Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeTreinosDicas sobre treinamento em geralCalistenia: Um esporte que vem crescendo muito em todo o Mundo!

Calistenia: Um esporte que vem crescendo muito em todo o Mundo!

Conheça mais profundamente sobre a Calistenia, um esporte que vem crescendo muito em todo o mundo. Aprenda o que é, quais os benefícios, principais exercícios e muito mais sobre esta modalidade.

tudo-sobre-calistenia(1)


Você já se deparou com algumas pessoas fazendo diversos tipos de “acrobacias” em lugares públicos como praças, parques ou ou em qualquer outro lugar? Esse tipo de esporte se chama calistenia.

whey protein growth supplements

A calistenia é um dos esportes que mais exige preparo físico de quem pratica. Apesar de parecer “simples”, seus exercícios precisam ser executados com o máximo de cuidado a fim de evitar graves acidentes.

Porém, a calistenia não é nenhum “bicho de sete cabeças” e pode ser praticados pela maioria das pessoas. Boa parte delas até preferem optar por esta modalidade, visto que ela garante diversos benefícios os quais falaremos no decorrer do artigo.

Por isso, recomendo que continue a leitura e saiba tudo sobre a calistenia, um dos esportes que cada vez vem ganhado mais adeptos pelo mundo inteiro. Saiba o que é, os benefícios, principais exercícios e MUITO MAIS!

Tá preparado (a)? Então simbora!

O que é calistenia?

A calistenia é uma modalidade esportiva a qual o principal foco é conseguir utilizar a força física do próprio corpo de forma precisa. Um dos elementos mais importantes e utilizados pelos praticantes desta modalidade são as barras fixas.

LEIA TAMBÉM >>> O respeito para com todas as modalidades esportivas

Apesar de não ser considerado musculação e não conter os equipamentos utilizados em uma academia, como anilhas, halteres, aparelhos etc, a calistenia exige a mesma disciplina, foco e dedicação da musculação.

guia completo sobre calistenia

Hoje em dia, a calistenia vem se tornando cada vez mais famosa e praticada por diversas pessoas do mundo inteiro, contudo, se trata de um dos esporte mais antigo da humanidade.

Quais são os benefícios

Muitos acham que não, mas a calistenia pode ser melhor do que a musculação para boa parte das pessoas. Isso porque, ela garante diversos tipos de benefícios que, muitas vezes, a musculação por si só deixa a desejar.

Entre os principais benefícios da calistenia podemos destacar os seguintes:

  • Ao ar livre

Muitas pessoa não suportam a ideia de terem que frequentar todos os dias os mesmos lugares fechados. O bom da calistenia é que ela pode ser feita também em lugares abertos, como parques, praças etc.

Desta forma, quem gosta de estar sempre conectado com a natureza também pode tirar proveito, pois entre uma série de exercício e outra poderão apreciar as plantas, as arvores e o que mais o ambiente que ela estiver puder oferecer.

whey protein growth supplements

  • Custo X benefício

Hoje em dia, as academia têm cobrado cada vez mais caro por suas mensalidades, e o pior é que muitas delas não investem o dinheiro cobrado a mais em equipamentos, instrutores, ar condicionado etc.

Por isso, cada vez mais pessoas estão abrindo mão de terem que pagar caro por um serviço que não vale a pena, sendo que podem conquistar os seus objetivos ao ar livre e sem pagar nada, que é o caso da calistenia.

  • Maior consciência corporal

Isso porque, para executar um simples exercício na calistenia, muitas vezes, o corpo todo precisa trabalhar, diferente da musculação em si que costuma trabalhar os músculos de forma bastante isolada.

Com isso, os praticantes de calistenia precisam ter uma “visão geral” de todo o corpo para poder ajustá-lo caso algo estiver errado.

vantagens da calistenia

Além desses benefícios, a calistenia também promove:

  • Uma boa hipertrofia;
  • Queima de gordura;
  • Maior resistência física;
  • Maior disposição;
  • Maior coordenação motora;
  • Melhora do humor;
  • Melhor funcionamento dos sistema cardiovascular;
  • Melhor postura;
  • Mais oxigenação no cérebro;
  • Mais força;
  • Mais saúde.

Viu como é vantajoso optar por praticar a calistenia? Contudo, não queremos te iludir dizendo que este é o melhor esporte do mundo e que não tenha nenhuma desvantagem. Pois tem sim, infelizmente.

Desvantagens da Calistenia

É importante prestar bastante atenção neste tópico do artigo antes de escolher a calistenia como esporte, pois para a maioria das pessoas, esta modalidade pode estar associada com as seguintes desvantagens:

  • Dias chuvosos

Como você irá optar por não pagar mais academia, seus treinos serão todos em lugares abertos. Dessa forma, para que os treinos sejam sempre bem aproveitados, o praticante deverá contar um fator importante: o tempo.

RECOMENDADO >>> Treinamento ao ar livre: Alguns pontos que você deve saber!

Isso porque, nas temporadas de chuva as condições de treinamento de tornam precárias, podendo até ocorrer um acidente. Nestes casos, o melhor a se fazer é procurar um lugar fechado e, caso não tenha, o recomendado é não treinar.

  • Sem orientação

Mesmo que você deixe de pagar a academia, esse dinheiro economizado não dará para contratar um personal particular que você possa tirar as suas dúvidas durante o treino.

creatina growth supplements creapure

Por isso, se você não tem condições de ter uma pessoa qualificada sempre ao seu lado, estude muito bem cada tipo de exercício antes de praticar. Assim, você poderá evitar problemas sérios como alguma lesão muscular.

  • Falta de estrutura

Infelizmente você irá depender de barras fixas para poder executar boa parte dos exercícios que a calistenia exige. O que nesse caso se torna prejudicial para muitas pessoas, visto que elas não podem contar com praças ou parques perto de suas casas que tenham essas estruturas.

Dessa forma, caso você não tenha esse tipo de estrutura à disposição, terá de construir a sua própria barra no lugar onde achar melhor, ou perder tempo se locomovendo até chegar em um lugar adequado para treinar.

  • Risco à segurança

Infelizmente, o risco de assalto vem crescendo de forma gigantesca em todas as partes do país. E como a calistenia é um esporte à céu aberto, qualquer um pode ter acesso a quem esteja treinando, até mesmo um ladrão ou algo do tipo.

Por isso, tome sempre cuidado com o horário, ou seja, procure sempre treinar cedo, de preferência, ainda sob a luz do dia. Se possível, peça para alguém te fazer companhia durante os seus treinos. Dessa forma, você poderá se concentrar apenas no treino.

Quem pode praticar calistenia?

Qualquer um!

A calistenia é um dos esportes mais democráticos que existem. Absolutamente qualquer pessoa, de qualquer idade pode praticá-la. É claro que cada um deve respeitar o seu limite, seja de idade, de peso ou de condicionamento físico.

calistenia tudo sobre esta modalidade

Por exemplo: Uma senhora de 70 anos pode sim praticar calistenia, mas é obvio que não será da mesma forma que um jovem de 20 anos. Ela poderá fazer coisa mais simples, como um agachamento sem peso.

Da mesma forma, uma pessoa sedentária não irá começar fazendo a mesma série de uma pessoa que está à anos treinando. É preciso ter bom senso e começar do início, e ir progredindo aos poucos, como tudo nessa vida.

Principais exercícios

Veja quais são os principais exercícios executados pelos atletas de calistenia. Repare que alguns deles são bem comuns e podem até ser executados dentro de casa.

  • Barras fixa (com variações)

Na musculação convencional as pessoas já praticam barra fixa, só que apenas para trabalhar músculos mais específicos, como os dorsais (costas) e ou abdômen. Já a calistenia utiliza as barras na grande maioria de seus exercícios.

exercício calistenia barras fixas

Na calistenia, você trabalhar os seus braços, abdômen, pernas, peitoral e as costas utilizando as mais diversas variações de barras.

Claro que no começo você irá “apanhar” para executar corretamente todos esses exercícios, mas como o tempo você irá pegar mais composição corporal e estará dominando elas e aproveitando cada série.

  • Flexões de braço

Com certeza você já deve ter feito flexões de braço, seja na rua, na academia ou em qualquer outro lugar. Este é um daqueles típicos exercícios que só dependem de você para praticar.

exercício calistenia flexão bracos

Ou seja, você não precisa de barra, de pesos, de roupas adequadas, precisa apenas ter vontade e fazer, simples assim.

Com ele você consegue trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo, como os bíceps, os tríceps, peitorais, deltoides (ombros) e até as costas. Além disso, esse é um dos exercícios que mais aumentam a força e a resistência de quem pratica calistenia.

  • Agachamento

exercício calistenia agachamento peso corpo

Esqueça a visão sobre agachamento que você vê nas academias utilizando enormes quantidades de pesos. Na calistenia, o agachamento é executado utilizando apenas o peso corporal do atleta.

Dessa forma, as partes inferiores do corpo também poderão ser trabalhadas de forma que o shape do atleta possa se desenvolver de forma sempre proporcional.

  • Barras paralelas

exercício calistenia barras paralelas

As barras paralelas são aquelas em que o atleta consegue trabalhar partes mais específicas do corpo, como os tríceps, o peitoral e até mesmo os deltoides (ombros).

Tudo irá depender do ângulo em que você estiver fazendo o exercício.

  • Abdominais

exercício calistenia abdominais

Quem nunca passou horas (ou tentou) fazendo abdominais? Esse é um dos exercícios mais famoso do mundo esportivo, podendo ser utilizado em diversas modalidades, inclusive na calistenia.

É muito importante para um atleta ter um abdômen bem trabalhado. Isso vai além da estética, visto que ele é o principal ponto de sustentação do nosso corpo.

  • Muscle Ups

exercício calistenia muscle up

Este é um dos exercícios mais avançados da calistenia. Desta forma, quem estiver começando no esporte deve tomar cuidado ao executar para evitar possíveis leões.

Se trata de um exercício que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso gera muito mais força para quem pratica, além de resistência física. Os benefícios estéticos também são dignos de serem destacados.

infográfico melhores exercícios calistenia

Dicas para começar a praticar calistenia

Como falamos anteriormente, a calistenia  pode ser praticada por qualquer tipo de pessoa e, para isso, uma das dicas mais valiosas que podemos dar é: comece!

Muitas pessoas vivem dizendo que vão fazer isso ou aquilo e no final acabam não fazendo nada. Por isso, a atitude de começar a praticar é o primeiro passo para se tornar um praticante de calistenia.

Entretanto, depois que você decidir começar efetivamente a praticar calistenia, lembre-se de sempre fazer um bom aquecimento e um alongamento que pegue todos os músculo que forem ser trabalhados. Assim, você poderá evitar lesões durante o seu treino.

whey protein growth supplements

Uma corridinha com o ritmo bem tranquilo ou até mesmo uma caminhada em ritmo acelerado pode ser uma ótima opção de aquecimento.

Se possível, busque as orientações de algum profissional adequado de Educação Física para que você possa obter sempre os melhores resultados nesse esporte.

Treino para iniciantes na calistenia

Alguns exercícios da calistenia podem parecer bem simples e fáceis de serem praticados. E realmente são! Alguns deles você pode praticar até mesmo dentro de casa, o que é excelente para quem está começando agora.

Veja alguns treinos já montados que podem ser úteis para você iniciar a sua jornada na calistenia:

Treino 1

  • 10 flexões de braço;
  • 15 polichinelos;
  • 10 segundos de abdominal na prancha;
  • 10 à 15 abdominais normais;
  • 10 à 15 agachamentos sem peso.

Treino 2

  • 10 flexões de braço;
  • 10 à 15 subidas na barra fixa (mínimo 10);
  • 10 agachamentos com salto;
  • 10 à 15 abdominais.

Treino 3

  • 15 abdominais com elevação de perna;
  • 10 agachamentos sem peso;
  • 10 flexões de braços;
  • 10 à 15 subidas na barra fixa (mínimo 10);
  • 20 polichinelos.

Viu como são exercícios que você pode começar a fazer até dentro de casa se quiser? Uma dica: Tente sempre alternar os treinos de acordo com os dias da semana. Ainda, como esses exercícios são bem tranquilos, você pode executá-los todos os dias, ou no mínimo, 3 vezes por semana.

Conclusão

Neste artigo pudemos entender melhor como funciona a calistenia, um esporte que vem ganhando cada vez mais praticantes não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Quem sabe depois desta leitura você não começa a fazer uma barra fixa, hein?

Enfim, existem diversas modalidades esportivas mundo a fora, e a calistenia é uma das melhores. O que não existe mais, são desculpas para continuar levando uma vida sedentária. Pratique esportes e você notará as mudanças positivas na sua qualidade de vida.

Bons treinos!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27559678

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29466268

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25858653

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 20

Calistenia: Um esporte que vem crescendo muito em todo o Mundo!
whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Um Comentário


  1. jose gomes de araujo disse:

    Tudo que nos proporciona aprender torna importante para que possamos ensinar outras pessoas.obrigado.

Carregar mais Comentários

Deixe o seu comentário!