• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Treinamento ao ar livre: Alguns pontos que você deve saber!

    A prática de atividade física ao ar livre é muito benéfica, entretanto, existem alguns cuidados que são essenciais para a obtenção de um bom resultado!

    Treinar ao ar livre tem sido uma prática adotada por muitas pessoas as quais não gostam de frequentar academias ou ainda, que não gostam de praticar atividades físicas em locais fechados.

    Seja por preferência, por falta de recursos financeiros ou mesmo por facilidade, muitas são as pessoas as quais estão abrindo mão de pagar uma academia e, optando por treinar junto à mãe Natureza!

    Whey Protein

    Entretanto, é importante considerarmos que alguns importantes pontos devem ser conhecidos e salientados, a fim de que essa prática não se torne desastrosa, mas sim, que ela possa trazer o máximo de benefícios possíveis e, portanto, fazer com que você sinta-se bem consigo (a) mesmo (a).

    Portanto, é importante que você conheça quais são os principais pontos que precisam ser atentados quando pretendemos realizar tais exercícios.

    Que tal conhecermos esses pontos?

    1 – Mantenha-se atento aos níveis de calor e a termorregulação

    Quando falamos em exercícios ao ar livre, nos remetemos diretamente a diferentes condições climáticas, isto é, nos remetemos ao calor extremo em alguns locais, a ambientes secos, ao frio extremo, a umidades extremas e assim por diante.

    Desta forma, é essencial que possamos nos atentar da importância que há em promover um balanço dos nossos níveis de calor. Isso porque, o corpo possui níveis ideais de calor, os quais, se forem elevados demais ou diminuídos demais, podem trazer consequências leves, mas, consequências graves também, incluindo a morte.

    Níveis extremos de calor, frio, umidade ou ambiente seco, causam não só alterações na temperatura corpórea, mas também, extremos níveis de desidratação, nos remetendo a ter de ingerir água o suficiente e, em muitos casos, soluções as quais contenham repositores de eletrólitos (especialmente o sódio, potássio, cloreto, magnésio e cálcio).

    Muitos desconsideram essa importância e ainda, acham que é muito difícil entrar em níveis extremos de colapsos seja por temperatura ou falta de hidratação, quando na realidade, não é.

    Procure realizar exercícios ao ar livre em momentos onde as temperaturas e o clima te favoreçam. Por exemplo, se você mora em um lugar que faz muito calor, o que te leva a ir praticar exercícios ao ar livre em pleno meio dia enquanto o Sol está rachando em sua cabeça? Por falar em Sol, lembre-se também da importância do filtro solar!

    Inevitavelmente, você tem de se manter com uma temperatura corpórea adequada e manter-se hidratado adequadamente.

    Sem isso, certamente seus exercícios não terão a menor eficácia e, de quebra, você ainda poderá prejudicar sua saúde.

    Whey Protein

    2 – Fique atento a ruídos e barulhos em sua volta

     

    O ambiente externo é repleto de perigos: carros, motos, bicicletas e outro veículos, animais, pisos escorregadios, buracos, degraus, possíveis tumultos e assim por diante. Esses e outros perigos representam uma real catástrofe se você não fugir deles.

    Observe bem: Imagine que você está correndo, inspirado e distraído com seus fones de última geração e com uma ótima qualidade de som e, por caso, um carro tenta te avisar com a buzina que o sinal está fechado para você e, mesmo assim você está passando… qual é um possível resultado? Sim, um atropelamento!

    Nunca assuma que um carro está te vendo. Acidentes acontecem justamente quando não estamos esperando e, se damos margem ao azar, certamente ele aproveitará a oportunidade. Você tem de ter a sua própria atenção.

    Não ache que, pelo fato de você estar ocupado com a atividade física, alguém irá prestar mais atenção em você e evitar um acidente. Na maioria dos casos, a pessoa estará tão distraída quanto você.

    Outro fator que devemos considerar é que vivemos em um mundo violento. Assaltos e crimes piores acontecem a todo instante, e você precisa estar muito atento para se prevenir deles. Portanto, não abra mão de sua segurança.

    Se você deseja usar fones ou algo do tipo, não há problema, mas, não se isole completamente do mundo. Será essencial que você esteja concentrado (a) no que está fazendo, mas, ao mesmo tempo, tenha a devida percepção do ambiente todo em sua volta.

    Então, não transformemos nossas atividades físicas ao ar livre em algo totalmente perigoso, mas sim, algo que nos traga benefícios. Para isso, atenção é essencial.

