• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Verdades e mentiras sobre os efeitos colaterais dos suplementos alimentares

    Conheça algumas verdades e mentiras sobre os efeitos colaterais dos suplementos alimentares e aprenda a usá-los com o minimo de colaterais possível.

    Quando falamos em suplementos alimentares muitas duvidas são ainda levantadas e muita desconfiança ainda paira sobre a cabeça de milhares de pessoas. Na maioria das vezes, acabamos conhecendo estes suplementos pelos “amigos da academia”, que nada sabem a respeito, mas fazem questão de indicar, ensinar a usar e tudo mais. Com isso muitas informações são passadas de pessoas para pessoas e acabam por criar mitos e inverdades a respeito dos suplementos.

    Verdades e mentiras sobre os efeitos colaterais dos suplementos alimentares

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Muitos acreditam que suplementos fazem mal, outros acreditam que são como anabolizantes, alguns pensam que eles podem trazer apenas benefícios, já outros apenas maleficios. E ai ficamos perdidos no meio da tanta informação e não sabem em quem acreditar. A verdade é: suplementos se bem usados podem ser muito benéficos a dieta, porém eles também podem apresentar efeitos colaterais. E neste artigo nós vamos tirar algumas conclusões sobre a maioria dos mitos e verdades dos reais efeitos colaterais dos suplementos alimentares.

    Os suplementos alimentares dão espinhas?

    Uma das maiores preocupações dos adolescentes ao utilizar suplementos alimentares é a possibilidade do aumento ou do surgimento de espinhas. A grosso modo, os suplementos alimentares NÃO geram espinhas por si só. Espinhas na verdade, podem advir de uma combinação de elementos, desde a oleosidade da pele até problemas hormonais. Entretanto, sabe-se que a alimentação pode influenciar nesses aspectos, ou seja, proporcionando mais ou menos oleosidade na pele, por exemplo.

    Assim, normalmente, um indivíduo ao começar a utilizar suplementos alimentares, modifica também seu protocolo dietético, normalmente optando por um consumo maior de calorias. Assim, com um aumento no protocolo dietético, nutrientes como os lipídios ou mesmo as vitaminas do complexo B tendem a ser maiores também e é justamente esses nutrientes que estão intimamente ligados com o aumento na oleosidade da pele.

    Os suplementos alimentares em si só proporcionarão espinhas se forem grandes fontes de nutrientes citados e, além disso, há a necessidade da combinação com outros elementos, como a citada dieta.

    Conclusivamente, proteínas, hipercalóricos, pré-treinos e outros suplementos NÃO terão influência por si só em espinhas!

    Os suplementos alimentares podem ocasionar problemas renais?

    Problemas renais

    Um dos maiores fatos negativos os quais os suplementos alimentares são apontados é quanto a problemas renais. Problemas esses, normalmente associados com suplementos de caráter proteico como o whey protein, os BCAAs ou mesmo a creatina. A verdade é que sim, nutrientes como a proteína ou mesmo aminoácidos em excesso no corpo poderão ocasionar problemas renais. Entretanto, como dito, proteína ou mesmo aminoácidos em EXCESSO podem apresentar essa influência. Isso quer dizer que não necessariamente eles devem advir em excesso pelos suplementos alimentares. Se sobrecarregarmos esses sistemas com a própria alimentação, já corremos o risco. Os suplementos alimentares somente agravarão ou aumentarão um consumo já exagerado, por si só não serão a causa de problemas renais.

    Entretanto, alguns “suplementos” merecem destaque para que sejam devidamente assistidos: os pró-hormonais, por exemplo, podem ter forte influência em problemas renais ou mesmo hepáticos. Porém, neste caso, estamos muitas vezes falando de ergogênicos hormonais disfarçados dentro desses produtos, muitas vezes proibidos, inclusive.

    Cupom de Desconto DDM

    Portanto, tenha atenção na combinação da alimentação com os suplementos alimentares. Sobrecargas SEMPRE serão prejudiciais, não importa quais sejam as fontes.

    Os suplementos alimentares ocasionam problemas e disfunções hormonais?

    A grosso modo, bons suplementos alimentares não ocasionam problemas hormonais. Na realidade, entre os mais seguros estão as proteínas e aminoácidos, bem como peptídeos, os carboidratos, os hipercalóricos entre outros. Porém, alguns suplementos podem ser apontados como prejudiciais no quesito hormonal. Referenciando, por exemplo, suplementos que contenham extrato de soja podem gerar problemas como menarca precoce, ginecomastia (em homens), declínio nos níveis de testosterona e outros, além da descalcificação óssea decorrente de seu uso.

    Além disso, suplementos ergogênicos, como os pró-hormonais, podem influenciar negativamente em um feedback em seus usuários, ou seja, causando os mesmos efeitos que esteroides anabolizantes.

    É importante lembrar que os suplementos alimentares devem ser advindos de marcas e fontes confiáveis. Aliás, não é incomum vermos suplementos com “drogas” e outras substâncias neles inseridas de maneira disfarçada e irregular.

    Portanto suplementos alimentares como proteínas, carboidratos, hipercalóricos e aminoácidos não irão causar problemas hormonais. Porém fique atento sempre a procedência do suplemento e de sua marca. Fuja do que for suspeito, pois esses suspeitos podem ser prejudiciais no futuro.

    Suplementos alimentares geram flatulência e desconfortos gástricos?

    Gases e desconfortos abdominais

    Não é via de regra, mas a utilização de suplementos alimentares, principalmente de caráter proteico, podem sim ocasionar problemas como gases, flatulência ou até mesmo desconfortos abdominais. Principalmente suplementos que possuem uma necessidade maior de digestão, podem causar esses efeitos. Alguns bons exemplos são a albumina e a caseína.

    Entretanto, sabemos que os suplementos não são os únicos causadores disso. O alto consumo proteico, mesmo da alimentação, e o consumo de quantidades grandes de fibras alimentares ou mesmo o consumo de vitaminas do complexo B podem gerar esses mesmos transtornos. Portanto, sempre muita atenção nisso!

    Suplementos alimentares podem causar retenção hídrica?

    Sim! Suplementos alimentares, a depender de qual (quais) estejamos falando, podem sim ocasionar retenção hídrica.

    Entre os principais fatores a que isso se decorre, podem ser citados a grande osmolaridade de suplementos energéticos como a maltodextrina, de peptídeos como a creatina ou mesmo pelo alto teor de sódio, presente em boa parte dos produtos, em especial, das proteínas.

    Repositores de eletrólitos também são suplementos, lembrem-se disso! Dessa forma, eles também podem gerar retenção hídrica, visto seu alto teor de sódio e outros minerais.

    Assim, associados ainda com uma dieta inadequada e um baixo consumo de água, alguns suplementos poderão lhe trazer a sensação de inchaço sim!

    Conclusão:

    Tidos como vilões por muitos e como santos por outros, os suplementos alimentares podem ocasionar efeitos colaterais SIM. Entretanto, esses efeitos são observados em casos específicos e quando dentro de protocolos inadequados de uso ou mesmo de produção do produto.

    Portanto, é fundamental uma boa combinação de suplementos e sempre de boa procedência. Certamente, isso fará com que quaisquer chances de problemas e efeitos colaterais não aconteçam.

    O uso indiscriminado de suplementos ou mesmo da alimentação, certamente serão prejudiciais. Sejam equilibrados SEMPRE!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    2 Comentários

    1. Erick 2 anos atrás
    2. jiddu siciliano silva 3 anos atrás


    /* */