• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Tribulus Terrestris: o que é, seus benefícios, seu efeito e como usar!


    Entre os suplementos fitoterápicos mais falados na atualidade, está o Tribulus Terrestris, um agente potencialmente ativo nas características tipicamente masculinas, em especial, a libido.

    Tribullus-Terrestris

    Porém, diante desses aspectos os quais tornam esse fitoterápico muito utilizado, não estão apenas aqueles que tangem à saúde masculina, preservando assim aspectos fundamentais para a mesma, mas ainda, abrange quesitos que possivelmente podem ter relação com a melhora no desempenho esportivo, na recuperação e, claro, na obtenção de resultados ainda melhores.

    E isso, tanto na musculação, quanto em outros diversos esportes competitivos ou não. Sendo amplamente utilizado a anos, o tribullus terrestres tem inúmeras aplicações e, diante delas, inúmeros relatos tanto positivos, quanto negativos, os quais tornam este composto também muito polêmico e digno de estudos.

    Índice para melhor entendimento de nosso artigo

    O que é o Tribullus Terrestris?

    O Tribullus Terrestris é uma erva daninha da família Zygophyllaceae presente em zonas tipicamente quentes como em alguns lugares da Ásia e no Mediterrâneo. Esta erva daninha é milenarmente utilizada por inúmeras culturas tais quais a grega, a chinesa, a indiana e a Africana.

    Especialmente, esses usos se dão por conta de alguns de seus principais compostos, entre eles, as Saponinas, que são seu composto foco de estudos e responsável pela maioria de suas características ligadas com os aspectos de androgenidade.

    Como funciona o Tribulus Terrestris?

    Como dito anteriormente, tribulus terrestris tem como maior função a recuperação da libido, do apetite sexual, tratamento da impotência sexual, da infertilidade e etc. Neste aspecto, a erva funciona provocando uma vasodilatação na região genital, fazendo com que seja bombeado mais sangue nessa área. Outra funcionalidade é o aumento no numero de espermatozoides  assim como sua motilidade. Em mulheres, o tribulus pode ajudar a reduzir alguns sintomas da menopausa.

    O aumento de testosterona livre feita pelo tribulus terrestris, se dá pelo estimulo natural da glândula pituitária, que promove um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH) e consequentemente, o aumento da testosterona livre em homens e da progesterona nas mulheres.

    VEJA TAMBÉM:

    APRENDA: Como Economizar no Nutricionista e no Personal Trainer e ainda obter Resultados FANTÁSTICOS!

    DESCUBRA: 04 Erros Que te Impedem de Alcançar a Hipertrofia Muscular e Saiba como Eliminá-los!

    DESCUBRA: Como ter o Corpo dos seus Sonhos e Atrair Olhares por onde Passar em até 12 Semanas!

    CONHEÇA: Os 10 Passos Necessários para Ter uma Dieta e um Treino com Foco em Suas Necessidades e Individualidades!

    O efeito anabólico se dá através do aumento das concentrações plasmáticas de testosterona no organismo, aumentando em até 40% da testosterona livre, um hormônio importantíssimo para vários aspectos do organismo masculino, em especial, para nós praticantes de musculação, a síntese de massa muscular.

    Para que usar Tribullus Terrestris?

    Se essa erva tem a capacidade de aumentar naturalmente os níveis de testosterona, convém então sabermos que esse é um dos hormônios essenciais para a vida, especialmente do homem, mas ainda, da mulher também (porém, em quantidades menores).

    A testosterona está associada diretamente com TODAS as características de androgenidade, como o aumento da massa muscular de maneira expressiva, a presença de libido, o engrossamento da voz, o desenvolvimento de estruturas do sistema esquelético e ainda, com questões relacionadas com a saúde, tais quais os níveis de hormônios relacionados com a sensação de bem-estar, o fato do indivíduo se sentir “animado” e “motivado” entre outros. Ainda, ela é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de gordura corpórea, além de manter o metabolismo sempre ativo.

    Pensando desse modo já seria indispensável que tivéssemos bons níveis de testosterona no corpo, porém, essa não é uma realidade de grande parte das pessoas do sexo masculino hoje em dia. Com processos conhecidos como a Andropausa, normalmente ocorrente pela idade do indivíduo (especialmente após os 40 anos) os níveis de testosterona tendem a diminuir, tanto em produção, quanto em secreção.

    O resultado é que boa parte daquelas características típicas do corpo masculino, começam a ter declives: Perde-se massa muscular, aumenta-se a gordura corpórea, diminui-se a libido e ainda, a saúde também é prejudicada, fazendo com que o metabolismo desacelere e, consequentemente se queime menos gordura, prejudicando a sensibilidade à insulina, à saúde dos ossos e articulações e ainda, podendo levar a quadros de falta de ânimo e depressão.

    tribullus-capsula

    Para resolver esses problemas, muitas vezes é feito o que chamamos de terapia de reposição hormonal, porém, essa pode gerar muitos efeitos colaterais, especialmente se não forem precisas. De uma forma ou de outra, estamos ingerindo medicamentos sintéticos e nos tornando dependentes dele. Assim, seria muito mais fácil que pudéssemos aumentar naturalmente os níveis de testosterona e, portanto, não sofrer de efeitos colaterais enquanto desfrutássemos dos benefícios do incremento de testosterona no corpo.

    E é justamente para isso que se utiliza Tribullus Terrestris, a fim de promover algo natural do seu próprio corpo e, estimulando-o a dar o melhor de si mesmo, ao invés de simplesmente receber algo de fora dele.

    As Saponinas

    A depender da qualidade e do modo de obtenção do tribulus terrestris, ele pode apresentar diversas concentrações de saponinas, e quanto maiores elas forem, então maiores serão os seus efeitos.

    As saponinas, por sua vez, são responsáveis por efeitos como o aumento nos níveis de testosterona, e também de outros hormônios, como o LH, que é o hormônio responsável por sinalizar as gônadas para produzirem e secretarem testosterona.

    Sinergicamente, a testosterona depende de bons níveis de LH para então ser adequadamente produzida, secretada e utilizada pelo corpo, tanto do homem, quanto da mulher, mas especialmente pelo do homem, que necessita de quantidades bem superiores de testosterona.

    Quem pode usar Tribulus Terrestris?

    Qualquer pessoa pode usar esta erva, pois ela é natural e não prejudicial ao organismo. A mesma não possui efeitos colaterais, por isso, não há problemas.

    Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Para quem não sabe, na medicina chamamos de adaptógeno, quando algo tem a propriedade de regular algo que se encontra desregulado, por exemplo, com o tribulus, ele tem a capacidade de regular os níveis de testosterona no organismo, mas não de ultrapassar, por isso é um adaptógeno e seu uso não apresenta perigo.

    Esta erva também é muito recomendada como tratamento natural para idosos que apresentam sintomas como: artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.

    A única recomendação de não uso, é para os adolescentes. Nesta fase o adolescente já possui muita testosterona correndo pelo corpo e o uso de algo que vá tentar aumentar isso, poderá causar distúrbios hormonais.

    Benefícios no uso de Tribulus Terrestris

    São muitos os benefícios que grande parte dos usuários relatam. Porém, isso pode variar de estudo para estudo e de comprovação para comprovação. De uma forma ou de outra, se alguns de seus usuários demonstram resultados, então, alguma eficácia ele tem e há aplicação nele.

    Entre os principais aspectos observados no uso do Tribulus Terrestris, podemos citar:

    • Tratamento de problemas relacionados à sexualidade, como baixa libido, infertilidade, falta de ereção e etc;
    • Possui efeito hepatoprotetor, ou seja, consegue de alguma maneira proteger o fígado;
    • Diminui a frigidez sexual em mulheres, fazendo com que as mesmas possam ter mais vontade de fazer sexo;
    • Aumenta a taxa de testosterona livre em até 40%;
    • Aumento da glândula pituitária em até 72%;
    • Aumento de força e massa muscular em pessoas que praticavam atividades físicas;
    • Melhora sintomas da menopausa, em mulheres;

    O aumento na massa muscular;

    Talvez hoje esse seja um dos maiores benefícios pretendidos por quem usa Tribulus Terrestris. Isso porque, sabe-se que a massa muscular é importante não só por razões estéticas, mas, pela qualidade de sua saúde.

