Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para perda de pesoComer Durante a Noite: Engorda ou Não?

Comer Durante a Noite: Engorda ou Não?

Saiba de uma vez por todas se comer durante a noite engorda e, consequentemente, gera problemas de saúde, ou se isso tudo não passa de mais um mito que inventam por aí.

comer-durante-a-noite-engorda-ou-nao


Quem tem o desejo ou até mesmo a necessidade de emagrecer vive com aquela velha dúvida: Afinal, comer durante a noite engorda ou não? A ciência nunca constatou nenhum problema em comer a noite porque, afinal, as calorias ingeridas são as mesmas de qualquer outro horário.

bcaa growth supplements

No entanto, as discussões sobre se comer durante a noite engorda têm se tornado cada vez maiores e mais relevantes. Afinal, seria um mito ou realmente é verdade?

Para acabar de vez com essa dúvida, nós preparamos um super artigo que irá explicar como realmente funciona o metabolismo no período na noite e se realmente há malefícios, não só para a estética, mas para a saúde em si.

Fique comigo nesta leitura e saiba também quais são os alimentos que devemos evitar e os que devemos dar preferência à noite.  Tá preparado (a)? Então simbora!

Transtorno alimentar noturno

Grande parte da população mundial possui algum distúrbio, inclusive alimentar. Na maioria das vezes, esses distúrbios alimentares acontecem no período da noite, onde muitas pessoas atacam a geladeira e comem o que veem pela frente.

Isso acarreta em casos de obesidade, uma vez que os alimentos procurados por essas pessoas são aqueles que dão prazer e que, muitas vezes, são os mais calóricos e pouco nutritivos.

transtorno alimentar noturno

Nesses casos, procurar ajuda profissional de uma médico ou até mesmo um psicólogo pode ser a melhor opção. No entanto, existem algumas estratégias para diminuir ou até mesmo evitar problemas de saúde em pessoas com esse distúrbio.

Uma boa estratégia é substituir os alimentos mais calóricos e poucos nutritivos por coisas mais saudáveis, tais como frutas, queijos com baixos índices calóricos, vegetais, biscoitos integrais e etc. Tente deixar os alimentos já cortados e prontos, afim de facilitar o consumo. Assim, quando a “fome” bater, você irá comer algo saudável, leve e que não vá interferi em seu saldo de calorias do dia.

Comer durante a noite engorda, de fato?

whey protein growth supplements

A resposta é: Depende!

O que engorda, de fato, não é o período em que se come, mas a distribuição calórica durante o dia todo e a quantidade.

Se você precisa de 2000 kcal diárias para todas as suas atividades e come 2500 kcal/dia, de duas uma: Ou está buscando um processo de hipertrofia muscular ou está, sem querer, buscando o aumento de gordura corpórea.

ENTENDA >>> É proibido comer carboidratos após as 18 horas?

Veja que, nem sempre o excesso calórico significa ganho de gordura, necessariamente, tanto porque para hipertrofia muscular, precisamos de mais calorias do que gastamos. Mas aí já é outro caso.

descubra se comer a noite engorda ou não

O fato é que basicamente, se comer mais do que gasta, ganhará peso. Por outro lado, se comer menos do que se gasta, perderá peso. E isso não está relacionado com a hora do dia. Se você comer mais calorias do que gasta até as 18h, vai engordar da mesma forma do que se comer mais calorias do que gasta após as 18h.

É perda de tempo pensar apenas na alimentação noturna e esquecer que temos um dia inteiro antes. Até porque, não adianta “comer certo” de noite e não ter uma alimentação adequada de dia.

Um estudo foi realizado (link do estudo), com cerca de, 76 mil pessoas para analisar se comer a noite engordava ou não. No resultado, foi constatado que as pessoas que possuíam jantares mais pesados, não eram mais gordas do que pessoas que tinham jantares mais leves. Assim como quem comia menos no jantar não emagrecia mais do que quem comia mais na janta.

E para quem treina durante a noite?

A refeição pré-treino é um das mais calóricas do dia, pois ela precisa fornecer nutrientes de qualidade e quantidade para que seu corpo tenha energia suficiente para aguentar a jornada na academia.

Pense bem: Se você treina a noite e precisa de energia, o que você fará? Deixará de comer por ser a noite ou fará uma refeição antes do seu treino? Se você respondeu a segunda opção, parabéns!

bcaa growth supplements

Treinar sem se alimentar, sem fazer uma refeição pré-treino é quase que um suicídio. Você ficará fraco, terá um treino fraco e sem expressão e volume, não aguentará carregar os pesos e ainda corre risco de ter uma hipoglicemia e acabar por desmaiar na academia.

Portanto, não deixe de fazer a sua refeição pré-treino, mesmo que o seu treino seja as 23h, pois sem ela você não irá conseguir treinar bem e irá ter resultados menos satisfatórios (além de correr risco de saúde).

O que posso comer a noite para não engordar?

É importante deixar claro que não existem alimentos milagrosos que  você poderá comer a vontade sem engordar, seja durante a noite ou em qualquer outro horário.

No entanto, alguns alimentos são mais nutritivos do que outros que costumam comer por aí de dia ou de noite. Veja alguns desses alimentos:

  • Iogurte desnatados e com baixa adição de açucares ou gorduras;
  • Cereais integrais;
  • Grãos;
  • Queijos magros;
  • Vegetais;
  • Frutas;
  • Carnes magras;
  • Ovos;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Entre outros.

São alimentos ricos em macros e micronutrientes que que são de baixo valor calórico, mas grande valor nutritivo. Mesmo assim, é necessário ter moderação e fazer um planejamento antes para que você possa apenas se beneficiar ao ingeri-los.

O ideal é sempre buscar ajuda de um nutricionista, para organizar a sua alimentação de forma correta, com alimentos corretos. Assim o risco de você se perder e acabar fazendo algo errado, é muito menor.

Conclusão

É normal ter dúvidas a respeito se comer durante a noite engordar ou não, até porque, são muitas teorias diferentes sobre o mesmo assunto. Contudo, podemos ver ao longo do artigo que o problema maior não está no horário.

O aumento de gordura corporal não está relacionada com o horário em que se come, mas sim com a distribuição calórica, através da quantidade e das refeições diárias.

Um bom equilíbrio de carboidratos, proteínas, lipídeos e micronutrientes é a chave para que haja um balanço positivo para seus resultados, sejam quais forem.

Boa alimentação!

REFERÊNCIAS

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832004000400008

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/106002/2/202787.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26626471

http://www.scielo.br/pdf/rn/v23n1/a14v23n1.pdf

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Um Comentário


  • jOSELICIO disse:

    Todas as matérias publicadas neste site, é de muito valor para nós esportistas da musculação. Espero que sempre tenha atualidades, para nos manter sempre atualizados. Obrigado

    1. jOSELICIO disse:

      Todas as matérias publicadas neste site, é de muito valor para nós esportistas da musculação. Espero que sempre tenha atualidades, para nos manter sempre atualizados. Obrigado

    Deixe o seu comentário!