• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Quando devo usar refeições líquidas?

    Aprenda quais são os melhores momento para utilizar refeições liquidas e otimize a sua dieta.

    A alimentação é um dos principais fatores relacionados com a vida.  Porque, todos os seres vivos, dependem de alguma forma de obter energia para que suas funções vitais sejam desempenhadas com êxito. De de outro modo, as plantas, por exemplo, obtém seu alimento através da captação de luz solar e gás carbônico, no conhecido processo de fotossíntese.

    Sabe-se que os alimentos são diversos e, grande parte deles se encontra na forma sólida. Obviamente, eles podem ser transformados em líquidos por processos mecânicos, porém, a forma mais comum de seu consumo é com o mesmo em seu estado sólido. E não é por acaso que temos um aparelho digestório extremamente propício a aceitar essa forma.

    homem-bebendo-shape

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Com a evolução da ciência da nutrição, cada vez mais, por razões diversas, conseguiu-se gerar alimentos os quais pudessem ser devidamente consumidos na forma líquida. Eles são, normalmente apresentados em forma de pós, os quais são diluídos em algum tipo de líquido ou mesmo comercializados já dissolvidos. Essas formas hoje são muito utilizadas na modernidade e são conhecidas como “refeições líquidas”.

    • Refeições líquidas nada mais são do que alimentos em formas de líquidos. Obviamente, com algumas modificações, mas em geral, elas fornecem nutrientes assim como a alimentação. 

    E as refeições liquidas vieram para ajudar em diversos momentos de nossa alimentação. Por exemplo, durante o trabalho, muitas vezes não conseguimos parar para fazer um lanche mais caprichado, como necessitamos, e ai as refeições liquidas podem entrar como uma ajudar! Neste artigo vamos conhecer outras situações as quais as refeições liquidas podem entrar e nos ajudar durante nossa alimentação.

    1- Em momentos onde você necessita de rápida digestão

    As refeições líquidas normalmente possuem em suas configurações, proteínas de alto valor biológico (geralmente whey protein), mas, com rápida digestão, bem como seus carboidratos (geralmente a maltodextrina e/ou alguns açúcares) e, muitas vezes seus lipídios (MCts) também possuem essa característica. Dessa forma, quando ingerimos essas refeições líquidas, nosso corpo logo ficará carente por nutrientes novamente, então, isso, na maioria dos casos não é interessante. Mesmo refeições com proteínas de mais lenta digestão como uma mistura de albumina e caseína e mesmo carboidratos um pouco mais fibrosos como a aveia são mais facilmente digeridos do que quando comparados a alimentos sólidos, por razões óbvias de maior contato enzimático.

    Porém, em alguns casos isso pode ser vantajoso, ou seja, momentos os quais você NECESSITA de velocidade na digestão de seus alimentos. É o caso por exemplo, precedente aos treinamentos de musculação, onde não pode haver excesso de alimentos no esTômago, pois, isso prejudicará o desvio do fluxo sanguíneo para a o tecido muscular, mandando-o, portanto, para o aparelho gastrointestinal. Isso prejudicará a chegada de oxigênio e, claro, nutrientes para o corpo e prejudicará o rendimento de seus treinamentos.

    Outro momento onde a digestão relativamente rápida pode ser interessante são entre refeições envacaladas, ou seja, momentos onde há pouco tempo de digestão entre uma refeição e outra, a fim de facilitar seu trânsito GI e possibilitar que você se alimente corretamente.

    Portanto, a primeira razão pela qual podemos pensar no consumo de refeições líquidas é na necessidade de rápida digestão, lembrando que, no pós-treino imediato, isso pouco afetará seus resultados.

    Bodybuilding-Breakfast2

    2- Em casos onde há desconforto gastrointestinal

    Existem pessoas as quais suportam boas quantidades de alimentos no trato gastrointestinal, sem ter nenhum tipo de desconforto. Outras, parece que o excesso de alimento as “sufocará” e também, muitas vezes, acaba irritando a parede desse sistema.

    Não é por acaso que muitos bodybuilders tem problemas intestinais por conta do excesso de alimentos. Entre outras palavras, os mesmos acabam tendo problemas gastrointestinais sérios por conta de sobrecargas, as quais podem os levar até mesmo para quadros cirúrgicos, devido a hérnias decorrentes disso.

    Nestes casos, a alimentação líquida pode ser muito interessante. Porém, a alimentação líquida também pode ser interessante para alguns momentos do dia onde a pessoa não consegue se alimentar muito bem por conta de desconfortos gastrointestinais. Muitas vezes isso acontece com pessoas no período da manhã, fazendo com que tudo que elas comam acabe sobrecarregando demais o estômago, gerando dores de barriga, diarreias entre outros problemas.

    Portanto, atenção máxima ao que seu corpo te diz. Apesar dos alimentos serem melhores opções, de nada adiantará consumi-los prejudicando o sistema responsável por sua metabolização inicial (digestão e absorção).

    3- Em momentos onde você realmente está impossibilitado de comer alimentos sólidos

    É óbvio que a maioria das pessoas na verdade não tem disciplina suficiente para preparar suas refeições com antecedência e consumi-las nos devidos momentos corretos, sem se importar quais sejam eles.

    É verdade também que boa parte dessas pessoas tem vergonha de abrir uma marmita em público, por exemplo.  Claramente, todas essas justificativas não justificariam o uso de refeições líquidas.

    Existem casos onde a pessoa realmente não pode parar para se alimentar com alimentos sólidos. Imagine um empresário de alto escalão no meio de uma reunião ou mesmo um médico prestes a entrar em um centro cirúrgico. Obviamente, casos extremos assim, a pessoa pode optar por refeições líquidas, pois, é melhor consumi-las do que ficar sem se  alimentar.  Devemos considerar que esses casos são esporádicas, ou seja, não acontecem a todo instante, portanto se a pessoa se alimenta corretamente, com alimentos sólidos, do que “escapa” para refeições líquidas, então, melhores serão os resultados.