    Níveis baixos de massa muscular, prejudicam os níveis metabólicos e ainda, afetam o sistema esquelético, gerando enfraquecimentos e possíveis problemas decorrentes à ele.

    Ainda, a massa muscular é essencial na melhora da sensibilidade à insulina e no aproveitamento do níveis energéticos do corpo, evitando que eles sejam estocados em forma de gordura corpórea. No caso dos homens, o Tribulus pode ser um excelente aliado.

    Vale entretanto salientar que, algumas pesquisas não evidenciam aumentos de massa muscular através do uso do Tribullus. Outros ainda, somente observam esse fator quando utilizam as saponinas de maneira isolada.

    De uma forma ou de outra, o que parece mais certo é que os diferentes efeitos variarão de pessoa para pessoa e de suas respostas aos respectivos estímulos dados, afinal, cada metabolismo é único.

    O aumento na potência sexual

    A testosterona é um dos principais hormônios relacionados com a libido. Obviamente, não é o único fator. Pontos como a dilatação nos vasos cavernosos para que haja ereção também são fundamentais. E tribullus terrestris é capaz de agir justamente nesses dois itens, aumentando-os e, portanto, melhorando a potência sexual e a libido como um todo.

    Melhora na densidade óssea e prevenção da descalcificação óssea

    A testosterona também é um hormônio ligado com a saúde dos ossos. Dessa forma, sem sombra de dúvidas suas ausência pode prejudicar o metabolismo dos mesmos, gerando problemas decorrentes da descalcificação óssea tais quais a osteoporose.

    Garantindo boas quantidades de testosterona ativas no corpo, esse é um problema o qual também pode ser evitado, especialmente em idades mais avançadas.

    Vale lembrar que, infelizmente, devido aos hábitos de vida como um todo, a população tem sofrido cada vez mais com esses problemas.

    Melhora no humor, na autoestima e na sensação de bem-estar

    Sabe-se que a testosterona também tem ação tem estruturas as quais interferem em nossos estados de humor. Não é por acaso que pessoas com excesso de testosterona podem, por exemplo, ficar mais agressivas (claro que isso não é uma regra absoluta e varia de pessoa para pessoa, bem como de sua índole).

    Sendo assim, níveis baixos de testosterona estão associados com a depressão, a baixa autoestima e até mesmo com quadros de suicídio.

    Pensando assim, a reposição hormonal tem sido muito eficiente nesses casos. Apesar disso, os efeitos colaterais ainda são evidentes.

    Com o uso de tribullus terrestris, os efeitos colaterais passam a não existir e, portanto, o indivíduo pode desfrutar melhor dos benefícios do aumento de seus níveis de testosterona.

    Como usar o Tribulus Terrestris?

    Hoje encontramos o tribulus em formato de cápsula. Portanto o seu modo de tomar é bem fácil, basta ingerir com água.

    A dose recomendada é entre 1500mg e 3000mg. O correto é dividir a dose entre as principais refeições do dia, ou seja, você pode tomar 1000mg logo após o café, 1000mg logo após o almoço e 1000mg logo após o jantar.

    Para homens é indicado usar o suplemento em forma de ciclo e não com o uso contínuo, visto que tribulus não é produzido pelo corpo humano e o seu uso contínuo, poderá fazer com que se perca o efeito rapidamente. Ciclos como 2 meses de uso e 2 meses sem uso, parecem surtir um bom efeito.

    Mulheres podem tomar o Tribullus Terrestris?

