Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoConheça 7 alimentos de crianças que podem ser usados por praticantes de musculação!

Conheça 7 alimentos de crianças que podem ser usados por praticantes de musculação!

Conheça alguns alimentos que são muitos ingeridos por crianças e que a maioria das pessoas adultas não os consome por acharem ser "alimentos ruins", mas que se bem usados podem ajudar praticantes de musculação!

alimentacao-infantil


Tenho certeza absoluta que você tem algum tipo de saudade alimentícia de quando era criança. Quando somos crianças, nossa alimentação é muito mais infantil (claro!), podendo comer algumas besteiras durante o dia, como jujubas, iogurtes mais doces, achocolatados e etc.

whey protein growth supplements

E se eu te falar que você, como praticante de musculação que busca objetivos, também pode se beneficiar de alguns desses alimentos infantis, você acreditaria? A maioria não vai acreditar e muitos irão me xingar, mas a verdade é que se bem usados, podem ser estar em nossa rotina de alimentação.

E é justamente isso que eu quero mostrar a você neste artigo! Como inserir alguns alimentos que são tidos como “besteiras” em sua rotina de alimentação e aproveitar seus benefícios para ajudar nos seus resultados com a musculação.

Se essa ideia soa maluca para você e, não parece ter lógica alguma, vale a pena prosseguir com a leitura e saber como você pode aproveitar ao máximo “alimentos de crianças” e, mesmo assim, obter excelentes resultados estéticos e também de performance.

Vamos lá?

Alimentos de crianças para adultos

Alimentos de crianças nada mais são do que alimentos voltados às necessidades infantis. Porém, a grosso modo, eles são fontes de micro e macronutrientes os quais os adultos precisam também.

Pensando assim, eles nada mais são do que alimentos normalmente enriquecidos com algum tipo de marketing que faça as crianças o aceitarem melhor. Por exemplo: Adultos não se importariam de consumir um iogurte de rótulo branco escrito “iogurte de morango”, mas uma criança teria uma aceitação duvidosa, o que faria com que um super-herói desenhado na embalagem, tornasse aquele produto bem mais atrativo.

Porém, existem dietas e dietas, estratégias e estratégias, metabolismos e metabolismos os quais devem ser considerados antes de pensar em sair comendo tais alimentos de crianças. Isso porque, com o entendimento desses pontos, podemos propor formas inteligentes de consumi-los fazendo com que sua mente seja beneficiada e, claro, seu físico também.

Portanto, aqui vão alguns exemplos de alimentos de crianças os quais podem ser usados em momentos específicos e por determinados tipos de pessoas. E, que tal você se enquadrar em um ou mais grupos deles?

1- Cereais matinais

cereal matinal infantil

Cereais matinais podem ser considerados alimentos infantis, apesar de existirem muitas opções voltadas para adultos, como granolas, cereais de fibras etc. Opções essas das mais variáveis as quais podem conter maiores ou menores quantidades de açúcares, podem conter ou não glúten, podem conter ou não algum tipo de frutas entre outras variedades.

Porém, ao mencionar cereal matinal, logo pensamos naqueles anéis de frutas, naqueles flocos de milho, bolas de chocolate e coisas do tipo, não é mesmo? E sim, eles podem ser usados para alguns casos, isso porque, possuem baixas quantidades de fibras alimentares, baixas quantidades de gorduras e uma considerável quantidade de açúcares simples como principais características.

Por exemplo, pessoas as quais possuem dificuldade em se alimentar com frequência, podem se beneficiar com um desjejum contendo esses cereais que serão rapidamente digeridos e não vão atrapalhar a próxima refeição. Outra boa aplicação é no momento pós-treino imediato, onde podemos consumir uma quantidade maior de açúcares simples. Pessoas as quais precisam de praticidade também pode se beneficiar com um consumo moderado desses cereais ou ainda, mesmo que você esteja em restrição calórica pode optar por algumas opções sem açúcares, como há vários flocos de milho assim no mercado.

whey protein growth supplements

Esses cereais podem ser ótimos para ectomorfos, pois possuem boa densidade energética e podem ser misturados com leite ou iogurte (que é fonte de lipídios, carboidratos e proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e sais minerais), com frutas e até mesmo com proteínas em pó.

Obviamente, pessoas as quais buscam maior restrição calórica devem se atentar ao consumo desses alimentos, sendo eles bastante indicados mesmo em fase de aumento de massa muscular.

