Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas de musculação em geralMúsica na Musculação: Entenda quais são os Benefícios!

Música na Musculação: Entenda quais são os Benefícios!

Conheça os benefícios de ouvir música durante o treino de musculação e saiba como ela pode te ajudar a alcançar objetivos ainda maiores e resultados melhores!

efeitos-da-musica-na-musculacao


Você tem uma playlist própria para o treino de musculação? Saiba que grande maioria dos atletas têm! Isso porque, existem diversos efeitos positivos em ouvir música durante o treino de musculação.

whey protein growth supplements

Incluir a música em seu treino de musculação, ou em qualquer outra modalidade esportiva, pode ser de extrema eficácia e elevar de forma gigantesca o desempenho e, consequentemente, os resultados.

Mas existe um estilo de música padrão? Posso ouvir o que eu gosto ou tenho que ouvir alguma batida específica? A música tem efeito direto com ganho de massa muscular ou emagrecimento? A resposta destas e de outras perguntas serão respondidas em nosso artigo.

Para tentar entender melhor esse fator que pode atrapalhar ou ajudar nos treinos, nós preparamos este artigo. Nele nós vamos entender juntos os efeitos da música no treino de musculação, quais seus benefícios, se existem malefícios, quais ritmos escutar e muito mais!

Vamos lá?

Música e Musculação

Quando chegamos a academia, uma das primeiras coisas que podemos notar é a música. Aliás, sem música, uma academia parece estranha, não é mesmo? É como se estivesse faltando algo.

Muito antes de pesquisadores começarem a entender os efeitos da música durante a prática de exercícios físicos, as academias já adotavam isso como costume. Em qualquer lugar do MUNDO que você for a uma academia, tenha a certeza de que ela terá caixas de som e música rolando.

Podemos notar, no entanto, que apesar dos frequentadores das academias terem músicas à disposição nas caixas de som, muitos deles preferem treinar ouvindo a sua própria música, com fone de ouvido próprios.

efeitos da música na musculação

Isso porque, quando colocamos os fones de ouvido, “esquecemos do mundo exterior” e focamos apenas no nosso objetivo principal naquele momento, que é o treino.

Além disso, existem muitas pessoas que apenas vão a academia para conversar e esquecem de treinar. Nesse caso, os fones de ouvido são uma ótima estratégia para se livrar desses “chatos” que servem apenas para atrapalhar.

Benefícios da música na musculação

A maioria das pessoas amam música (cada um com seu próprio gosto, é claro) e no caso dos praticantes de musculação não é diferente. Inclusive, a música (na maioria dos casos) pode até ajudar no desempenho.

Veja a seguir quais são os principais benefícios da música em um treino de musculação:

  • Mais prazer para treinar

Vamos concordar: estressados nós não não conseguimos fazer nada bem, não é? No caso da musculação é a mesma coisa, ainda mais esse sendo um esporte de exige foco e concentração.

Quando ouvimos uma música que gostamos, nosso organismo entende que isso também faz bem para ele e libera menos hormônios relacionados ao stress, como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina.

bcaa growth supplements

Os efeitos desses hormônios podem ser prejudiciais (ainda que a longo prazo) para a nossa saúde. Isso porque, quando estamos com níveis elevados de stress, os vasos sanguíneos reduzem e as chances de haver uma arritmia cardíaca aumenta.

Outros efeitos negativos do stress no nosso corpo são: risco de diabetes, danos na glândula tireóide, problemas cognitivos, doenças gastrointestinais, problemas no desempenho sexual, entre outros.

Por outro lado, a música durante o treino tem o poder de liberar quantidades muito maiores dos hormônios relacionado ao prazer, bem estar e felicidade, como a dopamina, endorfina, oxitocina e serotonina.

  • Maior resistência

Isso é mais fácil de acontecer em atividades físicas mais duradouras, como corrida e ciclismo. Segundo a ciência, a resistência do atleta aumenta quando ele sincroniza os seus movimentos com o ritmo da música que está ouvindo.

No caso dos ciclistas, quando as pedaladas estão sendo executadas em conjunto com as batidas da música, o atleta pode gastar até 7% a menos de oxigênio.

Dessa forma, o treino fica cada vez mais otimizado e os resultados, sejam eles quais forem, irão surgir mais rápido que você esperava.

  • A música é um ótimo estimulante

A música pode ser comparada como uma bebida energética para algumas pessoas: quanto maior for o ritmo de batidas, mais estimulante será para corpo e, principalmente, para a mente. Mas isso é bastante relativo.

benefícios da música na musculação

 

Por exemplo: se você já chegar na academia agitado (a), é claro que não precisa ouvir uma música com  130 – 150 batidas por minuto, não é?

Nesse caso, uma música mais tranquila (não que te faça ficar com sono) é mais recomendada. Estimulo não tem haver com ritmo em si, mas com o momento emocional que você está.

  • Menos sensação de cansaço

Os estímulos cerebrais ocasionados por uma boa música fazem nosso organismo se adaptar melhor ao ambiente. Dessa forma, conseguimos fazer o que precisamos como se estivéssemos no “piloto automático”.

