Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoDicas sobre nutrição esportivaAprenda como a proteína da clara do ovo ajuda na musculação

Aprenda como a proteína da clara do ovo ajuda na musculação

Descubra como a clara do ovo é uma importante fonte de proteína para o corpo e como ela pode te ajudar no ganho de massa muscular!

clara-do-ovo-cozida


Albumina, proteína da clara do ovo, clara de ovo em pó, clara de ovo pasteurizada… Ou simplesmente OVO! Essas são algumas das denominações que a proteína presente no ovo recebe. Apesar de ser uma proteína ainda banalizada por muitos e colocada sua eficácia em dúvida, a proteína da clara do ovo demonstra aspectos ímpares, tanto em efetividade, quanto em custo benefício.

Assim, diferente de muitos mitos populares ou mesmo preconceitos com essa excelente fonte de proteínas, aprenderemos um pouco mais sobre ela e esclareceremos alguns pontos sobre seu consumo, estimulando-o a obter ainda mais resultados com essas novas descobertas colocadas em prática.

A proteína da clara do ovo

A proteína da clara do ovo pode ser considerada uma proteína de alto valor biológico (AVB), o que demonstra que ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo. Ainda nesse ponto, por se tratar de uma proteína de origem animal, ela possui quantidades significantes de BCAAs, que são grandes aminoácidos relacionados com a musculação, por seu caráter energético e por ser capaz de estimular a síntese proteica e também a secreção de insulina, o que contribuirá para o anabolismo e o anti-catabolismo muscular. Além disso, ela é rica em outros aminoácidos que são de alta importância no corpo como a L-Glutamina, que está intimamente relacionada com o sistema imunológico, está relacionada com a diminuição da fadiga muscular e etc.

Entre as vitaminas presentes na clara do ovo, que não são muitas, a que mais se destaca é a Riboflavina, também chamada de Vitamina B2 (cerca de 100g de clara de ovo fornecem 28% das necessidades diárias dessa vitamina), que participa do metabolismo energético e é de extrema importância para a saúde dos olhos, pele, cabelos e boca. Caso haja uma deficiência dessa vitamina no corpo, podem ocorrer ulcerações bocais, inflamações gengivais, entre outros sintomas, além do metabolismo energético ser prejudicado.

clara-de-ovo-no-prato

Já entre os minerais presentes na clara do ovo, os que estão em maior concentração é o sódio, o que também não é algo a se preocupar, e o selênio, que em cerca de 100g de claras de ovos fornece cerca de 29% das necessidades diárias recomendadas.

Suas características de digestão, são muito interessantes. Apresentando-se fácil de digerir, por sua frágil estrutura, a clara de ovo é altamente recomendada para muitas pessoas que sentem desconfortos ou outros problemas no trato gastrointestinal ao se alimentarem com fontes mais pesadas de proteínas, como as carnes.

Portanto, apresentando uma nutrição tão ímpar, a clara de ovo é uma opção barata para fornecimento proteico, seja para praticantes de musculação, praticantes de outras modalidades esportivas ou mesmo indivíduos inativos no esporte. Ela será uma grande aliada na recuperação muscular.

A utilização da clara do ovo

A clara do ovo é muito versátil, de fácil preparo e pode ser consumida desde em sua forma pura, até em adição a receitas doces e salgadas.

Quando consumida sozinha, boas opções são: cozida, pochê, grelhada ou mesmo frita. Entretanto, JAMAIS deve-se consumir a clara de ovo crua, pois isso certamente acarretará prejuízos para a saúde, como a salmonelose. Além disso, ela possui fatores antinutricionais quando crua, o que reduzirão sua eficácia e a absorção de outras vitaminas e proteínas. Quando cozida ou grelhada, é importante que ela passe por um cozimento onde o seu centro geométrico (gema) chegue em pelo menos 74-76ºC.

Os momentos para o consumo da clara do ovo são inúmeros e não existem regras. Ela pode ser uma proteína extremamente interessante para se consumir na primeira refeição, pois combina com alimentos doces; pode ser uma opção antes de dormir, pela facilidade de digestão; e até mesmo usada antes do treino, para facilitar a digestão. Apesar de não ser a proteína mais interessante para se consumir imediatamente após o treino, ela é interessante para a refeição sólida após o treino, onde podemos propor proteínas com uma maior facilidade na digestão.

valor-nutricional-clara-do-ovo

Cansado de treinar, se alimentar e suplementar mas nunca ver os resultados?

Se você está cansado de se “alimentar corretamente”, de suplementar o que as pessoas te falam e dos treinos que seus professores de academia lhe passam, fique tranquilo, eu tenho a solução para você! A solução que tem ajudado a diversas pessoas a chegarem em seus resultados, de forma natural, apenas utilizando treinos corretos, alimentação correta e suplementação eficaz. CLIQUE AQUI e descubra o que estou falando.

Chega de frango com batata doce todo dia… Chega de whey protein a toda hora… Está na hora de você aprender o que realmente é eficaz para a Hipertrofia Perfeita e colocar em prática só o que funciona, sem perder tempo com esse monte de baboseira que as pessoas tem dito por ai. Faz sentido para você? Está interessado? Então CLIQUE AQUI e conheça o Programa que irá mudar os seus ganhos musculares!

Conclusão:

Presente diretamente ou indiretamente na dieta de diversas regiões do mundo, a clara de ovo exibe-se como uma excelente opção de consumo proteico, e é capaz de promover bons resultados em aspectos relacionados a saúde e também ao desempenho físico.

VEJA TAMBÉM: Importância de ingerir o ovo inteiro na dieta

Portanto, sabendo como consumi-la adequadamente, nas quantidades e momentos corretos, certamente muitos serão os benefícios obtidos de maneira prática e barata.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

supx comparador suplementos 600×300

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

151 Comentários


  1. Tainah disse:

    Em termos de quantidade, quantos ovos por dia deveria consumir uma pessoa de 55kg para ganhar massa muscular (com treinamento intenso), se a pessoa é vegetariana e consome, de proteína animal, só ovos e leite. Vale mais a pena consumir a clara em pó?

  2. sem duvida e um dos melhores alimentos que exsite eu sou prpva viva disso , consumo 15 claras e 2 gemas por dia e meu corpo se transformou , melhorei muito a forma fisica , fazendo musculaçao

  3. Farley disse:

    ola…. eu gostaria de tirar uma duvida com voce, eu tenho resistencia a friba do ovo e os suplementos tambem, tenho um enorme desejo de ter um ganho de massa magra e não sei como eu devo proseguir voce tem alguma sugestão ? aguardo resposta.

    • Betão Marcatto disse:

      Sim .. vc deve ingerir proteína suficiente pra que seu balanço nitrogenado fique positivo. Existem diversas fontes de proteína animal, vc não precisa usar suplementos.

  4. André disse:

    Olá pessoal !
    Eu pesava 92 quilos , fiz uma dieta a base de clara de ovos cozidos, 10 ovos por dia (só as claras) me alimentando com moderação e tirando o açúcar do cardápio , tive um ótimo resultado em 2 meses , perdi 10 quilos e a definição dos músculos já eram bem visíveis, perdi aquela barriga deselegante e continuo com os treinos..Vale a pena a disciplina e a dedicação .

  5. Dalson Salvador de Araújo disse:

    Eu li o seu artigo inteiro, assim como todo mundo. Mas sabe qtas pessoas querer sequer ler o que aparece escrito naquele lightscreen que aparece enqto estamos lendo bem no meio do artigo? 0,0000000000001%.
    Em uma fração de segundo bati no olho no X e foi lá que cliquei. Continuei lendo o artigo. Não faço a minima ideia do que se tratava aquele lightscreen. Só atrapalhou. Unica e exclusivamente atrapalhou.
    O artigo, é muito bom.

  6. Miguel disse:

    Gostaria de saber se toma-se o ovo cru antes ou depois do treino de musculação?

    —-

    Não recomendo ovo cru em nenhum momento… Cozinhe ele.

  7. Rafael disse:

    Posso comer 2 ovos pela manhã antes do treino só a clara, e depois ir treinar? Isso ajudará?

    ——

    Se tiver necessidades, não há problemas. Se vai ajudar ou não ai depende da dieta como um todo, do horário do treino, do tempo de ingestão antes do treino e etc…

  8. priscila disse:

    Queria saber se eu comer a clara c/a gema atrapalhar o ganho de massa muscula??? Sendo que eu tomor bcaa.

    —–

    A gema pode ajudar no ganho de massa, se for utilizada corretamente, leia este artigo: https://dicasdemusculacao.org/pare-jogar-fora-gemas-ovo/ e https://dicasdemusculacao.org/a-importancia-do-ovo-inteiro-na-dieta/

  9. Rafael disse:

    Boa tarde, parabéns pelo site e inúmeras consultas a todos, fato este que me trouxe uma dúvida é tentar saná-lo aqui, estou na academia a +-6meses, entrei devido a preparação em um concurso publico que exigia TAF, nos últimos 3 meses tenho ido de seg a sab (considero um treino bastante completo e puxado +-2h, foquei 50%/50% membros sup e inf), já sinto/vejo grandes alterações (positivas) não só na parte física, mas me ocorreu uma dúvida em relação a um consumo máximo seguro de ovo cozido diário, a 3 semanas como 2 ovos diariamente e sinto-me bem, mas ainda não pude fazer um teste mais detalhado e conferir minhas taxas. No meu caso, 2 ovos cozidos diariamente (10 a 14) por semana, pode apresentar algum malefício? Abraços e desde já agradeço.

    ——

    Isso vai depender das necessidade de cada um. O que pode fazer mal para mim em questão de gorduras, pode não ser um excesso para você, entende? A grosso modo, dois ovos por dia não causam efeitos negativos.

  10. Jonatha Kelwyn disse:

    Olá, gostaria de saber qual a diferença de consumir somente a clara do ovo para o consumo do ovo inteiro (clara e gema)?

    —–

    A diferença é que a clara possui proteínas e a gema possui gorduras. São duas coisas diferentes, mas que se completam.

  11. Marlon disse:

    Olá!!! Não consigo comer clara e ovo pela manhã. Gostaria de saber se posso comer as 3 claras de ovo no decorrer do dia, para ganhar massa muscular? Meu café da manhã como 2 fatias pão integral com um copo de leite com café. E no decorrer do dia almoço e janta como as 3 claras de ovo, gostaria de saber se com essa alimentação consigo ganhar massa muscular? Tenho 1,75 peso: 80 kg, gostaria de perder um pouco do meu abdômen.

    —–

    Trocar o horário das claras de ovos, sem problemas. Porém o café está bem fraco e com essa dieta você não vai conseguir grandes resultados.

  12. cleodon feliciano de araujo filho disse:

    Vinha passando clara de ovo crua sobre o dorso da mão esquerda onde antes havia uma erupção há anos, e essa erupção sumiu depois de uns 6 meses. A clara de ovo fez desaparecer a erupção e a pele ficou lisa, acho que regenerou a pele. A clara de ovo crua tem essa propriedade regenerativa?

    Desconheço estudos sobre.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  13. Jeitson disse:

    Meu whey acabou!Posso comer claras de ovos no pós treino?e ainda acompanhada de creatina?como posso fazer isso?

    Sem problemas. Cozinhe os ovos, coma e tome a creatina com água.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  14. Luan disse:

    Olá gostaria de saber á seguinte questão, eu treino todos os dias, tomo os suplementos CREATINA e BCAA e depois que termino meu treino como duas claras de ovos cozidas, não sigo nenhuma dieta, ainda assim ajuda no ganho de novos músculos?

    Se seguir dieta coerente e se alimentando como pensa, não vai chegar muito longe.

  15. Diego disse:

    Boa noite, treino de manhã bem cedo e logo em seguida vou trabalhar e do trabalho vou direto pra faculdade a noite o que não me sobra tempo pra preparar 7 refeições sólidas todos os dias, gostaria de saber se é válido e eficiente eu fazer as 3 refeições sólidas (café, almoco com um polivitaminico em seguida e janta) e as outras 4 refeicoes intermediárias (lanches) a base de shake utilizando albumina e aveia devido a praticidade?

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

  16. Leonardo disse:

    Gostaria de saber se posso tomar a clara de ovo pasteurizadas pura. E três vezes ao dia numa quantidade de uma xícara?

    Quanto a contaminação, sem problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  17. Marcelo disse:

    Como 4 ovos só a clara no almoço e 4 ovos só a clara no jantar para ajudar a queimar gordura e ganhar massa. É válido isso?

    Ovo sozinho não ajuda a ganhar massa e nem a perder gordura. Ele precisa estar dentro de um a dieta equilibrada e que atenda as suas necessidades diárias.

  18. Cesar disse:

    Posso ingerir quantas claras por dia? Claras pela manha, e albumina em pó a noite é valido?

    Depende das necessidades nutricionais individuais. Sim, é o mesmo produto, mas, em pó.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  19. jardesson costa disse:

    Olá, quero ganhar massa com os meus treinos na academia, estou inserindo na minha alimentação o frango cozido, batata doce e ovos cozidos. Já seria o suficiente para adquirir massa muscular?

    Não. É necessário aliar quantidades, outros inúmeros alimentos, treinamento e descanso adequadamente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  20. Estou consumindo 1 colher de sopa de clara de ovo 3x\semana com caminhadas de no mínimo 1000 passos em 2, 3 horas, fazendo dieta dos pontos acompanhada por endocrinologista, enfim: engordei 0,5 quilo? Poderia ser massa magra?

    Se não estiverem acontecendo exercícios resistidos, dificilmente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  21. Denise Diniz disse:

    Faço aulas de zumba em casa mesmo com alguns exercícios musculares, como abdominal, pernas e bumbum. Se eu comer ovos e batatas antes irei ganhar massa? Pois vejo que só emagreço. Tenho 53kg.

    —–

    Só irá ganhar massa se tiver uma dieta voltada para ganho de massa e estimular seus músculos com este objetivo. O ovo e a batata podem ajudar na dieta, mas sozinhos não farão nada. Provavelmente você só perde peso, pois esta gastando mais energia do que ingerindo.

  22. Pedro disse:

    Gostaria de saber se posso toma whey e comer as clara de ovos junto com a batata doce?

    ——

    Poder pode… Tudo vai depender se você tem necessidade ou não, mas pode ser ingerido assim.

  23. Gustavo disse:

    Ola, é legal eu comer uma batata doce e 2 ovos cozidos (com clara e gema) antes do treino? Meu objetivo é ganha massa muscular.

    —-

    Tudo vai depender das suas necessidades nutricionais individuais. É impossível responder sem conhecê-las.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  24. Eduardo disse:

    A clara de ovo pasteurizada, pode ser consumida crua acrescida em sucos de Graviola?

    Em questão de contaminação, sem problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  25. Allan César disse:

    Gostaria de saber si a albumina, aquela de suplemento em pó tem os mesmos benefícios?

    Desde que pura, sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  26. andre luis disse:

    Posso comer claro do ovo antes de fazer corrida pra mim pegar musculação?

    Se tiver necessidade, pode sim.

  27. Maicon disse:

    Gostaria de saber se misturando a clara do ovo com batida de leite e banana, ela é valida?

    ——

    Você diz em termos de nutrientes? Sim, é válido, ela não perde os nutrientes não.

  28. julian roberto disse:

    Gostaria de saber sobre o colesterol, e triglicerídeos, a clara influencia algum deles?

    Não, em nenhum.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  29. Pedro disse:

    Amigo, estou comendo 6 claras de ovos pela manhã e no pós-treino no lugar do whey por questão de economia. A substituição é correta? Ou a qtd de claras de ovos n substitui a de 1 scoop de whey em cada das refeições citadas?

    Não existe substituição certa ou errada, ambos são proteínas, logo não há erro. Em termos de quantidade, depende do WP em questão. Se for em torno de 90% de concentração, em torno de 6-7 claras equivalem a uns 30g do produto.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  30. Vinicius disse:

    Eu como muita batata doce. Estou querendo começa a comer ovo o que você acha??

    ——–

    Um alimento não substitui o outro… Eles se complementam.

  31. Joseilton disse:

    Comecei a fazer musculação à 3 meses e já obtive um bom resultado, mais tenho uma certa facilidade de ganhar e perder peso, tenho 1,85m de altura estou pesando 89,6kg malho todas as noites depois que chego do trabalho minha dieta se baseia em um ovo cozido com um pouco de arroz e muita salada crua, posso comer a gema com a clara ou a gema pode me trazer algum resultado ruim?

    ——

    Desde que esteja de acordo com as suas necessidades e não seja algo excessivo, pode sim.

  32. Hugo disse:

    Sou MT magrinho , séh eu começa tomar clara do ovo puro ((natural)), eu começo a ter diferença no meu corpo ?

    Não. Você tem de aliar dieta e treinamento corretos.

    Caso tenha interesse, trabalhamos com assessorias personalizadas em dietas e treinamentos: https://dicasdemusculacao.org/consultoria-online/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  33. Layo disse:

    Uma duvida claras de ovo antes ou depois do treino ou tanto faz ?

    Depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  34. tiago disse:

    Gostei muito do post. Obrigado pela orientação!

  35. eugenio disse:

    Eu tomo 6 ovos crus por dia. Dizem não fazer bem, mas prefiro assim, pois o ovo cozido faz um mal no intestino que é poderoso haha. Por isso prefiro cru, será que estou errado?

    Absolutamente errado. Ovos crus podem causar salmonelose e as proteínas terão altos fatores antinutricionais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  36. theo disse:

    Devo consumir a gema antes ou depois do treino?

    Em alguns casos, antes pode ser interessante pelo aporte energético dos lipídios e por ser proteína de AVB. Depois, em alguns casos, pode não ser vantajoso pela gordura presente. Porém, variará de acordo com a dieta e as necessidades como um todo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  37. alessandro disse:

    Quer dizer se eu consumir o ovo cru vai me fazer mal? E se eu consumir ele como “gemada” vai me fazer mal? E eu ganharei mais peso e massa muscular??

    Pode fazer pelo risco de salmonelose.
    Consuma sempre cozido (7 min após a fervura da água) ou em outro método de cocção atingindo pelo menos 76ºC no centro geométrico do alimento.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  38. ricardo disse:

    Gostaria de saber quantos ovos devo de comer por dia pra ganhar massa muscular?

    Não há regra. Depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  39. Cátia disse:

    Gostaria de saber de depois de cozidos os ovos podem ser consumidos depois de 2 dias, não estando dentro da geladeira?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  40. jucileide Félix da silva disse:

    Tenho o metabolismo mto lento, e com isso tenho mta dificuldade de perder peso. Gostaria de saber se a clara do ovo pode me ajudar no funcionamento do metabolismo e para perder peso?

    Não. O que auxiliará é uma dieta bem estruturada e exercícios adequados.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  41. fabio disse:

    Vou começar a pegar mais firme , gostei das dicas

  42. Maicon disse:

    Amei post. E fiquei na duvida, si eu comer ovo cozido antes de fazer atividade na academia e já ajuda emagrecer e aumentar músculo?

    Não necessariamente. Para ambos os objetivos, a dieta como um todo, assim como o treinamento devem estar devidamente estruturados.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  43. jessica disse:

    Minha duvida é a seguinte: tem 2 semanas que estou comendo 8 claras de ovos por dia, só que hoje comi pela manha sentir o batimento cardíaco forte e muitos enjoos o que devo proceder?

    —–

    Provavelmente uma coisa não tem haver com a outra. Se persistir, o médico deverá ser consultado.

  44. marcos disse:

    Gostei muito do seu site, e gostaria de tirar uma duvida: faço academia 3 vezes por semana e tomo albumina, mas devo tomar somente quando vou treinar? Faço musculação.

    Albumina é para complementação protéica. Havendo ou não treino, o que deve ser levado em conta é a necessidade proteica, que caso não seja suprida com a alimentação, deve ser suplementada, com a albumina, por exemplo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  45. marcos disse:

    A clara de ovo pasteurizada pode ser consumida crua sem medo da salmonella?

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  46. Luziane mello disse:

    Quero saber por semana quantas clara de ovo pode consumir ???

    ——-

    Depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  47. Luis karlos disse:

    Bater aveia, clara de ovo e leite, posso consumir deste jeito? Já ouvi falar, mas agora criei duvida!

    Somente se as claras forem pasteurizadas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  48. renato disse:

    Sou praticante moderado de musculação 3 vezes por semana. Existe outro “formato natural” para se alimentar com albumina da clara de ovo? Sinto um pouco de enjôo.

    As próprias claras de ovos. Entretanto, se está tendo problemas, porque não utiliza outras proteínas como frango, tilápia, cottage, merluza, atum magro ou mesmo caseína e whey protein?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  49. Leandro disse:

    O consumo da gema, é bem sucedida para praticantes ?

    Se atender as necessidades nutricionais, a quaisquer pessoas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  50. Fernanda disse:

    Olá, gostei muito do post, mas tenho uma dúvida. Tem problema preparar o ovo e deixar na geladeira para consumi-lo na manhã seguinte? Ele perde suas propriedades?

    Perder propriedades não, mas pode sofrer proliferação bacteriana por contaminantes externos. O ideal é consumir logo após o preparo, lembrando de atingir pelo menos 76ºC no centro geométrico, segundo o que pede a ANVISA.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  51. Ronaldo bispo disse:

    Muito bom gratificante

  52. Vany disse:

    Qual a maneira mais pratica para consumir varias claras?

    —-

    Albumina em pó.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  53. Marfiza P Uliana disse:

    Tenho ferritina baixa e estou com queda no cabelo,minha dermatologista mandou comer 4 claras e uma gema por dia, devo comer cozido ou em omelete, qual que da o melhor resultdo.

    Tanto faz, ambos possuem Ferro, mas em omelete a quantidade é um pouco superior pela menor exposição ao calor. Apenas não consuma crua.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  54. Lourival de Carvalho disse:

    Tenho 24 anos, 1,80m, 75kg e malho há 4 meses. Tive um aumento muscular razoável nesse período. Atualmente, faço uso apenas da creatina e malto. Cuido da alimentação, priorizo alimentos protéicos, entre os quais está o ovo. Consumo, em médio, 3 ovos por dia. Contudo, tenho problemas com o gosto e me sinto enjoado. Pra mim, creio que seria mais fácil consumi-lo cru. É recomendável? Ou evitaria algumas infecções ingeri-los cozidos? Att, Lourival.

    Jamais! Consumí-lo cru, além de agravar o problema da má digestibilidade, poderá resultar ainda em salmonelose! JAMAIS faça isso!
    Opte por outras fontes protéicas, caso seja o caso.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  55. Rosilene disse:

    Bom dia! Eu tenho lúpus e não consigo pegar peso, gostaria de saber se a clara do ovo pode me ajudar a pegar massa? Vou começar a malhar em fevereiro. Obrigada!

    Desde que esteja de acordo com as necessidades individuais na dieta, sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  56. paulo campos disse:

    Gostaria de saber se a clara do ovo, pode ser usada por atletas (CORREDOR DE RUA) e qual a quantia recomendada?

    —–

    Pode ser usada sim. A quantidade recomendada depende das necessidade de cada pessoa.

  57. bianchi disse:

    Eu faço uma dieta a base de peito de frango, batata doce e alguns suplementos. Consumo 18 claras de ovo crua por dia e tenho obtido ótimos resultados agregando um treinamento serio na academia, posso afirmar que a clara me deu excelentes resultados em ganho de massa magra.

  58. Pedro disse:

    Não entendi. Posso manter as claras horas ou até dias dentro do frigorífico e cozer depois? Não perde as propriedades? E como devo preparar a clara sem ser em óleo?

    Depois de cozinhar, pode guardá-las sim.

    Para fritar sem óleo, utilize PAM em uma frigideira antiaderente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  59. Pedro disse:

    Boa noite, gostaria de saber se posso consumir a clara de ovo frita em óleo como se fosse um ovo estrelado..mas só a clara..outra questão..a clara tem de ser consumida de imediato ao momento em que o ovo é partido? É que faço bolos..e por norma a terça-feira fico com bastantes no frigorífico.

    Não é recomendável fritar nada em óleo.
    Sim, após a cocção.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  60. Thiago Machado disse:

    Verdade o que você falou sobre o ovo cru com essa tal bactéria Salmonella. Agora só como cozido mesmo. Obrigado por me informar sobre isso.

  61. Patricia disse:

    Tenho 20 anos e pratico exercícios em casa ha uns 5 meses com pesos improvisados (sei que o melhor seria entrar em uma academia sim) mas enfim, noto resultados, pois bebo bastante água e procuro equilibro no que como. Consumir a clara de ovos, contribui para meu ganho de massa muscular mesmo malhando somente em casa?

    Poderá ajudar na ingestão de proteínas. A construção de massa muscular, envolve muitas outros fatores. Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.org/ganhar-massa-muscular-aprenda-7-dicas-rapidas-para-ganhar-massa-facil/

  62. Thiago Machado disse:

    Gostei da matéria e eu também estou consumindo clara de ovos direto em vitamina, cru mesmo também e etc.. Vale a pena incluir em qualquer dieta.

    ——-

    Cuidado com ovo cru, cuidado com salmonela.

  63. Elizabeth disse:

    Estou fazendo o uso da clara de ovos, acompanhada de uma dieta e academia. Tenho 44 anos, estou ficando durinha.
    Estou amando. Como em torno de 12 claras por dia. Parabens pelas informacoes. A clara de ovo e fantastica. Nao vivo mais sem. Adoro com um azeitinho e sal. Hummmm.

  64. Ricardo martind disse:

    Eu ando fazendo uma panquecas de proteína, 2 clara de ovo, 2 colheres de farinha de linhaça, bati tudo com uma colher e depois coloco um filé de peito de frango cozinho desfiado. Como isso toda noite tem 2 meses.

  65. Jonatas disse:

    Quantos ovos eu posso comer por dia sem me trazer malefícios? Estou querendo ganhar massa muscular, posso comer ovo conjugando com qual alimento?

    —–

    Não existe “quantidade certa de ovos”, vai depender das necessidades de cada pessoa. Você pode comer ovos no almoço, no café, na janta, em lanches da tarde, na ceia, com arroz, batata, enfim, com quase tudo.

  66. marcos f. disse:

    Quem toma qualquer produto natural, pode sem problemas, comer quantas claras quiser?

    —–

    Qualquer coisa em excesso traz prejuízos, até a proteína em excesso. Por isso é bom tomar cuidado com os excessos.

  67. marcos f. disse:

    Eu já tomo a creatina, faz mal se eu começar com as claras para malhar?

    —–

    Não.

  68. William disse:

    Seu eu cozinhar so a clara do ovo microondas com um pouco de azeite do de oliva em cima e comer junto com uma dieta balanceada todos os dias me ajudariam criar massa muscular?

    Só isso não irá ajudar em nada. O que irá ajudar é ter uma dieta individualizada e que supra suas necessidades.

  69. Paulo disse:

    Clara de ovo tem ótimo resultado, eu consumo 44 por dia. Sendo 15 antes e 15 depois do treno. A noite 14 ovos. Boa noite todos. Parabéns pelo trabalho.

  70. Adriano disse:

    Comprei no comercio clara de ovo pasteurizada… Gostaria de saber se ela tem o mesmo efeito ou as mesma proteína …achei mas fácil para ingerir.

    ——-

    Sim, tem o mesmo efeito da clara de ovo.

  71. Douglas Ribeiro disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber quantas claras de ovo equivale a 30g de proteína.

    Se for a clara do ovo tipo grande, 10 unidades.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  72. flavio disse:

    Gostaria de saber se o preparo é correto, coloco 4 claras cruas no liquidificador com um copo de água fervida e bater por 4 minutos?

    ——-

    Não é indicado comer a clara crua, pois corre o risco de salmonela.

  73. Breno Alves disse:

    Existe uma clara de ovo pasteurizada que vem em caixinha de leite,produzida pela fleschmann, que é uma empresa para produtos de panificação. Eu uso-a pela manhã ao acordar 250ml e 250ml antes de dormir. Custa R$7,50/litro. Os resultados são muito bons realmente, exceto os gases que têm muito fedor e são constantes, exceto se for feito um trabalho aeróbico intenso para minimizar, pois percebo que ele é facilmente absorvido pelo organismo.

  74. Zé neto disse:

    Em primeiro lugar, é importante salientar, que a clara de ovo crua não é ideal para o consumo, devido a salmonela que causa problemas intestinais. E outra, ela absorvida crua alguns estudos dizem que, o mineral biotina não é absorvido, devido a uma substancia chamada avidina encontrada na clara crua, acontecendo desse mineral não ser absorvido e os aminoácidos também não serem absorvidos de forma ideal.

  75. Afonso disse:

    O ovo cru tem muito colesterol? Eu tomo 15 ovos cru por dia, faz mal?

    ———

    Mesma quantidade, praticamente. Depende das necessidades individuais e da quantidade de consumo.
    Porém saliento: OVO JAMAIS DEVE SER CONSUMIDO CRU, por causa de salmonela.

  76. Robson almeida disse:

    Parabéns pelo artigo, e paciência com os comentários fúteis, não deixe que isso lhe impeça de dividir o seu conhecimento com aqueles que realmente querem tirar alguma duvida. Muito grato!

  77. Adrian disse:

    Formação Acadêmica que nada mano estamos falando de formação muscular, a pessoa tem que ser muito sem conceito na vida p entrar num post sobre claras de ovo e malhação e querer colocar em cheque mate a formação acadêmica do cara que ta dando uma moral para a galera… Rsrs Parabéns pelo post me ajudou muito.

  78. Alexandre disse:

    Tomei Albumina desidratada da Probiótica, e tive Salmonella… Será que peguei ao tomar a Albumina, mesmo sendo desidratada da probiótica?

    ———

    Provavelmente não. Estas empresas são hiper rígidas na qualidade do produto. Porém vale a pena entrar em contato com a empresa, para eles realizarem um estudo e saber se o problema foi no lote deles ou não.

  79. Gabriel disse:

    Façam clara em neve dai nem fica nojento de comer.
    jogue as claras na batedeira e bata na velocidade baixa por uns 10 min.

  80. Fernando Vilas disse:

    Sentia dores nos pés, passei a comer clara de ovo e estou me sentindo muito bem. Graças a Deus.

  81. diego disse:

    Posso cozinha o ovo no microondas?

    ———–

    Pode!

  82. Mário Viera disse:

    Gostaria de saber, se o ovo e cru ou cozido?

    ————

    Cozido!

  83. Jorge Ramoa disse:

    Gostaria de saber se a clara de ovo seca as gorduras da parte da barriga e retira o excesso de carboidrato do corpo ?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  84. Luan disse:

    Olá..

    Trabalho de manhã, e pela tarde, e só depois q vou pra academia, e de lá pro colégio…

    Qual é a dica para ter uma alimentação boa para ganho de massa com essa vida corrida minha?? Tipo, claras de ovos pela manha e antes de dormir?? Um lanche pela manhã, almoço e um whey após o treino??

    abrs!!

    ————-

    A grosso modo seria: Café, lanche, almoço, lanche, pré-treino, pós-treino, janta e ceia. Agora o que comer em cada, é algo bem particular e deve ser analisado individualmente. Claras de ovo ao acordar e antes de dormir, podem ser uma boa opção sim, porém não só elas, elas seriam um complemento proteico.

  85. juliana disse:

    Posso cozinhar somente a clara do ovo no microondas… Assim ficando mais saudável?

    Sem problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  86. Italo Brenno disse:

    Cara, meus parabéns pelos comentários, esclareceu bastante minhas dúvidas.

  87. Edgar disse:

    Sr Marcelo, o Sr. deve ter conhecimento da matéria para estar respondendo aos contatos.
    Fica a impressão que não é necessário, pois o Sr responde à todos igualmente não orientando nada. Parodiando Nelson Rodrigues, é ULULANTE que dietas são individuais, mas sem correr o risco de estar dando consultas por email, alguns questionamentos poderiam ter sido melhor orientados e o Sr teria com isso ganhado prestígio e seguidores.
    O Sr pode mais…tenho certeza

    —————

    As perguntas muito generalizadas realmente não tem boas respostas, pois, seria impossível e incoerente da minha parte falar ou sugerir algo pra quem eu ao menos conheço as necessidades básicas.

  88. jaqueline nobre disse:

    Boa noite Marcelo,Eu malho todos os dias a mais de 1 ano,meu objetico é ganhar massa muscular pois tenho 1,68 e peso 55Kg,No momento eu só estou consuminado alimentos que contêm proteinas,e pesquisando na net verifiquei que a clara de ovo é ótima para ganhor massa muscular,gostaria de saber se eu consumir 2 ovos inteiros por dia cozidos,faz mal pra minha saúde pois dizem que a gema faz mal

    Att
    Jaque

    —-

    Depende de N fatores tais quais possíveis problemas de saúde como dislipidemias, aos hábitos e necessidades diárias etc. Não há como saber sem ter uma anamnese do caso.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  89. rafael disse:

    olá gostaria de tirar uma dúvida, se a casca do ovo esta contaminada como o fabricante de albunina em pó faz para desidratar ,sem ter contato co a casca externa ?

    A clara de ovo é pasteurizada antes da desidratação.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  90. Daniela disse:

    Olá gostaria de saber se posso misturar a clara de ovo no meu Whey protein se os resultados vão ser melhores em relação ao ganho de massa muscular.

    Poder você pode, isso vai depender do objetivo que você quer com tais misturas. Se busca um blend protéico time release, é uma boa opção, se não, não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  91. Polyana disse:

    Mais tem algum problema quem não faz academia?por exemplo so quem corre de bike,ou faz caminhada?Mesmo assim dar algum resultado?ou so serve pra quem faz academia mesmo?
    So o que me desanimou foi q dar ar preso,putz isso é horrivel.

    Albumina (suplemento) é um complemento protéico, logo, é pra quem precisa desse complemento, praticando ou não esportes e independente da modalidade, caso pratique.

    Utilizar um pouco de canela pode ajudar a aliviar os gases.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  92. Carlos Santos disse:

    Meus parabens ao Marcelo Sendon e a todos os colaboradores dos conteúdo postados neste site!

    Obrigado!!! Continue acompanhando!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  93. johnathan disse:

    ae,vlw ae pelas explicações me ajudaram bastante,obrigado.

  94. rafael disse:

    Boa noite eu estou malhando a 6 meses estou tomando suplemento whey malho todos os dias
    minha dieta e leve
    como no cafe da manha 5 ovos cuzidos “somente as claras almoço arroz feijao 3 ovos cuzidos so a clara file de frango grelhado ou batata cuzida menos frituras lanche da tarde uma bata cuzida com sal
    janta 3 ovos cuzido so a clara e arroz e salada
    gostaria de saber se com essa dieta e treino me ajudara a perde a gordura localizada

    ——–

    Não tem como opinar, pois não sabemos de suas necessidade e nem de suas individualidades biológicas.

  95. Sagawa disse:

    Gente,quero fazer um comentário sobre a salmonella:ela não é uma doença e sim uma bactéria,iclusive muito perigosa!!! O primeiro e principal sintoma é a diarréia cronica. Outro detalhe é q ela normalmente está presente na casca do ovo,pois a mesma está presente nas fezer da galinha.Essa casca serve de barreira e evita que a bactéria penetre no ovo,a não ser que ela tenha alguma ruptura. Se for feito uma desinfecção da casca antes de consumir o OVO CRU,voce não terá problemas como falam constantemente…

  96. Paulo Henrique disse:

    Olá… parabéns pelas informações e pela paciência em responder as perguntas dos leitores, pois bem, eis minha dúvida: Como 4 claras de ovo todo dia a noite, mas eu as preparo no microondas!! Unto um prato com margarina, manteiga ou azeite extra virgem (preferido) e deixo cerca de 2 minutos e meia na potencia alta!!! Pode ser consumido assim??? algum problema???
    Abraços e mais uma vez…Parabéns!!!

    —-

    Desde que atinja os 76ºC no centro geométrico, sem problemas.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  97. camila disse:

    no meu caso, estou querendo engravidar e meu medico me pediu para comer muita clara de ovo, pra ajudar a parte de proteina do meu corpo a minha pergunta é: eu posso tomar albumina em pó e qual a quantidade especifica, peso 46kilos e tenho 1,54 cm? podem me ajudar, estou muito magraaa quero voltar ao corpo q eu tinha?

    ——-

    Pode usar a albumina sim. A quantidade deve ser a mesma que o seu médico recomendou. Na embalagem da albumina, virá dizendo a quantidades de clarar que tem em tantos gramas.

  98. Hans Müller disse:

    quais os sintomas da salmonela? tenho 16 anos…
    obg!

    http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/if_510FT.html

    M.Sendon
    @marcelosendon

  99. Hans Müller disse:

    Eu como duas claras de ovos crua todos dias na parte da manhã! Sempre disseram que a parte do ovo que faz mal é a GEMA AMARELA. Portanto sempre separo as duas antes de ingerir, faço isso à uns 2 meses. OTIMOS resultados apareceram, pois faço e exercícios diariamente e tomo bastante água! Será que tem como aparecer algum tipo de problema por causa que como crua a clara do ovo? E o risco de dar este problema é grande? Obrigado!
    Hans M.

    ———-

    Pode contrair algum tipo de doença sim, o que recomendamos aqui é que coma a clara sim, mas cozinhe antes.

  100. Floriano disse:

    Nossa cada pergunta idiota.Procurem
    ler as perguntas e respostas antes de fazer
    a sua pergunta,assim saberá fazer uma boa e sabia
    pergunta caso ainda tenha dúvidas.

  101. filomena disse:

    afinal devo ou nao comer clara de ovo crua?? se nao como a devo cozinhar..obrigado

    ———–

    Não recomendamos comer cru. Cozinhe na água quente por 8 minutos (após ferver).

  102. noeli disse:

    ola gostaria de tirar algumas duvidas sobre claras de ovo ja estou fazendo academia aos 3meses e meio e quero ganhar massa ja notei algumas diferenças mas gostaria de mais ja fiz uso de creatinna por uns 20 dias mas parei agora queri saber se as claras vão me ajudar malho a noite saio do trabalho e vou direto pra academia acabo muitas vezes a tarde toda sem comer vou malhar ai quando chego em casa estou com muita fome agora estou tentando comer 2 ovos de noite inteiro estou fazendo certo por favor me responda e me corrija se estiver fazendo errado e me ensina como fazer certo ficaerei esperando resposta obrigada.

    —-

    Não existe regra, mas sim, protocolo que atenda as suas necessidades individuais específicas. Portanto, para conhecê-las é necessário consultar um nutricionista.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  103. verdade disse:

    O padre marcelo rossi deu entrevista dizendo que quando era jovem e praticante de halterofilismo, ele ingeria 60 clara de ovo por dia. 5 duzias, isso mesmo. Se num é mentira dele, é apetite voraz.

  104. Caio Rodrigues disse:

    Ola vc poderia dar um exemplo de um caso, pois muitos perguntaram nos comentários quantas claras por dia deveriam ser ingeridas e vc respondeu cada caso seu caso então exemplifique um caso por favor meu filho.

    ——–

    Eu por exemplo, preciso ingerir 30g de albumina na manhã e mais 20g a noite. Agora, por que isso? Peso, altura, objetivos, gasto calórico, rotina do meu dia e mais vários outros fatores!

  105. Juraci disse:

    E, para se ver como a coisa precisa de atenção, também cometi um erro de concordância ao usar o artigo “o” em lugar do artigo “a” para me referir à conjunção “mas”. Corrijo o meu erro a tempo. E quanto ao conteúdo do artigo, considero-o bastante substancial e elucidativo.Trouxe-me informações importantes sobre o alimento em questão. Muito obrigado.

  106. Juraci disse:

    O leitor Márcio, que comentou sobre o artigo em 25/10/2010, reclamou sobre os erros gramaticais supostamente existentes no mesmo, mas cometeu um pequeno erro ao acentuar a conjunção “mas”, que, ao fazê-lo, o transforma em adjetivo. Portanto, cuidado, caro Márcio, ao criticar. Um abraço.

  107. macelo disse:

    Oi tenho 19 anos i tomei um tiro recentimente e fequei paralitico mas fiquei sabendo que clara de ovo pode ajuda na minha recuperação é verdade ??? OBR

    ————-

    Rapaz, não sei te dizer, mas creio que não. O mais certo é você perguntar ao médico que faz seu acompanhamento.

  108. Ismael disse:

    Para um cinquentão que não é obeso, que malha, levanta ferro há 2 anos e se alimenta equilibradamente. Quantas claras deve consumir por: dia e por semana? Dito a quantidade como e o quanto ingerir: Antes e depois do treino ou até mesmo durante o dia?

    Somente fazendo os cálculos de VET + Anamnese para saber.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  109. beatriz disse:

    boa noite,vou começar a fazer academia e gostaria muito de ganhar massa muscular nas coxas e no bum bum é possível?comendo claras de ovo?e como devo fazer?e as quantidades?a clara de ovo deve ser batida na batedeira?tem alguma mistura?muito obrigada.
    guardo resposta.

    ——–

    É possível sim, porém não serão só as claras que irão ajudar neste processo. Elas devem ser usadas dentro de uma dieta que visa suprir todas as suas necessidades. Para isso é recomendado que você vá a um nutricionista!

  110. juvenaldo disse:

    eu gostaria de saber se a clara pode ser de todos os tipos de ovos?

    ———

    Ovo de Galinha!

  111. alexandre disse:

    Estou fazendo exercicios e so tenho 14 anos estou tomando a clara do ovo crua e ja fez muita diferença sera que vai fazer algum mal?

    ——

    Sim, ela crua pode trazer doenças como a salmonella.

  112. Fabio disse:

    Bom eu tenho 1,73 mt… 57 kg e 26 anos me acho magro gostaria de aumentar minha massa muscular, faço academia a 1 ano. e tomo sempre whey e massa muscular… Agora comecei a comer as claras de ovos consumo 4 claras de ovos por dia cozidas, isso é o suficiente para ganhar massa, ou posso comer mais, sempre como antes dos treinos que sempre faço as 6 da manha. Grato

    ——–

    Só isso não será influencia para você ganhar massa muscular. Deve ser feito a elaboração de uma dieta completa.

  113. HELENA disse:

    Como saberei qual minha dieta adequadra e qual minha necessidade??

    ———

    Indo a um nutricionista.

  114. iria disse:

    se não quiser comer todas as gemas ,congele-as cruas e faça ambrosia ou quindin etc. Iria

  115. hilton costa disse:

    quantas gramas tem cada clara de ovo??

    Em média 30g.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  116. Joelma disse:

    Meu filho tem 5 anos e quer consumir em media 4 claras de ovos por dia. Gostaria de saber se isso prejudica sua saude de alguma maneira. Obrigada…

    —-

    Depende das necessidades individuais dele. Se o peso, tamanho e dieta como um todo derem condições pro consumo dessas 4 claras (o que representa em torno de 12 gramas de proteínas), não haverá problemas. Porém, ultrapassar a quantidade protéica diária pode ser perigoso.
    Consulte um nutricionista de qualquer forma para fazer um recordatório da alimentação dele.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  117. ANDRÉ BGS. disse:

    Eu queria um resultado de no maximo dois mês, qual a quantidade indicada?

    —-

    Não existem resultados rápidos, colega.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  118. ANDRÉ BGS. disse:

    Qual a quantidade d clara q devo consumir, para ter bons resutados;E qual é essa dieta q vcs tanto falam?
    (valeuuuuuuu galeraaaaaaa!!!!!!)

    ——————-

    Quantidade irá depender de suas necessidades. Quando falamos em dieta é a sua dieta e não uma dieta pronta, que não existe.

  119. ANDRÉ BGS. disse:

    A Clara de ovo cozida faz o mesmo efeito da clara do ovo crua?

    Não, é melhor. Aliás, clara de ovo crua jamais deve ser consumida.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  120. GEAN disse:

    Devo comer a gema também? Você tem exemplo de uma boa dieta pra fazer acompanhado com a clara? muito obrigado.

    —-

    Vai depender das suas necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  121. franklin lucas disse:

    devo comer antes ou depois de malhar quero crescer ok

    Depende das suas necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  122. marcelo disse:

    para ganhar muitos musculos quantas claras devo comer????? E tenq comer antes ou depois de fazer exersisios??? Valeu pela resposta

    ———–

    Tudo depende das necessidades de cada um.

  123. debora disse:

    Olá então …pode se comer o ovo completo( gema e clara..) para uma dieta para ganho muscular sim ou não? já li varios artigos e sinceramente gostaria da sua opinião.

    Um grande abraço

    Débora

    Ps: se possível responda no meu email

    —-

    Depende das necessidades individuais do indivíduo em questão. Mas, em suma, o ovo é um ótimo alimento em seus diversos aspectos como macronutrientes, micronutrientes, propriedades como a colina, boa digestibilidade, custo baixo, sabor aceitável etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  124. ilson disse:

    Se eu consumir tres claras de ovo antes de malhar ,em um mes terei bons resultados?

    ———–

    Não. Deve ser usado dentro de uma dieta!

  125. ANDRÉ BGS. disse:

    estou comendo a clara do ovo crua; perguntei p o medico e ele me disse q ñ tinha problema nenhum pois a samonela pode ter em qualquer derivado do ovo,i agora o que eu faço me ajudem por favor?

    ———–

    Se o seu médico disse, quem somos nós para ir contra. Porém eu não faço uso desta maneira e nem recomendo o uso desta maneira.

  126. Luis disse:

    O que eu não percebi foi se separo a clara da gema e dp cozinho só a clara do ovo, é isso??
    Nunca ingerir a clara crua tb apanhei, mas simplesmente como a clara do ovo tipo um snack?

    ————-

    Você deve cozinha o ovo inteiro e depois comer apenas a clara!

  127. ANDRÉ BGS. disse:

    Já falaram tanta coisa da clara do ovo q não sei o q é verdade ( é verdade q ela aumenta a massa muscular) valeuu????????

    ————

    Sozinha não! Porém em uma dieta para aumento de massa magra ela é fundamental.

  128. augusto disse:

    afinal a clara engorda ou emagresse??

    ————

    Nem um e nem outro. Só a clara do ovo, sem uma dieta, não fará nenhum dos dois processos.

  129. maria helena disse:

    Nunca observei o aumento de gases com a ingestão de clara de ovo mas sim com a ingestão da gema. Porque?

    Provavelmente pelo maior teor de enxofre.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  130. rubens rocha disse:

    eu estou fazendo academia à 5 meses, e faz 2 meses q estou ingolindo 12 claras de ovo por dia, 4 de manha,4 no almoço e 4 antes de dormir,e ja estou percebendo um aumento imprecionante de massa,..

  131. eduardo disse:

    boa noite tenho 84 quilos 1,75 de altura e 18 anos gostaria de saber qual a porção de claro de ovo eu tenho que tomar antes de malhar e para perder peso também?

    —————-

    Tudo depende da necessidade de cada um! Não existe uma fórmula pronta. Cada caso é um caso e cada dieta é uma dieta.

  132. valdemar disse:

    quero saber ser eu comer dez clara de ovo quando kilo eu ganho em um mes

    ——————————

    Clara de ovos não faz milagres! Ela tem de ser ingerida junto de uma dieta e nunca crua.

  133. marlon disse:

    quero sabe como consumir a clara do ovo, ouvi falar q não é muito bom comer ela crua, por q pode fazer mau..infecção essas coisas!..como consumir? e a gema? o q faço com ela?? vlw..

    —-

    Não é muito boa não, JAMAIS deve ser consumida crua! O Risco de salmonelose e os fatores anti nutricionais não são interessantes.
    Ambas devem ser coccionadas em 75º. Em média, 7 minutos em água fervente para o ovo cozido é suficiente.
    Jamais coma gema/clara mole.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  134. Pedro disse:

    Só queira sabe uma coisa..abulmina posso encontra em farmácias?e essa abulmina eu tomando diariamente vou te crescimento muscular? Muito obrigado vlw!responde

    —-

    Em algumas sim.
    O que definirá os ganhos é a dieta o treino, não o uso de albumina.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  135. Pedro disse:

    Eu queria sabe se toma a clara crua faz bem!assim tirando o entoxicamento?

    JAMAIS utilize claras cruas. O risto de salmonelose é altíssimo. Sempre cocção por 15 minutos na panela com água ou calor de fritura de pelo menos 180º, ou até a gema e clara coagularem por completas.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  136. Marcio disse:

    Peida faz parte, so’ nao vale cheirar tudo sozinho…!!!!!!!!!

  137. Rodrigo disse:

    Desisti do ovo. eu comia frequentemente mas me dá muitos gases. é extremamente desconfortável

  138. Marcelo disse:

    Po galera pelo amor de deus o negocio e comprar albumina como complemento alimentar que tem 0% gordura e 0% colesterol . Ainda pode ingerir todos os dias antes de dormir.

  139. flavia disse:

    eu imagreci uns quilos e estou com os braços meios mole, a clara de ovo me ajuda ou não,quntos clara por dia tenho que comer para ter resultado e em quanto tempo vejo resultado.

    ———————————————————————————-

    Para esse aspecto, o que irá ajudar melhor é o colágeno!

  140. Filipe disse:

    Não há problema em comer cru, a salmonela não está contida na gema e sim na casca, que quando não higienizada, ao quebra-la, entra em contato com as claras e a gema. A Salmonela esta nas fezes da galinha,que deposit-se na casca. Basta lavar a casca que não a riscos de ingerir as claras crua.

  141. geizi disse:

    nunca comer o ovo cru, pois pode ter salmonela !!!!

    e comer apenas 2 vezes por semana !!!

  142. marinez disse:

    Mas aquestao da salmonela, como fica,qual o risco?faço caminhada qual o beneficio da clara de ovo no meu caso?

    • Sendon disse:

      Cozinhe e o problema será solucionado. Jamais consuma crua.
      Claras são fontes protéicas, sem benefício ergogênico.

  143. Gabriela disse:

    Mas para ganhar musculo a clara do ovo tem ser crua ou pode ser cuzida?

    ————————————————————————-

    Pode ser cozida, porém é muito mais pratico comer a clara crua.

  144. joao disse:

    A clara do ovo segundo estudos tem o poder de saciedade, ou seja, prolonga a fome

    prolonga a fome?, nunca mais vo comer ovo, tenho é que parar de comer.

  145. caio disse:

    eu ja escultei varios boatos que isso e a pura realidade os efeitos sao otimos — marcio deixa os erros de lado velho aconece mano–

  146. Marcio disse:

    Esse artigo foi feito com boa vontade, más, a quantidade de erros de português deixa em dúvida o conhecimento acadêmico de seu escritor.

    ————————————————————

    Valeu por nos alertar, será totalmente revisado.

  147. andre. disse:

    a clara de ovo é otimo para o musculo .o ganho é incrivél…

Deixe o seu comentário!