Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudável10 Melhores Alimentos para Aumentar a Imunidade

10 Melhores Alimentos para Aumentar a Imunidade

Conheça 10 super alimentos que irão te ajudar a melhorar a sua imunidade e evitar que você fique doente por qualquer motivo.

alimentos-imunidade

Como anda a sua imunidade? Se ela está baixa, você está no lugar certo!

Neste artigo nós selecionamos os 10 melhores alimentos para aumentar a sua imunidade. São alimentos que você pode incluir na sua alimentação do dia a dia sem precisar gastar uma fortuna.

Como todos sabem, a alimentação é um dos pilares principais para se ter uma boa saúde. No entanto, apenas comer bem não adianta, é necessária adotar bons hábitos como: praticar exercícios físicos, dormir bem, não fumar, e não beber.

É sempre bom lembrar que os alimentos que serão listados aqui não irão te deixar imune do novo Coronavírus (Covid-19). Ou seja, são alimentos ricos em macro e micronutrientes que deixaram o seu organismo mais resistente.

Antes de qualquer coisa, quero que leia este capítulo com um breve resumo sobre os componentes encontrados nos alimentos e porque cada um deles é fundamental para a sua saúde.

Entenda porquê você deve manter uma boa alimentação

Como falamos acima, a alimentação é um dos fatores determinantes para nos manter vivos e saudáveis. Isso porque, os nutrientes que há nos alimentos são responsáveis por desenvolver as principais funções do nosso corpo.

O nutrientes são classificados em micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios).

  • Micronutrientes

Dentro do grupo dos micronutrientes estão as vitaminas como A, C, D, E e também as vitaminas do complexo B. Também fazem parte desse grupo os minerais como zinco, ferro, fósforo, selênio, cálcio, entre outros.

Essas substâncias contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibactericidas, entre outras funções importantes para o organismo, capazes de prevenir e tratar diversos tipos de doenças.

LEIAM TAMBÉM >>> A importância dos micronutrientes

  • Proteínas

Se trata do principal nutriente do nosso corpo. Ela participa de todos os processos metabólicos, inclusive dos processo de defesa do nosso organismo.

LEIA TAMBÉM >>> Guia de nutrição: Proteínas, o macronutriente essencial para a vida

  • Carboidratos

Esse macronutriente é a nossa principal fonte de energia. Mesmo aqueles que não são atletas devem fazer uso constante e regular dos carboidratos, uma vez que eles promovem diversos benefícios para a saúde.

LEIA TAMBÉM >>> Conheça os diferentes tipos de carboidratos

  • Lipídios

Os lipídios ou gorduras, fazem parte do grupo de macronutrientes essenciais para o nosso corpo. Elas são conhecidas como gorduras boas (insaturadas) e atuam em diversas funções do organismo como formação de membranas celulares, controle hormonal, além de ser fonte de reservas de energia que o nosso corpo necessita.

LEIA TAMBÉM >>> Entenda o que são lipídios e sua função dentro do organismo

Agora sim, chegou a hora de você conferir a nossa super lista dos 10 melhores alimentos para aumento da imunidade, garanto que você irá se surpreender com a variedade de alimentos que selecionamos.

Lembrando que eles estão em ordem aleatória, ou seja, o primeiro não quer dizer que seja o melhor alimento, assim como o último não quer dizer que seja o pior.

Bora lá?

 1 – Frutas Cítricas

As frutas cítricas são alimentos clássicos para o aumento da imunidade. Isso porque, elas contém boas quantidades de vitamina C e antioxidantes capazes de deixar o organismo mais protegido contra vírus e bactérias. Boas opções de frutas cítricas são: laranja, kiwi, acerola, tomate, entre outros.

52315233 – fresh juicy citrus fruits in a basket on a wooden background

2 – Oleaginosas

Oleaginosas são alimentos como nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais. Eles são alimentos ricos em zinco, e vitamina E que, além de agir no aumento da imunidade, ainda te protegem dos radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células e provocam o envelhecimento precoce.

Oleaginosas

VALE A PENA LER >>> Insira oleaginosas em sua dieta, elas são importantes!

3 – Gengibre

Não se empante, o gengibre é sim um alimento que aumenta a imunidade, aliás, é um dos melhores para isso. Ele é rico em vitamina C e vitamina B6, além disso, ele é eficiente no tratamento de inflamações na garganta.

gengibre_5118_l

4 – Cebola

A cebola é um ótimo alimento para manter o organismo mais resistente contra vírus e bactérias. Isso porque, ela é rica em substâncias antibactericidas, antivirais, anti-inflamatórias, antiparastáticas e antifúngicas como a alicina.

iStock 836586846 760×450

Essa substância é eficiente na prevenção de diversos tipos de cânceres como o de cólon, o de boca, o de laringe, esôfago, mamas, ovários e rins.

5 – Alimentos com ômega 3

O ômega 3 é uma gordura insaturada, ou seja, uma gordura boa, que contém ações anti-inflamatórias e que aumenta os níveis de colesterol bom e regula os níveis de colesterol ruim. Boas opções de ômega 3 são: azeite, salmão, atum, nozes, linhaça, entre outros.

alimentos que contêm ômega 3

LEIA TAMBÉM >>> Ômega 3: Gordura essencial para uma melhor Saúde e Performance!

6 – Batata Doce

Além de ser rica em carboidratos e fibras alimentares, a batata doce é rica em micronutrientes e antioxidantes como vitaminas do complexo B, que além de associadas com o metabolismo, aumentam a imunidade. Ela também é rica em beta-caroteno, um antioxidante capaz de aumentar as função das células de defesa no corpo.

batata doce 1560551337997_v2_1254x836

RECOMENDADO >>> Batata Doce: o alimento ideal para o praticante de musculação

7 – Chá Verde

O chá verde é rico em inúmeros antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo. Esses compostos irão diminuir os danos celulares, inclusive das células de defesa. Além de agir no aumento da imunidade, ele também faz com que o metabolismo trabalhe de forma mais eficiente

cha verde tabua abre

8 – Pimenta

Sim, a pimenta também entra nesta lista. Isso porque, ela é rica em betacaroneto, componente capaz de se transformar em vitamina A, protegendo assim o corpo de infecções, vírus e bactérias.

305739 conheca as 6 variedades de pimenta mais utilizadas no pais 780×450

9 – Iogurte

O iogurte contém probióticos em sua composição. Os probióticos são bactérias benéficas à saúde, que lutam para expulsar do organismo as bactérias ruins que causam diversos tipos de doenças.

iogurte

Além disso, essas “bactérias do bem ” fazem com que os intestino funcione de forma muito mais eficiente, fazendo com que ele absorva melhor os nutrientes encontrados nos alimentos.

10 – Vegetais escuros

Alguns vegetais como brócolis, espinafre, couve são ricos em ácido fólico, um poderoso nutriente que auxilia na formação dos glóbulos brancos, que são responsáveis em manter o organismo protegido de infecções, vírus e bactérias. Outros alimentos que contém ácido fólico são feijões, carnes, cogumelos, entre outros.

dark leafy greens

Conclusão

Os alimentos citados neste artigo são os mais acessíveis possível, ou seja, você consegue encontra-los em qualquer supermercado, feira ou hortifrúti e nem é necessário gastar uma fortuna para tê-los em sua casa.

Apesar se serem bons para aumentar a sua imunidade e te proporcionar uma melhor qualidade de vida, é importante deixar claro a importância de evitar exageros, para que não haja efeitos colaterais.

Se for o caso, faça uma consulta com algum médico ou nutricionista para saber quais as quantidade exatas que o seu organismo necessita de cada item desta lista.

É bom ressaltar mais uma vez que eles não são eficazes na prevenção e nem no combate do novo Coronavírus (Covid-19).

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

10 Melhores Alimentos para Aumentar a Imunidade

Artigos Relacionados

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!