• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Bodybuilding/Fisiculturismo: O que é, História e Como Iniciar!

    Conheça um pouco mais sobre a história do esporte que você pratica e aprenda quais seus benefícios, como começar e MUITO MAIS!

    Bodybuilding, construção corpórea, musculação, exercícios resistidos com pesos, entre outros nomes. Essas são algumas das denominações para a modalidade esportiva e/ou física mais antiga do mundo. Física, porque ela sempre esteve implícita na vida do homem, desde seus primórdios e, esportiva, porque pode ser considerada uma das práticas relacionadas com os esportes mais antigas da humanidade.

    Sendo hoje também a modalidade mais praticada no mundo inteiro, a musculação, ou o bodybuilding, tem crescido cada vez mais, fazendo com que adeptos de diferentes idades, sexos e com diferentes objetivos passassem a escolhê-la como parte de sua vida.

    Whey Protein

    Porém, você já parou para pensar no que é o bodybuilding? Quais são os aspectos que giram em torno desta modalidade? Qual foi sua origem e quais são os objetivos possíveis de serem alcançados com ela? Como você deve começar nesta prática obtendo o máximo de resultados e prezando por sua saúde e segurança?

    Essas e outras respostas, daremos no artigo logo adiante… Portanto, vamos aprender um pouco mais sobre o mundo do bodybuilding?

    Bodybuilding – Um pouco de seus aspectos históricos

    É incontestável que o bodybuilding seja o esporte mais antigo do mundo. Isso porque, mesmo antes de ele ser considerado uma modalidade esportiva, ele estava implícito no ser humano. Dito de uma maneira simplória e resumida, era necessário tirar pesos e obstáculos do caminho, era necessário erguer objetos para fazer algo, era necessário elevar o corpo sob alguma barra para pegar algo, era necessário agachar para realizar algumas ações ou até mesmo desenvolver força para lutar contra animais e outros perigos presentes. É óbvio que de maneira totalmente empírica e sem pensar em metodologias como as que temos hoje em dia.

    Os primeiros relatos de esportes que usavam a força, estão no Egito e na China Antiga a 4500 a.C, mas, muito provavelmente, anteriormente já deveriam existir algum tipo de realização do que chamamos hoje de bodybuilding ou, simplesmente, musculação.

    Há relatos, por exemplo, de Milon de Crotona, um grego relacionado com o levantamento de peso e que aliava uma densa (e coloque densa nisso!!!) alimentação, incluindo mais de 50 mil Kcal em sua rotina diária, tomando litros de vinho e comendo quilos de pão e carne.

    Os primeiros relatos de esportes, propriamente ditos, regulamentados os quais envolviam o levantamento de peso estão após a criação dos Jogos Olímpicos Modernos, em 1896 com o dinamarquês Viggo Jansen e o britânico Launceston Elliot os quais foram barrados das Olimpíadas seguintes, pois devido ao desenvolvimento de seus corpos, fizeram algumas sessões de fotos para revistas as quais gerou grande polêmica na época.

    Após isso, durante bom tempo o levantamento de peso ficou apenas como uma demonstração e atração e não como um esporte. E foi aí que começaram a surgir alguns nomes que fariam diferença nos dias de hoje.

    Apesar da crescente no bodybuilding, somente mais tarde começou-se a observar que ele era possível a ser realizado com o intuito de melhorias corpóreas. Um dos primeiros nomes conhecidos nesse período foi o de Eugen Sandow e de Charles Samson, sendo o primeiro mais conhecido e, inclusive, considerado como o homem mais forte do mundo em 1890 na América. E ele teve muito rendimento em termos financeiros com essa demonstração.

    Entre os primeiros relatos de pessoas que buscavam a prática da musculação para finalidades estéticas estava Sigmund Klein, que fugia de aspectos que levantadores de peso tinham corpos relativamente gordos.

    Posteriormente, em 1939, foi criado o Mr. América e somente em 1940, de fato se teve o primeiro campeonato de bodybuilding. Após esta data, em meados dos anos 50 que começaram a surgir atletas com padrões mais próximos do que conhecemos hoje como fisiculturistas. Entre eles estava Steve Reeves, Clarence Ross e Reg Park sendo substituídos posteriormente nos anos 60 e 70 por atletas mais modernos como Arnold e Larry Scott, o primeiro Mr. Olympia.

    Termogenico

    O bodybuilding hoje, frente a sua trajetória, é um esporte de renome e que cada vez mais vem alcançando os quatro cantos do mundo e conquistando o seu devido espaço.

    *É importante lembrar que antes do esporte se tornar competitivo, por volta de 1940, a maioria das pessoas que o praticavam tinham o intuito do aumento de força e não de mudanças corporais e estéticas, como vemos o esporte hoje.

    CONHEÇA >>> Mais Detalhes Sobre a História do Fisiculturismo!

    Como podemos definir, em palavras, o fisiculturismo?

    É difícil definir o fisiculturismo, ou o boybuilding, em uma só palavra, apesar de que, todos os adjetivos que caracterizam este esporte são sinônimos.

    Basicamente, do inglês, temos Bodybuilding, que significa construção corpórea. No português, o fisiculturismo, que é o culto ao físico. Ainda, ambos são promovidos por exercícios resistidos com pesos, ou seja, outro adjetivo sinônimo a estes dois anteriores. A musculação, por si só, também define bem o que ele é: a “ação muscular”.

    Obviamente, os diferentes nomes, não mudam o conceito que temos hoje do bodybuilding, que, de uma maneira genérica, pode ser resumido como a prática de exercícios resistidos os quais buscam finalidades específicas, entre elas o aumento de capacidades corpóreas, a melhora na qualidade de vida, a melhora nas aptidões físicas, a modificação corpórea e o incremento na saúde, assim como sua reabilitação.

    Sendo tão amplo seu significado, isso talvez explique porque ele seja tão buscado atualmente.

    O que eu posso esperar com o bodybuilding e quais são os benefícios possíveis com sua prática?

    Seria impossível listar tudo o que você pode obter de benefícios com o fisiculturismo, tanto porque, muitas pessoas individualmente conseguem benefícios inexplicáveis. Há casos em que o bodybuilding tirou pessoas das drogas, há casos em que o bodybuilding tirou pessoas da rua e trouxe para o esporte, há casos em que indivíduos apresentaram melhoras significativas, ou até mesmo a cura, de quadros depressivos e assim por diante.

    Porém, de uma forma generalizada, podemos citar como sendo alguns do benefícios de sua prática, os seguintes:

    • Melhoria no aumento e na manutenção de massa muscular, essencial para manter o metabolismo ativo e rápido;
    • Redução nos níveis de gordura corpórea;
    • Aumento da capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória;
    • Aumento de aptidões físicas com a força, o equilíbrio, a coordenação motora etc;
    • Aumento da concentração e do foco;
    • Redução nos níveis de estresse;
    • Controle de dislipidemias;
    • Controle do apetite;
    • Melhora em quadros relacionados com a depressão e outras disfunções psiquiátricas e/ou psicossomáticas;
    • Melhoria na qualidade de vida em geral;
    • Reabilitação e prevenção de doenças e lesões;
    • Melhor desempenho físico sem riscos de impactos (essencial para pessoas com problemas articulares, problemas em ligamentos ou problemas ósseos);
    • Melhora no metabolismo;e
    • Etc.

    Desta forma, como é possível ver, o bodybuilding pode trazer muitos benefícios e deixa-lo em um campo simplório apenas relacionado com conceitos de pessoas fortes, grandes e musculosas se tornou passado, havendo hoje muito mais aplicações do que a maioria das pessoas podem imaginar.

    Termogenico

    O que devo fazer para iniciar no fisiculturismo?

    É muito comum que muitas pessoas tenham dúvidas de como entrar no fisiculturismo ou que tenham medo de entrar neste meio.

    Primeiramente, temos de traçar uma linha que distancia o fisiculturismo competitivo da prática do fisiculturismo. Podemos aqui destacar duas situações… O Fisiculturista que quer entrar para o esporte competitivo e o Fisiculturista que busca apenas melhora em seu corpo e saúde. Assim, o primeiro passo antes de entrar no fisiculturismo é definir bem quais são seus objetivos iniciais. Isso porque, se você não sabe o que quer, fica difícil saber por qual ou por quais caminho (s) seguir.

    Em segunda instância, é necessário que você realmente queira aquilo. A pior coisa do mundo é fazermos algo que não gostamos. Assim, a prática esportiva, para ser contínua e duradoura, precisa te proporcionar o mínimo de prazer e sensação de bem-estar. Se você é “forçado a praticar musculação”, então, busque outro esporte. A continuidade e a dedicação necessária para esta modalidade vão além da academia, envolvem a alimentação, os hábitos de vida, a forma como você conduz as coisas e etc. Portanto, somente continuará neste meio quem realmente estiver adepto.

    Em terceiro e último lugar, porém não menos importante, teremos de ajustar todas as variáveis necessárias para que possamos ter êxito em nossa prática. Entre elas, podemos citar a alimentação, o treinamento em si, a periodização do treino, a adequação dos nossos hábitos de vida e de nosso estilo de uma maneira geral, entre outras possibilidades.

    Sem sombra de dúvidas, se esses fatores não tiverem bem aliados você não irá ter quaisquer resultados. Para que eles sejam ainda mais bem aliados e precisos, faz-se necessário o auxílio de um profissional. Muitas pessoas negligenciam esse auxílio por acharem simplório demais que o bodybuilding seja apenas levantar pesos, quando na realidade, esta é uma ciência muito complexa e que pequenos detalhes fazem uma real diferença, seja para atletas profissionais ou meramente para esportistas.

    Portanto se você quer começar no esporte, seja competitivo ou para melhora da estética, a busca de um médico, de um nutricionista e um profissional de educação física são fundamentais para dar o inicio com o pé direito.

    Termogenico

    Dedicação: O ponto mais importante no bodybuilding

    Há muitos princípios que giram em torno do bodybuilding, como mencionado, mas todos eles não adiantam de nada se não há disciplina. Ela é o fator fundamental para que você tenha, ou não, sucesso nesta modalidade.

    Isso porque, você NÃO FAZ DIETA se não tiver disciplina para preparar e planejar suas refeições, você NÃO TREINA se não tiver disciplina de ir até a academia e se focar no que precisa ser feito. Você NÃO TEM BONS RESULTADOS se vai na academia e não tem disciplina para priorizar o treinamento, ao invés de ficar conversando… Tampouco você vai ter quaisquer resultados se não tiver a força interna de sempre procurar progredir, sempre procurar conceitos novos e atualizados, se não tiver a ganância de sempre querer um pouco mais e se não tiver a disciplina para fazer todos esses pontos se tornarem um hábito em sua vida.

    O Bodybuilding vai muito mais além de princípios físicos, mas ele também está envolvido com a mente. Aliás, pouco se consegue fazer se não se tem uma boa mente, pois o fracasso de uma dieta não está no estômago e sim em sua mente. É ela quem necessita de algo que vai quebrar a sua dieta e não o seu estômago. Assim como é ela que sabota o seu treino, falando pra você fica em casa, treinar mais leve, que você não consegue e etc…

    Portanto, não desconsidere jamais a importância da disciplina. O Bodybuilding é um esporte de continuidade, o qual, quando interrompido, logo de cara já começa a trazer as regressões de tudo o que você construiu com tanto sacrifício.

    ENTENDA MAIS >>> A Construção de um Corpo Requer Paciência e Dedicação!

    Principais Competições de Fisiculturismo do Mundo

    Como hoje o bodybuilding é um esporte renomado em todo o mundo, existem muitas competições ao redor do mundo, e em cada país. Porém existem algumas, poucas, que estão em destaque em todo o mundo, que são o Mr. Olympia e o Arnold Classic.

    O Mr Olympia é a maior competição de fisiculturismo de todo o mundo, onde os melhores atletas estão. Esta é uma competição criada por Joe Weider e administrada pela IFBB, que é a Federação Internacional de Culturismo e Fitness. Esta competição acontece todos os anos em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    Este é o sonho de qualquer competidor profissional de fisiculturismo. Só de estar no palco desta competição já mostra que você esta entre os maiores do esporte. Imagine então para quem vence?

    A outra grande competição mundial é o Arnold Classic, uma competição fundada por um dos maiores nomes do fisiculturismo mundial, o ator Arnold Schwarzenegger, vencedor de 7 prêmios do Mr. Olympia. Hoje o Arnold Classic é feito em diversas regiões do Mundo, como Europa, Estados Unidos e Brasil.

    Esta é uma competição muito cobiçada não só pelo renome da mesma, mas também por sua premiação, que tende a ser bastante generosa.

    Cuidado com a “midialização” do bodybuilding

    A mídia atualmente muito fala sobre o bodybuilding, mas pouco pode se aproveitar sobre isso. Matérias sensacionalistas e, mais do que isso, muito pouco aproveitáveis, muitas vezes traçam um parecer da modalidade a qual não é verdade e isso faz com que tantos conceitos errados sobre o bodybuilding passem a existir. Mas, infelizmente, o leigo não sabe disso e acaba por acreditar. Desta forma, é essencial que você tenha uma peneira crítica a fim de estabelecer parâmetros do que pode ou não ser útil ao seu conhecimento.

    Mais do que isso, busque sempre fontes confiáveis, científicas e com quem realmente entende do assunto e não com leigos falando de algo que definitivamente NÃO conhecem.

    ENTENDA >>> Melhor Porque O Fisiculturismo é tão Desvalorizado na Mídia Brasileira!

    Conclusão:

    Conclusivamente, o bodybuilding, modalidade mais antiga do mundo, é um esporte crescente, especialmente nas últimas duas décadas, representando hoje a modalidade mais praticada no mundo, devido as suas diferentes aplicações.

    Entretanto, é necessário conhecer alguns parâmetros e pontos importantes para aproveitar o máximo de benefícios os quais ele pode proporcionar, fugindo de “midializações” e, principalmente, conseguindo objetivas os resultados os quais tanto deseja.

    Bons treinos!

    Termogenico





    /* */