• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Óleo de Prímula: Seus Benefícios, Efeitos Colaterais, Como Usar e História

    Conheça tudo sobre Óleo de Prímula, seus benefícios, seus efeitos colaterais, seu modo de uso, seus nutrientes e muito mais sobre este poderoso ácido graxo!

    O óleo de prímula é uma gordura extraída de uma planta conhecida como “estrela-da-noite” ou “prímula-da-noite” e este composto gorduroso possui inúmeras propriedades, as quais podem variar desde as medicinais até as relacionadas com os esportes e a melhoria da estética.

    cápsulas de óleo de prímula

    Termogenico

    Porém, é importante que sejam conhecidos alguns princípios a cerca dele, bem como, que sejam conhecidas as melhores formas de uso para que ele possa promover benefícios em sua performance, saúde e estética da maneira a qual você deseja.

    Desta forma, convidamos você a conhecer mais profundamente o óleo de prímula, que é usado como suplemento nutricional e/ou ergogênico por muitas pessoas e encontrado em diversos tipos e lojas. Vamos lá?

    A Prímula e a Extração do Óleo de suas Sementes

    Precisamente, o óleo de prímula é extraído da semente da planta, sendo que, atualmente ele é muito utilizado no mundo da estética e da boa forma, porém, desde o passado, suas aplicações principais eram as relacionadas com problemas de saúde ou com a prevenção deles, além do uso visando uma melhor qualidade de vida.

    A extração do óleo da semente da “estrela-da-noite”, faz com que esta gordura tenha propriedades muito interessantes no que tange os ácidos graxos essenciais para o corpo, que são aqueles que
    não conseguimos produzir e necessitamos consumir da dieta.

    semente da planta estrela da noite

    Esses ácidos graxos são conhecidos por serem da família dos ômegas, especialmente o ômega-3 e o ômega-6. No caso do óleo de prímula, seu principal ácido graxo essencial é o ômega-6, na realidade, derivados dele tais quais o GLA (ácido gama-linolênico) e o LA (ácido linoleico).

    O corpo, entretanto, consegue a síntese de GLA através do LA e, este ácido graxo está relacionado com a produção da prostaglandina E1, também conhecida como PGE1, um eicosanoide capaz de auxiliar em processos anti-inflamatórios, favorecendo a saúde e auxiliando para que o indivíduo ganhe menos gordura corpórea também.

    É importante salientar que o óleo de prímula não possui apenas GLA e LA e nem mesmo apenas ácidos graxos essenciais.

    Apesar de suas relevâncias, esses ácidos graxos também são complementados por outros, tais quais o ácido palmítico, o ácido oleico e o ácido esteárico, cuja importância é um pouco menor, mas que possuem suas aplicações no corpo também.

    Os Principais Benefícios do Consumo do Óleo de Prímula

    Agora que conhecemos um pouco melhor a composição do óleo de prímula, podemos entender algumas de suas propriedades benéficas ao corpo, das quais, se destacam:

    1. Melhora o estresse oxidativo:

    Por conter ácidos graxos essenciais, alguns deles servem como nutrientes anti-inflamatórios, favorecendo com que sejam combatidas inflamações. Essas inflamações, por exemplo, são grandes responsáveis por problemas com doenças cardiovasculares, por doenças sistêmicas e/ou metabólicas como o diabetes tipo II, dores articulares, reumatites, entre outras.

    2. Estimula o corpo a reduzir a gordura armazenada:

    O óleo de prímula possui a capacidade de incrementar maiores processos de lipólise no corpo. Sendo assim, evidentemente ele possui aplicação na perda de gordura corpórea, especialmente sob dietas hipocalóricas e a prática adequada de exercícios físicos.

    Termogenico

    4. Reduz os níveis de glicemia (Especialmente pós-prandial):

    O óleo de prímula consegue reduzir os níveis glícêmicos e isso faz com que sejam liberados menores picos de insulina, bem como, sejam mantidos estáveis os níveis de apetite do indivíduo, sendo este fator interessante para que ele coma menos.

    5. Melhora as Funções Hormonais:

    Melhora funções hormonais, auxiliando assim desde o controle do apetite, a amenização de problemas relacionados com a TPM e a menopausa.

    6. Controla os Níveis de Secreções Insulínicas:

    Através do GLA, consegue-se otimizar e controlar os níveis de secreções insulínicas auxiliando no controle não somente da glicemia mas dos processos relacionados com o armazenamento de gordura corpórea.

    7. Retarda o Esvaziamento Gastrointestinal

    Auxilia a retardar o esvaziamento gastrointestinal, possibilitando um melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos.

    8. Reduz os Níveis de Colesterol:

    Redução dos níveis de colesterol e outros lipídios e lipoproteínas transportados de lipídios séricos, sendo portanto eficiente no controle dos níveis de LDL e VLDL e aumentando os níveis de HDL.

    9. Melhora o Aspecto da Estética:

    Melhora condições relacionadas com a estética, fazendo com que o aspecto de cabelos, pele, e outros sejam otimizados.

    Whey Protein

    10. Controla os Níveis de DHT:

    Controle os níveis de DHT que, quando em excesso, pode trazer danos os quais variam desde os relacionados com a saúde, até danos estéticos, como oleosidade e acne na pele, queda de cabelos etc.

    11. Melhora a Saúde Óssea

    Seja para esportistas ou não, a saúde óssea é indispensável para se obter um bom nível e, saudável de vida.

    12. Auxilia no controle da pressão arterial:

    Hoje, cada vez mais é comum observarmos pessoas as quais possuem problemas relacionados com os hormonais.

    Sendo assim, essencialmente elas devem buscar formas naturais para este controle. Mesmo pessoas que não tem pressão alta, mas querem se prevenir, estudos mostram que o óleo de prímula pode ser eficiente para esta finalidade.

    Isso porque, ele favorece a parede de vasos sanguíneos e artérias, reduz os níveis de inflamações nas mesmas, melhora os níveis de colesterol para que ele não esteja em excesso no corpo.

    13. Melhora dores em ligamentos e articulações:

    Hoje, não é mais incomum encontrarmos pessoas cada vez mais novas com problemas no sistema musculoesquelético.

    Acontece que, com o uso do óleo de prímula, isto pode ser prevenido. Seus efeitos anti-inflamatórios são os principais responsáveis por este benefício.

    13. Melhora déficits de atenção:

    O Déficit de atenção é um problema observado tanto em crianças, quanto adolescentes e mesmo adultos.

    Apesar de não ser totalmente compreendido pela ciência o porque, percebe-se que é possível otimizar os níveis de atenção de uma pessoa utilizando a suplementação com o óleo de prímula.

    Entretanto, ele se torna ainda mais eficiente quando combinado com o óleo de peixe. Ambos fornecerão ácidos graxos essenciais ao corpo, favorecendo a produção de alguns compostos benéficos ao sistema nervoso central.

    14. Melhora a TPM e a menopausa:

    Não é incomum vermos mulheres que sofrem com esses dois males. Aliás, grande parte delas sofre. Porém, estes problemas podem ser amenizados com o consumo de óleo de prímula.

    Whey Protein

    Normalmente, em estados de menopausa, há um déficit considerável de GLA no corpo e com a ingestão do óleo de prímula conseguimos maior disponibilização do ácido graxo em questão ao corpo. Além disso, esses estágios femininos são caracterizados por altos níveis de oxidação celular, assim o óleo de prímula também pode ser um coadjuvante nesta melhora.

    15. Ameniza eczemas:

    Eczemas são dermatites atópicas, normalmente caracterizadas por erupções cutâneas que podem aparecer desde a infância.

    Inúmeros são os estudos que relatam as propriedades do óleo de prímula, não somente para os eczemas, mas para dermatites de uma maneira geral.

    Normalmente, estes problemas ocorrem pela dificuldade individual que o corpo tem em converter alguns ácidos graxos em GLA. Assim, com o uso do óleo de prímula, é possível disponibilizar este nutriente naturalmente ao corpo.

    16. Auxilia na prevenção da infertilidade:

    Normalmente, pessoas com altos níveis de oxidação celular, toxinas no corpo, maus hábitos de vida entre outros problemas podem apresentar relações com quadros de infertilidade.

    O óleo de prímula pode ser eficiente na medida em que é antioxidante, além de que, o GLA por ele fornecido auxilia na produção do muco cervical, que é fundamental para os processos relacionados com a reprodução.

    Suplemento de Óleo de Prímula

    O óleo de prímula possui efeitos colaterais?

    Normalmente, por se tratar de um item natural, ele não produz efeitos colaterais, mas em alguns indivíduos, ele poderá apresentar, apesar destes serem raros. Especialmente sob superdosagens, ele pode causar:

    • Náuseas;
    • Dores de cabeça;
    • Desconfortos gastrointestinais;
    • Dores abdominais; e
    • Diarreias.

    Pessoas que fazem o uso de medicamentos para o tratamento da esquizofrenia também não devem fazer uso do óleo de prímula, assim como pessoas as quais possuam algum tipo de alergia a ele.

    Além disso, faz-se necessário a devida orientação médica e/ou nutricional para o melhor aproveitamento de seus benefícios sem que sejam gerados efeitos colaterais.

    Quais as dosagens recomendadas do óleo de prímula?

    O ideal, antes de usar o óleo de prímula, é ser orientado por um profissional que avalie seu quadro individualmente, bem como, necessidades e objetivos.

    Porém, as dosagens diárias podem variar de 1000mg (1g) a 6000mg (6g) de acordo com cada quadro.

    Conclusão:

    Como mais um aliado da nutrição não somente esportiva, mas, que visa a boa saúde e o bem-estar, o óleo de prímula tem se mostrado eficiente para diversas finalidades, sendo uma alternativa que pode ser avaliada por seu profissional de acordo com suas necessidades e também objetivos.

    Aliado a bons hábitos de vida, como boa dieta, bons níveis de atividades físicas, descanso adequado, entre outros, certamente ele poderá ser um excelente coadjuvante em seus resultados.

    Bons treinos!

    Termogenico


    /* */