• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Suplementos pré-treino: Indicado para todos os praticantes de musculação?

    Ter um suplementos pré-treino eficiente é o sonho de todo praticante de musculação que quer melhorar seu desempenho durante o treino. Mas será que esses suplementos são indicados para todo mundo? Descubra neste artigo!


    Hoje em dia tenho observado um comportamento nas academias que as vezes me assusta um pouco, comportamento esse que é o de praticantes de musculação que não vivem sem suplementos alimentares, da classe dos ergogênicos. O que mais tenho visto são pessoas que não conseguem treinar sem usar um suplemento pré-treino. E ai fica a minha dúvida, mas será que estes pré-treinos são indicados para todos os praticantes de musculação?

    Suplementos pré-treino: qualquer praticante de musculação pode usar?

    Banner_336x280-bpi-pump-hd

    A resposta é clara e simples, não. Não são indicados para qualquer praticante de musculação, pois como já sabemos, cada pessoas possui necessidades e individualidades diferentes, portanto generalizar na musculação é um erro que faz com que muitas pessoas acabem fracassando. Vamos entender então os motivos para que todas as pessoas não usem suplementos pré-treino, quem não esta apto a usar e quem teria condições de usar? Então vamos lá.

    Vídeo: Entenda o que significa o pré-treino

    No vídeo abaixo, gravado pelo nosso canal no Youtube, o Marcelo Sendon fala sobre o pré-treino e o seu conceito, explicando de forma correta o que significa essa expressão e sobre como podemos fazer um bom pré-treino. É muito importante que você assista ao vídeo para entender melhor o artigo a seguir.

    E não deixe de ler o artigo abaixo, pois ele completa o que foi dito no vídeo, fazendo com que você possa entender melhor se os suplementos são os melhores meios para fazer um bom pré-treino.

    Um breve parecer da evolução dos pré-treinos

    Entre os primeiros suplementos utilizados antes do treinamento, pré-treinos, podemos destacar os estimulantes, tais quais a cafeína e algumas outras metilxantinas. E não é a toa que justamente essa classe é a mais inserida nesses produtos prontos até os dias de hoje. Entretanto, sabe-se que com o passar dos anos, das pesquisas e do empirismo, notou-se que o consumo de alguns ingredientes obtidos na própria alimentação também poderiam ser de grande valia para o aumento da performance.

    Observou-se, por exemplo, os efeitos da milenar Creatina, de alguns extratos de plantas como a Rhodiola, o próprio e conhecido extrato de chá verde, a bioperina extraída da pimenta e mais recentemente, compostos como a Beta-Alanina ou mesmo os inúmeros peptídeos que nos são facilmente disponibilizados. Sim, é diante de tanto incremento e de tanta mistura que surgiram, o que hoje chamamos de suplementos pré-treino! Inicialmente com pré-treinos como Animal Pak (que por muito tempo foi considerado), com NaNO Vapor, ainda em sua fórmula antiga ou mesmo o NO Xplode, popularizado nos DVDs de Ronnie Coleman pela BSN.

    Motivos pelos quais os suplementos pré-treino não devem ser utilizados por todos

    A maioria dos indivíduos ao escolher um pré-treino simplesmente opta por aquele que mais lhe dá “gás”, o que justificaria a grande utilização de estimulantes, como a citada cafeína. Outros optam pelo “aumento de força”, justificando o uso da creatina também citada. Ou ainda, por indicação de terceiros, que de todos é o maior erro.

    Os suplementos pré-treinos mais populares

    Suplementos os quais são tidos para aumento de performance, não necessariamente são suplementos os quais devem apresentar efeitos momentâneos e/ou efeitos estimulantes, mas sim, um conjunto o qual possa através de mecanismos submeter o corpo a melhores resultados frente ao que desejamos. De fato, os efeitos estimulantes podem ser convenientes para alguns indivíduos, mas o que quero dizer é que ESSE NÃO DEVE SER O ÚNICO MOTIVO PELO QUAL VOCÊ DEVA ESCOLHER UM OU OUTRO SUPLEMENTO, caso esse não seja seu único foco, é claro!

    primeiro motivo pelo qual escolher suplementos pré-treinos dessa maneira é um grande erro, pode ser explicado, da seguinte maneira: um músculo o qual não esteja em condições específicas para o crescimento, pode ser submetido a quaisquer estímulos e mesmo assim não apresentará um visível desenvolvimento. Ou pior, pode ainda apresentar perdas tanto no rendimento quanto na aparência. Erguer mais carga ou simplesmente proporcionar maior volume ao treino, não são as diretrizes que posam necessariamente significar a construção muscular. Mais do que isso será necessário um aporte adequado de nutrientes, um protocolo envolvendo desde aspectos mínimos e importantes, como o consumo de eletrólitos, a aspectos macro importantes, tais quais o próprio descanso e a própria recuperação muscular.

    Em segunda instância, os suplementos pré-treino hoje em dia exigem algo o qual costuma me incomodar em grande estilo: O jejum o qual é requerido para sua utilização. Depois de suplementos os quais fizeram grande sucesso e/ou geraram grandes polêmicas e que chegavam a pedir 3-4h em jejum para sua tomada, realmente comecei a pensar na efetividade desses produtos versus seu marketing. Ora, é óbvio que se algo entra diretamente no sistema gastrointestinal, este terá mais rápida ação por não encontrar outros compostos quaisquer (no caso, os alimentos). Isso faz com que o objetivo tido nesses produtos seja obtido com o máximo êxito, objetivo este que é dar estímulo momentâneo para que você possar suportar mais peso, treinar mais intensamente. Mas ai você deve estar se perguntando: ué, mas isso não é bom? E eu te respondo: imagine que o indivíduo faça sua ultima refeição 4h antes de seu treino, tome o pré-treino 40 minutos antes do treinamento e posteriormente termine seu treinamento 60 minutos depois, temos aí quase 6 horas em jejum, ou seja, uma grande chance de catabolismo muscular.

    Banner_600x300_Jack3d

    Indivíduos os quais realizam seu trabalho de musculação pela manhã, muitas vezes cometem a GRANDE besteira de NÃO realizar uma refeição e preferem substituir pelo pré-treino. Só nessa brincadeira, para um indivíduo que dorme 6 horas, temos um período de em torno de 8h em jejum, inaceitável para quem visa um bom anabolismo muscular. E esse pode ser considerado mais um erro na hora da escolha do suplemento pré-treino. Sim, treinar nos primeiros horários do dia e seguir os padrões de utilização solicitados em alguns produtos de longos períodos de jejum pré-ingestão do produto, implicará necessariamente na substituição da refeição pré-treino em si pelo suplemento em questão, o que, para todo bom entendedor dos principais fatores que levam um indivíduo a crescer (alimentação, treinamento e descanso) é algo totalmente inviável e inverso ao que buscamos.

    Os suplementos pré-treino devem entrar como sendo suplementos os quais possam COMPLEMENTAR a refeição pré-treino para então promover a ergogênese, ou seja, através de seus compostos, aumentar a performance para que a mesma, através da alimentação possa proporcionar ganhos. Em outra hipótese ainda, não necessariamente precisam aumentar a performance, mas fornecer nutrientes extras os quais são obtidos em baixas quantidades com a alimentação tradicional que possam ser convenientes e propícios aos ganhos e resultados. Do contrário, trocar alimento por pré-treino significará perda de tempo, dinheiro e ganhos.

    Qual tipo de pessoa não pode usar suplementos pré-treino?

    Geralmente, a própria fabricante dos produtos colocam lá o tipo de pessoa que não deve usar o produto, exemplo, gestantes, pessoas com problemas cardíacos e etc. Porém o que eles colocam nos rótulos são apenas pessoas que tenham algum tipo de doença, patogenia e etc. O que eu quero mostrar a você é que mesmo que você não tenha nenhuma contra-indicação ao uso, talvez os pré-treinos não sejam suplementos para você.

    Primeiro tipo de pessoa que não deve usar pré-treinos são, como citado anteriormente, as pessoas que possuem contra-indicações ao produto. No caso essas pessoas sempre vem listada no rótulo do mesmo, sendo assim, é arriscado o uso de estimulantes por: gestantes, pessoas com problemas cardíacos, pessoas com problemas estomacais, idosos e etc. O risco no uso de estimulantes por essas pessoas pode ser grande, portanto usar é por a sua vida em risco, não use!

    Segundo tipo são pessoas que não estão aptas a usar, pois ainda não possuem uma dieta formada. Esse é o caso em que mais vemos pelas academias de todo o Brasil, pessoas que ainda não possuem uma dieta, não entendem suas necessidades e individualidades, usando suplementos pré-treino. Como falamos acima, neste caso, o efeito pode ser nada agradável e a perda de dinheiro com estes suplementos é de 100% de chances. Portanto, antes de usar pré-treino, saiba se nutrir corretamente.

    Terceiro tipo são os sensíveis a estimulantes. Muitas pessoas possuem organismos com alta sensibilidade a determinados estimulantes e por isso acabam por sofrer colaterais mais severos, o que traz um transtorno para o dia a dia desta pessoa. Portanto, se você é sensível a algum estimulantes, o jeito é procurar um pré-treino que não contenha tal substância. Caso você seja sensível a vários estimulantes, o jeito é arrumar algo mais natural e em menor concentração, para lhe ajudar.

    Quarto tipo são as pessoas com horários menos flexíveis para se alimentar corretamente e depois usar o pré-treino. Como citado anteriormente, pessoas que costumam treinar pela manhã, o ideal é que não faça uso deste tipo de suplemento, pois você não terá tempo para se alimentar, fazer uma pré-digestão e depois tomar o pré-treino, ou seja, vai tomar o pré-treino sem se alimentar antes, o que não será nada benéfico para o anabolismo muscular.

    Outro tipo de pessoa que não tem tempo flexível para se alimenta são as que trabalham foram em regime rígido, exemplo, você treina as 18h e faz uso do pré-treino as 17h, porém você não teve tempo para se alimentar as 15h, ou seja, você vai usar o pré-treino com a barriga vazia da tarde toda. Esse tipo de pessoa, também não é indicado o uso de suplementos pré-treino.

    E quais os tipos de pessoas que podem usar os pré-treinos?

    Se você não se encaixa em nenhuma pessoa compatível com os tipos acima, pois então você esta apto a usar suplementos pré-treino. Porém você deve saber como e qual o pré-treino escolher, não é simplesmente porque o pré-treino é famoso ou porque seu amigo usou e deu resultado nele, que irá fazer o mesmo resultado com você. Para aprender escolher um bom suplemento pré-treino, clique aqui.

    Bebida pré-treino

    Conclusão:

    Suplementos pré-treino não são para todas as pessoas. Você deve primeiramente se conhecer, se entender e entender o que você necessita, para ai sim, depois você partir pra a classe dos suplementos ergogênicos.

    Portanto, experiência é a palavra chave para o uso de ergogênicos. Seja experiente e você terá o conhecimento necessário para manipular os fatores ao seu favor.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon) e Tarsis Almeida



    /* */