• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    TUDCA – O melhor protetor hepático da atualidade

    Entenda a importância do TUDCA para quem deseja obter um fígado saudável, o que é o TUDCA, quais as melhorias que ele poderá apresentar em seu organismo e como utilizar.

    Pelo nome TUDCA, você talvez nunca tenha visto em nenhum rótulo de suplemento alimentar, ou ainda, nunca deve ter se atentado ao nome de Tauroursodeoxycholic Acid que é o que significa esta sigla.

    tudca-protetor-hepatico

    Termogênico Thermo

    Porém, prepare-se para conhecer um dos compostos hoje mais poderosos para a saúde e, em especial para o tecido hepático!

    Hoje, falar de protetores hepáticos para a maioria das pessoas é o mesmo que falar para um idoso que “leite com manga não mata”, ou seja, é nulo e, a pessoa muito provavelmente não dará ouvidos a isso.

    E, esse fato não se deve ao acaso: Cada vez mais as pessoas estão menos preocupadas com a sua saúde em prol dos resultados estéticos, o que as faz sacrificar alguns anos de sua vida para tentarem conseguir algo que, certamente com práticas corretas e relevantes, conseguiriam de maneira muito mais eficiente.

    Todavia, há alguns anos atrás quando eram popularizados conceitos tais quais os de que dietas hiperproteicas fariam mal ao fígado ou mesmo quando o uso de drogas como a oximetolona (hemogenin) ou a methandrostenolone (dianabol) também eram frequentes, muitos eram os cuidados que essas pessoas tinham com o seu fígado, mesmo sabendo que este é um dos órgãos com maior resistência e maior capacidade de recuperação.

    De uma forma ou de outra, não queremos falar sobre inconsequências, mas sim, falar a respeito de algo que pode realmente ajudar aqueles que querem ser ajudados e, na pior das hipóteses, sobre algo o qual poderá melhorar sua saúde de uma maneira geral para que você consiga obter resultados mais sólidos e com uma durabilidade maior, pois, normalmente aqueles que sacrificam a saúde em prol da produtividade, tem ganhos por um curto período de tempo.

    Assim, hoje conheceremos um pouco mais sobre o TUDCA, um composto totalmente natural e que hoje é conhecido como um dos agentes protetores hepáticos mais poderosos do mundo, além de desempenhar outras importantes funções no corpo.

    Vamos lá?

    Qual a importância que há em ter um tecido hepático saudável (fígado saudável)?

    O fígado é um órgão presente na região abdominal o qual participa de inúmeros processos fisiológicos do corpo. De uma maneira geral, ele é conhecido como o “depurante do corpo”, pois, toxinas são metabolizadas em sua maioria lá, grande parte de compostos prejudiciais ao corpo também, os lipídios são grandemente metabolizados lá entre outros.

    Ainda, ele é um reservatório importante de glicogênio para que a glicemia seja mantida (uma vez que o glicogênio muscular somente é utilizado pelo próprio músculo) e ainda, possui a vesícula biliar, responsável pela produção de bile que é indispensável na digestão.

    O fígado, de uma maneira geral, é o “filtro” do corpo e, tudo que entra no corpo, passar por lá, em algum estágio do metabolismo da substância em questão.

    Sem sombra de dúvidas, se os hepatócitos, que são as células do fígado, não estão inteiramente ativas e, em sua capacidade específica, certamente haverá prejuízos e, portanto, o indivíduo será acometido hora ou outra por alguma patogenia.

    Todavia, o tecido hepático tem grande capacidade de recuperação e, por isso, muitos abusam desse órgão o qual uma hora ou outra poderá entrar em déficits de funcionamento.

    Whey Protein Isolado

    Especialmente pessoas as quais fazem uso de substâncias poderosas via exógena (como drogas, ergogênicos hormonais, excessos dietéticos etc) tendem a ter prejuízos no fígado e é por isso que muitas vezes é importante que se use compostos os quais possam prevenir esses danos.

    Entre eles, um dos quais é considerado mais eficiente hoje é o TUDCA, que auxilia ainda em outros aspectos relacionados com a saúde, sendo um suplemento extremamente válido para ser consumido.

    O que é o TUDCA?

    TUDCA é a sigla de Tauroursodeoxycholic Acid que “nada mais é do que é a combinação da Teurina com a ursodeoxycholic acid, de sigla UDCA.

    Sendo um ácido biliar solúvel apenas em água ele tem um caráter protetor na síntese de colesterol pelo fígado e é capaz reduzir o estresse no retículo endoplasmático, com maior eficiência nas células hepáticas.

    Porém, justamente essa proteção do retículo endoplasmático em outros tecidos faz com que ele promova melhorias como a redução na resistência à insulina, a melhora da visão, a proteção dos tecidos do sistema nervoso etc.

    Quais são as melhoras apresentadas por indivíduos que fazem uso correto do TUDCA?

    Como mencionado, o TUDCA não auxilia apenas no fígado, mas ainda, pode ter ação em outras partes do corpo. Entre todas suas melhorias, pode-se mencionar:

    Whey Protein Isolado
    1. Prevenção hepática: Além de reduzir os danos nos retículos endoplasmáticos celulares, ele reduz a isquemia e a reperfusão, mantendo os ductos biliares com suas funções mais ativas e, claro, evitando problemas tais quais cálculos biliares, entupimentos na região etc.
    2. Saúde dos olhos: TUDCA é um antioxidante e, assim como a Vitamina A, por exemplo, tem a capacidade de reduzir danos trazidos por radicais livres aos tecidos relacionados com a visão.
    3. Redução dos níveis séricos de lipídios: Para pessoas as quais sofrem de algum tipo de dislipidemia, o TUDCA poderá ser eficiente. Ele pode reduzir os lipídios séricos, inclusive o colesterol (que também é um lipídio). Apesar de sabermos a importância que esses lipídios têm no corpo, se eles estiverem em excesso, poderão causar problemas cardiovasculares. Especialmente pessoas que fazem dietas hipercalóricas e/ou fazem uso de ergogênicos hormonais (normalmente derivados de colesterol), tendem a ter uma quantidade maior de lipídios na corrente sanguínea. Assim, o Tauroursodeoxycholic Acid será extremamente benéfico a elas também.
    4. Proteção de tecidos nervosos: Hoje, sabe-se que doenças frequentes na sociedade tais quais o Mal de Alzheimer são trazidos por danos celulares e, consequentemente a destruição de tecidos neurológicos. Com seus efeitos antioxidantes, TUDCA prevenirá esses danos e, auxiliará na manutenção das devidas funções neurológicas, as quais são, claro, indispensáveis para a vida.
    5. Melhora no metabolismo gicolítico: O Tauroursodeoxycholic Acid tem sido usado com eficiência na melhora à sensibilidade à insulina. Sendo assim, consegue-se não somente melhorar a resposta glicêmica do corpo aos carboidratos, mas, devido a isso, auxiliar pessoas na redução da gordura corpórea e na qualidade de vida.
    6. Redução da gordura corpórea: TUDCA também pode auxiliar pessoas que desejam emagrecer ou, simplesmente, reduzir o seu percentual de gordura corpórea.  Em primeiro lugar, como mencionado, ele é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose de uma maneira geral. Porém, ele ainda é capaz de auxiliar na regulação de hormônios tireoideanos, sendo que, especificamente falando do T3 e do T4, eles estão entre os principais hormônios relacionados com o metabolismo, visto que controlam as funções celulares e, consequentemente sua velocidade. Esses hormônios estão relacionados com o metabolismo energético e, portanto, seu bom funcionamento garantirá que os macronutrientes ingeridos sejam otimizados em seu aproveitamento.

    O TUDCA pode ser comparado com outros suplementos da mesma categoria ou mesmo com medicamentos hepatoprotetores?

    Como sabemos, existem vários compostos naturais, alopáticos ou mesmo suplementos alimentares os quais são auxiliares do tecido hepático, como é o caso da silimarina, do MilkThristle entre outros.

    silymarin-tudca

    Porém, esses medicamentos, compostos e suplementos tem ação meramente no tecido hepático e, mesmo assim, essa ação é menor do que a de TUDCA.

    Hoje, TUDCA tem sido tão utilizado não somente por esportistas, mas, no mundo clínico, que tem sido coadjuvante no tratamento de doenças como a cirrose hepática ou mesmo outras degenerações no fígado.

    TUDCA e seus efeitos colaterais

    Sempre que pensamos em um suplemento com tamanha eficiência, pensamos logo em seus efeitos colaterais. A verdade é que isso é extremamente plausível, pois, normalmente, quando mais poderoso é um suplemento ou droga, então, mais poderosos são os seus efeitos colaterais.

    Porém, isso NÃO SE APLICA ao Tauroursodeoxycholic Acid. Estudos tem relatado não somente seu uso em dosagens comuns, mas também, em superdosagens e por períodos consideráveis de tempo.

    Nenhum desses estudos conseguiu encontrar quaisquer indícios que pudessem ser levados em consideração ou mesmo considerados como efeitos colaterais.

    É importante salientar que também não existem restrições a grupos para o uso de TUDCA. Pessoas de mais ou menos idade, mulheres e homens em diferentes estados fisiológicos podem obter benefícios do produto. Entretanto, vale sempre consultar um bom profissional para melhor orientação.

    Como se utiliza TUDCA?

    Existem vários protocolos para a utilização do Tauroursodeoxycholic Acid não existindo um consenso. Comumente, ele pode ser usado uma ou duas vezes por dia, a depender da dosagem usada (quanto mais alta, normalmente, mais fracionada deve ser a fim de garantir uma melhor absorção ao corpo).

    EFEITOS-TUDCA

    Tudo, normalmente varia de acordo com as necessidades individuais da pessoa frente as suas condições que, quanto melhores forem, menores deverão ser as dosagens de TUDCA.

    Termogênico Lipo

    Mesmo pessoas as quais não possuem necessariamente problemas hepáticos podem utilizar o produto como depurante garantindo sempre um bom funcionamento do fígado.

    Conclusão:

    Para pessoas as quais possuem ou não problemas hepáticos, o Tauroursodeoxycholic Acid, também conhecido como TUDCA pode ser um excelente aliado ao tecido hepático. Não apresentando efeitos colaterais, ele não somente auxiliará no tecido hepático em si, mas ainda, poderá ser eficiente em aspectos relacionados com a saúde e com a melhora da estética.

    E então, o que espera para fazer o uso do Tauroursodeoxycholic Acid?

    Bons treinos!

    Whey Protein


    /* */