Como reduzir as celulites com a musculação e alimentação

Tempo de Leitura: 5 minutos

combate-a-celulite

Mulheres e celulite… Um caso de amor ou de terror? Não sei se é amor por parte da celulite em insistir em ficar sempre nas mulheres ou de terror por parte das mulheres que não conseguem combater esse “mal”. A boa noticia é que se aplicada algumas técnicas você pode deixar de conviver com esse “tormento” e passar a ter uma vida mais feliz.

Entendendo a celuliteA celulite nada mais é que a inflamação do tecido celular, mais especificamente o tecido adiposo, que aparece geralmente entre as coxas e as nádegas das mulheres. A celulite não tem conjuntura patológica, mas é capaz de causar baixa autoestima e alterações emocionais. Pois bem, vamos às recomendações para amenizar esse terror feminino.

Devido à ação do estrogênio, o corpo feminino naturalmente tende a acumular mais gordura. Esse hormônio é o responsável por dar a forma “arredondada” ao nosso corpo e essa gordura será usada para proteger e equilibrar o funcionamento corporal.

VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

No corpo da mulher existe o que chamamos de “gordura específica do sexo” que agrega em torno de 9% a mais de gordura ao organismo, além dos 3% referentes à gordura essencial. Então, na soma de valores, teremos algo em torno de 12% de gordura montando a composição corporal feminina, assim ele conseguirá se manter sem prejudicar suas funções vitais. Qualquer gordura a mais do que isso, acarreta no aumento dos adipócitos, que consequentemente inchará e por não ter mais espaço dentro da trama de fibras reticulares, vai resultar no alongamento da pele, que, por sua vez, é elástica e não conseguirá esconder todo esse processo. Está formado um dos maiores problemas das mulheres atualmente: a celulite!

Veja :  Qual é a quantidade de proteínas que mulheres devem ingerir?

diferenca-pele-com-sem-celulite

Quanto maior o sedentarismo e descuido com a alimentação, mais elevado e grave se torna o aspecto da celulite. A celulite é classificada em 4 (quatro) estágios:

  • – No estágio I existe apenas uma alteração no volume das células, porém é indolor e não há inchaço;
  • – No estágio II, as células estão maiores, começando assim uma alteração circulatória, o sangue e a linfa começam a ficar retidos no tecido, fazendo “inchar” as células. Nesse estágio, a celulite começa a aparecer quando a pele é pressionada;
  • – O estágio III, é quando o aspecto de “casca de laranja” já é bem visível e todo o tecido está irregular mesmo sem a pressão do tato, a circulação está bem mais comprometida, acarretando em fibrose – endurecimento do tecido. A sensação de cansaço e peso é sentida, pois cada vez mais o tecido adiposo retém líquido;
  • – O estágio IV, é o agravamento do terceiro estágio e se caracteriza pelo comprometimento da circulação, pois as células já estão bastante inchadas, o tecido torna-se totalmente enrijecido, brilhoso e cheio de depressões, ocorrendo assim a fibroesclerose. As pernas ficam pesadas e doloridas, devido à retenção dos líquidos.

diferentes-estagios-da-celulite

Entretanto, isso não significa dizer que se você engordar um pouco mais, necessariamente terá celulite. As causas da celulite são ainda desconhecidas, existem muitas suposições e pouco fato confirmado. O que sabemos é que os fatores de pré-disposição são hereditários e variáveis, tais como: hormônios, sobrepeso, gênero, etnia, sedentarismo, biótipo físico e alimentação.

Alimentação

Uma dietoterapia excelente e equilibrada irá melhorar o trânsito intestinal e diminuir a retenção líquida. O aumento da ingestão de líquidos irá fazer os rins trabalharem mais, eliminando assim essas toxinas. Além disso existem alguns alimentos que deve-se evitar durante a batalha do combate a celulite, esses podem ser:

  • Refrigerantes e bebidas gaseificadas;
  • Evitar a ingestão de alimentos ricos em sódio
  • Embutidos;
  • Molhos prontos;
  • Frituras;
  • Açúcar;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos com alta densidade calórica.
Veja :  Her Nighttime Burn: Queime Gorduras Enquanto Dorme!

VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

Porém o auxilio na alimentação não deve ser apenas com alimentos que devemos evitar, mas também com alimentos o qual podemos ingerir e que irá favorecer o combate, alimentos como:

  • Aumentar a ingestão de água (pelo menos 2 litros por dia);
  • Fibras;
  • Alimentos integrais;
  • Chá verde;
  • Abacaxi;
  • Vegetais;
  • Carnes magras e/ou brancas.

alimentos-ajudam-combate-celulite

Esses alimentos auxiliam no emagrecimento e na drenagem dos líquidos. O importante sempre é buscar a moderação e o equilíbrio entre micro e macronutrientes, e lembrar que não existe uma dieta milagrosa que vai desaparecer com todas as celulites e imperfeições. Existe apenas a reeducação alimentar e é isso que vai fazer você se sentir bem e mudar seu corpo, de forma completa.

Treinos

Primeiramente, gostaria de avisar que exercício localizado NÃO QUEIMA GORDURA LOCALIZADA! Ele só vai ser o responsável por aumentar a circulação e a irrigação sanguínea no local, e é exatamente isso que queremos! Uma vez que não há a circulação de sangue e linfa no local acometido por celulite, trabalhar esse local irá aumentar a irrigação sanguínea para que ocorra a circulação destes líquidos, sendo assim possível a ativação de enzimas que dará ao depósito de gordura a mobilidade.

A queima de gordura só será possível se você estiver gastando mais energia do que consome, e isso terá que ser feito sempre! Exercícios aeróbicos aliados a uma dieta vão fazer você emagrecer, por que melhora a capacidade cardiovascular e requer mais a utilização dos ácidos graxos como principal fonte de queima calórica. Exercícios aeróbicos como: corrida, caminhada, bicicleta, transport, jump e etc.
A musculação ou treinamento de força será essencial para a melhora da celulite, atribui-se a ela, a perda de gordura e o ganho de massa muscular, aumentando a firmeza corporal, e sabemos que quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto calórico. Exercícios como: agachamento, avanço (agachamento unilateral), LegPress 45° e glúteo com caneleiras ou no Crossover, sempre são bem-vindos, pois vai ocorrer a ativação do glúteo, trabalhando assim, toda a região. Alguns aparelhos também podem ser usados para melhorar a musculação, como: mesa flexora, cadeira extensora, cadeira adutora e abdutora, graviton e etc.

Veja :  Aprenda diminuir os sintomas da TPM com a musculação

antes-depois-da-musculacao-combate-celulite

VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

Conclusão

Não existe dieta milagrosa, tampouco uma transformação do dia para a noite. Faça uma reeducação alimentar, evite o consumo de sódio, açúcares e refrigerantes e inclua na dieta fibras, frutas, vegetais e beba muita água. Alie os treinos aeróbicos com a musculação e busque sempre um profissional de educação física e um nutricionista.

Seguindo estes passos e essas dicas, com certeza você verá uma redução da celulite e passará a ter uma vida muito mais saudável e feliz! Lute contra a celulite e não a deixe vencer.