    3 – Escolha ambientes adequados

    Whey Protein

    Assim como a academia de musculação não é lugar para pular corda ou fazer saltinhos com pesos, não devemos fazer atividades físicas ao ar livre em locais inadequados.

    Por exemplo: Se você quer fazer barras fixas, flexões e outros exercícios com o peso do próprio corpo, vá a parques, locais onde tenham esses equipamentos que te possibilitem fazer isso entre outros locais. Porém, não saia por aí em qualquer lugar achando que é possível praticar atividades físicas.

    Mesmo uma corrida ou algo do tipo, requer cuidados. Você até pode correr em vias públicas, mas, se for possível, opte por parques, pistas de Cooper e locais do tipo. A segurança com essa prática é maior além de que, o rendimento para a atividade a qual você irá realizar também será muito superior.

    4 – Atente-se a possíveis condições climáticas

    Não é mais hábito da juventude ver jornais e quão pouco a previsão do tempo… Isso porque, hoje as facilidades são muitas e a juventude gosta de aventuras.

    Porém, o pessoal mais antigo sabe da importância que há em saber qual será o clima do dia seguinte para sair de casa prevenido, para saber como agir em determinadas situações ou ainda, para evitar locais onde as condições climáticas possam tornar o ambiente prejudicial.

    Imagine que, por exemplo, você decida correr em um local onde costuma ter alagamentos perto de sua casa… Ok… Você não sabe, mas, a previsão do tempo marca chuva… Crendo que nada irá acontecer, você sai de casa e é surpreendido por uma baita tempestade que, em poucos segundos, inunda tudo… Pronto! Está feita a burrada!

    O mesmo vale para dias de extremo calor, onde você deve ir prevenido com líquidos e protetor solar, dias de frio, onde você deve se agasalhar e assim por diante.

    Termogenico

    Para que não, mas, as condições climáticas adequadas ou pelo menos, manipuladas a nosso favor, serão decisivas na prática benéfica de atividades físicas ao ar livre.

    5 – Cuidado com equipamentos em praças e parques

    Hoje em dia é muito comum vermos aqueles equipamentos fixos em praças e parques públicos. Sim, aqueles equipamentos coloridos que ficam fixos nesses locais e você pode tentar fazer alguns exercícios.

    Bem, eles são ideais? não! Porém, melhor isso do que a inatividade física.

    Esses equipamentos não tem nem uma boa mecânica nem são totalmente seguros, porque você não sabe a integridade deles, ainda mais levando em consideração que eles passam por intemperismos e coisas do tipo.

    Assim, acidentes são muito fáceis de ocorrerem e você deve estar atento a isso. Se você estiver na dúvida de como usar ou ainda, na segurança daquele equipamento, procure não usar. Somente opte por aquilo que você realmente tem certeza sobre.

    6 – Coma adequadamente antes desses exercícios ao ar livre

    Não é segredo para ninguém da importância da alimentação antes da prática de atividades físicas. Porém, se tratando da prática externa de atividades físicas, esse cuidado deve ser redobrado. Isso porque, se você passa mal por falta de alimentação em uma academia, haverá pessoas que poderão de socorrer e a disponibilidade de alimentos fáceis será presente.

    Entretanto, na rua muitas vezes as pessoas não vão saber o que você tem e tampouco a disponibilidade de alimentos pode ser muito fácil. Isso pode fazer com que você tenha prejuízos se desmaiar de hipoglicemia, por exemplo, onde poderá ser confundido com um hipertenso ou mesmo com um bêbado.

    Portanto, foque na boa alimentação antes do seu treino ao ar livre e, se possível, leve algum snack leve e de fácil ingestão como uma barra de cereais ou de proteínas para um caso de emergência. A depender do caso, drinks e repositores energéticos também podem ser boas opções.

    Bônus: Vídeo 03 Motivos para Não Fazer Exercícios ao de Musculação ao Ar Livre

    Pessoal, lá em nossa canal do Youtube o Sendon gravou um vídeo muito informativo sobre exercícios ao ar livre. Quer saber o que ele tem a dizer? Assista esse vídeo!

    Conclusão:

    A prática de atividades físicas ao ar livre é cada vez mais comum nos dias de hoje, onde pessoas não tem tempo ou não querem frequentar academias. Porém, alguns cuidados são essenciais para garantir os benefícios dela e, claro, sua saúde e integridade.

    Portanto, nunca negligencie esses pontos e, portanto, obtenha sempre o máximo de resultados com boa saúde.
    Bons treinos!

    Whey Protein


    /* */