• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Qual o melhor horário para ingerir a creatina?

    Descubra qual é o horário mais correto para que você faça uso da creatina e obtenha o melhor resultado deste suplemento.


    Sabe-se hoje que dosagens superiores as alcançadas na alimentação de creatina podem promover efeitos ergogênicos e nutricionais convenientes ao praticante de musculação. Sabe-se também que o consumo na alimentação é baixo, portanto é comum vermos a suplementação deste peptídeo. Esse consumo tem demonstrado melhoras no aumento de força, no aumento de resistência, na melhora da recuperação muscular, no aumento da síntese protéica pós-treino, no aumento da potência entre outros aspectos.

    Usando creatina no horário correto

    Banner_336x280_ProzisCreatina

    Hoje considerada como o suplemento mais eficaz, a creatina recebe certo enfoque no consumo orientado por profissionais, apesar de ainda ser muito negligenciada pelas pessoas em geral. Sabendo que este é um suplemento de extrema importância, precisamos saber também como toma-la adequadamente, pois este é um ponto essencial para a obtenção do máximo de resultados. Por isso se você tem alguma dúvida no uso da creatina, é neste artigo que você irá tirá-las!

    Os horários mais comuns no uso da creatina

    A creatina é um dos suplementos mais utilizados em todo o mundo e sendo assim, existem várias teorias e vários métodos de uso deste suplemento, porém nem todos eles são eficazes ao máximo, fazendo com que muitas pessoas não tenham exito no uso e apenas gasto no dinheiro. Por isso agora vamos conhecer quais são os horários mais comuns no uso e depois vamos saber quais são os horários mais eficazes, para entender aonde estamos errando e aonde iremos acertar.

    Consumo de creatina antes do treino: O principal argumento para consumir a creatina antes do treinamento é a de que ela aumentaria os níveis de ATP e durante a atividade física teríamos uma melhor performance frente a esse prévio aumento.

    Consumo de creatina após os treinamentos: Pelo desgaste de nutrientes após os treinamentos, cabe-nos repor da maneira mais rápido possível os mesmos e supercompensar os gastos, a fim de gerar os ganhos. Assim, ingerindo a creatina neste período temos maiores condições e fornecimentos desses substratos.

    Consumo de creatina ao acordar: Quando acordamos estamos em uma relativa carência nutricional. Dessa forma, o corpo tende a digerir mais rapidamente os alimentos para então absorver seus nutrientes e disponibilizá-los na corrente sanguínea. Essa disponibilização é relativamente mais eficaz. Além disso, sabe-se que a creatina é melhor absorvida com o consumo de carboidratos simples e de alto índice glicêmico. Assim, esses tipos de carboidratos são consumidos em boas porções na primeira refeição. Diante desses aspectos, passa-se então a acreditar que o consumo da creatina com a primeira refeição (ou poucos minutos antes dela) seja o essencial.

    Consumo de creatina a qualquer momento do dia: Alguns muitos estudos mostram que a creatina não é um suplemento de eficácia imediata, aliás não é a toa que é interessante que se faça a saturação da mesma. Sendo assim, o consumo de creatina a qualquer momento do dia resultará nos mesmos efeitos.

    Banner_600x300_ProzisSports_Creatina

    Mas afinal, o que as últimas pesquisas dizem?

    Há duas grandes pesquisas as quais mereçam destaques:

    A primeira delas fala que a creatina deve ser consumida a qualquer momento do dia, pois ela não é um peptídio de efeito imediato, logo seu efeito é gradual e lento. Assim, seguindo a lógica da eficácia NÃO momentânea do suplemento, pode-se obter bons resultados frente a esse protocolo.

    Já a outro pesquisa, publicadas no JISSN, mostra que a eficácia no consumo de creatina é relativamente maior quando feita imediatamente após o treinamento, resultando em maior aumento da massa muscular, força e performance. Comparado aos outros momentos de consumo, as elevações foram relativamente bem superiores.

    Logo podemos chegar a conclusão de que o melhor horário é imediatamente após o treino. Visto que “a qualquer momento” também pode ser imediatamente após o treino. Porém o uso de suplemento tem mostrado que, apesar de ter sim seus melhores horários, é muito individual. Você precisa usar e fazer testes para saber qual a melhor forma que o seu organismo irá reagir.

    Hoje, sabe-se que a saturação de creatina NÃO é necessária, porém esse é o protocolo o qual apresenta maior rapidez em termos de resultados. Assim, vale a pena seguí-lo adequadamente. Leia o nosso artigo sobre saturação e aprenda como fazê-la corretamente: http://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    Usando creatina com água

    Conclusão:

    Sendo um importante suplemento alimentar, a creatina deve ser preferencialmente consumida com carboidratos após o treinamento, a fim de otimizar aspectos como o aumento/manutenção da massa muscular, aumento da força e, performance, síntese proteica e recuperação muscular.

    Observe sempre suas necessidades nutricionais individuais, pois isso será fundamental para obter os melhores resultados.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    5 Comentários

    1. Elaine 3 meses atrás
    2. Gabriel Oliveira 4 meses atrás
    3. Ana Natália 6 meses atrás
    4. David 11 meses atrás
    5. Camaro 327 3 anos atrás


    /* */