• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Cloreto de Magnésio: Um mineral essencial para a vida!

    Conheça a importância e o uso do Cloreto de Magnésio para a vida humana e para o praticante de musculação e aprenda seus benefícios, como utilizar, alimentos ricos e muito mais!

    Sabemos que existem muitos compostos essenciais para o funcionamento do metabolismo de maneira adequada e para garantir todos os processos os quais tornam a vida possível. Entre eles, podemos citar os micronutrientes, que envolvem normalmente as vitaminas e o sais minerais (normalmente em forma de íons) os quais desempenham papéis direta ou indiretamente em todas as reações presentes no corpo.

    Fórmula do Cloreto de Magnésio

    Whey Protein

    Muito se fala sobre o sódio, o potássio ou mesmo o cálcio, mas muitas vezes, esquecemos que esses não são os únicos minerais essenciais para o corpo humano. Existem outros, como é o caso do magnésio, que também são de extrema importância, especialmente se tratando de um praticante de musculação, fundamental que possamos ter uma atenção especial ao fornecimento de quantidades adequadas deste mineral ao corpo.

    Mas, você sabe quais são as funções do magnésio? Sabe qual é a melhor forma de ingestão deste mineral? Ele possui efeitos colaterais? O que ele pode fazer para melhorar não somente sua performance, mas também, sua saúde? Descubra a seguir a resposta desta e de outras perguntas a respeito do conhecido Cloreto de Magnésio.

    O Magnésio e suas funções no corpo humano

    Entre os minerais mais importantes no corpo humano, está  magnésio, que desempenha funções essenciais em mais de 300 reações diferentes no corpo. Sem este mineral, estas ficam impossibilitadas de acontecer ou geram déficits em sua funcionalidade. Entre essas importantes reações estão: a síntese de proteínas, a contração muscular, a regulação da pressão arterial, o metabolismo glicolítico e insulínico, o metabolismo de outros macronutrientes, a condução de impulsos nervosos e na neurotransmissão, entre outras várias.

    O magnésio é constantemente utilizado, mas ao mesmo tempo, é também excretado na urina e no suor, por exemplo, mostrando que seja necessário suprir essas perdas. Especialmente praticantes de atividades físicas em geral, tem maiores perdas de magnésio, pois transpiram mais, possuem metabolismo mais acelerado e etc. Sendo assim, nem sempre essas quantidades são supridas adequadamente através da alimentação e, portanto, é necessário ingerir algum tipo de suplemento que forneça magnésio.

    Benefícios do Cloreto de Magnésio

    O Cloreto de magnésio é a forma mais eficiente na atualidade de ingestão de magnésio. Sendo assim, com a ingestão deste suplemento, pode-se observar comprovadamente algumas melhoras de doenças ou até mesmo reversão das mesmas. Entre elas, podemos mencionar:

    • A melhora da qualidade mineral óssea, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como a osteoporose;
    • A melhora em perfis de diabéticos, visto sua influência na regulação do metabolismo da glicose e também da insulina;
    • A melhora na pressão arterial elevada;
    • Efeitos antioxidantes, prevenindo as células de morte e/ou dano precoce devido aos radicais livres;
    • Melhora na depressão uma vez que o magnésio está diretamente ligado com a produção e secreção de importantes neurotransmissores no corpo;
    • Efeitos anti envelhecimento visto que possui efeito antioxidante;
    • Melhora em quadros de menopausa;
    • Traz benefícios ao sistema gastrointestinal, melhorando a digestão e a absorção de micro e de macronutrientes;
    • Melhora bem como prevenção de inúmeras doenças cardiovasculares;
    • Prevenção de doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer;
    • Etc.

    Suplemento de Magnésio

    Déficits de magnésio podem ocasionar prejuízos não somente nestes aspectos supramencionados, mas ainda, causar desidratação, náuseas e vômitos.

    A carência do magnésio pode se dar desde a problemas estruturais na dieta, como a própria baixa ingestão do mineral, quanto problemas como diarreias e vômitos, além do alcoolismo e do tabagismo.

    Termogenico

    Sinais de Deficiência em Magnésio

    Para sabemos ao certo se precisamos melhorar a nossa ingestão deste mineral, o correto é a realização de exames laboratoriais. Porém sabemos que nem todos possuem planos de saúde ou dinheiro para realizar tais exames. Por isso, vale a pena ficar de olhos em alguns sintomas que podem aparecer com a deficiência do magnésio.

