Você é daqueles que não abre mão para uma boa ceia de Natal ou Ano Novo? Tudo bem, nem tudo está perdido. Lembre-se que os maiores fisiculturistas também tiram períodos de férias. Mas claro, nunca deixe que isso acabe totalmente com seus ganhos. Então, aqui ficam 10 dicas rápidas para evitar exageros no Natal e Ano Novo.

Conheça 10 dicas para manter um Natal e um Ano Novo saudável e o mais anabólico possível.
1 – Procure consumir o mínimo de álcool possível
O álcool tem poder de baixar níveis hormonais, possui muitas calorias e também ajuda no processo de desidratação.
2 – Consuma carnes brancas
Todos sabemos que os principais pratos de Natal envolvem alimentos muito calóricos. Mas porque não aliar isso a uma “boa alimentação”? Opte por opções como Chester ou até mesmo Peru ao sentar-se na mesa.
3 – Evite frituras
É inevitável que, para quem vai furar a dieta, alimentos fritos não surjam em sua frente. Mas evite-os. Opte por alimentos assados. Tome sempre cuidado com o excesso de gordura/óleos nos alimentos cozidos também.
4 – Consuma castanhas
Alimentos típicos de uma mesa natalina. Apesar de calóricos, possuem ótimos nutrientes como selênio e ferro. Por isso, procure consumi-los, mas moderadamente.
5 – Beba bastante água
A água é um ótimo aliado para ajudar a evitar a retenção hídrica (visto que a maioria dos alimentos de festas possuem alto teor de sódio) e, de quebra, ajuda a desintoxicar o corpo, além de mantê-lo hidratado.
6 – Procure manter atividade física
Claro, é difícil manter o treino como de costume nesses períodos. Mas procure manter a atividade física ainda freqüente para evitar grandes perdas. Aliado ao aumento calórico que sempre acontece, pode ser uma boa época para os que desejam o aumento de massa muscular magra.
7 – Procure comer de 3 em 3h
Um erro freqüente é guardar toda a fome pros momentos de ceia. Isso faz com que comamos mais do que o necessário e, geralmente alimentos não convenientes. Por isso, procure manter-se alimentado para evitar picos de fome e exageros.
8 – Beba (álcool) apenas quando estiver alimentado
Não beba antes de comer algo sempre. O primeiro fator é para proteger o corpo da agressão do álcool e possivelmente de uma brusca queda glicêmica. Em segundo plano, isso evitará com que se beba mais do que o necessário, visto que o álcool possui calorias vazias.
9 – Consuma saladas
É difícil, em uma mesa farta olhar para as saladas. Mas faça um esforço e comece por ela. Isso ajudará o estômago a encher-se antes do aumento brusco calórico.
10 – Não esqueça de manter o corpo sempre abastecido com proteína
Visto que muitos alimentos são altamente energéticos (gorduras, carboidratos e, muitas vezes pouco ricos em proteínas), mantenha a ingestão proteica através de shakes de albumina, caseína ou whey protein.