2- Mingaus

Praticante de musculação, especialmente no Brasil, parece conhecer somente o mingau de aveia, mas existem ótimas opções disponíveis no mercado que podem substituir o mingau de aveia, tanto em fase de offseason (aumento de massa magra) quanto em fase de redução do percentual de gordura corpórea (cutting).

Entre essas opções, podemos mencionar o creme de arroz, que é muito usado lá fora e aqui também. O creme de arroz nada mais é do que a farinha de arroz, que pode ser transformada em mingau. Ela é literalmente como comer arroz, mas devido a ausência de fibras alimentares e maior contato enzimático no trato gastrointestinal, possui maior velocidade de digestão. O mesmo vale para o mingau feito com amido de milho (maisena). Ambos podem tranquilamente serem usados em cutting ou em bulking.

Creme de Arroz infantil Yoki

Para quem está em offseason e precisa de alta ingestão energética, mesmo opções que contenham açúcares podem ser viáveis, como cremes de arroz saborizados, fórmulas infantis (farinha láctea, mingaus de arroz com cereais, mingaus de frutas com cereais etc), entre outros.

Obviamente, a quantidade desses alimentos e a forma de preparo (com água, leite desnatado, leite integral, bebidas vegetais etc) variarão de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Os momentos ideais para o consumo desses mingaus podem ser ao acordar, no desjejum, antes do treinamento (os que não possuem açúcares) e depois do treinamento. Você pode também misturá-los com proteína em pó para incrementar maior densidade energética e maior valor nutricional também.

3- Pós para preparo de bebidas (achocolatados, pós sabor morango, cappuccinos etc)

Não quero fazer propaganda de marca alguma, mas quem não lembra de Ronnie Coleman em seus DVD’s tomando Syntha-6 com Nesquik®? Pois bem…  Não só essa marca, mas tantas outras, podem ser excelentes opções para praticantes de musculação no período pós-treino.

Elas, nada mais são do que açúcares simples com algum tipo de saborizante. Essas fórmulas fazem praticamente a mesma função da dextrose ou da maltodextrina que é o fornecimento rápido de energia. Esses pós para preparo de bebidas, normalmente por serem destinados para crianças, possuem alguma adição de micronutrientes, como as vitaminas e os sais minerais, o que ainda nos acrescenta um valor nutricional melhor.

nesquik morango

Usando esse tipo de alimento no seu pós-treino (preferencialmente misturado ao whey protein), você pode ter benefícios não somente frente a disponibilização rápida de energia, mas principalmente, a supressão dos níveis altos de cortisol que tendem a ocorrer nesse período.

Todavia, vale lembrar que algumas dessas fórmulas não possuem só açúcares, saborizantes, vitaminas e sais minerais, mas possuem também leite em pó (pessoas intolerantes à lactose ou com alergias à proteína do leite devem ter atenção a isso), café (para pessoas sensíveis à cafeína isso pode ser um problema) ou algum tipo de gordura, o que não é interessante para ser usado no período pós-treino imediato.

creatina growth supplements creapure

4- Papinhas infantis

Sabe aquelas papinhas prontas de carne com macarrão, de batata com frango, de legumes com carne e assim por diante? Sim! Elas podem ser cheias de frescurinhas, mas têm um valor nutricional bom.

É claro que sua dieta não vai se basear em papinhas ou você vai planejar fazer suas refeições com elas. Mas, em casos emergenciais, elas podem ser uma ajuda. Suponha que você teve um dia agitado, chegou em casa em cima do horário do seu treino e não tinha lá tempo hábil para preparar algo… E se você tivesse alguns potinhos dessas papinhas em casa? Era só abrir e comer!

papinhas infantis

Ou digamos que você pegou um ônibus e ficou um tempão no congestionamento… seu horário de comer passou faz tempo e você ainda não chegou em casa… Quando você desce, talvez para esperar um próximo ônibus, tem um supermercado em sua frente… Vale a pena aproveitar uma dessas opções, não é mesmo?

Acreditem se quiser, mas a maioria delas são nutritivas, não possuem adições de açúcares e o sódio não é tão caprichado, o que pode ser interessante para algumas pessoas. Essas papinhas nada mais são do que algum tipo de carboidrato (normalmente batata, macarrão, mandioquinha, ou arroz) com vegetais (cenoura, ervilha etc) e algum tipo de proteína (carne ou frango normalmente).

