• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Sem tempo pra treinar? Conheça um treino de 15 e 30 minutos!

    Conheça 2 treinos de musculação que vão levar menos de 30 minutos para realizar e pare com a desculpa de que "não tem tempo para treinar".

    Falta de tempo pra treinar? Esses dois métodos de treino foram feitos sob medida para seu tempo disponível na academia! O primeiro é rápido, intenso e produtivo e o segundo pode ser feito em 15 minutos, apenas duas vezes na semana.

    O tempo sempre será um fator crucial na escolha do tipo de treino que desenvolvemos. Em determinados momentos de nossas vidas, temos todo o tempo do mundo e acabamos fazendo treinos intermináveis, passamos horas na academia, conversando, fazendo social, etc. Já em outros momentos, devido a trabalhos e compromissos, nosso tempo fica escasso, e nesses momentos precisamos de um treino com menos tempo.

    treino-para-quem-nao-tem-tempo

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Método 1 – Método R.I.P. (Rápido, Intenso e Produtivo)

    Hoje, vamos desenvolver um treino que deve ser feito em 30 minutos, no máximo. Algo rápido, intenso e que dê o resultado devido. Chamei o método de método R.I.P.: rápido, intenso e produtivo. Obviamente, você deve conhecer a sigla do original “Rest in Peace”, ou “descanse em paz”, comumente usada em lápides gringas. Fiz uma explicação à expressão devido a singularidade do treino.

    – Como funciona?

    Sugiro que você escolha 2 grupos musculares sempre. Pode ser um músculo “grande” e um “pequeno”, como peito e bíceps. Pode ser perna e panturrilha. Pode ser dois músculos “pequenos”, como ombro e tríceps. O fato é que o treino terá alta intensidade, pois cada músculo será treinado em 15 minutos.

    – Exemplo de divisão muscular em 5 dias na semana.

    • Dia 1: Ombro e tríceps
    • Dia 2: Pernas e panturrilhas
    • Dia 3: Bíceps e antebraços
    • Dia 4: Peito e abdominais
    • Dia 5: Costas e trapézio

    Se fizer o treino em 6 dias, sugiro repetir o treino de pernas no sexto dia.

    – A metodologia usada

    Escolha o primeiro exercício de modo que seja um exercício que tente recrutar de forma majoritária o músculo alvo, um exercício de pré-exaustão. Alguns chamam de exercício isolador, mas tenho receio quanto a essa terminologia. O supino reto não é um bom exemplo aqui, por recrutar o tríceps e o frontal do ombro, como músculos sinergistas (auxiliares). O crucifixo seria esse exercício, no dia de peito. Faça 2 séries de 20 repetições, como aquecimento. Outro bom representante nesse caso, seria o peck deck ou as variações feitas no cross over.

    Depois, escolha dois exercícios, cuja angulação do tronco mude entre 45 e 90º e faça uma bi-set com esses exercícios. O primeiro exercício deve ser um com carga não tão alta, e o segundo um exercício em que você pode fazer realmente pesado. Por exemplo, no dia de peito, peck deck (sentado) e supino reto (deitado). Faça duas séries de 20 e 6 repetições, respectivamente. O primeiro exercício feito de forma explosiva (fases concêntrica e excêntrica durando 1 segundo, as duas juntas, algo bem potente e potencializador no aumento do fluxo sanguíneo) e o segundo com execução (cadência) lenta, algo em torno de 3 segundos em cada fase.

    Cupom de Desconto DDM

    Finalmente, escolha um exercício em que você possa variar apenas a abertura da pegada na barra ou realizar os 3 tipos de pegadas (supinada, pronada e neutra), 3 angulações ou 3 posições sem “sair da máquina” ou “largar os pesos”. Variar a abertura de pegada no puxador frente é um exemplo no dia de costas. Faça duas séries de 8, 10 e 12 repetições. A ordem que sugiro, no caso da abertura da barra é:

    • Primeira: pegada bem aberta;
    • Segunda: pegada na largura dos ombros;
    • Terceira: pegada fechada.

    No caso de apenas variar a posição das mãos :

    • Primeira: neutra;
    • Segunda: supinada;
    • Terceira: pronada.

    – Exemplo de treino de ombros

    1.  Twist com anilha: 2×20
    2.  Elevação frontal com barra 45º + arnold press: 2x(20+6)
    3.  Elevação lateral 3 posições (halteres na lateral do corpo, atrás e na frente): 2x(8+10+12)

    exercicio-twistt-elevacao-lateral-3-posicoes

    Método 2 – Insanidade em 15 minutos

    “Comecei a trabalhar, estudo, tenho apenas 15 minutos pra treinar, duas vezes por semana e não queria ter que parar de treinar. Curto fazer os exercícios considerados básicos apenas. Meu caso tem solução?” Tem, sim!

    Além de todos os limitantes expostos, o camarada ainda só poderia treinar em casa. Ele tem três barras olímpicas (isso ajudou muito), um banco de supino, um suporte pra agachamento e muitas anilhas, cerca de 300kg, todas de 7,5kg (sim, elas existem), 10kg, 15kg e 20kg.

    Então, baseado, nesse mar de “obstáculos” , fiz o seguinte treinamento para o caboclo :

    – Treino de segunda-feira Circuito:

    Deixando os aparelhos montados, cada “estação” com 100kg, faz-se um circuito até a fadiga, sem descansar entre os exercícios:

    • Agachamento + supino reto + levantamento terra: Repete-se o circuito, descansando até 2 minutos entre as passadas, até completar o tempo limítrofe, que é 15 minutos. Dá pra fazer de 3 a 4 circuitos.

    – Treino de quinta-feira – Bi-sets

    Apenas uma série até a fadiga de cada exercício, descansando de 2 a 3 minutos entre os exercícios.

    • Supino reto + tríceps banco;
    • Levantamento terra + rosca direta (com a barra olímpica);
    • Agachamento livre + Desenvolvimento barra em pé.

    A variação é o segredo pra acabar com a estagnação.

    Nesse artigo, temos duas propostas distintas de treino pra você maximizar seus resultados sempre que a vida lhe colocar um obstáculo (geralmente tempo). Se você tiver 30 ou 15 minutos, não importa! O importante é não parar!

    Até a próxima!

    Um Comentário

    1. fabio 2 meses atrás


    /* */