Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosDicas sobre suplementaçãoConheça 4 erros ao usar suplementos alimentares

Conheça 4 erros ao usar suplementos alimentares

Muitos iniciantes pensam que os suplementos são a solução dos problemas para a falta de ganhos. Porém eles comentem muitos erros no uso dos mesmo, saiba já os mais comuns!

Imagem de Conheça 4 erros ao usar suplementos alimentares

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos Alimentares! Pesquise, Compare e Compre na loja mais Barata!

Você entra em uma academia e a primeira coisa que vem em mente é: “O que vou tomar agora?”, não é mesmo? Tudo bem… Não se sinta repreendido, pois a maioria de nós também foi assim um dia, ainda mais em uma era em que o marketing do suplemento é tão grande quanto a quantidade de água salgada da Terra.

suplem

Mas é justamente nessa ânsia de usar algo para obter logo o corpo tão esperado, que muitos erros são cometidos. Então, isso faz com que seja prudente que discutamos um pouco do assunto, afim de não cair no marasmo de jogar dinheiro na lata do lixo.

1 – Substituir a dieta por suplemento

Esse talvez é o primeiro e o maior dos erros quando se usa algum tipo de suplemento. Como o próprio nome diz, suplemento é um complemento que serve para suprir alguma necessidade na dieta, seja ela energética, protéica ou o que for.

Além disso, os suplementos devem ser usados dentro da dieta, coerentemente com o objetivo e dentro de uma sinergia. Por exemplo, seria um tanto quanto contraditório e, diria eu errado, utilizar suplementos protéicos de lenta absorção no pós-treino ou consumir vitamina C numa refeição que contemple cálcio.

Mas, e os MRPs? Eles não foram feitos para substituir refeições? Sim e não! MRPs não substituis de refeição com um valor energético e protéico determinado. Mas o que garante que a sua refeição necessite exatamente daquilo e não de quantidades superiores ou inferiores de calorias e/ou nutrientes? Outro problema nos MRPs é a ausência de fibras alimentares, facilitando ainda mais a digestão e não contribuindo para o bom funcionamento do intestino. MRPs ainda contém quantidades de açúcares ou carboidratos simples (quanto muito oligossacarídeos), fazendo com que normalmente a absorção e utilização dos mesmos pelo corpo seja ainda mais rápida. Isso, sem falar nos preços…

Todavia, MRPs são válidos para pessoas que necessitam trocar uma ou no máximo duas refeições sólidas por dia, por falta de tempo, praticidade ou disponibilidade.

2 – Comprar o desnecessário

Parece lógico que a lenda diz que uma mulher vai ao shopping para comprar um sapato, mas antes passa na perfumaria, sucedida pela joalheria, depois para a loja de blusinhas, depois para a de calças, cintos, meia, maquiagem, cabeleireiro, pára pra comer um sanduíche, depois decide tomar um Sunday e no final a loja de sapatos fechou e ela tem que voltar no dia seguinte. Isso, sem contar o cartão de crédito estourado.(Desculpem a comparação, não resisti… hahaha)

Todavia, nos últimos tempos, o que vem acontecendo em loja de suplementos é parecido com isso, mas, devo dizer, para ambos os sexos. O indivíduo que deseja emagrecer vai na loja de suplementos atrás de um termogênico até R$50,00 e sai de lá com um termogênico de R$220,00, um whey protein, uma maltodextrina (porque whey sem malto é pecado mortal), Omega 3, 6, 9, BCAAs (pra não catabolizar), Glutamina (“Pra recuperar rapidão”), Aminoácido líquido e até um hipercalórico pra trocar pelo café da manhã sem engordar. Ufa! Que grande confusão!

bcaa growth supplements

A verdade é que ele levou muito mais do que precisava (assim como no primeiro caso), não saberá usar metade dessas coisas (pois se soubesse, não teria sido enganado ou persuadido), irá utilizar da maneira errada (orientado por algum colega, comunidade de internet ou professor de educação física) e não obterá ganhos satisfatórios e pronto…

Normalmente recebo perguntas do tipo: “O que você me recomenda tomar?” – A primeira coisa que saliento é que não recomendo nada… Mas, ajudo perguntando: “O que você necessita complementar na dieta?” – E a pessoa geralmente fica sem resposta!

É, como digo no início do artigo, suplemento é para complementar o falho. Logo, não seja enganado pelo marketing, porque a verdade é que eles estão pouco ligando para os seus resultados se o dinheirinho estiver no bolso deles. Pesquise e entenda sempre antes de ir às compras.

3 – Utilizar Whey Protein com leite

Ok! Não vamos discutir mais que o intestino (mais precisamente com digestão no duodeno e principal absorção no íleo) absorve as proteínas na velocidade de absorção da proteína mais lenta. Logo, se ingerirmos caseína com whey protein, teremos a velocidade de absorção da caseína (junto com seu pico de aminoácidos no sangue) e teremos uma caída rápida da disponibilidade de aminoácidos no sangue pela proteína vinda do WP, justamente por sua característica de rápida absorção.

Então, a verdade é que se você realmente necessita tomar uma proteína de lenta absorção, utilize a caseína, as carnes (todos os tipos) ou a velha e taxada albumina. Não perca tempo montando blends protéicos e muitas vezes muito mais caros do que uma alimentação equilibrada e muito mais eficaz no objetivo pretendido.

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Quer Comprar Suplementos Baratos? Então Compare os Preços nas Maiores e Melhores Lojas de Suplementos com apenas 1 Clique!

4 – Abrir mão de suplementos importantes ou da dieta para utilizar paks.

Paks são bons suplementos? Sinceramente, não valem o preço que se paga, ainda mais em um país corrupto como o Brasil. Geralmente esses são suplementos que não passam de polivitamínicos e poliminerais e, em alguns casos com uma ou outra adição de aminoácidos (geralmente Arginina e BCAAs) e/ou ácidos graxos. Eles na verdade são sim otimizadores de performance, mas essa otimização pode muito bem acontecer DA MESMA MANEIRA utilizando um polivitamínico barato e talvez algum BCAA mesmo (que possui concentração muito maior desses que vem nos famosos paks da vida). A verdade é que muitos desses indivíduos que utilizam esses paks deixam de adquirir suplementos importantes como Whey Protein, Albumina e até mesmo uma boa Glutamina, acreditando em promessas falsas de um anabolismo ou, pseudo-anabolismo. Pior do que isso é deixar de ter uma dieta impecável (que não é tão cara como se imagina) e investir o suado dinheiro nesse tipo de coisa. Contudo, se você ainda tem dinheiro sobrando e não sabe o que fazer, siga em frente com os paks, mas essa, pelo que vejo, não é a realidade da maioria dos brasileiros.

Conclusão:

Saber um pouco sobre suplementos alimentares o ajudará não tão somente a não ser enganado pelo marketing em cima da indústria do bem-estar, mas fará com que você poupe seu tempo, dinheiro e frustrações por falsas promessas, além é claro, de fazer com que o investimento de fato seja eficaz e satisfatório com suas expectativas.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

supx comparador suplementos 600×300

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

89 Comentários


  1. Fabio disse:

    Muito legal, acho que muitas pessoas nem sabem o que tomam acabam seguindo a moda.

  2. Nyejla disse:

    Eu Já Estava Malhando Ganhei Massa Muscular Sem Tomar Nenhum Suplemento,Mais ai Parei de malhar estar com 3 meses e perdi o que ganhei por que da Mesma forma que tenho facilidade para ganhar tenho para perder, vou voltar essa semana e vou começar a tomar o whey, creatina e BCaa Com devo Tomar as Horas e ordens?

  3. Matheusbjj disse:

    Oi gostaria de saber se existe algum problema na combinação termogênico (KIMERA) + whey protein (gold standart optimum) + creatina (ainda a definir a marca), sou lutador de jiujitsu e faço preparação física na academia. Caso possível gostaria de saber os horários para essa suplementação.