O teor de carboidratos dela é relativamente bem superior aos de proteínas, pois crianças normalmente não precisam de altas quantidades de proteínas na dieta, mas mesmo assim elas não deixam muito a desejar.

Elas não possuem valor calórico alto, logo, devemos considerar que o custo X benefício delas não é interessante, mas como mencionado, em casos onde não há grandes alternativas, elas poderão ajudar sim.

5- Jujubas

Jay Cutler ficou conhecido por comer muitas jujubas no pós-treino imediato! Mas, não era só ele que fazia isso. Outros atletas também usaram e ainda usam algumas estratégias parecidas.

jujubas coloridas

Balas de gomas, também conhecidas como jujubas, são excelentes opções para quem precisa de um carboidrato no pós-treino imediato. Isso porque, novamente elas irão fornecer altas quantidades de carboidratos simples e com isso melhorar a disponibilização energética e suprimir o cortisol. Elas não possuem fibras alimentares e nem gorduras, o que não irá fazer com que o esvaziamento gastrointestinal seja demorado.

Vale a pena lembrar que algumas dessas jujubas possuem glúten e/ou lactose, portanto, pessoas com problemas a esses componentes devem ter atenção. Ainda, vale salientar que elas são cheias de conservantes, agentes saborizantes etc, portanto, não é interessante consumi-las com frequências absurdas.

creatina growth supplements creapure

6- Iogurtes

Iogurtes são alimentos derivados de leite e também são bastante conhecidos por estarem na dieta de crianças. Verdade seja dita que as opções infantis infelizmente são carregadas de açúcares simples, corantes e aditivos químicos. As opções de adultos não ficam atrás, mas é mais fácil encontrar alguns bons produtos sem adição de açúcar, com maiores teores de proteínas, com nutrientes funcionais etc.

Porém, ainda sim existem algumas opções destinadas para crianças que, além de saborosas, são nutritivas, inclusive para adultos. Opções essas que levam boas quantidades de proteínas (lembrando que as proteínas do leite são as de maior valor biológico para o homem), carregando nutrientes funcionais, vitaminas e sais minerais e também possuindo um ótimo sabor, evitando assim com que a sua dieta fique monótona e você acabe desistindo dela.

iogurtes infantis

Para fazer boas escolhas, é importante olhar sempre a lista de ingredientes e, claro, as tabelas nutricionais também.

Você pode consumir iogurtes em vários momentos do dia, como entre as refeições, ao acordar e antes de dormir. Além dos valores nutricionais mencionados, eles também possuem probióticos, ótimos para o intestino e uma boa carga de cálcio, da maior biodisponibilidade ao ser humano.

7- Leites fermentados

O intestino é um dos principais órgãos afetados em esportistas. Isso porque, o sistema imune (totalmente ligado ao intestino) tende a ser deprimido com a prática de atividades físicas em alta intensidade e isso faz com que haja um desequilíbrio na flora intestinal.

Porém, sua saúde é essencial, pois a absorção dos nutrientes e parte da digestão ocorrem lá. Se você tem um intestino prejudicado, terá uma saúde ruim e consequentemente uma performance ruim.

leite fermentado yakult

Portanto, o uso de leites fermentados que são ricos em probióticos (especialmente Lactobacillus vivos) são escolhas sábias para fazerem parte de sua rotina, pois auxiliarão a melhorar a saúde do intestino, permitindo uma melhora na digestão, na absorção de nutrientes e na utilização dos mesmos.

Hoje, existem várias opções no mercado, inclusive, sem adição de açúcares, o que é uma opção ainda mais interessante para o praticante de esportes que busca resultados estéticos.

Consumindo uma unidade dessas pela manhã, já é mais do que suficiente.

Conclusão

Alimentos que muitas vezes consideramos unicamente válidos para crianças possuem ótimas aplicações par adultos. Porém, é necessário conhecer a característica deles e, principalmente, saber como e quando usá-los.

Fazer escolhas as quais sejam nutritivas e ao mesmo tempo, auxiliem na manutenção de uma dieta viável e que não seja monótona, é essencial para que ela seja duradoura e possa trazer resultados sólidos.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Conheça 7 alimentos de crianças que podem ser usados por praticantes de musculação!
whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!