    É comum vermos mulheres com dúvidas sobre o uso de Tribullus Terrestris ou mesmo fazendo o uso deste composto. Portanto, é essencial tocarmos nesse ponto também.

    Não existem estudos os quais utilizam apenas mulheres como voluntárias frente a utilização de Tribullus Terrestris. Além disso, sabe-se que não há necessidade de aumentar significativamente os níveis de testosterona em mulheres e que isso pode ser, inclusive prejudicial, apesar do hormônio ter sim importância no corpo delas.

    A realidade é que Tribullus talvez não seja indicado para mulheres. Apesar de não superar níveis fisiológicos nos homens no estímulo da produção de testosterona, em mulheres, quaisquer aumentos podem ser significativos e fazer uma diferença extremamente grande.

    Dessa forma, não convém que a mulher corra riscos de virilização (adquirir características masculinas), problemas relacionados a colaterais como espinhas, pele oleosa, calvice etc ou tampouco que sofra de problemas em seu ciclo hormonal natural.

    Portanto, se, por um lado, tribullus terrestris pode e muitas vezes é indicado no caso dos homens, ele não é indicado para mulheres.

    As principais formas de uso de Tribullus Terrestris

    Existem alguns protocolos hoje usados de Tribullus. Porém, sabe-se que suas dosagens eficientes variam em torno de 1,5g-3g por dia, a depender, claro, da concentração de saponinas que o seu produto tenha (isso varia de acordo com a matéria prima, o grau de manipulação etc).

    Essas dosagens podem ser ingeridas de uma só vez, pela manhã ou antes de dormir. Mas, convencionalmente, muitas pessoas estão utilizado em doses ao decorrer do dia a fim de melhorar sua absorção. Assim, Tribullus pode ser usado em torno de três vezes ao dia. Uma vez ao acordar, em jejum, outra antes de seu treinamento de musculação ou no meio da tarde e outra antes de dormir.

    Vale lembrar que, se você superar essas dosagens de tribullus, você NÃO conseguirá elevar mais seus níveis de testosterona, portanto, desconsidere quaisquer abusos.

    Tribulus Terrestris engorda?

    Apesar de muitas pessoas acreditarem que essa erva ajuda a engordar, por aumentar a massa muscular e o nível da testosterona. A verdade é que o oposto acontece, e o Tribullus pode ajudar na definição corporal, trocando massa gorda por massa magra.

    Sendo assim, ele pode contribuir para a redução do “inchaço”. Pois, a erva possui ação diurética, que ajuda a diminuir e reter líquidos do corpo.

    Tribulus Terrestris possui efeitos colaterais?

    Tribullus Terrestris, como citado, é um composto natural. Logo, seus níveis de toxicidade são praticamente difíceis  de acontecerem. Entretanto, é necessário que respeitemos em primeiro lugar seus protocolos de uso.

    Sabe-se que níveis altos de testosterona podem ser convertidos em estrógenos e, portanto, essa conversão acarretará problemas como a ginecomastia, a impotência sexual, entre outros.

    Porém tribulus terrestris NÃO aumenta os níveis de testosterona acima dos níveis fisiológicos do corpo, pois ele estimula a produção natural endógena de seu corpo a produzir aquilo que ele necessita, claro, sem déficits.

    Sendo assim, o corpo por si só jamais irá superar essa produção máxima, fazendo com que possamos descartar tais efeitos colaterais.

    Existem algumas evidências que mostram que superdosagens de tribullus terrestris podem gerar desconfortos gastrointestinais ou coisas do tipo. Porém, isso não é observado com todos os usuários, mesmo porque, pouca parcela deles utiliza mais do que o necessário.

    Ele não é indicado para crianças e menores de 21 anos, pois esses ainda não estão com seus eixos hormonais devidamente estabilizados.

    Portanto tribulus não é um produto que possui efeitos colaterais. Deve apenas ser evitado por pessoas que não são recomendadas o uso.

    Vale a pena utilizar Tribullus Terrestris?