    • Betão Marcatto disse:

      Veja se essas combinações estão no texto, se estiver são erros … se não estiver, ok. Qto aos horários, vc deve seguir sempre a orientação da embalagem e/ou nutricionista.

  4. Diego Rodrigo disse:

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que está de parabéns pela matéria, e também aproveitar o espaço para tirar algumas dúvidas. Estou treinando a 3 anos, troco os treinos no período certo, procuro sempre seguir os exercícios com a melhor execução possível. Quando comecei pesava 64 kg, e consegui chegar a 79kg, mas então surgiu um problema na minha vida, sempre tive muita vontade de lutar, e me inscrevi no Muay thai, mas só nas primeiras semanas meu peso foi para 75kg, claro prevendo isso mudei meus treinos pra ABC revesados com os dias do MT , além de claro aumentar a quantidade de calorias ingeridas afim de evitar percas desnecessárias, mas mesmo assim continuo a perder peso, nesse caso você me recomenda tomar algo para auxiliar na recuperação e para manter o meu peso. Pesquisei bastante e vi que a melhor opção para mim era um termogênico combinado com bcaa e whey isolado, claro posso estar errado. E é justamente essa dúvida que eu tenho, o que tomar para continuar mantendo o que construí ao invés de continuar perdendo?

    • Betão Marcatto disse:

      Se vc está perdendo peso ainda não atingiu as calorias necessárias pra promover hipertrofia. Você tem q comer mais do que gasta.

  5. JEFFERSON PAZ disse:

    Ola, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho e aproveitar e tira umas duvidas em relação a como tomar alguns suplementos, ates treino (1 cap. Somatodrol, 2 cap. Black bee e 2 cap de Bcaa), apos treino (1 cap Somatodrol, 1 escopo 30gr de whey , 5gr de Glutamina e 2 cap de Bcaa), sigo uma dieta com máximo de proteína possível, espero que possa me ajudar… obrigado!

    • Betão Marcatto disse:

      Jefferson, meu amigo … vc tem q usar os suplementos conforme indicação da embalagem, sempre! Os fabricantes são as pessoas mais habilitadas a dizer a hora de tomar, pois cada marca de suplemento possui sua particularidade. Se você estiver usando conforme orientação da embalagem, está no caminho certo!

  6. Meiriane disse:

    Posso ingerir bcaa e ômega 3 juntos? Tenho 5 meses de academia..

  7. jorge do ó disse:

    Olá.. To numa dúvida.. E depois de pesquisar. Muito. Me senti mais avontade e confiante aqui. Esta de parabéns. Bom to comentando agora a malhar. Meu intuito é realmente ganhar peso através da maçã magra. Molhando. Não de ficar bombado. Bom mesmo começando agora tbm já comprei a creatina. E to tomando 2G pós treino. Minha pergunta se é q posso tomar a creatina ou qualquer outro. Começando a malhar agora

    • Betão Marcatto disse:

      Não entendi a parte da “maçã magra”, “molhando”, etc … mas …. use a creatina conforme a indicação da embalagem

  8. Mi Gabriel disse:

    Posso misturar bcaa com dextrose no pós treino?

    ——

    Sim, pode!

  9. Renata disse:

    Malho a dois anos e não vi muito resultado e optei a tomar whey protein tem algum problema? Ou depois com um tempo posso ter algum problema? Estou com medo.

    —–

    Se o seu corpo estiver necessitando de proteínas, não tem problema, pois é um suplemento natural.

  10. POLIANA ANTONIA DA SILVA SANTO disse:

    Ola, tenho 22 anos, 1.60 m e 56 kg, porem devido a uma gravidez de gêmeas e ao descuido por 2 anos sem malhar, meu abdômen ficou um pouco “grande” de gordura mesmo. Comecei a malhar a 01 mês faço 4 dias na semana 30 minutos de aeróbica + 40 minutos de musculação, no momento estou tomando 2.6 g de bcaa + 3 g creatina no pré-treino. E no pós-treino somente 2.6g de bcaa + dextrose + whey protein. Agora comprei Termogênico com 350mg de cafeina e um outro de L carnitina 500 mg. Não iniciei pois estou perdida quanto ao que tomar e a ordem pois li em algum sites que não devo tomar thermo + creatina. Na cidade que moro agora no interior não tem nutricionista nem alguém especializado na questão de suplementação. Como proceder, pois o principal agora é queimar a gordura abdominal que é o único local que tenha, paro a creatina durante os termogênicos + l-carnitina?

