Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelÁcido Láurico: O que é, Seus Benefícios, Onde Encontrar, Emagrece

Ácido Láurico: O que é, Seus Benefícios, Onde Encontrar, Emagrece

Conheça um pouco mais sobre o Ácido Láurico, um ácido graxo encontrado no coco e que traz diversos benefícios para a vida humana!

Ácido Láurico encontrado no Coco e suas derivações


Muito provavelmente o nome “ácido láurico” não é comum para você, entretanto, se eu te falar de óleo e coco, com certeza já ouviu falar, certo? Pois bem, o ácido láurico é um dos lipídios presentes no no óleo de coco. Este lipídio tem funções muito benéficas para o corpo, auxiliando a saúde e a performance. Com um consumo adequado do mesmo, certamente você poderá incrementar resultados como a melhora na queima de gordura corpórea e no emagrecimento, no aumento da massa muscular, na redução dos níveis de colesterol (quando excessivos) e com ações protetoras ao corpo.

Mas, o que é o ácido láurico ao certo? O que ele pode fazer? Quais são suas principais funções? Como podemos obtê-lo pela alimentação? Ele possui algum tipo de efeito colateral? Se você quer conhecer um pouco mais sobre o ácido láurico e fazer com que ele se torne parte e sua rotina, certamente este artigo é para você.

O que é o ácido láurico?

O ácido láurico, também conhecido como ácido dodecanóico, é um ácido graxo saturado e principal componente dos lipídios presentes no coco (assim como em seus derivados: o leite de côco, o óleo de côco etc). Mas, também pode ser encontrado em outras fontes de lipídios de cadeia média, como o óleo de palma. Além destas fontes as quais consumimos após a vida adulta, ele também pode ser encontrado em quantidades expressivas no leite materno.

Ele é formado por 12 moléculas de carbono, 24 moléculas de hidrogênio e duas moléculas de oxigênio. Sua fórmula estrutural é CH3(CH2)10COOH.

Quais são os benefícios do ácido láurico?

Gorduras, ou lipídios, normalmente são definidos como saturados ou insaturados, sendo que, na maioria dos casos, os ácidos graxos saturados são prejudiciais para a saúde, enquanto os ácidos graxos insaturados são protetores a ela. Em alguns casos, isto é verdade, mas não é uma regra, e é justamente o caso do ácido láurico. Este ácido graxo, apesar de saturado, não traz malefícios para a saúde, do contrário, traz muitos benefícios.

O primeiro benefício que pode ser mencionado é a sua fácil digestão (por isto é que está em grandes quantidades no leite materno). Essa fácil digestão permite com que ele não retarde o  esvaziamento gastrointestinal e nem cause desconfortos facilmente. Isso se deve ao fato de sua estrutura permitir com que eles sejam rapidamente absorvidos, sem passarem pelos processos de digestão e metabolização os quais passam os outros lipídios de cadeia longa e/ou muito longa. Fornecendo assim energia direta, eles podem se assemelhar muito aos carboidratos, porém com a vantagem de não estimularem a secreção de insulina e não serem facilmente convertidos em gordura corpórea.

Um segundo benefício observado pelo ácido láurico é justamente sua capacidade de auxiliar na redução e no controle dos níveis de colesterol sanguíneos, tendo assim um efeito cardio-protetor. Apesar de saturada, lembre-se que esta não é uma fonte de colesterol, especialmente por ser um alimento de origem vegetal e não animal.

O ácido láurico possui efeitos também no sistema imunológico (e, novamente por isso, a sábia natureza o colocou no leite materno). Quando chega ao intestino, ele é convertido em monoglicerídeos de monolaurina, que combate infecções virosas ou bacterianas, entre outros agentes que podem causar doenças. Assim, ele pode prevenir doenças como a gripe, resfriados, infecções fúngicas, herpes etc. A própria acne, muitas vezes causada por bactérias também pode ser evitada com o uso do ácido láurico.

whey protein growth supplements nova versao

O ácido láurico emagrece?

Os TCMs (triglicerídios de cadeia média) há tempos têm sido utilizados com o princípio de auxiliar na redução das gorduras corpóreas, seja pela substituição energética com os carboidratos, por seus processos termogênicos ou por conta de estimularem a lipólise. Especialmente o ácido láurico possui todas essas capacidades.

Estudos são categóricos ao comparar pessoas as quais usaram e não usaram TCMs e/ou ácido láurico e relatam que as que fizeram uso, tiveram reduções na gordura corpórea muito mais significativas.

Todavia, existem teorias as quais demonstram que o ácido láurico e os TCMs em geral podem ser uma substituição dos carboidratos no pós-treino, quando isso é uma irrealidade. Na verdade, nem mesmo os carboidratos são necessários neste momento, portanto, os TCMs também são dispensáveis, mesmo que você esteja em um protocolo de perda de gordura corpórea.

O ácido láurico no período pré-treino

O ácido láurico pode ser uma boa opção para ser usada no pré-treino.

Isto porque ele não retardará o esvaziamento gastrointestinal, não desviando assim o fluxo sanguíneo para a região e aproveitando-o melhor nos músculos. Ainda, ele é um excelente fornecedor de energia e isto faz com que pessoas que estejam com quantidades reduzas de carboidratos na dieta se beneficiem.

Como incluir o óleo de coco no dia a dia

O óleo de coco é um óleo bastante versátil e te dar muitas possibilidade de utilizá-lo no dia a dia.

  • Você pode ingeri-lo naturalmente, pegando uma colher e colocando na boca direto. Seu sabor é agradável, e apesar de em óleo, você irá sentir o gosto do coco.
  • Você pode utilizá-lo para frituras, ao invés do óleo de cozinha. O óleo de coco é muito mais benéfico e suporta altas temperaturas. Só lembre-se que pelo sabor do coco, o que você for fritar irá ter um leve gosto de coco.
  • Pode usá-lo para qualquer preparação de alimentos em que você usa óleo de cozinha ou azeite. Basta substituir esses, pelo óleo de coco.
  • Você pode usá-lo para fazer doces, bolos, tortas.
  • Pode utilizá-lo junto ao café, para ajudar a adoçar naturalmente o café e incorporar boa gordura logo cedo.

Enfim, são muitas as utilização do óleo de coco, que é rico no ácido láurico. A recomendação é que você use de 5~7 colheres de sopa de óleo de coco por dia, para perceber bons benefícios do ácido láurico.

Ele possui efeitos colaterais?

Em geral não. Entretanto, usos maiores do que 20g/dia podem causar, em indivíduos mais sensíveis, desconfortos gastrointestinais e diarreia. Portanto, é ideal começar com menores quantidades para que o corpo vá se acostumando.

Ele não possui interações negativas com suplementos alimentares, podendo ser consumido com os mesmos.

Conclusão:

O ácido láurico é um ácido graxo saturado com inúmeros benefícios para a saúde e para a performance. Entretanto, para que se consiga o melhor aproveitamento deste, faz-se necessário o seguimento adequado de bons protocolos dietéticos e de treinamento bem como o uso constante do ácido láurico (o uso esporádico não trará benefícios).

E então, agora que você conhece o ácido láurico, que tal coloca-lo em sua dieta?

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Um Comentário


  1. JC Advogados disse:

    Muito bom. Mas deveria indicar sua interferência na diminuição da próstata.

Deixe o seu comentário!