• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Whey Protein Hidrolisado é melhor que o isolado e o concentrado?

    Descubra se o whey protein hidrolisado é realmente melhor do que o whey isolado e o concentrado ou é apenas o marketing que o faz "melhor" entre os três.


    Nós brasileiros temos a mania de pensar que quanto mais caro um produto, melhor será ele. E é assim com o whey hidrolisado. Quando ele chegou ao Brasil, prometendo uma absorção extremamente elevada, veio a um preço super exorbitante e a partir disso as pessoas começaram a tomar como verdade que este era o melhor whey protein para se ingerir, independente do momento ou necessidades, o hidrolisado era o melhor de todos.

    Logomarca do Whey Protein Hidrolisado

    Banner_336x280_ON-Whey

    Passado alguns anos e depois de um excelente artigo que escrevi (http://dicasdemusculacao.org/whey-concentrado-isolado-e-hidrolisado-qual-o-melhor/), passamos a ter noção de que esta “verdade absoluta” não era tão verdade assim. O whey hidrolisado é um bom whey sim, mas com suas particularidades, assim como os outros. Neste artigo vamos desvendar um pouco mais sobre esse mito do whey protein hidrolisado ser o melhor entre os três.

    CONHEÇA: A melhor loja de suplementos do Brasil!

    Entendendo os tipos de whey

    O whey protein é um suplemento obtido através da filtragem do soro do leite. Retirando em torno de apenas 20% da matéria prima do alimento, ele passa então por processos industriais que relacionam tempo, temperatura e outros aspectos, como a importante filtragem para obter diferentes produtos. A partir desses processos industriais é que contamos com o grande fator de diferenciação entre um produto e outro. Entre as mais comuns formas de whey protein hoje encontrados, estão a hidrolisada, a concentrada e a isolada.

    O whey protein concentrado é em média 80% rico em proteínas, ou seja, para uma dose de 30g ele possui em média 20-22g de proteínas, sendo que essas proteínas podem apresentar diferentes graus de qualidade frente aos processos que possam ocorrer. Ele normalmente possui um pouco de lactose, gordura e outras “impurezas” resultantes da matéria prima.

    Já o whey protein isolado é a forma pura do whey, apresentando pelo menos 95% da concentração proteica, com quantidades mínimas ou inexistentes de lactose, gordura impurezas e outras.

    Por fim, o whey protein hidrolisado é aquele que além de sofrer uma bela microfiltragem, passa também por processos enzimáticos de hidrólise. Não necessariamente ele é o mais puro, mas ele é o que tem a absorção mais rápida, devido ao processo de hidrolise já acontecer no produto e não no organismo. Ao ingerir o whey protein hidrolisado, diferente do que ocorrem com a versão isolada e concentrada, a proteína hidrolisada passa pelo trato gastrointestinal sem grande necessidade de digestão, sendo tão logo absorvido e disponibilizado na corrente sanguínea. É por contra dessa alta tecnologia que os preços desses produtos costumam ser tão elevados e é diante desses aspectos que se elaboram extravagantes estratégias de marketing.

    Entenda mais detalhes sobre cada tipo de whey: http://dicasdemusculacao.org/whey-concentrado-isolado-e-hidrolisado-qual-o-melhor/

    Whey protein hidrolisado em pó

    Frente a esse aspecto, o hidrolisado se torna o melhor entre eles?

    O whey hidrolisado pode apenas ser vantajoso frente ao uso imediatamente antes do treino, onde a necessidade do esvaziamento gástrico é alta, ou para indivíduos que não toleram a proteína do leite, sendo o fornecimento da proteína já hidrolisada uma sugestão de uso.

    É importante lembrar que NEM TODO WHEY PROTEIN HIDROLISADO É ISENTO DE IMPUREZAS, BEM COMO DE LACTOSE TAMBÉM. Aliás, grande parte dos produtos hidrolisados hoje comercializados no Brasil possuem sua fórmula um tanto quanto sugestiva. É o caso da BNRG, que fornece uma proteína de finíssima qualidade, mas infelizmente adicionada de SACAROSE e de FRUTOSE, algo um tanto quando não entendível.

    Logo pode ficar claro que o whey hidrolisado não é o melhor de todos e nem é indicado para todos os momentos do dia. Não se iluda pelo preço, nem tudo que é caro é bom. Não há necessidade de investir rios em dinheiro com proteínas hidrolisadas caso não haja real necessidade como as supracitadas. É muito mais vantajoso utilizar uma proteína de ÓTIMA qualidade e investir o restante em suplementos de grande eficácia, além de investir de maneira fiel na dieta a fim de utilizar as melhores fontes alimentares.

    Banner_600x300_AST_VP2

    Conclusão

    Caso você seja suficientemente esperto, perceberá que a aplicabilidade do whey protein hidrolisado para o praticante de musculação é relativamente baixa, quando falamos de indivíduos sadios e sem patogenias. Entretanto, muitos consumidores são ludibriados acabando por optar por produtos mais caros e que muitas vezes NÃO gerarão os mesmos resultados de produtos de também boa qualidade, mas com preço melhor.

    Não seja enganado! Pesquise, pergunte, estude e faça testes. Aprenda que nem tudo o que é mais caro é o melhor. As vezes é só o preço do marketing.

    Portanto muita atenção!

    Boa suplementação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    2 Comentários

    1. Eduardo 1 ano atrás
    2. Mi 1 ano atrás


    /* */