    Apesar da controvérsia dos estudos, muitos usuários relatam bons resultados e levando em consideração o preço do produto e sua chance mínima de quaisquer efeitos colaterais, talvez seja uma alternativa para muitos homens que querem algo mais natural para si.

    Entretanto, é sempre necessário seguir a orientação de seu profissional (médico ou nutricionista) para melhores resultados.

    Onde comprar Tribulus Terrestris?

    O Tribulus Terrestris pode ser comprado em lojas de suplementos musculares, inclusive online, e clicando aqui você estará indo para uma página segura e com um bom preço para compra-lo. Com uma garantia de se conseguir um produto com a validade correta e com segurança ao chegar em sua casa.

    Vídeo explicando mais detalhes sobre o produto

    Dicas finais:

    Algumas dicas finais são necessárias, para que você possa fazer um melhor aproveitamento do uso de tribulus terrestris.

    • Tribulus terrestris é melhor aproveitado quando usado junto a um inibidor de aromatização. Geralmente estes inibidores são muito caros. Uma solução barata é mandar manipular a Crisina e usá-la em conjunto;
    • Tribulus tem grandes propriedades diuréticas, por isso, enquanto tiver fazendo uso deste suplemento, não use nenhum outro diurético;
    • Não esqueça que quando aumentamos a testosterona, acabamos por aumentar também o nível de estrogênio (hormônio feminino) e por isso, se não tomarmos cuidado podemos ter alguns simples colaterais como ginecomastia e etc. Casos são raros, mas vale a pena ficar ciente. Em testes feitos, o nível de estradiol que estava em 76 pg/ml foi para 136,5 pg/ml, quase o dobro. Por isso o inibidor aromatizante, faz valer a pena.
    • Na hora comprar o tribulus verifique o nível de sapopinas do produto.O ideal e mais puro é quando se encontra cerca de 40% de sapopinas. Quanto maior a porcentagem, melhor.

    Conclusão:

    Tribullus Terrestris possui muitas promessas as quais são desmentidas e ao mesmo tempo comprovadas por diferentes âmbitos da ciência. O que parece mais lógico é que seus benefícios podem variar de pessoa para pessoa e, você provavelmente só conseguirá descobrir utilizando-o, claro, com o auxílio de um bom profissional.

    Lembre-se de que, apesar de natural, protocolos seguros existem e sempre devem ser respeitados.

    Bons treinos!

    LEIA TAMBÉM:

    VEJA: Descubra Como Aumentar a Massa Muscular em 12 Semanas com o SEGREDO que Ninguém quer que Você Saiba…

    APRENDA: Treinar, Ganhar Massa e Definir: Um Guia Completo sobre Alimentação, Treino e Suplementação!

    SAIBA: Como Pessoas Comuns (como você) estão Fazendo para Conseguir Resultados EXTRAORDINÁRIOS com Dieta e Treino Personalizados.

    BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

    Whey Protein

    173 Comentários

    1. Betão Marcatto 5 meses atrás
    2. josé Eulino 5 meses atrás
    3. Carla 5 meses atrás
    4. Betão Marcatto 7 meses atrás
    5. andreia 7 meses atrás
    6. Betão Marcatto 8 meses atrás
    7. Alysson 8 meses atrás
    8. Betão Marcatto 9 meses atrás
    9. islaine 9 meses atrás
    10. Betão Marcatto 9 meses atrás
    11. Felipe magalhaes 9 meses atrás
    12. Betão Marcatto 10 meses atrás
    13. Betão Marcatto 10 meses atrás
    14. Marcell 11 meses atrás
    15. Ribamar jr 11 meses atrás
    16. Diego dos Reis José 12 meses atrás
    17. João Maria 1 ano atrás
    18. thiago 1 ano atrás
    19. Carlos Menezes Ferrante 1 ano atrás
    20. Henrique Menezes Ferrante 1 ano atrás
    21. João Maria 1 ano atrás
    22. Carlos hebreu 1 ano atrás
    23. Fábio 1 ano atrás


    /* */