• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Descubra 5 Alimentos para Auxiliar no Controle do Apetite

    Se você deseja inibir seu apetite mas ainda não descobriu como, ou não deseja gastar muito com produtos. Eis que neste artigo temos a solução! Conheça 5 alimentos para auxiliar no controle do apetite.

    Sabemos que nos primórdios, a alimentação do homem era muito variável: Era necessário caçar, percorrer longas distâncias para obter alimento e ainda, não se sabia qual poderia ser a próxima refeição, visto a possível disponibilidade, o homem adaptou-se a comer o máximo que pudesse em uma só refeição a fim de manter-se vivo e, claro, suprir suas necessidades.

    Obviamente, não se tinha conhecimento de parâmetros nutricionais e, na realidade, isso pouco importava, visto que os mecanismos regulatórios do corpo primitivos eram muito inteligentes e conseguiam lidar bem com o dia-a-dia.

    Whey Protein

    Sabe-se que o mecanismo da fome, é algo instintivo e que preza por nossa sobrevivência. Mas, devido as suas alterações, hoje ele pode ser um grande vilão, fazendo com que muitas pessoas ganhem peso por supostamente estarem com “fome”, quando na verdade, isso é vontade de ingerir algo ou até mesmo algum distúrbio físico ou químico no corpo.

    Existem hormônios os quais são responsáveis por promover a sensação de fome e outros, a sensação de saciedade.

    Por exemplo, a grelina é uma das principais responsáveis reguladoras do mecanismo de fome e, por outro lado, o peptídeo YY é um inibidor do apetite, promovendo assim a sensação de saciedade.

    Logicamente, existem outros mecanismos os quais regulam a ingestão alimentar como a dilatação das paredes gastrointestinais, a secreção de leptina entre outros.

    Existem também fatores relacionados a saciedade os quais estão ligados a alguns hábitos, como a ingestão de água e outros líquidos (especialmente os que contêm cafeína), a ingestão de quantidades exageradas de sódio, a ingestão de fibras alimentares, as quantidades de lipídios ingeridas entre outras.

    Devido as alterações nos mecanismos regulatórios do apetite, muitas pessoas tem dificuldade em controlar a sua ingestão alimentar e, portanto, essa dificuldade interfere diretamente na redução da gordura corpórea e no emagrecimento.

    Esses distúrbios podem ser tão severos que, muitas vezes só são corrigidos com o uso de medicamentos e de terapia.

    Porém, existem formas mais naturais, menos lesivas a corpo e, principalmente mais seguras as quais podem auxiliar você a controlar o seu apetite. Entre essas estratégias, a ingestão de determinados alimentos pode ser crucial neste processo.

    Assim, hoje conheceremos alguns alimentos que você poderá inserir em seu cardápio alimentar os quais possibilitarão um controle muito melhor, mais longo e otimizado do apetite.

    1. Ovos

    Os ovos são excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico. Os estudos mostram que as proteínas quando ingeridas na primeira refeição podem auxiliar numa menor ingestão alimentar durante o decorrer do dia.

    Termogenico

    Além disso, as proteínas levam muito mais tempo do que outros nutrientes para serem metabolizados e ainda, auxiliam na preservação da musculatura.

    2. Abacate

    Abacates são excelentes fontes de lipídios insaturados. Esse grupo de gorduras é extremamente importante para a saúde do sistema cardiovascular, no caráter protetivo.

    Mas, como sabemos, lipídios tem a capacidade de retardar o esvaziamento gastrointestinal e com isso melhorar a sensação de saciedade.

    Abacates e avocados (espécie de abacate) de uma maneira geral também são ricos em fibras alimentares, que também retarda o esvaziamento GI e ainda, promove uma melhora no fluxo intestinal, além de auxiliar no controle da glicemia.

    Whey Protein

    De quebra, você ainda consegue excelentes micronutrientes com os abacates tais quais o potássio (em maiores quantidades do que as bananas, por exemplo).

    Abacates são ótimos para serem usados com alimentos salgados ou doces, em preparações que envolvem desde saladas até “dips” como o guacamole.

    3. Pimenta Chilli

    A capsina, ingrediente ativo da pimenta é o principal responsável por promover a termogênese e, portanto, acelerar o metabolismo naturalmente. Porém, essa não é sua única função: Ela também auxilia na melhora do controle do apetite.

    A Journal of Obesity mostrou que pessoas as quais consumiram pequenas quantidades de pimentas com as refeições comeram menos durante a refeição, durante o dia e ainda, como não era esperado, não tiveram tendência para mais tarde consumir alimentos como fast food.

    Pimentas também são muito facilmente usadas nas mais diferentes receitas possíveis. Logicamente, caso você tenha sensibilidade com as pimentas, comece usando-as aos poucos.

    4. Aveia

    Talvez a aveia esteja entre os alimentos mais consumidos por praticantes de musculação. Ela é rica em carboidratos complexos, que melhoram a saciedade, possuem fibras alimentares solúveis e insolúveis as quais auxiliam na saúde do intestino e também no controle glicêmico pós-prandial, são ricas em vitaminas do complexo B e também possuem lipídios insaturados.

    Estudos já mostraram a diferença nítida que há em pessoas as quais consomem aveia com pessoas que consomem cereais refinados na primeira refeição: O primeiro grupo normalmente possui uma ingestão alimentar menor e ainda, uma melhor sensação de saciedade.

    5. Chocolate amargo

    Chocolate em dieta? Sim… Isso pode parecer estúpido, mas, não é! O Chocolate amargo pode ser um excelente aliado em seu processo de emagrecimento.

    Isso porque, o chocolate é precursor de inúmeros neurotransmissores que causam a sensação de saciedade e ainda, promovem a sensação de bem-estar.

    Termogenico

    Logicamente, você não vai sair consumindo uma barra de chocolate por dia, mas, pequenos pedaços diariamente, certamente serão excelentes aliados de sua dieta.

    Conclusão:

    A busca pelo contorno das modificações dos hábitos alimentares dos seres humanos é algo existente, podendo até mesmo ser recorrido o uso de medicamentos.

    Porém, com alternativas dietéticas simples, normalmente conseguimos bons resultados e, com isso, conseguimos controlar melhor o apetite, promovendo assim uma melhora na redução do peso corpóreo.

    Bons treinos!

    Whey Protein





    /* */