver um metabolismo relativamente elevado ou se necessitar de calorias extras em um dia ou outro. Além disso, é interessante para a própria mente e para a quebra de rotina, a fim de deixar a dieta menos “maçante”.

    fisiculturista-comendo-rosquinhas-doces

    É essencial que sejamos equilibrados acima de tudo, para que a mente e o corpo possam trabalhar simultaneamente bem!

    Conclusão:

    Podemos chegar aos pontos de que o off season é essencial para o crescimento. Entretanto, muitos desconsideram essa prática, visto a incompreensão do que realmente é um offseason ou aderem essa prática de maneira inadequada comendo insuficientemente e/ou dando sempre os mesmos tipos de nutrientes ao corpo.

    É essencial que acima de quaisquer outras coisas, você conheça suas reais necessidades, suas condições corpóreas e junto a um bom auxílio profissional, trace as melhores estratégias e os melhores pareceres para um coerente e eficiente desenvolvimento, sejam quais forem seus objetivos.

    Boa alimentação e um excelente off season!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */