Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelConheça 4 Alimentos Reaproveitáveis que você está jogando fora…

Conheça 4 Alimentos Reaproveitáveis que você está jogando fora…

Conheça 4 alimentos reaproveitáveis e extremamente saudáveis, mas que você pode estar jogando fora sem saber... E aprenda seus benefícios para saúde!

alimentos reaproveitaveis


Existem diversas partes de alimentos que jogamos fora, mas que poderiam ser reaproveitados e que são excelentes fontes de vitaminas e minerais fundamentais em processos metabólicos do nosso corpo. Por isso, neste artigo vamos conhecer alguns alimentos reaproveitáveis que jogamos fora, mas que a partir deste leitura, não iremos mais.

Quando falo em alimentos reaproveitáveis, não pense que é algo de outro mundo e que você nunca terá na sua casa. Pelo contrário! Aposto que se você olhar agora na sua lata de lixo pode ter algum alimento que poderia estar sendo consumido.

É claro que nem todos os alimentos podem ser reaproveitados. O destino de algumas “sobras” infelizmente é o lixo mesmo. No entanto, na maioria dos casos, é possível reaproveitar bastante coisa (coisas que você nem imaginava que poderia).

Sendo assim, este artigo irá te mostrar 4 alimentos reaproveitáveis e que são extremamente saudáveis. Já separa um lugarzinho a mais na sua geladeira para guardar esses alimentos.

Tá animado (a) para saber quais são esses alimentos reaproveitáveis? Então, sem mais delongas, vamos conhece-los!

1- Caule do brócolis

As crucíferas são grupos de alimentos de altíssimas propriedades nutricionais. O brócolis, por exemplo, grande representante deste grupo, é rico em Indol-3-Carbinol, que atua nas seguintes funções:

  • Modulação de estrogênio;
  • Prevenção do câncer de mama;
  • Prevenção do câncer de cólon do útero;
  • Prevenção do câncer prostático;
  • Prevenção do HPV;
  • Desintoxição do fígado
  • Previne problemas cardiovasculares;
  • Entre outras.

caule do brócolis

Os caules dos brócolis, além de ricos nesse nutriente, também possuem boas quantidades de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Ainda, eles auxiliam na produção da L-Carnitina de maneira natural, possui folato, potássio e magnésio.

Muitas vezes as pessoas jogam fora os caules dos brócolis por acharem que eles não servem para nada, mas isso não deve ser feito.

Você pode consumi-los in natura (sem levar ao fogo), cozidos, pode fazer molhos com esses caules e até mesmo picar fininho e refogar com outro legume de sua preferência e/ou colocar no arroz, no macarrão e etc

Lembre-se que, para preservar os nutrientes presentes nos caules, a melhor forma de cozimento é o vapor.

2- Folhas de beterrabas

As beterrabas são ricas em vários nutrientes, como o nutrato e o ferro. Todos nós sabemos o quão saudáveis elas são, apesar de seus níveis um pouco mais elevados de frutose, o que para alguns pode não ser lá a melhor opção.

Entretanto, muitas pessoas não conhecem as propriedades das folhas da beterraba e os benefícios que ela pode proporcionar. Por este motivo é que ela é tão pouco aproveitada.

As folhas de beterrabas são muito ricas em Vitamina A, Vitamina C e Vitamina K (especialmente relacionada com fatores de coagulação sanguínea).

folhas da beterraba

Folhas de beterrabas também são ricas em fibras alimentares, auxiliando o fluxo intestinal, auxiliando o controle glicêmico pós-prandial, entre outros.

Você pode consumir essas folhas de maneira bem simples: refogadas ou em forma de saladas, que é a melhor opção, pois conseguimos preservar uma quantidade bem maior de nutrientes.

3- Sementes de melancia

Entre as frutas com maiores quantidades de sementes está a melancia e, provavelmente, você joga fora essas sementes. No entanto, ao conhecer alguns dos benefícios dela, você pensará duas vezes antes de jogá-las fora novamente.

Em primeiro lugar, as sementes de melancia são ricas em ácidos graxos essenciais (ômegas), como quase todas as sementes. A diferença é que elas não perdem os nutrientes quando são torradas, pelo contrário, elas podem ficar ainda mais saudáveis.

sementes de melancia

As sementes de melancia fornecem boas quantidades de magnésio, que é um cofator na produção de testosterona e ainda, fornece uma pequena quantidade de vitaminas.

Você pode come-las em saladas, em iogurtes, em preparos de bolos, panquecas, muffins e afins. Elas são tão versáteis quanto as sementes de abóbora e, praticamente, seu uso pode ser o mesmo do feito com elas.

4- Cascas de frutas comestíveis

Calma! Eu não vou dizer para você comer uma banana, um abacaxi ou uma laranja com casca! Certamente isso não seria bom para a sua digestão, e pior ainda seria para eliminar isso.

suplemento bcaa growth supplements

Entretanto, existem muitas cascas de frutas que são comestíveis e podem ser muito interessantes por seus perfis nutricionais. Dentre elas, podemos destacar: as maçãs, a ameixa, o pêssego, a nectarina, as uvas, entre outros.

Recomendamos que você coma todas as cascas que puder, uma vez que, além de excelentes fontes de vitaminas e minerais, elas são fontes de fibras alimentares solúveis e insolúveis.

Dessa forma, conseguimos um melhor transito intestinal, conseguimos diminuir o impacto glicêmico de uma refeição que contenha frutas ou até mesmo do consumo das frutas em si.

Além disso, conseguimos extrair importantes nutrientes em particular de cada uma delas, como é o caso do ácido ursólico extraído da casca da maçã, que auxilia na redução da fadiga (cansaço) e no anabolismo muscular.

cascas de frutas

Muitas pessoas parecem ter “nojo” de comer cascas de frutas, entretanto, isso é uma questão de hábito e você verá como as frutas se tornam muito mais interessantes quando passamos a consumi-las com suas cascas.

Lembre-se sempre de lavar bem as frutas com água e sabão (as que não são porosas) e, quando necessário e em alguns tipos de frutas, utilizar hipocloridro para a total esterilização. Essa lavagem ajuda a tirar contaminantes físicos, como terras ou até mesmo vestígios de animais.

Conclusão

Tá vendo como você pode estar jogando fora diversos alimentos benéficos para a sua saúde? Por isso, recomendamos que a partir de hoje você comece a criar o habito de reaproveitar esses alimentos.

Alimentos reaproveitáveis podem estar em diversos lugares, tais como feiras, hortifrutis, supermercados e etc. Caso você perceba que eles serão jogados fora, peça para o dono do estabelecimento te dar ou te vender por um valor baixo.

Você vai se surpreender com o tanto de receitas que dá para fazer com eles. Caso você já faça reaproveitamento de alimentos, compartilhe com a gente as suas receitas em nossos comentários.

Sua participação é muito importante para nós!

Referências:

https://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1016/receitas_n2.pdf

http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID367/v12_n4_a2017.pdf

http://www.scielo.br/pdf/cr/v43n3/a8413cr6971.pdf

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 25

Conheça 4 Alimentos Reaproveitáveis que você está jogando fora…
creatina growth supplements creapure

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!