    Cupom de Desconto DDM

    4- Em casos de festas noturnas (baladas, confraternizações etc)

    Claramente um bodybuilder dificilmente vai ser visto nas baladinhas da vida. Isso porque, esse contexto não condiz com sua rotina, especialmente levando em consideração sua alimentação, sua necessidade de descanso, o não consumo de álcool em grandes quantidades (ou, simplesmente em quantidade alguma) entre outros.

    Porém, a grande maioria das pessoas não visa o esporte profissional e nesses casos, não há nada mal em sair a noite para se divertir, dançar um pouco ou jogar conversa fora. No entanto, se ela quer resultados, tem de fazer o mínimo para não sacrificar tudo.

    Acontece que, infelizmente fica impossível transportar e mesmo consumir essas refeições em lugares assim. Tanto porque, isso (o fato de recarregar consigo suas refeições) tiraria, por exemplo, a mobilidade da pessoa dançar ou algo assim. A comida poderia estragar em ambientes muito entes etc. É óbvio que o que nos resta são mesmo refeições líquidas, pois, basta diluí-las em água e simplesmente se alimentar. Isso garantirá não só a nutrição correta mas, evitará que você coma porcarias ou beba porcarias durante as festas.

    baladas

    5- Quando você está doente e não consegue se alimentar

    Quem nunca pegou uma gripe ou outra doença a ponto de perder por completo o apetite? Acontece que, quando nosso corpo está debilitado por alguma razão de queda do sistema imune, infecção ou algo assim, é quando precisamos nos alimentar ainda melhor, a fim de fornecer substratos suficientes para que o corpo seja capaz de combater esses agentes e, portanto, te deixar em bom estado novamente.

    Claro que a alimentação sólida vai ser melhor opção aqui e, inclusive, é mais conveniente para fornecer micronutrientes com altíssima biodisponibilidade. Entretanto, quem sente vontade de comer um pratão de salada com legumes quando está nessa situação? É pedir para ter mais náuseas, vômitos e diarreias!

    O que nos resta é buscar a nutrição da maneira mais fácil possível, nesse caso, de forma líquida. Além de fornecermos nutrientes suficientes para o corpo, essas refeições possuem normalmente um sabor muito agradável, estimulando que você possa consumi-las sem grandes problemas e sem grandes refutas. Mesmo para crianças, esse caso é extremamente válido.

    As refeições líquidas nesse momento ainda podem auxiliar a pessoa a não sobrecarregar o trato gastrointestinal e certamente isso auxiliará em sua recuperação.

    É necessário observar a composição da refeição líquida e, claro, buscar composições que atendam suas necessidades nutricionais individuais.

    ronnie-coleman-na-cama-hospital

    6- Para indivíduos que tem dificuldade no ganho de peso (massa muscular)

    Há muitos indivíduos tipicamente ectomorfos, apesar desse conceito não estar mais tão ativo e tão aceito (sabe-se que todos temos um pouco de todos os biótipos).

    Alguns indivíduos tem uma tendência muito dificultada no ganho de peso e ainda, dificuldade em se alimentar, seja por inapetência ou falta de capacidade gástrica.

    Sem sombra de dúvidas, olhando para esses, é necessário fazê-los ter uma alimentação suficiente para seus objetivos (e mesmo para a sua saúde). Assim, eles podem se beneficiar com o consumo de refeições líquidas que possuem uma altíssima densidade energética, contribuindo para sua nutrição. É importante que seja inteligente ao ponto de combinar a parte da alimentação sólida com as refeições líquidas. Somente assim, de fato ele terá bons resultados.

    Vale lembrar que as refeições aqui consideradas nesse caso são normalmente hipercalóricos (industriais ou caseiros) e que, esses também devem ter sua composição avaliada. Muitos são entupidos de açúcares e o que não e interessante. Então, escolha bons produtos de boas marcas ou você mesmo poderá montar sua refeição líquida em sua própria casa. Existem inúmeras receitas!

    magrelo-tomando-refeicao-liquida

    7- Para crianças que não se alimentam bem

    Sabemos que grande parte das crianças hoje não se alimentam bem e, quando decidem comer, optam pelas porcarias!  Sabe-se que logo a primeira vez que você dá um desses alimentos para essas crianças, elas passam a tender a aceitá-lo bem, ao invés de aceitar alimentos que muitas vezes se quer são apresentados para elas, como verduras, legumes, grãos etc.

    Como citado, as refeições líquidas possuem um sabor muito agradável, de fácil aceitação.  Por que não usar isso ao favor de nutri-las melhor? Claro que comer seria a melhor opção mas, se o caso está tão inviável assim, então que os alimentos venham de fontes líquidas mesmo.

    Hoje o mercado tem muitos produtos com os mais diferentes sabores nos quais, certamente auxiliam a nutrir seu filho (a) adequadamente. Consulte sempre um bom nutricionista para que tudo seja ajustado precisamente a fim de otimizar a nutrição dela e não acabar prejudicando pelo déficit ou superávit de alguns nutrientes.

    crianca-chata-para-comer

    Conclusão:

    Podemos concluir que os alimentos sólidos são sempre melhores opções. Embora, em alguns casos as refeições líquidas podem fazer parte da estratégia de uma nutrição adequada que resulta promover sempre um bom estado nutricional ao indivíduo, melhorando sua performance, resultados e otimizando sua saúde e qualidade de vida num todo.

    Bons treinos!



    /* */