• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Suplementos para mulheres são realmente eficazes?

    Descubra se os suplementos feitos apenas para mulheres são realmente eficazes e valem o investimento ou são apenas jogada de marketing.

    O mercado de suplementos alimentares tem crescido cada vez mais e tem trazido diversas inovações das mais variadas possíveis, a fim de atingir a necessidade específica da maior gama de consumidores possível, popularizando suas marcas, produtos e lucrando com isso.

    Não é toa que hoje existem suplementos dedicados para a perda de peso, para o ganho de massa muscular, para o aumento de performance e para otimizar questões relacionadas à saúde. Entretanto, uma das maiores inovações tem sido os suplementos específicos para mulheres, os quais foram criados com o intuito de atingir essa determinada classe que só vem crescendo dentro das academias, dedicando alguns compostos específicos supostamente mais benéficos para as mulheres.

    mulher-bebendo-suplemento

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Banner_336x280_FeminiWhey
    Porém fica uma dúvida, esses suplementos voltados apenas para o uso de mulheres, realmente são eficazes e diferentes de suas versões originais? Realmente existem compostos dentro desses suplementos que favorecem ao organismo feminino? Ou tudo isso não passa de marketing para vender mais produtos a esse publico que cresce cada vez mais? Vamos tentar entender esse assunto no decorrer do artigo.

    Quais dessas categorias realmente são eficazes?

    É difícil falar de cada suplemento ou mesmo de cada categoria, mostrando sua eficácia, afinal a gama que existem de variedade hoje no mercado é gigantesca! Entretanto, trataremos de maneira geral das classes mais comuns a fim de estabelecer o que há de efetivo e o que há de jogada de marketing, para que você possa ter conhecimento e discernimento suficiente na hora de adquirir um produto.

    – Hiperproteicos femininos: Os hiperproteicos são suplementos que visam fornecer uma boa quantidade de proteínas em pós, barras, líquidos ou outros veículos com baixos teores de outros macronutrientes, como os carboidratos e os lipídios. A depender de cada país e cada legislação, diferentes ratios de proteínas, carboidratos, lipídios e fibras alimentares podem ser requeridos.

    Assim, os hiperproteicos possuem em suas fórmulas proteínas de alto valor biológicos, como a caseína, o whey protein (isolado, concentrado, hidrolisado), albumina, proteína de carne, proteína isolada de soja e outras proteínas vegetais. Basicamente é o que ingerimos na alimentação (tanto homens, quanto mulheres) em forma de pó/barra/líquido etc.

    nutricionista-explicando-suplemento-para-mulheres

    Entretanto, nas categorias “especialmente femininas” dessa classe de suplementos, encontramos alguns mix a mais de proteínas, com adição de proteínas como o colágeno, a soja (em altas quantidades), entre outros. Essas são proteínas (com exceção da soja) de baixo valor biológico, totalmente incompletas e sem efetividade alguma. A maioria das marcas que insere o colágeno, o faz com o intuito de “promover um produto que melhore a pele”, preocupação de todas as mulheres. Porém as empresas não esclarecem que o colágeno NÃO é absorvido pelo corpo, ele é hidrolisado em aminoácidos.

    Além disso, a adição de proteínas ruins como o colágeno junto do whey protein faze com que ele perca sua efetividade, sua cinética de digestão e absorção e cause competitividade na absorção de aminoácidos.

    Portanto, os hiperproteicos femininos podem ser considerados uma grande jogada de marketing. Muito mais eficaz é que, tanto o homem quanto a mulher, utilize de suplementos convencionais proteicos, prezando assim por uma pureza e uma boa qualidade no que estão ingerindo.

    Banner_600x300_FeminiWhey

    – Multivitamínicos: Os multivitamínicos são suplementos os quais visam o suprimento de vitaminas e minerais para o corpo. Com diferentes ratios de micronutrientes, esses suplementos auxiliam a promover melhoras no sistema imunológico, disponibilizam nutrientes que são co-fatores fundamentais para inúmeras reações no metabolismo, entre outros aspectos.

