• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Projeto Verão: Uma visão do quanto ele pode ser prejudicial

    Chegando o verão muitas pessoas se matriculam na academia e começam o famoso "projeto verão". Mas essa busca por resultados rápidos pode ser bastante prejudicial a saúde do praticante de musculação.

    Na última reportagem que vi na televisão, a qual não costumo constantemente ligar em canais abertos, vi algo que estava relacionando os setores de comércio que mais tiveram alta esse ano, ao iniciar dos meses antecedentes ao verão, já com um tremendo calor, em especial no interior do Brasil.

    projeto-verao

    Comprar Whey Isolado VP2

    Entre os setores que mais tiveram destaque, ressaltam-se os consertos de ar condicionados e ventiladores, indústria de bem-estar e cosméticos e, claro, AS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO e centros de atividades físicas. E não é a toa que isso pode ser observado na prática, com certeza a sua academia já está mais lotada! Você tem de esperar aparelhos para revezar e a cada dia vê novos restos? Se sim, isso só comprova minha afirmação. Mas o que há de mal nisso?

    Além da lotação excessiva nada. Entretanto, o problema vai muito além disso, ultrapassando a barreira do comodismo e partindo para um âmbito que coloca muitas dessas pessoas em sérios riscos. Riscos esses que vamos entender melhor e entender o motivo do “projeto verão” sendo algo prejudicial ao praticante de musculação.

    O projeto verão

    treinando-para-projeto-verao

    O projeto verão basicamente é conhecido como sendo um período antecedente ao verão o qual as pessoas buscam correr atrás de um corpo razoavelmente apresentável, a quaisquer custos, não levando em consideração o que deixaram de fazer o ano todo. Basicamente, o indivíduo o ano todo comeu apenas porcarias, não treinou adequadamente, deixou de lado uma vida saudável e optou por bebidas, por drogas e afins, não dormiu adequadamente, entre outros tantos fatores. Aí, faltando 2 ou 3 meses para o verão, quando ele se vê em plenas condições de um corpo péssimo e resultado do que ele mesmo plantou, ele então decide correr atrás do prejuízo e custando o que custar adquirir uma boa forma para conseguir colocar uma sunga ou, no caso das mulheres, um biquíni na praia.

    Se o projeto verão representasse unicamente a busca pela boa forma, tudo bem, não teríamos grandes prejuízos. O problema é que as pessoas passam a apelar por opções e alternativas potencialmente perigosas, extremistas e emergenciais. Isso quer dizer que passam a se alimentar dessa ou daquela forma de maneira extremamente restritiva, o que resultará muito provavelmente em carência nutricional e possivelmente em quedas como a de massa magra, do sistema imunológico etc, passam a treinar intensamente por horas, entrando em overtaining, passam a utilizar fármacos diversos e coquetéis para muda seu corpo de maneira rápida, optam por protocolos como aeróbios em jejum, que se não forem feitos adequadamente, oferecem grande risco à saúde, entre outros tantos.

    Fazer isso de uma hora pra outra e em quantidades exorbitantemente altas, certamente terá um impacto muito negativo no corpo, resultado em uma grande debilitação do indivíduo. Assim, mesmo com um corpo um pouco melhor por fora, certamente ele estará acabado por dentro.

    E ai muitos vão me dizer que o “projeto verão” deles é limpo e sem qualquer extremismo, sem uso de nenhum produto ou anabolizante e etc. Ai eu respondo, então pode ter certeza que será um projeto falho, visto que em 3 meses você não irá alcançar nenhum objetivo, apenas irá começar a projetar seu objetivo.

    Cupom de Desconto DDM

    A musculação como um esporte de constância

    Ao mesmo tempo que costumo dizer que a musculação é uma grande prática e que ela é muito gratificante, tenho de dizer que ela é uma modalidade muito ingrata. Isso porque, ao mesmo tempo que proporciona tão bons resultados, simplesmente estes podem ser desmoronados como um castelo na areia. Perceba que você pode treinar por um ou dois anos seguidos, mas se parar  o mesmo período, notará que as pernas e os regressos são muito mais presentes. Isso porque não é conveniente ao corpo ter grande densidade muscular pelo alto gasto energético, logo o corpo sempre tenderá a manter os menores níveis possíveis, inclusive degradando a própria massa muscular.

    Além isso, o aumento de percentual de gordura corpórea, a perda da agilidade e da flexibilidade também são claros.

    De uma maneira geral, para se obter bons resultados na musculação a continuidade  progressiva é fundamental, tanto também pelos próprios quesitos de adaptações.

    Construir um corpo e músculos é algo mais complexo do que imaginamos e um processo muito mais lento do que o de redução de gordura corpórea também. – É por isso a necessidade de um offseason decente – .

    Os músculos para entrarem em processo de hipertrofia e hiperplasia necessitam ir pouco a pouco, frente a estímulos cada vez mais intensos, diferentes e com uma boa alimentação, sintetizando proteínas e camadas cada vez mais grossas do tecido em questão. E é justamente isso que, do micro ao macro irá proporcionar muito precisamente o ganho de massa muscular. E isso é algo que leva tempo, ainda mais para aparecer em condições macroscópicas.

    musculacao-ano-todo

    Mesmo para as pessoas que não visam lá um aumento significativo da massa muscular nem extremas modificações corpóreas, os ganhos, sejam eles de flexibilidade, de melhora do condicionamento físico, de reabilitação de lesões e outro, demoram. Assim, é necessário entender que TUDO na musculação é demorado, leva tempo, desprende dedicação e constância (além dos gastos, que são inevitáveis). Os processos fisiobiológicos, as neuroadaptações, as adaptações musculares, sistêmicas entre outras, são coisas que não acontecem do dia para a noite, mas sim com uma consolidação de um progresso que exige tempo, inevitavelmente.

    O que devemos fazer?

    Certamente, não há para onde correr! Devemos ser claros o bastante e entender que é necessário um planejamento durante todo o ano e não unicamente nos últimos meses do ano. Como citado, os processos de evolução são plausíveis sim de acontecer, mas levam tempo e você tem de saber dar tempo ao seu próprio corpo, por questões de qualidade de vida mesmo.

    É fundamental que você entenda que tudo que é brusco não é duradouro e causa grande impacto e interferência negativa na vida.

    Conclusão:

    Fundamentalmente o projeto verão NÃO é algo que deveria existir, mas infelizmente existe. Esse é um período onde as pessoas sacrificam sua saúde, sua vida por um corpo um pouco menos ruim do que o qual plantaram o ano todo. Portanto, seja constante no esporte, valorize a si mesmo e dê o melhor de si SEMPRE! Assim, certamente seu corpo dará o MELHOR dele para você!

    Bons treinos (o ano todo)!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */