Neste artigo, vamos propor algumas dicas que podem auxiliar no processo de ganho muscular. Algumas dicas já conhecidas e outras nem tanto, diria até que um pouco incomuns.
Para você que necessita de dicas nutricionais extras para incrementar o ganho muscular, esse é um artigo feito exclusivamente para você.
Indice / Sumário
– Ingira sódio
O sódio é o pesadelo de muito culturista, principalmente em fase de competição. Porém, o mesmo exerce papel fundamental no transporte de íons e no transporte de água para o músculo. Além disso, o Sal de cozinha é adicionado de iodo, um micro-nutriente fundamental para o bom funcionamento da glândula tireoide.
Porém, excessos de sódio podem ser prejudiciais para o corpo, causando problemas como hipertensão e alta viscosidade sanguínea. Cerca de 2-6g de sódio por dia estão mais do que suficientes.
– Consuma carne vermelha
A carne vermelha é ótima fonte de ferro, melhorando a oxigenação sanguínea, ótima fonte proteica e lipídica e, de quebra ótima fonte de creatina, aminoácido fundamental para o aumento de massa muscular e força.
Além de todos esses benefícios, possui um considerável teor de colesterol, importante para a síntese de testosterona que, dispnsa comentários sobre sua importância na construção muscular.
– Aumente o teor lipídico em sua dieta
Os lipídios são macro-nutrientes que sevem como matéria prima para a fabricação hormonal dentro do corpo. Uma dieta baixa em lipídios pode ocasionar um declínio hormonal, ainda mais em uma dieta rica em fibras. Por isso, cerca de 30% da dieta deve ser constituída por lipídeos, sendo desses 30%, 10% de gordura saturada.
– Consuma vitaminas e minerais
Sem vitaminas e minerais, é difícil manter processos químicos fundamentais dentro do corpo não somente para o aumento de massa muscular, mas para a sobrevivência como um todo.
Por isso, se sua dieta é deficiente nesse aspecto, comece a pensar em um polivitamínico uma ou duas vezes ao dia.
– Inclua MCTs em sua dieta
Pesquisas realizadas atualmente comprovaram a eficácia dos MCTs na eliminação de gordura corpórea, termogênese, fornecimento rápido de energia para o corpo e outros.
Quanto comparado ao W-3, os MCTs mostraram um maior auxílio no ganho de massa muscular magra em conjunto com baixo ganho de gordura corpórea.
Por isso, usar MCTs após o treino, não é uma ótima opção, mas em outros momentos, pode ser usado com tranquilidade.