    —–

    Não tem nada haver. Pode usar tudo. Carnitina ao acordar, antes e depois do treino e antes de dormir. Creatina depois do treino e bcaas antes e depois do treino. Termo pela manhã e antes do treino.

  11. Andrea disse:

    Olá,
    Estou malhando há algum tempo mas como parei de ver resultados decidi suplementar. Meu objetivo é definição e redução no percentual de gordura. Pesquisei bastante e comprei os suplementos que mais atenderam às minhas necessidades atualmente e que aparentemente podem ser tomados juntos. Estou com dúvidas sobre a hora certa para tomar alguns deles pois a maioria deve ser tomado logo pela manhã e eu malho pela manhã, antes de ir trabalhar.

    Estou tomando:
    L.A. (Antes de tomar café e antes do almoço)
    Lipo 6 Black (Pré-treino)
    Soy Protein (Pós-treino) – Sobre esse sei que não é o melhor, mas comprei antes de todos, sem pensar e não vou jogar no lixo. rsrs
    BCAA (Pré e Pós Treino)

    ou seja, tomo BCAA ao acordar, Lipo 6 antes de sair de casa(20 minutos após o BCAA), Soy protein e BCAA ao voltar para casa e LA antes do café (cerca de 40 minutos após os Pós-treino).

    Dúvidas:
    Estou fazendo algo errado?
    Posso tomar o LA junto com o BCAA ao acordar ou à noite antes do jantar?
    Existe alguma outra coisa que eu deveria tomar?
    Tenho um Diet Way cheio em casa, será que posso tomá-lo a noite no lugar do jantar?

    —–

    Primeiro, você esta indo treinar sem se alimentar? Cuidado, isso pode ser perigoso. Quando se treina de manhã e a primeira refeição é o pré-treino, precisa pensar na refeição antes de dormir, ela pode interferir. Quanto aos suplementos, apenas o termogênico não é o mais indicado usar nesse período, pois seus efeitos só serão surtidos durante o dia, ou seja, o lipo 6 black é um suplemento estimulante e você vai sentir esse estimulo após o treino. De resto, protocolo padrão não está errado, mas para saber só entendendo sua dieta, seu dia a dia, suas necessidades, individualidades e etc etc etc.

    Leia este artigo, talvez possa lhe ajudar: https://dicasdemusculacao.org/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/

  12. Carla disse:

    Depois de ficar um tempo sedentárias pulei dos 52kg para 66.7. Com 5 meses de dieta e treino, hoje estou com 58. Agora quero ficar mais na musculação. Queria saber se posso tomar o termorgenico com BCAA antes do treino e BCAA e whey no pós.

    —–

    Se tiver necessidade sim, são suplementos que não se interagem entre si.

  13. Pamela Souza disse:

    Não consigo comer muita carne e não gosto de ovo. Meu personal me disse que tenho “falta de proteína” no corpo. Emagreço com muita facilidade e não tenho gordura acumulada.
    Tenho 1,55 peso 49 kg e minha taxa de gordura corporal é de 26% (medidas de 2 meses atrás) nunca malhei, entrei na academia a 2 meses, tomo BCAA (que também é um suplemento vitamínico)e whey protein. Estou tomando os suplementos certos ou eles não são indicados pra mim?

    ——

    Sem comer corretamente nenhum suplemento fará nenhum resultado. Foca na dieta. Se não gosta de carne e ovo, come peixe, frango, atum, sardinha e etc etc. Usa proteínas vegetais de alta biodisponibilidade, como a soja isolada. Enfim, com baixa proteínas não se chega a lugar algum.

  14. Pode tomar Somatrodol e em seguida Whey na parte da manhã. Site muito bom.

    ——

    Sim, eles não tem interação.

  15. Henrique disse:

    Posso tomar um polivitaminico e um termogênico ao mesmo tempo? Meu objetivo é perder peso.

    ——

    Pode!

  16. Nivaldo disse:

    Eu tenho em casa o suplemento alimentar tribullus terrestres, ele e natural. Eu gostaria de perguntar suplemento eu posso usar como complemento alimentar no meu dia a dia?

    —–

    Sem conhecer as suas necessidades e individualidades, é impossível de responder.

  17. Raphael disse:

    Em casa tenho termogênico, monster, bcaa, creatina e whey tem problema us todos? Pode ter algum efeito ruim? Whey deve tomar com malto?

    Havendo necessidade nutricional/ergogência não há problemas. Quanto ao whey e o malto, é uma opção, mas não é obrigatório.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  18. Samuel disse:

    Toda vez que eu tomo whey protein fico soluço muito forte, isso é normal?

    —–

    Tem certeza que é por conta do whey? Primeira vez que vejo essa reação em alguém, logo não é normal não.

  19. Margarida disse:

    Estou a fazer ginásio pq tive uma lesão grave no LCP do joelho direito e foi necessária cirurgia.
    Ganhei algum peso e massa gorda devido ao tempo todo que estive parada sem atividade física. Neste momento a minha maior preocupação é ganhar massa muscular na coxa direita e perder os 4 Kg que engordei nestes 6 meses e voltar a ter definição muscular e energia.
    Haverá alguma combinação de suplementos que me possa ajudar neste processo? Tenho uma alimentação cuidada e equilibrada maioritariamente vegetariana, mas como peixe pelo menos uma vez por semana e carne nunca mais do que 1 vez por mês.

    ——

    Infelizmente não há como ganhar massa muscular na coxa direita. O que dá para fazer é o ganho de massa muscular e as correções de simetria posteriormente. Mas para isso não há suplemento. Você precisa de uma alimentação que esteja voltada as suas necessidades e objetivos e um treino.

  20. rafael disse:

    Eu não malho e estou tomando um suplemento para ganho de massa muscular. Eu vou ganhar massa muscular ou não da é nada?

    Sem estímulo de treino, não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  21. davilex disse:

    Eu malho a 10 anos, to fazendo dieta para definição muscular, 6 refeiçoes ao dia. Tenho que ingerir 50gr de proteína por refeição, se não perco muita massa muscular, sem whey protein n~so tem como alcançar essa proteína. Ingiro 400 ml leite desnatado, 4 claras, duas fatias de pao 100% integral, uma fatia de peito de chester, isso ja embucha e fica entre 23 a 30 gr de proteina. Então completo o restante com um scoop de whey protein pra fechar as 50 gr de proteina, sem whey eu teria que comer no minimo 12 claras e mais uma porrada de coisa. Na minha opinião suplemento funciona, mas deve se complementar como eu faco e também não nada de mais na ultima refeição toma no meu caso 2 scoop de whey com água e ir dormi.

  22. Júnio Bordian disse:

    Olá começei fazer academia comprei 2 suplementos Mass Premium e Whey Protein. Estou tomando 2 colher com copo de leite antes de ir pra academia e quando vou dormir. Faço academia 3 vezes por semana e só utilizo o suplemento 3x também, tenho peso de 59 quilos, faço o uso do whey protein, tem alguma problema? Muitos falam que suplementos ataca o figado, coração etc, mas no meu caso estou utilizando errado isso, pode me prejudicar?

    Desde que atenda as necessidades nutricoinais, não há problema. Mas, você REALMENTE tem essas necessidades? Caso esteja fornecendo excessos protéicos, pode ter prejuízos hepáticos e renas. Cardíacos não, mas nesses dois outros órgãos, além da sobrecarga gastrointestinal, podem existir.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  23. andré disse:

    Gostaria de saber a partir de que idade é recomendável começar a ingerir suplementos. Tenho um filho de 14 anos que faz há quase 6 meses academia, em média 3 vezes por semana. Gostaria de saber também quais os efeitos nocivos ao organismo quando ingeridos de forma desnecessária, onde o ritmo de treino não utiliza toda esta carga, quais os órgãos são mais sobrecarregados e a médio e longo prazo quais são as consequências? Desculpe por ser tantas dúvidas, mas como pai estou um pouco assustado, além é claro não manjo nada de albumina e todos estes nomes cabulosos. Bem estou apavorado.

    ——

    Depende dos suplementos. Se forem nutricionais, não há tantos problemas, só haverá se ele usar de forma incorreta ou sem necessidade. A albumina como você citou é a proteína do ovo, logo não é nociva. Se for ergogênicos, a sim poderá haver mais problemas, por conta de estimulantes. Nesse caso sempre recomendado que se use após os 21.

  24. remam disse:

    Ola tenho 2 perguntas quero a sua opinião sem essa de procure um nutricionista. Quero a sua opinião se não eu não comentaria aqui. A primeira pergunta posso tomar termogênico junto com creatina? A segunda pergunta: eu termine de tomar uma caixa de cobavital e para mim deu ótimos resultado, engordei 2 quilos, porém agora quero definir meu corpo. Posso já começar um termogênico para definição?

    1 – Depende da necessidade individual da ergogenese. A creatina com o termogênico a grosso modo não terão interferência um no outro. Tem de avaliar as necessidades individuais mesmo.
    2 – Se a sua dieta estiver correta e houver necessidade do termogênico, pode.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  25. Darlan tomich disse:

    Posso toma zma? Com caseína, waxy maize e polivitamínico.

    Sim.

  26. Cleyson disse:

    Oi, tenho uma duvida, comecei a treinar faz uma semana e dois dias, comprei um BCAA, mas não sei se devo tomar. O que você acha?

    O correto no instante é ajustar dieta e treinamento.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  27. Dirceu disse:

    Olá, malho a 4 anos e há 1 ano descobri os pre treinos, gostei muito da disposição e força dada pelos pré-treinos e desde então venho tomado uma marca diferente a cada mês seguido, pois se eu ficar sem o pré-treino sinto muita queda de rendimento e carga. Nos treinos com os pré-treinos treino muito melhor. Tem algum problema se eu tomar pré-treinos interruptamente?? Continuo com o whey + bcaa + glutamina + dextrose no pós-treino…

    Problema não há e a intercalação é conveniente. Entretanto, se sente queda sem pré-treino, deveria rever os conceitos da dieta. Pré-treino deve auxiliar com princípios ativos anabólicos, não só no “gás”.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  28. paulo disse:

    Tenho uma duvida sou meio gordo e quero conseguir secar e definir e estou tomando um termogênico antes do treino e depois tomo whey isolado. Sera que tem algum problema em tomar os dois? Me da uma dica ai amigo, pois já estou seguindo uma dieta balanceada na alimentação.

    Dieta, treino e trabalho sério. Esse é o segredo. Não tem problema tomar os dois, desde que estejam no plano alimentar.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  29. Ítalo Sávio disse:

    Tenho uma dúvida. Acordo por volta das 7h. Tomo albumina com leite desnatado, faço uma refeição e vou malhar. Malho por volta de 1h15min (hipertrofia e aeróbico). Vou direto pra casa (que é ao lado da academia) e tomo Whey + Dextrose + Malto. A dúvida é: considerando que a albumina é de absorção lenta, é prejudicial tomá-la pela manhã e ir malhar logo em seguida, considerando que menos de 1h30min. depois irei tomar uma whey (absorção rápida). Logo, a dúvida é a albumina tomada anteriormente irá prejudicar na absorção do whey tomado que tomarei 1h30min depois?

    ——

    A sua refeição é seu pré-treino? Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.org/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/. Vamos lá, por ser a primeira refeição e também um pré-treino, o uso da albumina não é tão indicado, pois nesse caso você irá precisar facilitar a digestão, uso do Whey + aminoácidos + Waxy Maize pode ser mais interessante. Tente usar hidrolisado antes de treinar e isolado após.

  30. Everson disse:

    Mais ou menos sigo isso aí que você escreveu, porem quando estou tomando um Whey que contem carboidrato tomo ele puro e quando o Whey é isolado aí sim coloco dextrose….estou errado ??

    Depende da quantidade de CHO e das necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  31. Lana disse:

    Bom dia! Gostaria de saber como tomar glutamina e zma, posso tomar os dois antes de dormir? Porque malho a noite e quando chego tomo whey, dextrose e glutamina e antes de dormir tomo zma. Acho que se tomar glutamina pós-treino e antes de dormir, como vi orientações em vários artigos, vai ficar num prazo muito pequeno um do outro, então pensei em tomar com whey e dextrose no pós e sozinho pela manhã e o zma sozinho antes de dormir. Está correto? Ah! E antes do treino tomo creatina.

    ——

    Dê uma lida neste dois artigos: https://dicasdemusculacao.org/zma-o-que-e-quais-seus-beneficios-efeitos-como-tomar/ e https://dicasdemusculacao.org/a-importancia-da-l-glutamina/

  32. Paulo disse:

    Comprei o suplemento “Massive Gainers” e é pra ganho de massa muscular e não sei os horários. Queria saber se devo tomar na manhã e a noite (E PÓS TREINO?) queria saber como eu devo tomar, se como algo antes ou se tomo antes de comer algo. Enfim, devo tomar 2 vezes por dia de manhã e a noite?

    ——-

    Use-o como colação de refeições e refeições intermediárias. Pode ser usado no pré-treino também, mas dai deve ser estudado todas as necessidades individuais e tal. Dê uma lida neste post: https://dicasdemusculacao.org/como-usar-corretamente-hipercaloricos/

  33. Bia di Santi disse:

    Olá Marcelo
    Tenho 36 anos de idade.
    A 9 anos atrás fiz cirurgia bariátrica (gastroplastia técnica fobi capella), eu pesava 101 quilos e tenho 1.57 de altura, hj peso 56 quilos. Com essa grande perca de peso perdi também massa muscular, como você deve saber, a pessoa com redução de estômago não consegue comer muito e carnes então menos ainda. Comecei a malhar a pouco mais de um mês na academia e gostaria de saber se pode me ajudar qto a quais suplementos devo tomar para hipertrofia, ganho de massa muscular. Logo q operei tomei whey e centrum select pois foi recomendação médica, hj só tomo o centrum. Fui atrás de uma nutricionista esportiva mas a consulta é muito cara. Obrigado. Aguardo resposta.

    ——–

    Para recomendar algo assim é complicado, só com avaliação mesmo. Dê uma olhada em nossa consultoria, pode ser ideal para você: https://dicasdemusculacao.org/consultoria-online/

  34. Mauricio disse:

    Gostaria de saber em que período é aconselhável tomar um suplemento proteico a base de aminoácidos, lembrando que já tomo Whey+Dextrose no pós. Tomo os 3 logo no pós?

    ——

    Depende muito das necessidades, mas em suma, pode ser usar no pré, no pós, no café e etc.

  35. Laudivan disse:

    O uso normal de whey todos os dias antes do treino (musculação) não pode causar algum problema depois de vários anos? É correto fazer “ciclos” de utilização desse suplemento ou podemos utilizá-lo sempre antes dos treinos?

    ——

    Pode usar continuamente a medida que tiver necessidade. Esse suplemento não precisa de ciclos.

  36. Adélia disse:

    Olá professor, eu faço corrida pela manha e nunca consegui me alimentar bem antes, é muito cedo e eu fico enjoada… Então eu corria e comia depois, o fato é que eu fico muito sem energia e além disso estava com dores musculares horríveis. Enfim, eu comprei aquele R4 e com ele as dores melhoraram muito. Você acha que eu posso substituir o café da manha com ele? Não posso engordar esse é o meu problema. Estou tomando metade da dose antes do treino e metade depois, você acha que isso tá legal?

