• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Revelamos 5 alimentos “desconhecidos” que irão te ajudar na dieta

    Conheça as propriedades, os benefícios, as melhores forma de preparo, desses 5 novos alimentos que revelamos como forma de tê ajudar a mudar o cardápio de sua dieta.

    A natureza é realmente muito ampla! Não é por acaso que os diferentes especialistas descobrem dia-a-dia novas propriedades de alimentos já conhecidos e ainda, novos alimentos e/ou compostos os quais podem auxiliar em algum aspecto a nutrição ou à saúde humana.

    ALIMENTOS-ajudam-dieta

    Com tamanha diversidade e um altíssimo poder, a natureza possui os mais variados tipos de benefícios aos seres humanos. Diante disso, o mesmo vem cada vez mais aproveitando suas infinitas possibilidades para trazê-lo ao seu consumo. Dessa forma, muitos são os alimentos os quais algumas culturas conhecem em maiores quantidades e, outros são mais conhecidos em outras. Ainda, existem alimentos os quais acabam sendo passados desapercebidos aos nossos olhos por nossa falta de conhecimento de suas devidas propriedades.

    Comer somente o clássico “arroz, feijão e bife” do brasileiro ou comer o “Yaki Chuka, Sukiyaki” do japonês não são suficientes. É necessário inserir outros muitos alimentos na dieta, pois, quanto mais restrita ela for, pior será para seu corpo. Sabemos que comer diferentes tipos de alimentos é essencial para garantir boa saúde e boas qualidades no desempenho durante os exercícios. Isso porque, uma gama maior de nutrientes proporciona ao corpo maiores substratos para seus inúmeros processos e, processos esses que são altamente importantes de uma maneira geral ao metabolismo.

    Portanto hoje, conheceremos 5 alimentos os quais você provavelmente não conhece ou não consome e que podem ser ótimos alimentos em sua dieta a fim de proporcionar melhor saúde, resultados estéticos (sejam relacionados ao ganho de massa muscular ou a redução de gordura corpórea) ou quaisquer outros benefícios a você.

    1 – Farinha de amendoim

    Você deve conhecer farinha de trigo ou até mesmo a farinha de soja. Mas, não deve conhecer a farinha de amendoim, que é uma farinha advinda dessa poderosa leguminosa. Ela é obtida após a torra parcial dos amendoins e, claro, seu processamento para que se torne farinha.

    Comparado com a farinha de trigo, por exemplo, a farinha de amendoim possui inúmeros benefícios a mais: Ele possui baixo impacto na glicemia, possui lipídios insaturados (incluindo ácidos graxos essenciais como o ômega-6 e o ômega-3, mesmo que em menores quantidades, e outros tantos que são essenciais para a saúde cardiovascular), possui bons teores de fibras alimentares e poucos carboidratos. Ainda, mesmo que de baixo valor biológico, possui algum teor proteico.

    farinha-de-amendoim

    Seus micronutrientes também são vastos, incluindo o ferro, vitaminas do complexo B e vitamina E, que é um poderoso antioxidante e evita danos de radicais livres às células do corpo.

    Para garantir a preservação de todos os seus nutrientes, é conveniente que ela fique sob refrigeração, especialmente por conta de seus lipídios.

    Você pode utilizá-la para polvilhar em sua aveia ou seu mingau de arroz, em shakes ou ainda, pode incorporá-la em receitas onde vai a farinha de trigo como bolos, panquecas, waffles, biscoitos etc. Até mesmo é possível utilizá-la como uma farinha para empanar algumas carnes ou legumes a fim de deixar as preparações mais saudáveis. A proporção deve ser de meio copo de farinha de amendoim para cada 1 copo de farinha de trigo.

    2 – Miso

    Miso é um condimento natural preparado através do fermentado de soja e algumas vezes adicionado de outros compostos como o malte. Sua forma tradicional de consumo é em pasta com sal e mais alguns outros condimentos em alguns casos. Seu sabor é bem característico e de difícil explicação.

    Por ser um alimento fermentado, o miso possui bactérias benéficas para o intestino humano, conhecidos como probióticos. Elas auxiliam a manter a saúde do intestino e, portanto, devem ser ingeridas pela alimentação, a fim de melhorar não só o sistema digestório, mas, imunológico também.

    miso

    É importante, entretanto, optar por marcas de boa qualidade. Algumas fazem com que essas bactérias sejam mínimas ou até inexistam, devido aos seus processos industriais.

    O Miso pode ser usado em saladas, como tempero, ou mesmo em algumas preparações quentes, somo sopas.

    3 – Peixe-Carvão-do-Pacífico

    Muito pouco consumido no Brasil, o Peixe-Carvão-do-Pacífico é uma espécie próxima do bacalhau, também conhecido como bacalhau escuro. Ele é costumeiro de habitar nas águas geladas do Pacífico, na região Norte.

    Peixe-carvão-do-pacífico-2

    Esse peixe possui altíssimas quantidades de ômega-3, um ácido graxo essencial para o corpo humano e que está associado com a prevenção de danos oxidativos, com a melhora na saúde cardiovascular, diminuição das inflamações entre outros pontos. Ele ainda é um nutriente ergogênico, devido a sua conversão em EPA, um outro ácido graxo dessa família.

    Ele pode ser consumido como outros peixes, grelhado, assado ou mesmo em preparações mais elaboradas.

    4 – Farinha Teff

    A farinha teff é obita através de um grão semelhante a semente de papoila. Ela possui propriedades nutricionais tais quais altos teores de vitamina C, de cálcio, de ferro, magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco entre outros minerais.

    farinha-teff

    Ela também possui bom valor proteico (cerca de 12%), sendo uma boa opção para vegetarianos. Essas proteínas NÃO possuem glúten, inclusive, uma boa opção para celíacos.

    Também é rica em carboidratos de pouco impacto na glicemia, sendo um importante regulador do apetite também. Ela pode ser incorporada em receitas que levam farinha a fim de minimizar o impacto em intolerantes ao glúten.

    5 – Aipo

    O aipo até deve ser conhecido pelas pessoas mais velhas, por estar normalmente em sopas. Ainda, é muito utilizado na gastronomia em risotos e massas.

    aipo

    Suas propriedades nutricionais principais estão associadas com altos teores de vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea.

    Também é rico em fibras alimentares, o que promove benefícios tais quais o controle da glicemia e a saúde intestinal.

    Conclusão:

    A natureza, com sua diversidade em alimentos, nos fornece importantes itens que podem ser associados em nossas dietas a fim de melhorar nossos resultados relacionados com a saúde e com a estética.

    Entretanto, é fundamental que conheçamos a propriedade desses alimentos, experimentemos diversas preparações com os mesmos e, principalmente, os coloquemos frequentemente em nossas dietas como hábitos.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */