Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoDicas sobre nutrição esportivaComer e beber faz mal?

Comer e beber faz mal?

A ingestão de líquido durante as refeições pode nos prejudicar? Será que engorda? Ou até pode ser prejudicial à absorção de nutrientes?

almoço-e-suco-faz-mal

whey protein growth supplements

Uma dúvida que muitas pessoas possuem e que poucas conseguem obter explicações coerentes é relativo ao uso de líquidos durante as refeições.

almoço-e-suco-faz-mal

E esses líquidos podem ser das mais diferentes naturezas, variando desde água pura, até bebidas industrializadas a base de xantinas, sucos ou até mesmo bebidas alcoólicas.

Mas afinal, comer e beber traz algum prejuízo a quem o faz? Pode engordar? Pode prejudicar a absorção dos nutrientes?

Em primeiro lugar, para entendermos o impacto da bebida durante a alimentação, devemos avaliar qual líquido estará sendo ingerido. Provavelmente bebidas que contém calorias, representarão valores energéticos na dieta e, se não condizerem com o balanço energético total, acarretarão no ganho ou na perda de peso, o que pode ser um benefício ou um malefício, de acordo com o que se deseja.

A grosso modo, diferente do que muitos pensam, um suco de laranja mesmo sem açúcar tem poder energético (e portanto pode engordar), enquanto 1 mesmo copo de refrigerante dietético, certamente não.

Porém, essas calorias do suco de laranja estão aliadas a nutrientes importantíssimos presentes no suco, como a própria vitamina C e alguns minerais, enquanto no refrigerante, basicamente ingerimos sódio com água, adoçantes, corantes e gás.

bcaa growth supplements

O segundo ponto a ser avaliado é a quantidade do líquido que está sendo ingerido. Sabe-se que o estômago tem capacidade média de 1,5L de volume (pode, claro, suportar muito mais do que isso, visto que ele é extremamente elástico e flexível). Assim, em uma refeição, consumimos em torno de 400-500g de comida, sobrando espaço.

Consumir 200ml ou até 500ml dependendo do consenso e da literatura aderida, não causarão malefícios na absorção dos nutrientes e também não alterará significativamente a concentração dos suco pancreático ou até mesmo dos sais biliares.

Algumas referências inclusive dizem que, consumindo pouco líquido durante as refeições, auxiliaremos o trabalho de mistura do quimo no estômago.

Em contrapartida, não há na literatura muitos estudos sobre isso, assim, creio que o bom senso ainda deve prevalecer.

O terceiro lugar que deve e muito ser avaliado é a dilatação estomacal do indivíduo. Isso porque com o líquido somado ao alimento, ingerimos uma quantidade significativa de ar durante a refeição.

Além disso, líquidos com gás podem deixar a situação ainda mais crítica. Para pacientes que apresentam gastrite, por exemplo, essa distensão estomacal pode ser sinônimo de dor e muito desconforto.

Em casos mais extremos, o desconforto pode ser tão grande que a pessoa necessita ser levada para uma unidade hospitalar.

bcaa growth supplements

Conclusão:

Consumir líquidos entre as refeições também não ajuda significativamente na resposta a saciedade, visto que o esvaziamento gástrico da água é muito rápido. Por isso, não conte com essa estratégia.

Finalmente, a um consenso, não há mal no consumo moderado de líquidos durante as refeições, desde que eles respeitem a capacidade fisio biológica do indivíduo e, caso seja fonte energética, respeite as necessidades individuais da dieta do mesmo indivíduo.

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

11 Comentários


  1. Daniela disse:

    Quem tem problema de tomar muita água durante o dia, mesmo sendo impossível conter a vontade pode fazer mal ao estômago? Como por exemplo eu, eu tenho problema com uma glândula que faz eu tomar água sem limite aonde eu não me contenho em tomar água e isso pode fazer com que meu estômago tenha maleficio de fazer com que minha barriga fique inchada?

    ——

    Desconheço quaisquer estudos que provem de água, mesmo em excesso, traga grandes prejuízos. Mas, deve-se sempre prestar MUITA atenção no balanço de eletrólitos.

  2. Daniela disse:

    Será que comer junto a refeição pode trazer inchaço no estômago, fazendo com a que a nossa barriga fique inchada por muitos dias ou até anos?
    E tomando o suco durante a refeição pode nos fazer mal e até mesmo nos prejudicar?

    ——

    Prejudicar na digestão, não. Caso esteja consumindo líquido em excesso (acima de 1L), sim, pode ir dilatando aos poucos. Caso contrário, desacredito.

  3. Glauco disse:

    obrigado pela resposta, mas tenho outra dúvida:
    bebidas diuréticas como chás, prejudicam muito a hidratação? por exemplo, 3 ou 4 copos de chá/dia.
    se sim, isso significa que devo compensar ingerindo mais água?

    É sempre bom repor a água. Mas para indivíduos saudáveis, isso não altera tão significativamente a ponto de levar a sérios prejuízos!

    M.Sendon
    @marcelosendon

  4. Glauco disse:

    se vc ingerir mais líquidos do que deveria, isso pode fazer com que se aumente o tempo para esvaziar o estomago?

    Sim.
    M.Sendon
    @marcelosendon

  5. EMERSON DE SILLOS disse:

    E QUANTO A TOMAR BEBIDAS ISOTÔNICAS DURANTE A REFEIÇÃO? EXISTE ALGUM PROBLEMA?

    —-

    Menos interessante ainda. Pra que combinar mais sódio e glicose pura na refeição?

    M.Sendon
    @marcelosendon

  6. CAROXX disse:

    no caso de liquido somete venho a ingerir 20min depois pois sinto melhor pois ja e ha liquido nos alimentos

  7. Iranildo disse:

    Gostei muito dessa matéria, nela há uma quebra de mitos muito bem esclarecidos, apesar de eu já está habituado a não ingerir liquidos durante às refeições porque achava que haveria uma fermentação maior, e consequentemente, uma dilatação da musculatura abdominal.

  8. fernando disse:

    e como fica a absorção de nutrientes visto que nos praticantes de atividades fisicas pode atrapalhar na rapida absorção dos nutrientes?

    O próprio artigo responde isso.
    Não há comprovação que interfira significativamente.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  9. bob disse:

    muito bom, usava 30min antes e 30 min depois.. mas ja tinha notado uma desdilatacao(se essa palavra existir) do estomago bebendo soh 1h e meia, 2 horas depois

    uma opcao legal de artigo seria sobre o stomach vacuum.. esse site eh um dos poucos que abre na minha escola e estou lendo todos os artigos hehe a equipe esta de parabens!

  10. BEL©rei disse:

    Muito legal isso. Cultura e ciência pro povo. (nós)

  11. Marcelo Sendon disse:

    É importante salientar que isso não deve ser regra, afinal, quem comer de 2 em 2h então ficaria impossibilitado de beber algo…

Deixe o seu comentário!