Ou seja, nosso corpo sabe que está cansado, mesmo assim, ele não tem a urgência de parar e descansar. Além disso, com a música, menores quantidade de hormônios catabólicos são liberados como o Glucacon.

Quanto menos hormônios catabólicos nossos corpo produzir, maior será as chances de resultados na musculação, como ganho de massa muscular. Hormônios catabólicos tendem a destruir a nossa magra.

  • Menor sensação de esforço

A música tem o poder de “enganar o seu cérebro”. Isso porque, com ela, um treino de mais de 1 hora pode parecer um treino de poucos minutos. Contudo, isso se torna mais eficaz em treinos mais duradouros, como corrida e ciclismo.

Isso porque, essas modalidades são mais “automáticas” para o cérebro, deixando o livre para se concentrar na música enquanto o corpo não para de trabalhar.

Para a musculação o ideal é não passar de 60 minutos de treino. Portanto cuidado com isso, pois você pode acabar treinando mais do que o necessário e não obtendo resultados.

Nesse caso, o recomendado é ouvir músicas com o idioma que você entenda. Dessa forma, você poderá se concentrar na história que a música conta e “esquecer” que está treinando.

suplemento bcaa growth supplements
  • Melhora do humor

Isso é bastante pessoal e relativo, mas, na maioria dos casos, uma boa música aos fones de ouvido elevam o humor fazendo até com que seu dia seja mais produtivo (dependendo do horário do seu treino, claro).

Isso está associado também aos hormônios do prazer, como a dopamina, serotonina, endorfina e oxitocina, como já foi mencionados antes.

Bem humorado (a), você até enxerga os exercícios de uma forma mais positiva, fazendo com que você os execute muito melhor.

A música pode atrapalhar o desempenho na musculação?

Depende!

Algumas pessoas conseguem fazer absolutamente tudo ouvindo música: trabalhar, estudar, praticar atividades físicas como a musculação. No entanto, existem pessoas que não conseguem fazer este tipo de coisa.

No caso dessas pessoas, ou elas se concentram na música ou se concentraram na execução da tarefa. Fazer duas coisas ao mesmo tempo, seria impossível. E se você for essa pessoa, recomendo que se concentre, então, apenas na musculação e nos exercícios, pois um erro pode gerar uma lesão ou algo pior.

Além disso, muitas pessoas dependem de profissionais de Educação Física para conseguir executar seus exercícios de forma correta. Dessa forma, a música individual, ou seja, com fones, pode atrapalhar a comunicação.

Portanto, a depender do caso, a música individual com fone de ouvido não é apta a todos os praticantes de musculação. Se você não tem problemas de concentração e a música te deixa estimulado e com todos os benefícios acima, use e abuse! Porém se você tem problemas de comunicação ou concentração, aproveite apenas a música ambiente da academia!

Melhores ritmos para ouvir durante o treino

Esse talvez seja o tópico mais relativo deste artigo, afinal, cada pessoa tem um gosto diferente, ainda mais se tratando de música, que é uma paixão nacional, não é mesmo?

Alguns preferem ritmos mais agitados para “terem mais energia” e conseguirem enfrentar um treino denso depois de um dia cansativo. Outras pessoas preferem treinar ao som de melodias mais tranquilas e relaxantes.

como a música influencia na musculação

As próprias academia têm suas estratégias específicas para escolher o melhor ritmo. Por exemplo: de manhã, quando todos ainda estão “acordando” a melhor opção é uma música mais tranquila (mas que não dê sono).

Aos poucos, conforme o dia for passando, o ritmo vai se tornando mais agitado. No momento de pico, onde o número de pessoas é maior (normalmente a noite), o ritmo da música costuma ser ainda mais agitado, a fim de estimular o treino delas.

Seguem algumas sugestões para ouvir durante o treino a fim de obter os melhores resultados, seja qual for o objetivo:

Eletrônica

Funk

Rap

Rock

Obs: Todas as listas estão dentro do aplicativo Spotify. Para ouvi-las você terá de ter o aplicativo instalado em seu celular.

Você pode fazer o download dessas músicas e ordenar em pastas em seu celular ou iPad ou até mesmo se cadastrar em plataformas digitais gratuitas, como Spotify, Deezer ou até mesmo o próprio YouTube.

Conclusão

Este é um dos temas mais relativos do mundo esportivo para ser discutido em um único artigo. Isso porque, a preferência musical varia muito de pessoa para pessoa.

Contudo, conseguimos passar alguns pontos científicos a respeito do que uma boa música pode influenciar em grande parte dos praticantes de musculação.

Caso você tenha alguma dica sobre música na musculação e que tenha melhorado os seus resultados, comente aqui em baixo, ficaremos felizes em poder ajudar outras pessoas com as suas próprias experiências.

Bons treinos!

Referências:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-91452010000200004

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/viewFile/2886/2164

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 117

Música na Musculação: Entenda quais são os Benefícios!
whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!