    Existem os multivitamínicos tradicionais, também consumidos tanto por homens quanto por mulheres. Porém, existem multivitamínicos especialmente para homens e especialmente para mulheres, e neste caso temos uma aplicação prática muito interessante e conveniente. Homens e mulheres tem necessidades DIFERENTES de micronutrientes, a depender de sua idade e seu estado fisiológico (gravidez, lactação, gestação etc). Mulheres também costumam ter maiores perdas de vitaminas e minerais na menstruação, por exemplo, e em outras fases da vida. Ainda, elas possuem maior necessidade de cálcio, pelos processos relacionados à menopausa, entre outros inúmeros pontos.

    Da mesma forma, os homens tem necessidades bem diferentes, principalmente por seus fatores hormonais.

    Olhando por esse ângulo, vemos então os multivitamínicos para mulheres como algo extremamente eficaz e que proporcione um suporte adequado e específico de micronutrientes recomendados pelas organizações mundiais de saúde.

    – Termogênicos e pré-treinos: Os termogênicos (suplementos para queima de gordura) e/ou os pré-treinos (suplementos para aumento de performance) estão hoje em alta no mercado. Existem inúmeros produtos hoje que fizeram suas versões femininas. Entretanto, com nada de muito especial. Normalmente, esses suplementos destinam-se a diminuir um pouco mais a retenção hídrica ou talvez diminuir o grau de estimulação causado por suas versões tradicionais, pois o organismo feminino costuma ser mais sensível. Entretanto, para mulheres que não tem grandes problemas relacionados a sensibilidade com estimulantes, esses são suplementos que também não passam de meras bobagens e não acrescentarão nada em especial.

    ingerindo-suplementos-femininos

    – Substitutos de refeições: Os substitutos de refeições são suplementos destinados a substituir completamente as refeições de um indivíduo, seja por praticidade na forma de consumo ou pela falta de possibilidade de alimentar-se de maneira sólida (falta de apetite, problemas gástricos etc). Esses suplementos contém proteínas de alto valor biológico, carboidratos com diferentes teores de fibras alimentares, lipídios em diferentes quantidades e de diferentes tipos (contendo, especialmente ácidos graxos essenciais) e algumas vitaminas e minerais, também em diferentes quantidades. Eles podem ser apresentados em forma de pó, barras, líquidos, pudins e outras tantas invenções do mercado.

    Obviamente, o metabolismo feminino funciona de maneira diferente do homem e requer uma distribuição diferente tanto em calorias, quanto em macronutrientes. Apesar de não existirem necessidades nutricionais específicas para homens ou tampouco para mulheres, devemos convir que é muito mais próximo comparar duas mulheres com composições corpóreas próximas do que um homem e uma mulher, por mais próximas que sejam suas composições corpóreas. Pensando nisso, a indústria de suplementos também destinou alguns substitutos de refeições para elas…

    Esses suplementos tem quantidades menores de carboidratos e calorias de uma maneira geral. Costumam também ter bons teores de proteínas de alto valor biológico e são boas opções sim.

    Conclusão:

    Chegamos a conclusão de que nem tudo é válido quando o assunto são suplementos voltados as mulheres. Existem suplementos que são apenas jogadas de marketing e que podem até prejudicar mais do que ajudar e existem os suplementos que realmente possuem fundamentos válidos para separar em categoria só de mulheres!

    Portanto, quando escolher seu suplemento alimentar, atente-se para o que necessita ser suplementado, a real necessidade de suplementação e às necessidades individuais as quais devem ser relevantemente as mais importantes nessa escolha.

    Esqueça do marketing e opte pela lógica e pelo acompanhamento profissional, minimizando assim as chances de erros.

    Boa suplementação

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */