Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoDicas sobre nutrição esportivaAlguns erros frequentes cometidos no pós-treino

Alguns erros frequentes cometidos no pós-treino

Será que você faz seu pós-treino sem praticar nenhum erro? Confira já lendo este artigo sobre erros no pós-treino!

erros-no-pos-treino

bcaa growth supplements

O pós-treino para muitos, é a refeição mais importante do dia. Discordo. Todavia, é importante lembrarmos que ela não deixa de ser uma refeição e que tem a sua devida importância.

erross-cometidos-no-pos-treino

Apesar disso, alguns erros são freqüentes no pós-treino. Agora quero explicar cada um desses erros para que você não venha cometê-los ou continuar cometendo-os…

Então, vamos enumerar alguns deles a fim de obter melhores parâmetros para sua realização:

1 – Misturar o Shake pós-treino com frutas

As frutas podem ser fontes de carboidratos e, muitas vezes de alto índice glicêmico sim.

Porém, as frutas possuem fibras e isso faz com que o esvaziamento gástrico e a digestão, demore mais, atrapalhando então, a velocidade de absorção da proteína contida no shake.

2 – Consumir alimentos fibrosos

Pela mesma razão das frutas, alimentos fibrosos tendem a causar esvaziamento gástrico mais lento e, além disso, possuem IG diminuído justamente pela presença alta de fibras.

3 – Demorar para fazer o shake pós-treino

O Pós-treino deve ser feito imediatamente após o término do treino. Esperar chegar em casa, preparar tudo e depois tomar, acaba levando muito tempo, por mais perto da academia que você more.

Nesse curto espaço, o grau de catabolismo pelos hormônios e pelo esforço físico no corpo são brutalmente altos.

Por isto, leve preparado seu shake em uma coqueteleira ou garrafa, adicione água assim que terminar o treino e tome em seguida.

4 – Quantidades inapropriadas

Um shake pós-treino deve conter quantidades apropriadas e individuais para cada indivíduo de macro-nutrientes. Isto é importante para que o corpo se disponibilize de nutrientes suficientes e possa oprimir o catabolismo presente.

bcaa growth supplements

Estes, em carboidratos, podem variar de 0,5-1,5g/kg, em proteína de 0,5-1g/kg e deve conter quantidades mínimas (sem adições) de gorduras ou fibras.

5 – Adicionar muita água

A superlotação estomacal no período de recuperação primária não combina com o pós-treino justamente por liberar somatostatina e fazer o recrutamento mesentérico ser mais alto.

A somatostatina prejudica, ou regula, a liberação de insulina, prejudicando a entrada de glicose na célula e o recrutamento mesentérico possui ligação direta com os vasos sanguíneos (tecido que o recobre) e, por isto, se recrutado abundantemente, também tende a tornar a recuperação pós-treino prejudicada.

bcaa growth supplements

6 – Misturar proteínas

Whey protein e nada mais, além de carboidrato de alto índice glicêmico (preferencialmente simples). A mistura de proteínas, faz com que a absorção tenda a ser da velocidade de proteína de mais lenta absorção, isto é, o whey que poderia ser completamente digerido em 1,5h, passa a ser digerido em 4 ou 6 horas, se combinado com a caseína por exemplo. E isto, todo mundo já sabe o resultado: Dificuldade na velocidade de recuperação muscular.

Conclusão:

Dicas simples ao dia-a-dia incrementam ganhos até mesmo de fazer o pós-treino, uma refeição relativamente simples, porém de grande importância.

Para aprender mais sobre como manipular a refeição pós-treino a seu favor, vou deixar a indicação de um belo livro que li uma vez e que apesar de simples, trata a alimentação com franqueza e sem enrolações. O livro se chama Guia de Alimentos e Suplementos Para Ganho de Massa Muscular e você pode conhecê-lo melhor, clicando aqui.

Outra dica é a leitura de um recente artigo nosso que fala de maneira muito mais completa a abrangente sobre a alimentação após o treinamento. Leia e fique por dentro de como se alimentar corretamente.

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

63 Comentários


  1. William disse:

    Não me acho o dono da verdade, longe disso. Mas esse texto todo sem UMA referência bibliográfica, é dose.
    São publicados diversos artigos científicos nessa área, e com resultados bastante diversos. Considerar isso tudo uma verdade absoluta é um grande erro.
    Não me proponho aqui a refutar com referências tudo o que o autor disse. Mas já li estudos q sugerem, por exemplo, que o pós treino tem melhor aproveitamento se feito 2hs após o treino.

  2. Leandro S disse:

    Parabens e obrigado pelas dicas! Tenho uma dúvida, uso suplemento pós treino Herbalife H24 Reduild Strength (Whey, caseina, Bcaa, complexo B, calcio, magnesio e Ferro. Combina Carbo e proteina). Minha duvida é: se a hora do proximo lanche depois de 3 horas for a mesma que a hora do pos treino, este suplemento serve como lanche habitual da alimentacao( 3 em 3 hs ) ou preciso esperar 1 hora do uso do suplemento e lanchar de novo?

    O ideal é estabelecer um pós-treino que esteja de acrodo com suas necessidades nutricionais. Se o suplemento atender e tiver composição em quantidades e nutrientes para tal, use-o sim como pós-treino imediato. Caso contrário, não!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  3. Camila disse:

    Malho a noite e imediatamente apos o treino tomo 2 cap de BCAA (antes tb tomo duas) + whey + waxy maize + colageno hidrolisado em po. Após mais ou menos 1h30m faço uma refeiçao com 2 ovos ou 1 ovo + batata doce, ou frango. Estou correta quanto aos suplementos? Comer batata doce (carbo) a noite antes de dormir pode me engordar?

    —–

    Desconsidere o colágeno e, as quantidades variarão de acordo com suas necessidades individuais. Comer carbo não irá te deixar gorda, se não exceder as necessidades nutricionais, é claro.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  4. Junior disse:

    Boa tarde Marcelo.
    Estou com uma certa duvida, eu treino 4 a 5 vezes por semana parte da noite geralmente das 9 as 10 ou ate 10:30 varia do treino, a água de la não renda ficar gelada então já levo o shake pronto com gelo (Whey, creatina, dextrose e bcaa). Posso estar fazendo isso??? E mesmo em dias que não treinar tem a necessidade de continuar tomar o shake?? Fico no aguardo. Obrigado.

    Não há problemas. Não tem necessidades em dia que não houver treino.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  5. Bruno disse:

    Marcelo, estou com uma duvida, sei que não pode misturar as proteínas, eu irei tomar creatina e bcaa, porem atras da embalagem diz que deve tomar creatina (Cell Tech) logo que levantar e apos treino, e o hipercalórico (serious Mass) 3x ao dia, também pede pra tomar após levantar!! Estaria misturando as duas nesse caso, como faco?

    Você esta misturando creatina com hipercalórico? Qual a mistura de proteína nesse caso? E quem disse que não pode haver mistura de proteínas?
    Ingira conforme os produtos solicitam. Entretanto, as necessidades nutricionais devem ser avaliadas individualmente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  6. Juliana disse:

    Marcelo,
    Li em alguns artigos que o ideal é separar o treino aeróbico da musculação para um rendimento melhor em ambos.
    Minha alimentação é controlada com nutricionista que me passou Whey pós-treino e BCAA antes e depois nos dias que faço tudo junto.
    Minha dúvida é fazer essa suplementação nos dias que treinar separado? Devo tomar o whey nos 2 pós treinos? E o BCAA deixo só para o aeróbio ou nos dois?
    Obrigada!

    Não há necessidade do WP nos treinos aeróbios, mas, não é via de regra, a depender da dieta como um todo e das necessidades individuais.
    Já o BCAA pode ser conveniente em ambos os treinos, tanto antes quanto depois. Mas isso, também dependerá das necessidades individuais. Lembre-se que hiperinsulemias (mesmo causadas por AAs) podem aumentar a adiposidade, bem como, diminuir a lipólise.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  7. CLEIDY disse:

    Obrigada pelo Feedback. Deixa eu ver se entendi..rss.. É para tirar a dextrose? E o pós-tardio ex: frango e batata doce? E a próxima refeição? Obrigada novamente.

    ——

    Exatamente. A próxima refeição vai depender de suas necessidades individuais.

  8. CLEIDY disse:

    Treino 5x por semana 2 off 3 no horário do almoço 12:00, como meu objetivo é diminuir BF e aumentar massa magra, almoço as 11:00 (arroz integral ou batata doce ou macarrão integral + peito de frango ou patinho ou peixe + legume). Pós-treino imediato: whey on + dextrose + bcaa. 1 hora depois yogurte 0% + gelatina + aveia + chia. E as 17:00 pão integral ou torrada ou biscoito de arroz + atum ou peito de peru ou presunto magro (é a ultima porção de carboidrato do dia), acha que estou comendo demais à tarde?

    A dieta como um todo está inadequadíssima. Alguns pontos:

    – Uso de CHO desnecessário no pós-treino imediato.
    – Refeição pós-treino tardia MUITO ruim em composição.
    – Próxima refeição pior ainda.

    Prefira algo como sua refeição pré-treino no pós-treino tardio.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  9. Igor Macedo disse:

    Bom dia!!
    Faço musculação de segunda a sábado.
    Treino ABC. Minha Nutricionista me recomendou de 15 – 20 gramas de whey protein isolado e uma colher de chá de dextrose. Estou tomando whey que tem um pouco de carboidrato já (Marca Nutratech). Posso tomar a dextrose (marca new millen) do jeito que ela falou com o whey que já contem carboidrato? Isso até eu comprar o whey isolado (ISO PRO WHEY probiótica). Desde já muito obrigado.
    parabéns pelo site!

    Pode sim. Siga as recomendações do nutricionista e procure um WP com pelo menos 75% de concentração proteica.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  10. Leandro disse:

    Tenho alimentação boa, me alimento de 3 em 3 horas, consumo carboidratos integrais, e bastante proteína. No pós-treino uso 1 medida de whey (30g) e dextrose. Acha que terei resultados? Pode me fazer mal a dextrose?

    Para ambas as perguntas, dependerá das necessidades individuais. Se houver excesso, o uso pode prejudicar. Se houver necessidade, certamente ajudará.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  11. Eric disse:

    Gostaria de saber se posso tomar termogênico antes de malhar e depois de malhar tomar whey protein?
    Um anula o resultado do outro?

    ——-

    Pode e um não anula o outro.

  12. Rodrigo Martins disse:

    Boa tarde, ótimo tópico e dicas, contudo, como minha rotina não foi parecida com a de alguns colegas, exemplifico aqui: malho 1 hora por dia, entre 12 hrs e 13 hrs. Às 11 hrs faço a ingestão de batata doce + um leve sanduíche de pão integral com ricota. Após o treino faço a ingestão de whey protein (de marca boa que já contém BCAA em sua composição). Minha dúvida é sobre meu pré e pós treino, estou ingerindo erros?

    ——-

    Pré-treino pode melhorar e o pós-treino aparentemente esta legal. Tire esse sanduíche e coloque uma fonte de proteínas, como frango.

  13. Oliveira disse:

    Posso tomar creatina e maltodextrina no pós treino, e glutamina antes de dormir? Essa pode ser uma boa combinação?

    ——-

    Se estiver de acordo com suas necessidades, pode ser uma boa utilização sim.

  14. Oliveira disse:

    Olá Marcelo!
    Gostaria que vc me indicasse as melhores glutaminas do mercado. E gostaria também que me falasse qual suplemento posso tomar no mesmo período que eu tiver tomando a glutamina?agradeço desde já!

    Boas marcas que, particularmente, eu gosto: AST SS, Perfect, Allmax, Iron Tek, Twinlab…

    Quanto ao suplemento, depende das necessidades nutricionais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  15. Everson disse:

    Bom dia, acordo as 05:40 tomo um termogenico e vou pra academia, faço um circuito de aerobica com musculação, pois estou com 25% de gordura. Estou tomando um shake de whey+dextrose+creatina pós-treino, pois tenho medo de perder massa magra. Posso continuar com essa suplementação ou tem algo errado?? grato

    Sim, tem, a refeição pré-treino inexistente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  16. roberta disse:

    Marcelo, obrigada por responder a minha pergunta. É que chego em casa morta de fome, se eu não jantar não consigo treinar nada. Será que seria muito, então, se eu jantasse antes e depois? Abraços,

    Você pode fazer da sua janta antes do treino como um pré-treino. Não precisa comer coisas pesadas e após uma janta mais elaborada. Dá uma olhada neste artigo: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

  17. roberta disse:

    Boa tarde, primeiramente obrigada por todas as suas dicas.
    Eu chego do trabalho por volta de 19h30 e janto; como alguma carne (peixe, frango ou boi) com arroz integral em quantidade média, e um pouco de doce. Saio para a academia meia hora depois. Chegando lá, antes do exercício, tomo 4 cap. BCAA. Imediatamente após o treino, às vezes ingiro açúcar e depois um shake de Whey 3w + Creatina, ou nesse mesmo shake coloco maltodextrina. Chego em casa por volta de 23h30 e belisco alguma torrada ou queijo, porque me sinto saciada com o shake. Vou dormir com descanso de 7 horas. Posso continuar assim? Caso não, me ajude a tomar os suplementos que possuo corretamente. Muito obrigada.

    Todo o protocolo está bastante ruim, não pelo uso dos suplementos, mas pela alimentação mesmo, principalmente a alimentação sólida pós-treino.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  18. Leandro disse:

    Talvez tenha me expressado mal.
    Resumindo a minha rotina:
    Acordo, tomo 1,5 porção de whey com água.
    40 minutos depois, tomo o café da manha (pão, queijo e café.)
    Treino intenso de 1 hora(hipertrofia). Ao final deste treino, tomo + 1,5 porção Whey com dextose (quanto de dextrose?) + água.

    Entre acordar, tomar suplementação, treinar e voltar pra casa, será ainda 10;30 da manhã.

    Almoço (balanceado com bastante frango, batata doce, arroz, feijão)

    Com esse resumo de rotina, estaria correto tomar 1.5 dose de whey antes do treino, depois 1,5 dose whey + dextrose (em qual quantidade?) e 1 hora e meia depois almoçar normalmente?

    ——–

    Não vou falar de medidas, pois isso varia de acordo com as necessidades de cada um e eu não conheço as suas. Quanto ao exemplo, o pré-treino esta bem ruim, alias, muito ruim. Já o pós-treino esta bom. Leia este artigo e refaça todo seu pré-treino: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

  19. Leandro disse:

    Olá Marcelo.
    Comprei Whey concentrado e Dextrose. Malho de segunda a sábado, período da manha, treinamento ABC, com duração entre 50 min a 1:10 (Treino intenso respeitando 1 minuto de descanso inter-série)
    Minha duvida é:
    Está correto tomar 1 medida e meia de WHEY+Agua antes do treino e após 40 minutos ingerir duas fatias de pão de forma ou um pão francês com queijo e Café e no pós treino, ingerir novamente 1 dose e meia de WHEY+Água+DEXTROSE?

    Grato desde já, pelo esclarecimento.

    As quantidades variarão de acordo com as necessidades nutricionais individuais. A refeição após o pós-treino imediato está RIDÍCULA… Jamais vai conseguir bons resultados com isso.
    A terceira refeição, não faz sentido algum.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  20. Leo disse:

    No pós treino tomo creatina + whey + malto. Minha dúvida é posso jantar logo em seguida? Pois faço o pós treino as 8 horas da noite ai saio de casa e só chego 10:30 da noite, se eu não jantar e ficar só com o pós treino vou ficar com fome creio eu.

    ——-

    O certo seria comer 60 minutos depois do pós-treino liquido. Portanto a melhor solução é levar uma marmita para onde você for e comer lá.

  21. Renato disse:

    Treino as 19:00 hr 40m musculação +10m abdominais + 15m aeróbico. Tomo meu whey com dextrose logo ao terminar o treino e levo uns 40 min para chegar em casa e jantar.
    Minha duvida é a seguinte: Preciso comer carboidrato com índice glicêmico alto também na janta junto a proteína ou já que fiz isso com o shake posso aqui comer carboidrato com índice glicêmico baixo? Minha meta eh definir e baixar % de gordura, não virar um Hulk 🙂

    ——

    Na janta pode comer carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral e etc.

  22. Alexnaldo Rangel disse:

    Eu posso beber bebidas alcoólicas durante o consumo do Whey, sim ou não?

    ——–

    Nenhum suplemento se dá bem com álcool. E não só pelo suplemento, mas pelo o que o álcool causa ao organismo. Então aqui vai minha dica, se quiser um shape bacana, esqueça o álcool.

  23. vinicius brandão disse:

    Malho 5 vezes por semana, 40 minutos antes de malhar tomo duas capsulas de bcaa, malho 1 hora e meia depois faço caminhada e corrida 30 minutos, por fim tomo as outras duas capsulas de bcaa top integral medica. Devo tomar as ultimas capsulas de bcaa depois do treino ou apos a caminhada e corrida? Qual melhor corrida no pré treino ou no pós?

    Não achas que esse protocolo de treino te levará ao overtraining? Corrida no pós-treino mesmo, nunca antes.
    Use apenas antes e depois dos treinos completos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  24. fernanda disse:

    Estava batendo no liquidificador whey + creatina + colágeno hidrolisado + morangos + água. Agora sei que a fruta deixa a absorção mais lenta, já não vou colocar mais ela. Mas ainda sim posso misturar whey + creatina + colágeno hidrolisado + água? Pq a whey e a creatina são pós-treino, no caso tomo whey + água e depois tomo creatina + água, ou misturo logo os dois com a água já que são pós-treino? Abs

    —–

    Pra que o colágeno? Isso não tem função.

    Misture whey + Creatina + água e pronto.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  25. Heitor carvalho disse:

    Qual a melhor forma de tomar o animal Pack? Eu posso tomar junto com outro suplemento qual seria?

    “Bodybuilders avançados, powerlifters e atletas, ingerir 1 pak 30 min após a refeição antecedente ao treino. Para competidores ou quem realiza treinos intensos, dois paks diários. Beba com uma boa quantidade de água.”

    Para a segunda pergunta, depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  26. Jessica disse:

    Boa noite!
    Eu tomo um suplemento de carboidrato antes de trinar e após treinar tomo whey batido com banana, pois não gosto muito do gosto dele puro… Isso atrapalha?

    ——-

    Sim. Use-o apenas com água.

  27. leandro disse:

    Eu trabalho a noite, Saio as 7 do trabalho e vou direto pra academia, como deve fazer a suplementação pra ganho de massa muscular? Lembrando que tenho que dormir quando chego, posso me alimentar em qualquer horario no trabalho, alguma dica referente a alimentação também?

    —-

    Depende das necessidades nutricionais individuais.

    Leia esses artigos que podem te ajudar: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

    https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-apos-o-treino-de-musculacao/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  28. Daniela disse:

    Segunda e quarta eu faço aula de cx work as 17:30 ate as 18 hrs! Depois faço power jump as 19:15. Qual o melhor horario pra tomar suplemento? Eu tomo whey, malto e bcaa. Nos demais dias faço musculação e alterno aeróbico alguns dias spinning e outros corrida!

    —-

    Após o final de TODA a atividade física.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  29. Saulo disse:

    Boa tarde Marcelo, eu como batata doce antes de malhar e logo apos o treino eu janto e depois tomo o whey e a creatina, mas estava pensando em começar a jantar antes de malhar e comer a batata doce depois junto com o whey. Qual seria a melhor forma de consumir esses alimentos?

    —-

    Nenhuma dessas opções!
    Recomendo URGENTE que você busque orientação nutricional.

    Consulte nossa aba de assessorias personalizadas. https://dicasdemusculacao.org/consultoria-online/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  30. caco disse:

    Andei entrando em mtos sites e cada fala uma coisa me deixando na maior duvida …..
    Qual melhor hora em resultado pra ser tomado a creatina ?

    —-

    Não há regra. Dê uma lida neste artigo: https://dicasdemusculacao.org/creatina-conheca-tudo-sobre-este-suplemento/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  31. Tiago Vitorino Lott disse:

    Marcelo, em quanto tempo após o consumo do whey posso jantar?

    Obs: treino tarde, tomo whey, janto e em seguida durmo. Isso não me parece muito certo, rsrs

    Depende das necessidades individuais e da dieta como um todo. Mas a grosso modo, é uma média de 60 minutos.
    Isso pode ser certo dependendo do conteúdo de sua janta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  32. jorge menezes disse:

    Eu posso tomar whey + malto antes do treino e a creatina pós-treino?

    —–

    Depende das necessidade individuais. A grosso modo, seria bom tudo no pós.

  33. Eduardo girao disse:

    Qual o melhor horário para tomar a creatina nos dias que eu não treinar?

    Qualquer horário.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  34. Matheus costa disse:

    Que alimentação você sugeria antes do treino de musculação? Frequentemente eu começo meu treino entre cinco e seis da tarde e minha última refeição tem sido o almoço às 12:30hs.
    Quando acaba o treino tomo o shake com whey, cretina e malto. Meu treino acaba + ou- às 19:00hs! Quanto tempo depois eu posso jantar e o que devo jantar? Vou dormir às 21:00hs e antes de dormir eu tomo albumina!
    Cara se você tirar minhas dúvidas eu agradeço! Valeu!

    ——

    Dê uma lida neste artigo: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/. O tempo para refeição sólida após o pós-treino liquido, é de mais ou menos 60 minutos.

  35. Bernardo castro disse:

    Com quantas ml de água e quantas gramas de cada suplemento eu posso fazer o shake de creatina+whey+malto dextrina?
    Antes de tudo valeu mesmo cara!

    —–

    Não existe medida certa, pois irá depender das necessidades de cada pessoa.

  36. wagner disse:

    Eu posso passar dois meses tomando creatina e esperar um mês para começar tomar outra vez?

    —–

    Não é necessário, pode ser usada continuamente.

  37. míller oliveira disse:

    Com quantas ml eu devo tomar o shake contendo creatina + whey + malto? Quantos dias eu posso tomar esse shake com a creatina e quantos dias eu devo esperar para começar tomar próxima vez? Nesse intervalo eu posso tomar whey e malto? Ah posso também tomar albumina antes de dormir?

    —–

    A maioria das respostas vai depender das suas necessidades individuais. A cretina pode ser usada todos os dias, sem intervalo. A albumina pode ser interessante antes de dormir sim, mas irá depender das necessidades de cada um.

  38. Rodrigo disse:

    Há problemas em tomar o Whey Protein e o Malto separados, sem ser shake? Estarei prejudicando o “combo” desta maneira?
    Geralmente, levo duas coqueteiras. Primeiro tomo o Malto e, em seguida, o Whey.

    ——

    Não há problemas, mas também não há necessidade.

  39. moreira disse:

    Eu estou comendo muitas fibras antes do treino e a noite, isso vai atrapalhar na absorção da proteína?

    —–

    Com certeza. Fibras irão fazer com que haja um atraso na digestão dos alimentos.

  40. Diego disse:

    Eu devo tomar o (whey + dextrose) após o treino total ou depois da musculação antes do aeróbico? Eu quero perder gordura e ganhar massa muscular, treino 1h e 15 de musculação e 40 minutos de esteira com frequência cardíaca media. O que seria melhor?

    Eu já tomo um pouquinho de malto e termogênico 20 min antes do treino tb.

    ——

    Primeiro, você precisa decidir qual objetivo quer priorizar, já que esta tentando 2 objetivos totalmente opostos e impossíveis de conseguir ao mesmo tempo. E quanto ao pós-treino antes ou depois do aeróbio, no caso sempre digo depois, pois com alimentação você não irá conseguir realizar o aeróbio corretamente (com a maioria das pessoas). Correto mesmo, seria fazer os dois treinos em horários separados, exemplo, um de manhã e outro a noite. Com pelo menos 6h de diferença de um para o outro.

  41. Maria Mesquita disse:

    Dúvidas:

    Meus bjectivos: definir com Body Pump e cardio com corrida, mas não perder massa magra.

    – Tomo Hydro Fusion logo a seguir ao treino, levo no shaker, no fim do treino junto água e tomo.

    – Queria juntar BCAA com Hydro Fusion, mas para isso dava jeito o shaker já ir preparado de casa (mexido com varinha mágica) pois o BCAA é dificilimo de dissolver.

    Há problemas:

    1º nesta mistura (e BCAA com HydroFusion?

    2º em levar já o shaker preparado e bem mexido de casa com água?

    Obrigado!

    ——

    Se não me engano nesse HydroFusion, já tem doses de BCAA. Tem de ver a quantidade e ver se há necessidade de mais BCAA ou não. Porém misturar, não há problemas. E pode levar de casa pronto já também, mas das vezes que fiz isso, o sabor não ficou lá muito bom.

  42. Nice disse:

    Eu faço duas horas de treino seguido (hidro + spinning na água) 3 vezes por semana. Tenho 44 anos e meu objetivo é perder peso. Eu era obesa mórbida, mas hoje já eliminei 39 quilos. Não faço uso de suplementação, mas gostaria de usar whey protein após o treino porque a segunda hora do meu treino é de alto impacto porque faço com meu personal. Você acha que devo? Devo beber puro ou misturar com outro suplemento? Você poderia me indicar algum.

    ——-

    Para uso correto de suplemento de acordo com suas necessidade, deve-se fazer uma avaliação junto a um profissional.

  43. Ana Quésia disse:

    Boa tarde!!!

    Tava tomando o syntha-6, mas tinha parado, vou retornar tomar hoje. Eu tomava com frutas e ficava muito doce. Gostaria de saber qual a forma ideal para tomar. A quantidade e tudo. E tenho que tomar antes do treino ou depois? Ou posso tomar as duas vezes, ou então tomar na hora la da academia? E é com leite ou com água? me ajude!!!

    —–

    Falando a grosso modo, antes seria melhor do que no pós. Porém a grosso modo, eu usaria ele no café e antes de dormir. São melhores horários para este suplemento. Sempre com água. Vale lembrar que depende das necessidades individuais, portanto, vale uma consulta ao nutricionista.

  44. Marins disse:

    Tudo certo Marcelo? Me ajuda ai! Treino musculação pra hipertrofia 3x por semana e pratico karatê 2x. No dia do karatê, não faço a musculação e não tomo o whey dos treinos de musculação. A dúvida é suplementar ou não nos dias só de luta? Valeu.

    ———-

    Suplementos são para completar a sua dieta e se no dia que não usar, você não completar de outra forma, eles devem ser usados todos os dias.

  45. Pierre disse:

    Posso então misturar Whey, Waxy Maize e Creatina e mandar tudo pra dentro?

    ——–

    Pode!

  46. Jorge Cavaleiro disse:

    Começo agradecendo pela postagem, achei interessante e principalmente útil.
    Vou por em prática a dica referente a não tomar o shake pós-treino só ao chegar em casa (30 minutos depois de terminado o treino, no meu caso). Eu preparo um shake com whey + creatina + malto e minha dúvida é a seguinte:

    Eu posso levar o shake pronto de casa (já batido num mixer com água) na coqueteleira? Eu viria a bebê-lo só duas horas depois de preparado mas minha ideia seria dar mais uma sacudida antes de beber.
    Só pra ratificar: eu quero saber se existe diferença entre beber um shake desse preparado na hora e beber um shake preparado duas horas antes batido num mixer?

    —-

    Deveria tomá-lo IMEDIATAMENTE após o treino. Leve apenas o pó e adicione água na academia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  47. Sergio disse:

    Estou com uma duvida a respeito de fibras e Whey. Em minha dieta pela manhã e antes de dormir bato frutas com mel e 60gr de um mix de cereais (aveia, linhaça, quinoa) com whey ou albumina.

    É minha primeira e minha ultima refeição, pois oferece todo aporte de carboidratos, fibras, gorduras e proteínas em excesso.

    Minha duvida é a seguinte. AS FIBRAS ATRAPALHAM A ABSORVIÇÃO DAS PROTEÍNAS??EXISTE UMA PERDE DE PROTEÍNA?

    As fibras “roubam” gorduras (principalmente colesterol) e vitaminas. Roubam também as proteínas?

    Não estou perguntando se demora mais para absorver a proteína (Se demorar mais é até melhor), mas sim se realmente, ela também não deixa o corpo absorver parte das proteínas ingeridas e as libera nas fezes intactas.

    ————–

    No caso elas só iriam retardar a absorção mesmo. Não irão “roubar proteínas”.

  48. Ednuardo disse:

    boa tarde ao amigo
    Veja so pratico Muai thai e jiu jitsu , em duas aulas seguidas num periodo de uma hora e meia cada um.
    Sinto uma enorme fadiga no dia seguinte pois era muito sedentario, comprei o syntha 6 e outro sheik de carboidratos sera que isso resolve pra mim no pos treino. e como devo tomar ambos juntos ou separados
    Grato em resposta

    ———

    Não, não resolve. Para resolver isto, teria de analisar seu comportamento, dia a dia, talvez mudar um pouco os horários do treino, alimentação adequada ao objetivo e em conciliação com o seus gastos e individualidades. Enfim, só com uma consulta mesmo.

  49. Lucas disse:

    É recomendado tomar suplementação (whey+malto) pós corrida (apenas a corrida)?????

    ————

    Sim, se houve necessidade de repor rapidamente proteínas, é indicado sim.

  50. Diogo Luiz disse:

    Olá.
    Estou querendo perder peso (principalmente) e definir em conjunto.
    Malho em média 3 a 4x na semana.
    Meu treino consiste de 1:30 de musculação + abdominal e depois uma caminhada forte de 30 minutos + 30 minutos de corrida.
    Devo tomar o whey antes da caminhada/corrida ou depois?

    E chegando em casa costumo comer uma salada de alface / tomate e um pedaço de peito de frango no grill ou 2 fatias de salame sem carboidrato. Algo errado com a dieta?

    grato pela ajuda!

    ————–

    O Whey pode ser usado antes ou após o treino, isso irá depender das necessidades de cada um. O pós-treino sólido pode ser melhor um pouco. O salame eu cortaria, mesmo sem carboidrato.

  51. Gabriel Rodrigues Mandu disse:

    Olá irmão, meus pós-treino é esse: Whey Protein logo em seguida do fim da atividade (malho 1h e corro na esteira uns 20 minutos, eu corro depois pq quero queimar um pouco de gordura).

