• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Waxy Maize: o Guia Completo – o que é, benefícios, como usar

    Conheça a nova tecnologia que vem revolucionando o mercado de carboidratos, conhecida como Waxy Maize e saiba quais são seus benefícios, seu modo de usar e muito mais!


    O Waxy Maize pode ser considerado uma revolução no mercado de suplementos alimentares, quando suas características superam as necessidades nutricionais e auxiliam na performance. Por suas características, o waxy maize tem substituído a maltodextrina ou mesmo a dextrose, carboidratos tipicamente utilizados em momentos pré e pós treinamento. Nos últimos anos, tem recebido uma grande aderência por inúmeros praticantes de musculação e outros e esportes e tem elucidado a indústria de suplementos alimentares.

    waxy-maize-suplemento-energetico

    Banner_336x280_waxy

    E agora muitos começam a perguntar, mas o que é esse suplemento waxy maize que vem substituindo grandes nomes como a dextrose? Quais seus efeitos? Quais seus benefícios? Porque ele é melhor que a dextrose? Quais são as funções desse suplemento? O que ele pode fazer por você? Será que seu custo realmente vale? Enfim, quando uma novidade revolucionária chega ao mercado, ela acompanha inúmeras dúvidas, as quais tentaremos responder com este artigo. Vamos lá!

    O que é waxy maize?

    Waxy maize é um suplemento a base do chamado “amido ceroso”, o qual pode ser considerado um amido diferenciado por conter cerca de 70% de amilopectina e 30% de amilose, o que faz dele um composto de fácil digestão dentro do organismo, não causando nenhum tipo de dificuldade na hora de ser quebrado e absorvido.

    amido-de-milho-ceroso-po

    Além disso, o amido ceroso também é interessante quando mostra outros benefícios, como a capacidade de atrair outros nutrientes de difícil assimilação, por exemplo, proteínas, creatina, beta-alanina e etc, fazendo com que a absorção destes nutrientes seja mais fácil e rápida. Outro ponto posivito é que ele é zero açúcar, não retem líquidos e nem possui glúten, o que evita qualquer tipo de inchaço. Por fim, este amido possui uma baixa osmose, o que favorece para que ele seja absorvido na corrente sanguínea e possa ser transportado para os músculos debilitados.

    Diferenças entre Waxy Maize, Maltodextrina e Dextrose

    Antes da chegada do waxy maize ao mercado, ele era dominado por suplementos como a maltodextrina e a dextrose, suplementos também a base de carboidrato, mas que são diferentes do waxy. Vamos entender melhor a diferença entres os 3 e aprender porque o waxy maize é a melhor opção.

    A maltodextrina e a dextrose eram e ainda são muito utilizadas por praticantes de musculação, seja por desconhecerem as novas tecnologias ou pelo preço, já que custam aproximadamente R$10 um caso de 1kg. Porém, essas soluções apesar de fornecer energia rápida pelo pico de insulina que promovem, podem também fazer com que essa energia seja facilmente tirada de circulação, ocasionando problemas como hipoglicemias rebote, problemas como tonturas, náuseas e muito mal estar. Principalmente em indivíduos que possuem algum tipo de problema insulínico, esses efeitos são claramente observados.

    maltodextrina-dextrose-waxy-maize

    A maltodextrina também é um suplemento que advém do amido de milho, assim como o waxy maize, porém é de um milho diferente. Ela é um suplemento a base de carboidrato complexo e que possui uma digestão mais lenta, o que resulta em aumento de insulina na corrente sanguínea, aumento de glicose nas celulas, recuperação da fadiga muscular e etc. Ela também possui em sua composição frutose e glicose.

    A dextrose já é diferente da maltodextrina, pois é um suplemento a base de carboidratos simples, que é absorvido de maneira rápida pelo organismo. Por ser simples, a dextrose rapidamente eleva a taxa de glicose no organismo e supri as necessidades de energia do corpo. Por ser de alto índice glicêmico, ela promove picos de insulina no organismo e ajuda a transportar outros nutrientes, como proteínas, creatina, BCAA e etc.

    O waxy maize, como já citado, é um suplemento a base de amido ceroso, de carboidrato complexo e que possui uma digestão lenta, porém facilitada. Além disso, ele é um suplemento de baixo índice glicêmico e que não produz picos de insulina no organismo, fazendo com que você não tenha os malefícios citados acima. Ele ajuda no transporte de nutrientes e possui baixa osmose, facilitando sua entrada na corrente sanguínea e chegando ao músculo com mais fluidez.

    Benefícios do suplemento

    Inúmeras recomendações na dieta envolvem protocolos os quais pregam o não uso de carboidratos de fácil digestão para a dieta convencional. Diferentemente de estarmos ou não falando de índice glicêmico, carboidratos na dieta humana devem ser complexos, como o amido, por exemplo. Isso porque, além de promover uma liberação gradual de energia, eles não tenderão a problemas como rápida glicólise, glicogênese e o acumulo de gordura, caso haja quantidade para armazenamento.

    Banner_600x300_waxy

    Para praticantes de esportes, alguns carboidratos de mais fácil digestão podem ser interessantes em alguns momentos, favorecendo a recuperação, a redução da fadiga e a performance de uma maneira geral. São os casos de alguns momentos pré-treinamento, pós-treinamento e mesmo durante o treinamento.

