Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosAminoácidosArginina: O Aminoácido Precursor de Óxido Nítrico (Vasodilatação)

Arginina: O Aminoácido Precursor de Óxido Nítrico (Vasodilatação)

Conheça TUDO sobre a Arginina, um aminoácido não essencial, mas que precisa ser ingerido através de alimentação e/ou suplementação se quiser obter o máximo dos seus benefícios.

arginina-capsulas-vasodilatacao


Os aminoácidos exercem diversos tipos de funções em nosso corpo, seja para ajudar no ganho de massa muscular ou mesmo para garantir uma melhor qualidade de vida ao usuário. Entre esses aminoácidos está a Arginina.

creatina growth supplements creapure

A Arginina é um aminoácido que o nosso corpo é capaz de produzir por si só. No entanto, ele também pode ser encontrado em alimentos de fontes animais, vegetais ou na forma de suplementos alimentares.

Atletas do mundo inteiro utilizam e recomendam esse aminoácido, uma vez que ele gera resultados bastante satisfatórios para o ganho de massa muscular, contribuindo até (de forma indireta) para o emagrecimento.

Que tal saber mais sobre esse aminoácido? Te convido então a continuar comigo nesta leitura e conhecer um Guia Completo sobre a Arginina. Aprenda o que é, para que serve, como tomar, efeitos colaterais e MUITO MAIS.

O que é L-Arginina?

A L-Arginina é um aminoácido não essencial, ou seja, que o nosso corpo é capaz de produzir. Contudo, nosso corpo apenas produz as quantidades exatas para que possa exercer algumas funções metabólicas no organismo.

conheça a L-Arginina

Sendo assim, caso o indivíduo precise de doses maiores, seja para aumento de massa muscular ou qualquer outro motivo, é necessário buscar em alguns alimentos, como ovos, peixes, castanhas etc, ou por meio da suplementação.

Ela também é conhecida como ácido 2-amino-5-guanidino-pentanoico e seu processo de produção natural é através da ingestão de proteínas de qualidade, que ao serem quebradas se transformam em arginina e executam suas funções, como no ciclo da ureia e outras funções.

Qual função da arginina?

Assim como todos os aminoácidos, a arginina é peça importante em processos metabólicos no corpo humano. Entre as funções deste aminoácido, podemos destacar a produção de linfócitos, que são células de defesa presente em nossa corrente sanguínea.

Além disso, esse aminoácido tem a função de melhorar a secreção de alguns hormônios que podem proporcionar diversos efeitos benéficos ao corpo, tais como o GH, um dos principais hormônios para quem deseja aumentar a massa muscular.

bcaa growth supplements

Uma das funções mais importantes da arginina para praticantes de musculação é o seu estimulo a produção de óxido nítrico, a vasodilatação. Quanto maior a quantidade de óxido nítrico em seu organismo, mais facilmente o sangue irá ser levado aos músculos, tecidos e órgãos, melhorando a oxigenação e a chegada de nutrientes.

Principais benefícios da Arginina

É comum ouvirmos dizer que os aminoácidos, como a Arginina, servem apenas para pessoas que desejam aumentar os índices de massa muscular. No entanto, engana-se quem pensa dessa forma.

A arginina também é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde, tais como:

  • Melhor cicatrização de ferimentos

Se trata de um aminoácido com funções anti-inflamatórias, que reduz o risco de infecções no local da ferida, protegendo também as células. Além disso, a Arginina promove uma maior liberação de hormônios que facilitam a cicatrização de ferimentos.

  • Promove uma melhor circulação sanguínea

Isso porque, esse aminoácido tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e gera um melhor transporte de oxigênio e de nutrientes para todos os tecido do corpo.

  • Melhora a produção de hormônios

Ela facilita a secreção de hormônios que são benéficos para a saúde, como a insulina, que facilita a absorção de nutrientes, além de ajudar na recuperação muscular.

Outro importante hormônio secretado pela arginina é o GH, que é considerado o hormônio do crescimento. Dessa forma, os praticantes de musculação terão melhores resultados em seus treinos.

  • Melhora a saúde do cabelo

Muitas marcas de shampoos, condicionadores e máscaras capilares contém arginina em sua composição, uma vez que ela está presente na queratina. Dessa forma, esse aminoácido contribui para o crescimento do cabelo e o fortalecimento dos fios, evitando que caiam.

  • Melhora o desempenho sexual

Isso porque, como a Arginina é um suplemento que gera o processo de vasodilatação, consequentemente, o fluxo sanguíneo será mais intenso. Com isso, as chances dos homens sofrerem com impotência sexual se tornam menores.

  • Melhora no sistema imunológico

Além desse aminoácido auxiliar no processo de secreção de hormônios importantes para a saúde, ele age diretamente na produção de células de defesa no nosso sangue chamadas linfócitos. Desta forma, estaremos mais protegidos de vírus, bactérias ou algo pior.

  • Evita problemas cardíacos

Muitos médicos cardiologistas indicam o uso regular da Arginina, pois esse suplementos diminui o risco de ocorrer inflamações nos vasos sanguíneos, principalmente os do coração. Desta forma, as chances de haver uma ataque cardíaco se tornam menores.

Outro ponto importante a ser destacado é que a Arginina promove um melhor fluxo sanguíneo, evitando obstruções nas artérias.

Benefícios da Arginina para o praticante de musculação

A arginina é um aminoácido bastante recomendado pelos profissionais da área da musculação para se tomar em períodos estratégicos. Caso você queira seguir a recomendação desses caras, os resultados com certeza serão positivos.

Isso porque, esse aminoácido tem a capacidade de provocar o efeito conhecido como vasodilatação, que é a liberação das moléculas chamadas NO2 ou óxido nítrico nos vasos sanguíneos deixando-os mais dilatados, facilitando assim o fluxo sanguíneo.

L-Arginina: benefícios para o praticante de musculação

Dessa forma, alguns benefícios são proporcionados ao corpo, tais como um melhor transporte de nutrientes para os músculos, melhor circulação de testosterona, além de gerar um melhor estímulo para o hormônio conhecido como GH (hormônio do crescimento).

Ainda, é comprovado cientificamente que a arginina melhora a síntese de creatina no organismo, que é um outro aminoácido com funções que promovem uma maior força física, além de melhorar a recuperação muscular no período pós-treino.

Diferença entre Arginina e AAKG

A AAKG foi produzida a partir da junção da Arginina com uma substância conhecida como Alfa-Cetoglutarato, que é utilizada por diversos fisiculturistas, devido aos seus resultados no ganho de massa muscular.

Essa substância também é uma ótima geradora de energia, uma vez que ela faz parte do chamado ciclo de Krebs, que é onde ocorre a produção de uma molécula chamada ATP, responsável por gerar energia para as células.

Muitos nutricionistas recomendam que os atletas deem preferência para o uso da AAKG. Isso porque, ela garante uma melhor vasodilatação, podendo ocorrer até o efeito time-release, que é quando o organismo recebe o óxido nítrico de forma gradual.

Por fim, a AAKG é melhor absorvido pelo organismo do que a Arginina pura. Dessa forma, os músculos recebem mais oxigenação e também mais nutrientes, o que é essencial para garantir bons resultados no ganho de massa muscular.

Como tomar L-Arginina?

A L-Arginina deve ser consumida 3 vezes ao dia, podendo ser de manhã, logo ao acordar, à tarde e em seu período pós-treino.

A quantidade de arginina a ser ingerida vai depender do seu peso e da sua intensidade de treino. Se você treina em intensidade média, apenas para manter a saúde, você deve usar 0,06 gramas de arginina por quilo corporal. Caso treine em alta intensidade, buscando aumento de massa muscular, essa quantidade aumenta para 0,1 grama por quilo corporal.

Fazendo as contas, uma pessoa de 70kg que treina em intensidade média, deve usar 4 gramas de arginina por dia. E uma pessoa que treina em alta intensidade deve usar 7 gramas de arginina por dia.

creatina growth supplements creapure

Divida a quantidade por 3 (que é o numero de vezes que você deve usar ao dia) e pronto.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não há comprovações de que a arginina cause efeitos colaterais. No entanto, o seu mal uso, ou seja, o uso de forma exagerada poderá causar problemas, ainda que a longo prazo.

O uso da L-Arginina é contraindicado para:

  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com problemas renais (nos rins).

Além disso, os indivíduos que já sofreram com doenças cardíacas (no coração) devem evitar a suplementação desse aminoácido.

Alimentos ricos em Arginina

Como vimos, o nosso corpo é capaz de produzir a Arginina, visto que se trata de uma aminoácido não essencial. No entanto, ele produz apenas aquilo que ele precisa para executar as funções metabólicas do corpo, e só.

Dessa forma, quando um indivíduo necessita de maiores quantidades desse aminoácido, seja para ganho de massa muscular ou apenas para ter uma melhor qualidade de vida, a recomendação é consumir alimentos que sejam ricos em Arginina.

A seguir você verá uma lista com os principais alimentos ricos em arginina e as quantidades desse aminoácido equivalentes a, mais ou menos, 100 gramas de cada alimento (com exceção dos ovos).

  • Peito de Peru 16g;
  • Lombo de Porco 14g;
  • Frango – 9g;
  • Soja – 4,6g;
  • Amêndoas – 2,7g;
  • Atum – 1,74g;
  • Grão de Bico – 1,3g;
  • Lentilha – 1,3g;
  • Salmão – 1,19g;
  • Gema de ovo (unid) – 1,10g;
  • Clara de ovo (unid) – 0,65g;
  • Chocolate – 0,9g.

alimentos ricos em L-Arginina

Viu como a maioria dos alimentos são fontes de proteínas? Isso porque, as proteínas são formadas por aminoácidos e a arginina é um deles. Além desses alimentos, a L-Arginina pode ser consumida por meio de suplementos.

Vale a pena suplementar com L-Aginina?

Depende! Respondo isso, pois vai depender da quantidade de arginina que você precisa por dia e da quantidade de alimentos que a sua dieta lhe permite comer.

Por exemplo, se você necessita de 10g de arginina por dia, será que vale a pena você suplementar com 1 cápsula ou estragar a sua dieta ingerindo uma quantidade maior de alimentos (e calorias)? Claro que vale suplementar!

Se você quer atingir níveis satisfatórios de vasodilatação e melhora no transporte de nutrientes ao músculo, a suplementação é necessária.

Porém se você apenas quer melhorar a ingestão de arginina, pois em seus exames deu que você tem baixo nível desse aminoácido, então, talvez, a alimentação seja mais do que suficiente.

Por isso, recomendo mais uma vez a consulta com um nutricionista para ter certeza da quantidade que você necessita tomar diariamente para atender todos os seus objetivos.

Onde comprar o suplemento de Arginina?

Na internet é o melhor local para você comprar qualquer coisa hoje em dia. É mais barato, é prático e sempre tem melhores condições de pagamento e etc. Porém a quantidade de suplementos é grande, como saber qual o melhor?

Recomendo que você acesse a Supx, que é uma ferramenta online e gratuita para avaliar suplementos e indicar em qual loja ele é vendido com o menor preço.

Além de descobrir qual arginina serve para você, você ainda irá poder comprar na loja que tiver o menor preço, economizando o seu dinheiro e sobrando para que você gaste com outras coisas.

CLIQUE AQUI e acesse agora mesmo a ferramenta. Seu uso é bastante simples, intuitivo e gratuito.

Conclusão

Bom, conhecemos melhor um dos aminoácidos mais utilizados pelos praticantes de musculação do mundo inteiro: a arginina. Viu como ela promove bons resultados para quem quer ganhar massa muscular?

Porém, você pôde ver também que esse aminoácido tem o poder de gerar outros benefícios que estão relacionado com a saúde e até mesmo com a beleza, já que auxilia no tratamento do cabelo, evitando a queda.

Recomendamos, no entanto, que você respeite a forma de uso determinada pelo fabricante ou por seu nutricionista. Fazendo isso, você poderá aproveitar o benefícios desse suplemento sem riscos à sua saúde.

Boa suplementação!

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17143054

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n2/12.pdf

http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/viewFile/78/76

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2129157/

http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n4/a13v51n4.pdf

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 20

Arginina: O Aminoácido Precursor de Óxido Nítrico (Vasodilatação)
whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!