    Entre eles:

    • Insônia;
    • Obesidade;
    • Enxaqueca;
    • Instabilidade emocional;
    • Depressão;
    • Fadiga Crônica;
    • Cãibras Musculares;
    • Envelhecimento Acelerado; e
    • Etc.

    Caso esteja sentindo algum desses sintomas, ou mais de um, vale a pena consumir mais alimentos que possuem o cloreto de magnésio e verificar se os mesmos irão diminuir/sumir. Se isso acontecer, é porque você estava com déficit do mineral.

    Alimentos com significativa quantidade de Cloreto de Magnésio

    A maioria das pessoas consegue manter os níveis de magnésio, sem baixas, apenas com uma boa alimentação. Para nós, praticantes de musculação, é que muitas vezes precisamos de uma ajuda maior, que no caso é a suplementação.

    Termogenico

    Porém, muitos praticantes de musculação não gostam de suplementar, ou não possuem dinheiro para uma suplementação tão completa, por isso é importante que possamos conhecer bons alimentos que nos ajudarão a manter os níveis de magnésio em alta no corpo.

    • Algas marinhas: 770 mg;
    • Coentro seco: 694 mg;
    • Sementes de abóbora secas: 535 mg;
    • Cacau me pó e sem açúcar: 499 mg;
    • Manjericão seco: 422 mg;
    • Sementes de linhaça: 392 mg;
    • Manteiga de amêndoa: 303 mg;
    • Whey (Soro de leite em pó): 176 mg.

    *Valores equivalentes a 100 gramas de alimento.

    Alimentos ricos em Magnésio

    Vale lembrar também que essa quantidade de magnésio pode variar de acordo com o tipo de solo que é plantado o alimento. Os alimentos orgânicos podem possuir uma maior quantidade, já que não são utilizados fertilizantes nos mesmos.

    Como usar o Cloreto de Magnésio?

    O cloreto de magnésio possui muitas aplicações as quais variam de acordo com as necessidades individuais de cada um. Isso fará com que as quantidades usadas variem de acordo com cada objetivo.

    Porém, normalmente essas dosagens não devem ultrapassar os 350mg e sempre deve ser ingerido com uma boa quantidade de água (cerca de 240ml são suficientes por tomada). Essas dosagens podem ser encontradas em formas líquidas ou em cápsulas.

    Ainda, vale salientar que existem algumas formas tópicas de uso do cloreto de magnésio, normalmente usadas para problemas musculares e do sistema nervoso. Entre estes problemas, ele tem se mostrado benéfico no tratamento de insônias, espasmos musculares, entre outros vários.

    Efeitos colaterais

    A grosso modo, por ser um mineral essencial no corpo humano, o Cloreto de Magnésio não traz efeitos colaterais, desde que seja ingerido da forma correta.

    O Cloreto de Magnésio é necessário ao corpo e deve ser consumido em quantidades adequadas, nos momentos adequados e de forma a qual não cause interações competitivas com outros nutrientes, medicamentos ou compostos. Entretanto, seus excessos são tão prejudiciais quanto a sua carência. Aliás, como todo mineral, excessos podem levar a problemas os quais comprometem a saúde em grande escala.

    Entre os principais efeitos colaterais observados em superdosagens estão: as diarreias constantes, náuseas, sensação de mal-estar, tonturas, vômitos frequentes (que contribuem para um possível estado de desidratação), problemas na absorção de outros micronutrientes, especialmente no intestino e, em casos mais graves, paralisias, aumento da pressão arterial excessivamente, coma e até mesmo a morte.

    Portanto, vale sempre a pena consultar um bom médico e/ou nutricionista para que, caso haja necessidade de suplementação, você a faça de maneira adequada.

    Conclusão

    Assim como outros vários minerais, o cloreto de magnésio tem inúmeras funções no corpo as quais permitem com que ocorram inúmeros processos fisiológicos essências.

    Entretanto, faz-se necessário sempre seguir os protocolos adequados de uso, prescritos por um médico ou nutricionista, para que você, ao mesmo tempo possa evitar problemas de efeitos colaterais e obter o máximo aproveitamento do produto.

    Bons treinos!

    Termogenico

    Whey Protein



    Um Comentário

    1. Frederico Martins 2 meses atrás


    /* */