    Assim que chego em casa, logo após uns 40min.~1h. eu como 2 fatias de pão integral light, 1/3 de uma lata de atum light e 1 batata (às vezes batata doce). Essa alimentação pós-treino está boa? (E eu sempre repito a mesma refeição após 1h30 ou 2h)
    Um abraço”

    ————

    Coma batata doce com frango, com peixe ou até mesmo com o atum (lata toda), largue esta ideia de pão integral.

  52. raoni tomaz disse:

    Aproveitar pra fazer outra pergunta. Dois dias por semana faço anaeróbico seguido de aeróbico.
    Eu tomo a suplementação logo após o anaeróbico ou somente após o aeróbico?

    ——-

    Após o final do treino total, aeróbio ou não.

  53. raoni tomaz disse:

    Olá!!
    O que é melhor combinar no pós treino: whey com maltodextrina ou dextrose?

    ———-

    Tanto faz! Os dois terão o mesmo efeito. Em tempo, eu trocaria os dois por Waxy Maize.

  54. Wemerson disse:

    Então no caso eu nao poderia misturar uma dose de whey + proteina de soja?

    ——–

    Não é recomendado, principalmente no pós, irá fazer com que a absorção seja bem mais lenta.

  55. Emerson disse:

    Bom Dia! Marcelo em outra matéria você indica tomar a creatina após o treino então neste caso eu tomo ela separada do shake? ou Imediatamente com o Whwy?

    Junto. Não há porque separar.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  56. Junior disse:

    Estou malhando segunda, quarta e sexta e logo após o treino corro 2km, e logo após a corrida estou tomando o shake de whey protein, maltodextrina e creatina, o que devo melhorar nessa suplementação?


    Nada, oras.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  57. Fabio Gilarde disse:

    Marcelo, gostaria de saber sobre o Syntha-6, ele é uma mistura de proteínas do tipo, rápida, média e lenta absorção, ou seja é um completo proteíco bem completo, porém, não se você já tomou, pergunto se poderia me dizer qual é melhor modo de tomar, quantidade de vezes. Achei um preço bem bacana neste site http://www.lojadosuplemento.com.br/Produtos_Pesquisa.asp?produto=syntha+6
    E percebi em vários fóruns que o melhor é tomar antes de dormir para evitar o catabolismo da noite, o que me indica? Grande abraço!

    A quantidade e horários vai variar de acordo com suas necessidades individuais e com a dieta. Impossível falar o momento e a quantidade exata.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  58. Edu disse:

    Marcelo ha alguma contra indicação em tomar whey protein pela manha e albumina no fim da tarde pra quem só pratica exercicios aerobicos e caminhadas?

    A grosso modo, não, pois são apenas proteínas para complemento protéico. Porém, suas necessidades individuais energéticas e protéicas, tanto quanto de outros nutrientes, devem ser avaliadas individualmente por um profissional.
    A contra indicação na grande realidade seria exceder o seu consumo individual protéico, podendo acarretar problemas renais, hepáticos etc.

    Sinceramente, eu não vejo necessidade de tanto complemento protéico para quem apenas faz caminhadas leves, podendo suas necessidades ser supridas com uma dieta qualificada. Vejo esse complemento necessário a indivíduos com outros tipos de necessidades, como patologias que requerem maior aporte protéico, indivíduos que buscam hipertrofia muscular etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  59. David disse:

    Ah,então de boa,é nacional. Bom,pelomenos na informação nutricional tem zero de fibras.
    Valew cara,brigadão pela atenção !

  60. David disse:

    Olá Sedron, me tira uma duvida por gentilelza
    Eu tenho usado Whey junto com hipercalorico no pos, uso hiper como fonte de carbos,será pode atrapalhar na absorção pelo fato de ter algumas gramas ( nao mais que 5 gr) de outras proteina ?

    Obrigado,valew !

    ——–

    Na teoria, sim.
    Na prática, não. Mas acho mais preocupante caso o hiper seja importado e tenha fibra (nacionais não permitem fibra) ou gordura.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  61. Fabio disse:

    Se vc diz que em média isso acontece, um blend não é um suplemento muito indicado para o pós-treino.

    Que horário ele seria indicado então?

    Pq o que vejo e acho que até a BSN indica é que ele seja tomado principalmente no pós-treino.

    Sinceramente, não vejo necessidade desses blends. Uma proteína diferente a cada refeição já é suficiente.

  62. Fabio disse:

    Me diz uma coisa então:

    um blend de proteínas como, por exemplo, a Syntha-6 é digerido em 5-6 horas?

    Depende de cada organismo, mas em média, é sim!

    M.Sendon
    @marcelosendon

Deixe o seu comentário!