Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelConheça 4 Alimentos que Estão Envenenando o seu Corpo!

Conheça 4 Alimentos que Estão Envenenando o seu Corpo!

Descubra quais são os 4 Alimentos que você pode estar ingerindo no seu dia a dia pensando que estão te fazendo bem, mas que, na realidade, podem estar envenenado o seu corpo sem você saber e prejudicando seus resultados na musculação.

envenenamento-de-comidas

creatina growth supplements creapure

Hoje em dia, sabemos que a nutrição é parte fundamental da vida. Não basta apenas comer… Mas temos que saber o que comer, quando comer e etc. E não estou só falando para auxiliar nos resultados dos Praticantes de Musculação, mas para auxiliar em boa saúde, boa função dos órgãos e etc.

Coma isso, que faz bem a saúde… Não coma aquilo, pois faz mal… Ouvimos essas frases quase todos os dias, não é verdade? E não são frases mentirosas, pois existem realmente alimentos que podem lhe fazer bem e alimentos que podem lhe fazer mal, e se não soubermos escolher bem, iremos acabar nos prejudicando, mesmo que estejamos nos “nutrindo”.

A escolha dos alimentos pode estar inadequada por fatores os quais você nem mesmo conhece e, com isto, você pode estar, sem perceber, ingerindo alguns alimentos que envenenam seu corpo e prejudicam significativamente não só seus resultados, mas sua saúde também, que é o mais importante a ser considerado.

Portanto neste artigo, conheceremos uma lista de 4 (quatro) alimentos que podem estar envenenando o seu corpo e seus resultados, e citaremos formas de fazer com que eles sejam menos prejudiciais ou substituíveis.

Vamos lá?

1- Atum

O atum é um dos peixes mais conhecidos no Brasil. Seja o atum enlatado, em maior escala, usado para fazer saladas, patês, recheios de tortas e outros salgados, para ser misturado no macarrão ou mesmo o atum fresco, atualmente muito usado na culinária japonesa, usado na gastronomia fina, entre outros. O atum, um peixe muito rico em proteínas de alto valor biológico, em ácidos graxos essenciais (como o ômega-3), de fácil digestão e com alto teor de minerais como o ferro e de vitaminas do complexo B.

Atum Fresco

Sim, pareceria tudo isto apenas benefícios, se não fosse os metais pesados presentes em altíssima concentração na maioria das espécies de atum, especialmente as criadas em cativeiros. Entre estes metais pesados podemos citar o enxofre e o mercúrio.

Metais pesados, quando em altas concentrações no corpo, podem causar males para a saúde e trazer efeitos como: danos nervosos e mentais, fadigas crônicas, doenças autoimunes, vômitos, insônias, irritações, dificuldades na respiração, entre outros.

Neste caso, não há necessidade de excluir o atum de sua alimentação, pois este é um peixe que não é tão consumido assim no dia-a-dia. Mas, caso você seja um adepto ao consumo de atum, procure fontes orgânicas ou com certificados de procedência do peixe. Procure sempre fontes as quais possam realmente fornecer o atum, pois muitos vendedores malandros estão vendendo o peixe “bonito” no lugar do atum, sendo este um peixe de baixa qualidade nutricional.

Não há regra sobre um máximo que se deva consumir de atum, mas caso não encontre fontes orgânicas ou parecidas, vale a pena o consumo com o máximo de moderação possível.

2- Alimentos processados e congelados

Quando falamos nestes alimentos, é importante deixar bem claro que NÃO ESTAMOS falando de alimentos como o brócolis, a couve-flor, o espinafre ou mesmo a mandioca congelada que são alimentos os quais unicamente são pré-cozidos, minimamente processados e depois congelados, a fim de garantir praticidade e também garantir uma maior durabilidade deles. É lógico que consumir alimentos in natura é a melhor escolha, mas passou a época em que acreditava que fazer estes mínimos processos acabaria com as qualidades nutricionais do alimento. Hoje existem métodos que preservam bem os nutrientes e você não precisa mais se preocupar tanto.

Porém, quando falamos doa alimentos processados e congelados, falamos a respeito daquela pizza congelada, daquele hambúrguer congelado ou mesmo daqueles pratos prontos como lasanhas, nhoque, escondidinhos, entre outros vários.

Comida Congelada da Sadia

bcaa growth supplements

Estes alimentos por si só já seriam muito pouco saudáveis: Altos teores de gorduras vegetais e hidrogenadas, altas quantidades de açúcares e carboidratos simples, baixa quantidade de fibras alimentares, altíssimo teor de sódio, baixa concentração de micronutrientes como vitaminas, impactos glicêmicos elevados etc. É óbvio que isso já não é saudável.

Porém, além de tudo isso, eles são adicionados de vários compostos os quais garantem seu tempo de prateleira (durabilidade) maiores, garantem uma melhor aceitação do paladar, a coisa fica ainda mais crítica.

Normalmente, a quantidade de conservantes, saborizantes, corantes e outras substâncias artificiais nestes alimentos é extremamente alta. E muitos desses compostos, quando ingeridos em grandes quantidades podem ser cancerígenos, gerar danos oxidativos graves no corpo, podem causar distúrbios gastrointestinais, entre outros problemas.

Os próprios níveis tão elevados de açúcares e sal refinado já seriam motivos suficientes para o “envenenamento do corpo”, uma vez que muitas pessoas hoje lutam contra distúrbios metabólicos ou com as dietas hipersódicas que geram problemas como a pressão arterial elevada, a retenção hídrica, entre outros.

Você deve entender que não vai ter problemas se você consumir uma vez no mês uma daquelas lasanhas de micro-ondas ou se você comer uma pizza congelada… Isso, definitivamente não vai te matar nem te envenenar. O problema é quando isto se torna um hábito… Aí sim você estará ingerindo esses compostos em quantidades as quais realmente podem ser consideradas prejudiciais.

O melhor seria você fazer a sua própria lasanha, ou comprar de um restaurante que tenha procedência e não use conservantes e etc. A mesma coisa com pizzas e afins. Se quiser comer este tipo de alimento, busque por estas alternativas.

suplemento bcaa growth supplements

3- Salmão

Nossa! Você deve ter se assustado agora não é verdade? Pois já leu que o salmão é um excelente alimento fonte de ômega-3, de proteínas de altíssimo valor biológico, de minerais como o iodo, possui fácil digestão e é muito saboroso… Sim, tudo isso é verdade, e o salmão é um alimento de qualidade nutricional prima.

O que ocorre é que existem salmões e “salmões”. O salmão que realmente tem todas essas vantagens é muito raro (especialmente no Brasil) e possui um valor financeiro MUITO alto. O principal e mais vantajoso salmão para ser  consumido é o orgânico e o selvagem (Alasca). Porém, eles são muito caros (pela sustentabilidade e forma de obtenção) e acabam chegando em baixa escala para o brasileiro e com um custo inacessível para a maioria.

A maioria dos salmões comercializados no Brasil são Chilenos ou Chineses. A qualidade nutricional destes salmões já é muito baixa, visto que eles possuem teores bem menores de ômega-3, altos níveis de gorduras saturadas e etc. Porém, o problema é que estes peixes são criados e tratados com grandes quantidades de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios, além de compostos para corar a sua carne (deixa-la com aquela aparência rosada). O resultado é um peixe que possui uma qualidade nutricional mais baixas e que é altamente tóxico ao corpo.

Diferenças entre Salmão Selvagem e Salmão de Cativeiro

Estudos mostram que alguns salmões chineses continham tanta concentração de medicamentos que estavam causando CEGUEIRA em muitas pessoas!

Portanto, na hora de comprar o seu salmão busque sempre o salmão orgânico ou o salmão selvagem. E certifique-se de que estes são verdadeiros e não são apenas propaganda enganosa. Também tomem muito cuidado, pois os malandros tem colocado a “truta salmonada” para vender como se fosse salmão. Ela até se parece com o salmão (inclusive no sabor), mas possui menor qualidade nos ácidos graxos e com a coloração sintética de sua carne.

Caso você não possa comprar o salmão selvagem (que custa em média R$95 o kg), você pode optar por substitutos, que possuem também boas quantidades de ômega-3, como a sardinha norueguesa ou a própria sardinha enlatada (em água).

4- Morangos

Esta fruta possui um altíssimo valor nutricional: Altos índices de vitamina C, altas quantidades de fibras alimentares, baixo teor de carboidratos e de açúcares, baixo impacto glicêmico, rico em carotenoides, entre outras várias propriedades.

Acontece que os morangos estão, hoje, entre os alimentos mais impuros comercializados. Isto porque, esta é a fruta que mais possui adição de agrotóxicos. Ao lado da Alface, a ANVISA vem relatando que o morango é o alimento mais adicionado de agrotóxico no Brasil.

O consumo exagerado de agrotóxicos pode levar a quadros sérios de intoxicação, pode prejudicar as células nervosas, prejudicar as células hepáticas (fígado) e trazer problemas como desconfortos gastrointestinais, danos estomacais, entre outros.

Prato de Morangos Vermelhos

whey protein growth supplements

Portanto, sempre que você for optar por comprar um morango, compre o orgânico. Ele garante que não tem agrotóxicos e certamente fará somente bem para a sua saúde. Caso você não tenha dinheiro para manter a mesma quantidade de morangos, que seja. É mais interessante optar por consumir menores quantidades de morangos, mas quando consumir, que seja de maneira responsável e buscando nutrir seu corpo e não simplesmente destruí-lo.

Ainda, você também pode incrementar outras frutas em sua dieta as quais possuem valores nutricionais muito próximos dos morangos, como as blueberries, framboesas, amoras ou a Golden berry. Certamente, esta será uma ótima opção para você tentar novas opções de frutas e incrementar ainda mais seu cardápio, fornecendo mais nutrientes para que seu corpo tenha uma melhor saúde e se desenvolva melhor.

Conclusão

Não é necessário retirar nenhum ítem por completo de sua alimentação, pois extremismos podem ser altamente prejudiciais. Entretanto, é necessário se atentar a alimentos os quais podem ter efeitos negativos no corpo, especialmente se consumidos em quantidades elevadas E, justamente por isso é necessário entender um pouco mais sobre sua composição.

Todavia, mesmo conhecendo os malefícios, é necessário manipular a ingestão ou saber fazer substituições inteligentes destes a fim de que se possa reduzir os efeitos negativos.

Certamente, buscando fontes de bom conhecimento e aplicando pequenas mudanças em seu dia-a-dia, os resultados, sejam eles estéticos, de saúde, de performance ou qualidade de vida serão muito maiores.

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 22

Conheça 4 Alimentos que Estão Envenenando o seu Corpo!
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!