    Entre as principais características do amido de milho ceroso estão a melhor hidratação, possuem a capacidade de produção de maior viscosidade e são utilizados para melhorar a retenção hídrica em alguns compostos, assim como a viscosidade.

    Com um carboidrato que tenha maior atração pela água e maior capacidade de gelatinificação (formação de gel no trato gastrointestinal), são possíveis efeitos como: a diminuição da retenção hídrica, uma vez que a água subcutânea será destinada à hidratação dessas moléculas de amido, uma maior capacidade de aproveitamento de nutrientes no trato gastrointestinal, visto que consegue-se maior tempo de digestão e contato enzimático de outros nutrientes no trato gastrointestinal, tendo uma melhor digestão e absorção sem perdas ou com perdas mínimas e etc.

    Em 2011 a Department of Health & Exercise Science, no EUA, observou que em comparação com a maltodextrina, o waxy maize aumentou a quebra de lipídios armazenados no corpo (que é a gordura corporal).

    Os picos, assim como a liberação de glicose para ser absorvida e de insulina para que ela seja aproveitada em tecidos insulinodependentes, acontecem de forma mais lenta com a utilização do waxy maize, em comparação com a maltodextrina, o que nos possibilita concluir também que o carboidrato consegue fornecer aportes energéticos por um período bem mais longo.

    Como usar o waxy maize

    O waxy maize é um suplemento que, assim como outro qualquer, necessita de formas e protocolos corretos de utilização, do contrário, sua eficácia será mínima ou até mesmo nenhuma. Entre as formas mais frequentes de utilizá-lo, estão imediatamente antes e imediatamente após o treinamento.

    produto-waxy-maize

    Usa-se o waxy maize antes no caso de necessidade de uma refeição pré-treino imediata, caso sua refeição sólida pré-treino tenha uma distância muito elevada do treino, por exemplo, você treina as 15h, fez um pré-treino sólido as 13h e necessita de uma refeição antes de treinar. Então, mistura-se normalmente uma solução de waxy maize, aminoácidos e o whey protein hidrolisado, pois sua digestão é praticamente mínima, não causando desvio significativo do fluxo sanguíneo para o trato gastrointestinal. Pessoas que treinam nas primeiras horas do dia, logo ao acordar podem se beneficiar com esse uso.

    Utiliza-se imediatamente após o treino para fornecer energia rapidamente, não gerar picos insulínicos e auxiliar na melhora da digestão e na absorção de nutrientes de outros suplementos, especialmente a creatina, que mostra-se muito melhor absorvida na presença de waxy maize.

    O waxy maize não deve ser um suplemento utilizado como substituto de outros carboidratos como, por exemplo, em refeições. Procure sempre utilizar carboidratos complexos como o arroz, as batatas, mandioca, cará, inhame, entre outros.

    Sem sombra de dúvidas, apesar da eficácia, o waxy maize necessita de protocolos corretos de utilização, sejam nos momentos, no respeito às necessidades individuais, nas quantidades e nas misturas feitas com o mesmo. Portanto, não pense que esse é mais um milagre da indústria, mas veja-o como mais uma ferramenta para o desenvolvimento físico.

    Onde Comprar mais barato?

    Um bom lugar para se comprar produtos mais barato é a internet. E como você está pesquisando o mesmo por ela, acredito que já saiba disso e está acostumado. Um site que indico muito, que é onde fazemos as nossas compras da equipe, é o da Prozis. É um site Europeu, que chegou no Brasil a uns 3 anos e possuem preços super acessiveis, entrega garantida e produtos de qualidade.

    Além disso, eles possuem marca própria de suplementos, ou seja, o que faz baratear ainda mais o produto. Por exemplo, o Waxy Maize deles, custa em torno de R$30,00 por um pote de 1kg. MUITO BARATO! CLIQUE AQUI e vá até a loja deles, tenho certeza que você não irá se arrepender e não sairá de lá sem um produto.

    Conclusão:

    A tecnologia está ai para ser usada e para que possa trazer cada vez mais inovações ao mercado de suplementos. Pudemos comprovar isso com o Waxy Maize, que é quase que uma mistura da maltodextrina com a dextrose, trazendo a parte boa dos dois suplementos e fazendo com que ela seja melhor.

    Porém como nem tudo são flores, apesar de um excelente suplemento, hoje os seu preço no Brasil ainda é relativamente alto, principalmente em comparação com os seus rivais. Um saco de dextrose ou maltodextrina tem saído a R$10,00 o kg. Já o waxy maize tem um valor, aproximadamente, de R$70,00 o kg. Inclusive esse é um dos motivos deste suplemento ainda não ter caído no gosto popular.

    Porém, como mostramos ele vale a pena ser utilizado e o seu retorno, em melhor saúde e melhores ganhos musculares é notável. Por isso, se você tiver condições, não pense 2 vezes, vá de waxy maize!

    E então, qual será sua decisão?

    4 Comentários

    1. Susana de Albuquerque 3 meses atrás
    2. Gabriel 3 meses atrás
    3. Leonardo Peterson 7 meses atrás
    4. Rodrigo 10 meses atrás


    /* */