• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Rhodiola Rosea: Aprenda tudo sobre essa Planta!

    Conhecida também como Raíz de ouro, a Rhodiola Rosea tem sido um dos compostos naturais mais utilizados em suplementos alimentares, assim como em compostos fitoterápicos, possuindo inúmeras finalidades que variam desde o tratamento de problemas relacionados com a depressão, a distúrbios no sono e até mesmo o aumento da performance esportiva.

    Diante de tantas aplicações hoje existentes na Rhodiola Rosea, cabe-nos conhecer um pouco mais sobre este composto e, se possível, incluí-lo em nosso dia-a-dia a fim de obter melhores resultados.

    Planta Rhodiola Rosea (Raiz de Ouro)

    Termogenico

    Mas, afina, o que é a Rhodiola Rosea? Em que exatamente ela pode ajudar você e como ela funciona? O composto possui efeitos colaterais ou contraindicações? Se você quer saber a resposta dessas perguntas e entender um pouco mais sobre a Rhodiola Rossea, convido-o a adentrar neste texto.

    Vamos lá?

    O que é a Rhodiola Rhosea?

    A Rhodiola Rossa é uma raíz, cujo também é conhecida como Raiz de Ouro, Raiz do Ártico ou Raíz Dourada. Ela é pertencente a regiões frias do planeta, como no Ártico, o norte Europeu ou mesmo algumas montanhas na Ásia e na América. Ela possui esses nomes devido a altíssima eficiência em suas funções, graças aos seus efeitos adaptogênicos, ou seja, substâncias que aumentam a resistência do corpo, e melhoram suas funções vitais.

    Substâncias adaptogênicas, de uma forma geral, fazem com que o corpo responda melhor a determinadas situações de estresse, favorecendo pontos, especialmente relacionados com o sistema imunológico.

    Ela possui inúmeros efeitos, os quais podem ser desde medicinais e fitoterápicos, até efeitos relacionados com o aumento direto ou indireto da performance física (e é justamente por isso que muitos suplementos ergogênicos a utilizam em suas composições).

    Do que é formada a Rhodiola Rosea?

    A Rhodiola Rossea é formada especialmente por óleos essenciais, ácidos, ésteres e antioxidantes, que estão entre os principais princípios ativos desta raiz.

    Ela é formada, segundo pesquisas, por fenilproanóides, derivados de feniletanol, triterpentes, ácido fenólicos e flavonoides. Todos esses compostos talvez tenham sido essenciais para garantir que a planta sobrevivesse em diferentes situações ambientais ao longo do decorrer da evolução da Terra.

    Para que serve a Rhodiola Rosea e quais são os benefícios dela?

    Desde a época da China antiga, já utilizavam a Rhodiola Rossea como medicamento e/ou no tratamento de doenças, especialmente relacionadas com o sistema nervoso central. Ela ainda, contribui para a melhora em quadros depressivos, em quadros relacionados com doenças neurológicas, doenças cardiovasculares e dislipidemias, entre outras. Além disso, ela pode aumentar a energia, a força e o foco, o que a torna especial para ser usada nos suplementos pré-treino.

    Entre os principais benefícios da Rhodiola Rhossea, destacam-se:

    • Tratamento de distúrbios gastrointestinais, melhora do apetite e da digestão;
    • Auxilia no aumento da vitalidade, virilidade e nos níveis de energia do corpo;
    • Fortalece o sistema cardiovascular, o sistema imunológico e é um agente antioxidante, prevenindo as células do corpo inteiro contra radicais livres e prevenindo a mote e/ou degeneração celular precoce ou excessiva;
    • Reduz a irritabilidade e doenças relacionadas a depressão, ansiedade e insônia;
    • Melhora a neurotransmissão e a produção de neurotransmissores;
    • Melhora a hipóxia (baixa concentração de oxigênio);
    • É coadjuvante nos tratamentos de doenças cancerígenas;
    • Melhora o desempenho físico na medida em que, melhora também o metabolismo de todos os macronutrientes como proteínas, carboidratos e lipídios, favorecendo o aproveitamento energético e as supercompensações de tecidos microlesionados durante as atividades físicas;
    • Auxilia no tratamento de anemias;
    • Auxilia no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas;
    • Melhora os reflexos do corpo;
    • Produz uma sensação de bem-estar e promove a longevidade.

    Como é possível ver, muitas são as aplicações da Rhodiola Rosea, fazendo com que esta raiz possa ser utilizada tanto por praticantes de esportes quanto por outras pessoas que não praticam metodicamente nenhuma modalidade esportiva.

    Whey Protein

    Porém, é sempre indicado consultar um profissional de nutrição e/ou um médico para que as melhores formas de uso sejam feitas de acordo com cada necessidade e objetivo individual.

    Whey Protein

    Efeitos colaterais da Rhodiola Rosea

    A Rhodiola Rosea não costuma apresentar efeitos colaterais significativos. Entretanto, ela não deve ser ingerida por indivíduos com menos de 12 anos e nem por pessoas as quais possuem problemas renais, hepáticos ou estão fazendo o uso de algum medicamento neuroativo, especialmente. Mesmo que o medicamento que você esteja (caso esteja) utilizando não seja neuroativo, é importantíssimo consultar seu médico antes de fazer quaisquer usos.

    Gestantes e pessoas com problemas de saúde também não devem utilizar a Rhodiola Rosea, especialmente se não estiverem sob supervisão médica. Como mencionado, a Rhodiola Rossea não apresenta efeitos colaterais na maioria dos casos, mas por carecerem de estudos os quais realmente mostrem sua segurança, é sempre bom ficar esperto (a)!

    É importante sempre ingerir a Rhodiola Rosea nas dosagens recomendadas, pois, excessos dela podem causar problemas como irritabilidade, insônia entre outros. Obviamente, estas dosagens devem ser recomendadas individualmente por cada médico e/ou nutricionista para cada pessoa.

    Por fim, é importante salientar que a Rhodiola Rosea NÃO é um suplemento que apresenta efeitos imediatos, portanto seus resultados são vistos com o uso relativamente prolongado.

    Como consumir a Rhodiola Rosea?

    A Rhodiola Rossea normalmente é consumida em cápsulas, devido a maior praticidade e adequação das quantidades. Também é muito encontrada em gotas. Porém, não é muito incomum ver a mesma ser consumida em sua forma natural, numa espécie de pó.

    Outra forma utilizada é fazer um chá de infusão da planta e consumir como uma bebida quente.

    Chá de Rhodiola Rosea

    A China antiga, para longevidade e vitalidade, a recomendação era de 3~6g de pó por dia. Já para quem busca melhora na vida, nos esportes e nas atividades do dia a dia, o consumo de 5~10 gotas, cerca de 3x ao dia, é o recomendado.

    Este é um suplemento que precisa ser tomado por longo tempo, para que se veja realmente o efeito. Portanto o seu efeito pode começar em 2~3 meses. Antes disso, dificilmente consegue-se perceber alguma coisa.

    Onde comprar?

    Essa é uma pergunta fácil de responder, pois ele pode ser encontrada em qualquer loja de suplementos naturais, podendo ser encontrada até em lojas de plantas naturais, essas que costumam vender plantas medicinais e etc.

    Dificilmente você irá ver uma falsificação dela, pois é algo muito simples e barato de encontrar.

    Caso você more em cidade pequena, que não tenha uma loja dessa, não se preocupe. Você encontra fácil na internet também, com entrega tranquila e liberação da ANVISA.

    Seu valor gira em torno de R$20,00 (vinte reais).

    Suplemento de Rhodiola Rosea

    Conclusão

    Sendo mais uma alternativa de um composto para melhorar a saúde e a performance esportiva, a Rhodiola Rosea vem apresentando-se em diversos suplementos, especialmente pré-treinos, pois possui a capacidade de elevar a performance enquanto promove benefícios à saúde.

    Com baixas chances de efeitos colaterais, apenas alguns grupos ficam restritos ao seu consumo, podendo então esta ser de vasta aplicação para a maioria das pessoas.

    Entretanto, para que ela tenha o máximo de eficiência, é sempre necessário respeitar e seguir os protocolos de usos individuais propostos para cada pessoa por seu médico ou nutricionista.

    Whey Protein

    Bons treinos!

    Whey Protein


    /* */