• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Romãs: o super alimento a ser inserido em sua alimentação

    Conheça a fruta que é considerada um super alimento, por seus inúmeros benefícios e inúmeros nutrientes, a romã! E aprenda como você pode usá-la para melhorar sua recuperação, performance e saúde!

    Romãs talvez não estejam entre as frutas preferidas dos brasileiros nem tampouco entre as mais consumidas, afinal não somente o valor bastante elevado, mas a relatividade de seu sabor comparado a outras frutas, a torna uma das últimas opções, isso é quando se quer é conhecida.

    Romã, a fruta super alimento

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    Entretanto, essa é uma das frutas que vem apresentado ótimos resultados para a saúde e para a performance física, sendo muito mais do que um aliado, mas um forte influenciador na obtenção de resultados e de uma qualidade de vida melhor. Mas, você sabe o que essa pequena fruta de sementes pode fazer por você? Certamente, ao ler esse artigo, você irá querer o quanto antes inseri-la na dieta.

    As romãs

    Todo nutricionista sabe a importância que há em cada alimento e o poder que uma simples molécula ou composto pode ter no corpo humano, tanto a fins benéficos, quanto maléficos. Entretanto, apesar de cada alimento fornecer um ou mais benefícios ao corpo, sem sombra de dúvidas existem aqueles que podem fazer ainda mais pelo corpo, como é o caso das romãs.

    Com uma cor avermelhada intensiva por dentro e consumida geralmente a parte da polpa mole e sementes, essa fruta está ligada com o consumo humano a mais de 5.000 anos, em especial na cultura mediterrânea. A “granada francesa”, como também é conhecida, participou e participa das mais diferentes preparações alimentares, as quais variam desde sucos, shakes, sorvetes, doces e até mesmo em pratos salgados.

    Os fitoesteróis e antioxidantes das romãs

    As romãs são ricas em nutrientes antioxidantes, que apresentam efeito reverso a oxidação celular, e com a presença de fitoesteróides, que auxiliam em inúmeros pontos da saúde e até mesmo podem auxiliar em aspectos ergogênicos, essa é uma fruta que pode e muito ajudar em seu desenvolvimento muscular.

    Seu suco é rico em Antocianina, que auxilia na prevenção da degeneração celular e pode auxiliar a prevenir o câncer; o ácido Elágico também antioxidante; a vitamina C, que auxilia no sistema imunológico, além de ser antioxidante e auxiliar na redução da retenção hídrica no corpo; o ácido Gálico que é antimicrobiano, antioxidante e antimutagênico; além de minerais como o Ferro, importantes na produção de hemoglobina e na melhor oxigenação dos tecidos no corpo, durante e fora da atividade física.

    Arvore de romã

    As raízes são ricas em Manitol, que pode ser diurético e prevenir algumas doenças; rico em niacina ou vitamina B3, que auxilia no metabolismo de reparação do DNA, entre outros.

    As sementes são ricas de lipídios como o ácido linoléitco e ácido oleico, os quais podem apresentar uma forte ajuda na redução da gordura corpórea, e não é por acaso que esses são óleos utilizados em inúmeros suplementos alimentares e tem representado um bom efeito.

    A folha são ricas em ácido ursólico, que vem sendo popularizado pela AST Sport Science com seu suplemento URSO-X. Esse ácido parece aumentar as taxas de anabolismo e inibir o catabolismo muscular. Rico por estar presente também nas sementes da maçã, as folhas de romã são também uma boa opção para consumo desse nutriente.

    Cupom de Desconto DDM

    A pele e a polpa principal da fruta são ricas em queracetina, um flavonoide de propriedades farmacológicas anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e anti-histamínicas; luteolina, que auxilia a diminuir déficits de memória, bem como morte celular cerebral, favorecendo em aspectos cognitivos; e a pucicalagina, bastante conhecida nas próprias romãs e que apresente altíssimo poder antioxidante.

    As romãs possuem uma quantidade relativamente alta de vitamina C, potássio, nitratos e da produção de óxido nítrico, que auxilia no desempenho físico por melhorar a oxigenação muscular na atividade física, entre outros.

    Desta forma, como é possível observar, essa é uma fruta a qual pode ser aproveitada por completa. Diferente de outras frutas onde não é plausível o consumo da casca ou das suas folhas, as romãs podem ser utilizadas das mais diferentes formas e variações possíveis. Hoje, considerada até mesmo superior do que muitas “beries” (Blueberry, Raspberry, Bkackberry etc), ela está na lista dos chamados “Superalimentos”.

    A melhora na recuperação muscular utilizando as romãs

    As romãs podem ainda auxiliar grandemente na recuperação muscular, tornando-a melhor e mais rápida.

    Em uma pesquisa na Universidade do Texas, observou-se que com a ingestão de 500ml de suco de romã para atletas de treinamento de força e após 3 dias de descanso seguido dos 5 dias anteriores de treino, os atletas que não ingeriram a bebida ou ingeriram algum placebo tiveram uma recuperação significativamente menor dos que os que ingeriram.

    Suco de romã

    Em outros estudos, mostrou-se que com apenas 250ml de suco de romã diários conseguiu-se diminuir a DOMS (Delayed-onset Muscle Soreness) com a observação de mínimos 7 dias, ou seja, efeitos rápidos obtidos por relativo baixo consumo da bebida.

    Não mais se tratando de atletas de força, alguns estudos mostram que em atletas de endurance o fluxo sanguíneo na atividade física pode ser aumentado com o consumo da bebida DURANTE a atividade física, fazendo com que o músculo obtenha mais oxigênio e desempenhe melhor performance.

    Portanto, apesar de ainda termos poucos estudos relacionados com as romãs na atividade física e na performance, sem sombra de dúvidas ela parece ser um poderoso alimento e que auxiliará o bom desenvolvimento das mais diferentes modalidades, sejam elas de endurance ou resistência.

    Conclusão:

    As romãs são consideradas os superalimentos! São poderosíssimas não somente em aspectos relacionados com a saúde, mas também com a atividade física, mostrando melhora na recuperação muscular, na diminuição dos efeitos antioxidantes, na melhora do fluxo sanguíneo entre outros.

    Fornecendo nutrientes importantíssimos e também funcionais, o maior problema para seu consumo parece ser o valor relativamente alto. Porém, com o passar do tempo e com o surgimento cada vez mais presente de alimentos que contém ou são a base de romã, certamente esse também será um problema solucionado, tornando-a tão popular hoje como são as blueberries, framboesas, quinoa ou a própria linhaça.

    E então, o que espera para inseri-las na dieta?

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */