• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    A prática do levantamento terra é segura?

    Descubra se o levantamento terra é um exercício seguro de se realizar e como ele pode ser feito para que não haja nenhuma complicação.

    Ao ler o título desse artigo, você deve ter ficado um pouco confuso e sem entender. Isso porque, para todo aquele que já leu alguns aspectos básicos relacionados com a musculação, muito provavelmente teve a informação de que o levantamento terra é um dos exercícios mais básicos da musculação e um pilar para a construção de um bom corpo. Além dos aspectos relacionados a construção corpórea como um todo, o ganho da massa muscular e o trabalho geral do corpo, ele ainda é um exercício muito funcional, o qual visa o fortalecimento de inúmeras regiões do corpo, tornando-a capaz de resistir a diferentes situações, tais quais as do dia a dia ou mesmo as impostas por treinamentos, como o de pernas e o de dorsais.

    levantamento-terra-bem-executado

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Entretanto, apesar de tamanha eficácia, não é incomum encontrarmos pessoas executando o levantamento terra de maneira errada nas academias. Na triste realidade, é mais fácil encontrar pessoas fazendo o exercício inadequadamente do que de maneira correta. Dessa forma, há algo de errado com essa situação e ela deve ser cuidadosamente tratada. Mas o erro encontra-se na falta de preparo dos instrutores ou das academias? Esse é um assunto que vai um pouco além?

    A prática do levantamento Terra nas academias de musculação modernas: Solução ou problema?

    Parece que nos últimos anos, até mesmo bodybuilders vem excluindo o levantamento terra das suas rotinas, pelo alto impacto corpóreo do exercício, preferindo exercícios como a hiperextensão lombar em hiperextensora. O levantamento terra tem sido não tão mais utilizados como era nos anos 80 e 90, por exemplo, por atletas de grandes massas como Dorian Yates, Ronnie Coleman, Nasser El Sonbaty entre outros. Justificando o risco de lesão que há no exercício (se for feito de maneira incorreta, realmente é muito propenso a tal), ele eventualmente é feito apenas em períodos de offseason, o que pode ser considerada uma estratégia, e apesar de ter de ser respeitada, não está entre as mais aceitadas por seguidores de treinamentos básicos.

    Apesar dessa extinção, muitos são os profissionais que continuam passando o levantamento terra aos seus alunos. Sendo altamente recrutador dos glúteos, esse se torna o foco de muitos treinamentos. Aliás, parece que virou moda agora acreditar que o agachamento livre, o supino e o levantamento terra são a salvação para o mundo. Diante desse modismo, muitos voltam a coloca-los em prática, mas em uma prática totalmente inadequada e errada.

    Ao passar esse exercício, a maioria desses profissionais cometem erros grotescos e que podem levar o aluno não a um trabalho muscular, mas um trabalho HOSPITALAR por conta de uma séria lesão. Sim, isso quer dizer que muitos desses pela falta de conhecimento e uso apenas da didática aprendida nas faculdades, passa o exercício inadequadamente, deixando o aluno susceptível aos maus resultados e ao comprometimento de estruturas fundamentais de seu corpo, como a coluna cervical. Se, por um lado, o levantamento terra tem altas aplicações quando bem feito, por outro é um exercício totalmente contraindicado para ser feito incorretamente, e você deve ter atenção a isso. Infelizmente, queria que fosse do contrário, mas não podemos mais ter total confiança em um profissional que acabamos de conhecer e não temos quaisquer referências.

    Quantos são os profissionais que atentam o aluno para a devida adução escapular no levantamento terra? E quais são os que se atentam a largura das mãos na pegada de acordo com características individuais? Quantos são os que se preocupam com o posicionamento dos pés na fase inicial do movimento? Quantas vezes, você que realiza o levantamento terra foi atentado sobre a posição de sua cabeça e mesmo do seu OLHAR no levantamento terra? Você deve achar que tudo isso é uma grade maluquice, mas posso garantir que cientificamente e na prática esses “pequenos detalhes” fazem MUITA diferença!

    Se não temos um movimento correto do início ao fim do exercício, o que queremos buscar com ele? Ineficácia e lesão? Levantamento terra NÃO é um exercício apenas para a região lombar e os glúteos, mas PARA O CORPO TODO! Não adianta insistirmos isso que muitos ainda focam apenas no quadril na execução do movimento.

    Cupom de Desconto DDM

    Outro fator a ser grandemente observado dentro das academias quando o assunto é o levantamento terra, é o uso INADEQUADO de equipamentos, em especial do cinturão, que é o equipamento mais básico para esse exercício. O cinturão permite uma compressão na região do core, especialmente na região lombar o qual dá uma estabilidade ao movimento e faz com que os músculos consigam trabalhar de maneira “presa”, sem o risco de descontroles e lesões. Porém, pouco ou nada adianta o uso do cinturão se ele não for realizado da maneira correta (http://dicasdemusculacao.org/aprenda-utilizar-corretamente-cinturao-musculacao/). É fundamental que ele esteja com o posicionamento correto, a compressão correta e que seja de um bom material. O tamanho do cinto também deve ser algo importante, pois cintos largos demais perderão sua eficiência de compressão e cintos apertados podem gerar desconfortos ou mesmo não serem presos adequadamente.

    A grande maioria das pessoas que usa equipamentos de proteção, não se atentam a esses detalhes e querem utilizar equipamentos de ajuda, como Straps, o que também não é indicado no levantamento terra pela falta de fortalecimento de pegada que pode causar. Esporadicamente, essa “regra” pode ser quebrada em casos específicos.

    As barras e anilhas também merecem cuidado. Não é interessante realizar o levantamento terra com barras curtas e finas. Provavelmente o distanciamento das pernas será comprometido, a divisão de peso também, assim como a pegada, que em barras mais finas pode ser altamente prejudicada. Essa barra também deve dar suporte para que as anilhas não escorreguem lateralmente, uma sugestão óbvia é SEMPRE utilizar presilhas, mesmo que a barra seja adequada, por questões de prevenção. Além disso, o tipo de solo o qual se está realizando o exercício deve ser firme, não deve ser escorregadio e o espaço em volta deve ser livre, para que não ocorram trombadas com pessoas ou mesmo objetos.

    forma-correta-executar-levantamento-terra

    Portanto, o que na realidade poderia ser uma solução, torna-se um problema, e problema esse que pode agravar outros problemas (como lesões) e tornar o exercício realmente venenoso.

    O que fazer para realizar o levantamento terra adequadamente?

    Pois bem, para um leigo, fica realmente difícil propor alguma solução, caso ele não confie em alguém realmente capacitado para orientá-lo. Dizer para que ele leia artigos ou estude o movimento pouco solucionarão o problema. Além da maioria das pessoas não fazerem isso, os que fazem ainda necessitam de um acompanhamento prático eficaz, do contrário, podem se machucar.

    Todavia, havendo confiança em um bom profissional, comece a fazer filmagens dos movimentos, consulte outros profissionais e atente-se a quaisquer desconfortos anormais no exercício. Ouvir o seu corpo e saber como proceder com esses desconfortos é mais do que fundamental e deve ser comunicado ao profissional.

    Lembre-se que a segurança, jamais deve ser negligenciada em prol da produtividade, portanto na dúvida, prefira ficar um tempo sem o levantamento terra do que fazer algum tipo de besteira.

    Vídeo (em inglês) com dicas e mostrando a correta execução do exercício:

    APRENDA COMO FAZER: Aprenda como realizar o levantamento terra de maneira correta e adequada.

    Conclusão:

    Após ler o artigo chegamos a resposta de que a pratica do levantamento terra hoje em dia já não é mais tão segura, visto que a maioria dos profissionais de academia não estão bem preparados para passar e acompanhar esse exercícios tão eficaz, mas ao mesmo tempo tão perigoso.

    O que queremos dizer com isso? Queremos dizer que a pratica do levantamento terra deve ser feito com acompanhamento de um profissional qualificado, que você conheça e tenha referencias. Além disso, você deve aprender, através de artigos, vídeos e etc, como executar corretamente este exercício e ouvir o seu corpo. Qualquer sintoma que ele venha a ter, interrompa o exercício e comunique ao profissional.

    Não tente realizar esse exercício por conta própria, pois os risco de lesões são muito grandes!

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon) e revisado por Tarsis Almeida



    /* */