Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoA importância do ovo inteiro na dieta

A importância do ovo inteiro na dieta

Conheça a importância de ingerir a gema do ovo em sua dieta e quais os benefícios dela para a saúde e para os praticantes de musculação.

Importância do ovo inteiro na dieta do praticante de musculação


Durante anos e anos se popularizou a grande ideia de que a gema do ovo poderia ser algo maléfico para a saúde, principalmente se consumida “determinadas vezes por semana”. Normalmente, isso era dito frente aos teores elevados de colesterol que a mesma possui e frente a sua porcentagem de lipídios, em especial, os de origem saturada.

Entretanto, pouco a pouco, diante de novas pesquisas empíricas e científicas, começou-se a perceber que a gema do ovo apresenta muito mais benefícios do que quaisquer prejuízos, seja para a saúde ou para a performance física. Desta forma, pouco a pouco a que era tida como uma grande “vilã”, passou a novamente fazer parte dos cardápios de diversos indivíduos. Mas, afinal, se sabemos que ela apresenta benefícios, cabe-nos saber quais são eles, a fim de utilizá-los da melhor forma possível, não é mesmo?

Primeiramente, durante anos, popularizou-se que a gema do ovo só poderia ser consumida até 2 ou 3 vezes na semana, o que NÃO é verdade, definitivamente. No que se diz respeito ao colesterol, inúmeros são os estudos hoje que mostram que o colesterol sérico não tende a ser elevado quando a gema de ovo é consumida. Aliás, os níveis de HDL (Lipoproteína transportadora reversa de colesterol) foi observada com aumento, mostrando efeitos preventivos, por exemplo, ao sistema cardiovascular. Apesar desse fator, deve-se observar cuidadosamente que indivíduos que JÁ TENHAM níveis de colesterol elevado, seja por conta genética ou por conta de hábitos não saudáveis, podem apresentar-se diante de um problema frente ao consumo da gema do ovo ou de quaisquer outras fonte de colesterol. Portanto, isso deve ser cuidadosamente observado.

A gema de ovo é uma das fontes mais ricas em colina, uma substância derivada do aminoácido serina. A colina é uma importante substância associada ao bem-estar e a felicidade, entretanto, ainda apresenta níveis influentes no sistema nervoso central, em especial no cérebro, aumentando os níveis de concentração, raciocínio e em crianças tem apresentado-se eficaz na melhora ao aprendizado.

Ainda sobre as substâncias secundárias das gemas de ovo, elas são ricas em carotenoides, importantes no auxílio à visão, na redução de inflamações.

O enxofre, bastante conhecido por seu odor, presente em boa quantidade, mais especificamente na gema do ovo, contribui para melhor absorção de vitaminas do complexo B e também nas funções hepáticas diversas. Ele ainda pode melhorar a produção de colágeno, resultando em pele, cabelos e unhas melhores.

Para o praticante de musculação, a gema do ovo não possui apenas lipídios e colesterol, importantes nutrientes fontes energéticas, importantes matérias para sínteses hormonais, entre outros tantos: Ela ainda é fonte de importantes aminoácidos, dentre eles os BCAAs, fundamentais na síntese proteica e fundamentais para serem utilizados como energia durante as atividades físicas pelo músculo esquelético.

Importância de comer a gema do ovo

Assim como as claras, as gemas e consequentemente o ovo inteiro apresentam-se muito interessantes também na digestibilidade: Apesar de muitos indivíduos reclamarem de desconfortos gastrointestinais, gases ou outros fatores, isso normalmente não está associado unicamente ao consumo do ovo inteiro em si, mas ao consumo proteico e lipídico da dieta como um todo.

Portanto consumir o ovo inteiro em determinados pontos de sua dieta e de acordo com as suas necessidades é sim uma boa diretriz e um bom protocolo, seja para quem busca melhor qualidade em saúde ou melhores resultados na musculação. Não deixe de ingerir o ovo inteiro em sua dieta, ele pode ser seu aliado na conquista por objetivos melhores.

Valores nutricionais do ovo:

Ovo cru
Quantidade1 ovo
Água (%)75
Calorias80
Proteína (g)6
Gordura (g)6
Ácido Graxo Saturado (g)1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,7
Colesterol (mg)274
Carboidrato (g)1
Cálcio (mg)28
Fósforo (mg)90
Ferro (mg)1
Potássio (mg)65
Sódio (mg)69
Vitamina A (UI)260
Vitamina A (Retinol Equivalente)78
Tiamina (mg)0,04
Riboflavina (mg)0,15
Niacina (mg)Traços
Ácido Ascórbico (mg)0

Cansado de treinar, se alimentar e suplementar mas nunca ver os resultados?

Se você está cansado de se “alimentar corretamente”, de suplementar o que as pessoas te falam e dos treinos que seus professores de academia lhe passam, fique tranquilo, eu tenho a solução para você! A solução que tem ajudado a diversas pessoas a chegarem em seus resultados, de forma natural, apenas utilizando treinos corretos, alimentação correta e suplementação eficaz. CLIQUE AQUI e descubra o que estou falando.

Chega de frango com batata doce todo dia… Chega de whey protein a toda hora… Está na hora de você aprender o que realmente é eficaz para a Hipertrofia Perfeita e colocar em prática só o que funciona, sem perder tempo com esse monte de baboseira que as pessoas tem dito por ai. Faz sentido para você? Está interessado? Então CLIQUE AQUI e conheça o Programa que irá mudar os seus ganhos musculares!

Este artigo foi escrito por:

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 18

A importância do ovo inteiro na dieta
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

16 Comentários


  1. Eduardo Sousa disse:

    “Depende das necessidades de cada indivíduo” tah isso todos nós ja sabemos, é meio óbvio!! Mas vcs não podem jogar uma média de quantos ovos devemos comer por dia?? Eu aposto como vão responder “mas depende mesmo de cada pessoa”, o que queremos saber é uma média, pois alguns aqui como eu estão com certas dúvidas em relação a isso. E tbm gostaria de saber se devo comer ovos antes ou depois dos treinos na academia. Agradeço se puderem responder.

    ——

    Se você precisa de 100g de proteína por dia e cada ovo possui 13g, você precisa de 7 ovos. Mas se você precisava de 200g, precisa de 14 ovos… Como que eu vou te falar uma média se cada pessoa tem uma necessidade diferente? Entende a questão?

  2. Vera Gomes disse:

    É! Não existe uma verdade absoluta..

  3. weverton disse:

    Ei OVO NÃO TEM COLESTEROL LDL NÃO, ELE TEM COLESTEROL HDL NA QUAL PODE SIM SER COMIDO EM EXCESSO POIS ELE ABAIXA O LDL QUE É O COLESTEROL RUIM !! NESSE CASO PODE COMER A-VONTADE POIS É UM DOS ALIMENTOS MAIS COMPLETOS DO MUNDO.

    –=-

    LDL nem HDL são colesterol, mas sim, apolipoproteínas carreadoras de colesterol.

    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  4. Jean Wagner disse:

    Quantas gemas posso comer por dia??

    Depende das necessidades nutricionais individuais.

    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  5. gabriella medeiros disse:

    Queria tira uma duvida a 15 dias estou fazendo uma reeducação alimentar e caminhando 1 hora todos os dias, menos no sábado e domingo. No almoço de vez e quando como 3 a 4 ovos por dia, faz mal a minha dieta?

    Não há como saber. Depende das suas necessidades individuais.

    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  6. felipe cavalheiro bueno disse:

    Devo comer ovo no pré-treino ou no pós-treino ou vice versa? Qual quantidade devo consumir de ovo?

    ——-

    O horário da ingestão de ovos e a quantidade irão variar de acordo com as necessidades e cada pessoa. O que eu como, não será o que você precisa comer e pro ai vai.

Carregar mais Comentários

Deixe o seu comentário!