Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosMultivitamínicosCoenzima Q10: Conheça seus Benefícios, Como Tomar, Onde Compras e [MAIS]!

Coenzima Q10: Conheça seus Benefícios, Como Tomar, Onde Compras e [MAIS]!

Conheça a Coenzima Q10, um nutriente que é produzido naturalmente em nosso organismo, mas que precisa ser suplementado por pessoas que possuem mais de 30 anos. Aprenda como tomar, seus benefícios e MUITO MAIS!

capsulas de coenzima q10


Você anda se sentindo cansado, sem energia e sem ânimo para exercer tarefas do dia a dia? É bem provável que isso seja falta de Coenzima Q10 no seu organismo.

bcaa growth supplements

A coenzima Q1o é um nutriente fundamental para gerar energia ao nosso corpo, além de promover outros benefícios, como: um bom funcionamento do coração, diminuição do colesterol, entre inúmeros outros que falaremos neste artigo.

Com o passar dos anos a produção de coenzima Q10 vai diminuindo naturalmente e, por esse motivo, os médicos sempre recomendam a sua suplementação.

Se você possui mais de 30 anos, recomendo que leia o artigo todo para entender como a produção natural deste nutriente diminuiu em seu organismo e como isso pode te afetar negativamente, além de aprender os benefícios, a forma de uso e tudo mais sobre a CoQ10!

O que é Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 possui muitos nomes e abreviaturas, como CoQ10, Q10, CoQ e etc. Ela é uma benzoquinona presente em todas as células do corpo humano e ajuda nos processos de geração de energia dessas células.

É uma substância que o corpo humano é capaz de produzir sozinho, porém, com o passar do tempo, mais precisamente a partir dos 30 anos, essa produção começa a diminuir.

Como o corpo diminui a produção de Coenzima Q10 com o passar dos anos, é necessário que se faça a suplementação desse nutriente para haver uma melhora das funções de vários órgãos, tais como: coração, cérebro, fígado, rins, entre outros.

Para que serve CoQ10?

Por ser antioxidante, umas das principais ações da coenzima Q10 é impedir que os de radicais livre se espalhem no organismo. Os radicais livres são moléculas reativas responsáveis por envelhecer as células no nosso corpo de maneira precoce.

Com isso, a coenzima Q10 atua no combate de doenças provocadas pelos radicais livres, além de prevenir o envelhecimento do seu organismo, antes da hora. A má alimentação e o excesso de stress são responsáveis por fazer com que nosso organismo envelheça antes do tempo e nos traga prejuízos. A CoQ10 trabalhar para evitar esse envelhecimento e os problemas que podem vir junto dele.

bcaa growth supplements

Além disso, a suplementação da coenzima Q10 é muito recomendada para aumentar os níveis de ATP, que são as moléculas que produzem energia para o nosso corpo.

Esse nutriente também é capaz de regular a sístole a diástole do coração (os movimentos de contração e relaxamento do coração).

O nutriente também é utilizado na fabricação de alguns cremes de beleza, já que hidrata e purifica a pele, tonificando e dando mais brilho, maciez e firmeza.

Quais os benefícios?

Saiba quais são os principais benefícios da coenzima Q10 e veja porquê a suplementação desse nutriente é tão recomendada pelos médicos. Dentre os seus diversos benefícios, podemos destacar:

  • Mais energia;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Combate dores no corpo;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Melhoras atividades cognitivas, como a memória;
  • Ação antioxidante;
  • Manutenção dos batimentos cardíacos;
  • Restaura os níveis de vitamina C e E;
  • Diminui os sintomas de Alzheimer e Parkinson;
  • Evita a perda de massa muscular em idosos;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Reduz a mortalidade em pessoas com problemas cardíacos;
  •  Reduz as taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Aumenta a fertilidade masculina;
  • Aumenta os níveis de testosterona em homens.

melhora no coração benefícios da coenzima q10

São muitos benefícios para que possamos deixá-los de lado. Por isso avalie com seu médico e se for necessário, procure suplementos eficazes desta substância. Você verá como sua qualidade de vida irá aumentar drasticamente.

Quando tomar coenzima Q10?

Como vimos, a suplementação de coenzima Q10 é fundamental para pessoas que já passaram dos 30 anos, pois ocorre uma diminuição da sua produção pelo organismo. No entanto, existem outros fatores que geram a necessidade de suplementar com coenzima Q10.

Os indivíduos que fazem usos de medicamentos para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) devem incluir a suplementação de CoQ10 em sua dieta. Tais medicamentos diminuem os níveis de coenzima Q10 no organismo, mesmo em pessoas que estão abaixo dos 30 anos.

Para pessoas que tem doenças inflamatórias, como artrite, lúpus e etc, a suplementação de coenzima Q10 também é recomendada, porque a produção natural desse nutriente não é capaz de combater toda a oxidação e a produção de radicais livres que o corpo está sujeito.

Como tomar?

Os médicos e nutricionistas indicam um dosagem diária entre 90mg e 300mg de Coenzima Q10. A dosagem vai variar de acordo com a idade do individuo e com as necessidades (se ele tomar remédios, se possui doenças e etc).

whey protein growth supplements nova versao

Por exemplo, se formos analisar o uso de Coenzima Q10 apenas pela idade, pessoas mais idosas precisam de uma dosagem mais elevada para poder desfrutar de seus benefícios, já que a sua produção natural diminuiu a muitos anos. Entretanto uma pessoa idosa, que possui uma doença inflamatória e usar algum remédio para reduzir o colesterol deverá se preocupar ainda mais com a dosagem da CoQ10.

Por isso, o ideal é que se você tiver mais de 30 anos, procure um nutrólogo ou nutricionista para avaliar suas necessidades e montar a melhor dosagem para você.

A coenzima Q10 é eficaz para quem pratica musculação?

Por uma das principais funções da coenzima Q10 ser o aumento da geração de energia produzida pelo corpo, consequentemente os praticantes de atividades físicas, como a musculação, também serão beneficiados.

Com mais energia, o rendimento nos treinos será muito maior, fazendo com que o indivíduo obtenha resultados muito mais satisfatórios. O uso da Coenzima Q10 também está ligado a diminuição da fadiga muscular, outro motivo pelo qual os rendimentos nos treinos se tornam melhores.

Além disso, a coenzima Q10 aumenta a dilatação de vasos sanguíneos. Isso faz com que o músculo receba mais nutrientes, promovendo assim uma melhor recuperação e melhor nutrição dos músculos, melhorando os resultados de aumento de massa muscular.

A coenzima Q10 emagrece?

Por ter efeito antioxidante, ela age diretamente no combate de toxinas nocivas que atrapalham o desenvolvimento do metabolismo. Sendo assim, com o metabolismo funcionando de maneira correta, a queima de gordura será muito mais eficaz.

coenzima q10 ajuda emagrecer

Além de disso, como já sabemos ela é responsável pelo aumento de ATP  (moléculas geradoras de energia) fazendo com que o corpo fique com muito mais energia para praticar exercícios físicos, que é um dos fatores principais para um bom emagrecimento.

Portanto, não podemos dizer que ela emagreça por si só, mas podemos afirmar que o uso dele trará benefícios ao corpo que podem ajudar no processo de emagrecimento.

Efeitos colaterais e Contraindicações

É importante ficar de olho e fazer um consumo consciente da coenzima Q10, pois seu uso de forma incorreta, principalmente na dosagem pode trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Náuseas;
  • Desconforto no estômago;
  • Perda de apetite;
  • Diarreia;
  • Insonia;
  • Problemas no fígado.

Pessoas que possuem diabetes devem consultar um médico antes de fazer o consumo da coenzima Q10, uma vez que essa substância pode reduzir os níveis de glicose (açúcar) na corrente sanguínea.

A suplementação de CoQ10 para grávidas, mulheres em fase de amamentação, crianças e pessoas com menos de 18 anos só deve ser feita com sob ordens médicas, caso contrário, o consumo para essas pessoas não é recomendado.

bcaa growth supplements

Alimentos Ricos em Q10

O uso da Coenzima Q10 é muito recomendada por meio de suplementação, por conta da necessidade diária do nutriente e a facilidade que as cápsulas podem trazer.

Porém existem pessoas que não gostam de usar suplementos, ingerir cápsulas e coisas do tipo, ou que não tem condições de comprar o suplemento. Para essas pessoas, o recomendado é que se alimentem de alimentos que podem ser ricos neste nutrientes, tais quais:

  • Sardinha;
  • Atum;
  • Salmão;
  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Laranja;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Amendoim;
  • Abacate;
  • Entre outros.

fontes de alimentos coenzima q10

Porém vale lembrar que a Coenzima Q10 vinda dos alimentos não é a melhor fonte, já que nem 10% consegue ser absorvida em nosso organismo.

É muito importante cuidarmos da nossa dieta para garantir, não só os benefícios da coenzima Q10, mas os de outros diversos nutrientes presentes nos alimentos, assim promovendo uma saúde cada vez melhor.

Vale a pena suplementar a Coenzima Q10?

Se você possui mais de 40 anos ou possui alguma doença cardíaca, inflamatória ou usa remédios que possam diminuir a sua produção natural, a resposta é Sim!

Infelizmente para quem possui os níveis baixos de CoQ10 a suplementação é necessária e ideal, pois a alimentação é insuficiente, já que você não irá conseguir chegar a bons níveis de concentração e nem de absorção pelo seu organismo.

Por isso suplementar a Coenzima Q10 é o certo a se fazer.

Onde encontro coenzima Q10?

A Coenzima Q10 é vendida em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas especializadas em suplementação, tanto física, quanto online. A forma em que ela é comercializada é através de cápsulas de 50 à 600 mg.

Seu preço pode variar entre R$39,00 até R$ 179,00, dependendo da dosagem por cápsulas e quantidade de cápsulas por pote.

CLICANDO AQUI você pode aproveitar a Coenzima Q10 da Growth Supplements, com 60 cápsulas por apenas R$31,50. Um excelente suplemento, de uma das marcas mais respeitadas no mundo esportivo. E o melhor, com o preço abaixo da média do mercado.

Conclusão

Com o passar do tempo o corpo necessita da suplementação de Coenzima Q10, já que a produção natural desse nutriente começa a diminuir e assim alguns problemas começam a surgir.  Contudo, é necessário ficar alerta sob possíveis efeitos colaterais ela ela pode causar.

Por isso, antes de suplementar com CoQ10, tenha certeza se os seus níveis desse nutrientes estão realmente baixos. Para isso, a consulta com um médico ou nutricionista se torna indispensável.

Caso você esteja realmente precisando aumentar os seus níveis de coenzima Q10, fique atento as dosagens recomendadas e procure comprar suplementos de qualidade, para que você possa desfrutar dos benefícios mais rapidamente e de forma muito mais eficaz.

Boa suplementação!

Referencias:

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Nutrientes/nu-0137.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v21n2/1517-8692-rbme-21-02-00084.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3178961/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14695924

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!