    Certamente a falta de energia é pela inexistente alimentação.
    Se você come e vai correr em seguida, observe que, uma refeição sólida não é o mais indicado, uma vez não dando tempo pra digerir, gerando desconfortos GI e, em casos extremos até uma bela indigestão e/ou congestão.
    Portanto, nesse momento, opte por uma refeição líquida com carboidratos e proteínas de fácil assimilação, com ausência de fibras e lipídios. Opte também por aminoácidos já hidrolisados, se possível.
    Uma boa opção seria o waxy maize com um pouco de whey protein hidrolisado, L-Glutamina e uma porção de BCAAs. Aqui você pode pensar na inclusão de algum suplemento repositor de eletrólitos ou até mesmo “uma bela pitada de sal”…
    Durante o treino, se for longo, considere o uso de algum repositor hidroeletroídrico e energético.
    Após o treinamento (imediatamente), proponha um mesmo shake como o primeiro e, depois de algum tempo, alimente-se adequadamente com alimentos sólidos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  37. mauro disse:

    Estou com muitas duvidas de como tomar meu ciclo. Meu ciclo e no xplode, bcaa e whey protein gold standard. Minha duvida é com quanto tempo antes de tomar o no xplode que tenho que tomar a proteína e o bcaa e quanto tempo depois que tomo também?

    ——

    Vai depender das necessidades. Um bom protocolo é usar o Xplode 50 minutos antes do treino e o BCAA e Whey após o treino imediatamente.

  38. vanessa disse:

    Boa tarde, eu to querendo emagrecer, e definir, estou tomando L.A, gostaria de saber se o café tem algum efeito sobre o L.A ou se e MITO? Desde já grata…

    Alguns estudos relatam como eficaz, outros não. Entretanto, o que será mais importante é a dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  39. Rafael disse:

    Combinar um polivitamínico (centrum, por exemplo) e o bcaa, é uma boa forma de suplementação?

    ——

    É, mas tem que ver a necessidade disso. Só estes dois suplementos diretamente não terão grande influencia.

  40. Ricardo disse:

    Já li bastante coisas referente suplementação e existem diversas informações para o mesmo assunto, minha dúvida é que quero fazer uma suplementação no pré e pós, para o Pré: BCAA – NO2 e Termogênico e no Pós: Whey – Creatina – Glutamina e Malto. Só que algumas pessoas dizem que Termo é jogar dinheiro fora e outras dizem que pode ser tomado antes dos treinos. E ai??

    Na minha opinião, usar um NO2 e termo juntos, pode ser um excesso de estimulantes desnecessário. Se teu corpo responde bem a eles, não vejo problema. É algo bastante individual.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  41. paulo roberto disse:

    Tenho 18 anos e peso 61kg. Estava tomando packs e tive bons resultados, mas to pensando em trocar os packs por bcca+3whey+hipercalórico+glutamina. Será que é uma boa?

    ——–

    É uma boa se houver necessidades.

  42. Stephanie disse:

    Há alguns meses venho treinando regularmente a musculação e mantendo uma dieta equilibrada. Me indicaram o uso do Termogênico + Multivitamínico + Whey Isolado.

    Alguém pode me indicar a melhor maneira de conciliar os três suplementos?

    ———

    Vamos lá, falando a grosso modo o multivitamínico pode ser usado na primeira refeição do dia. O termogênico, se não houver especificações do mesmo, antes do treino e o whey, vai depender muito, mas a grosso modo, no pós-treino pode ser uma opção. Mas isso falando a grosso modo e sem conhecer suas individualidades.

  43. Ogna Rocha disse:

    A albumina tem um sabor horrível! Posso misturar uma colher de sobremesa de mel na albumina e tomar antes de dormir? Isso prejudica o resultado?

    —–

    Se não estiver programado dentro da dieta corretamente, pode prejudicar sim. Veja este artigo com algumas dicas para tentar driblar o sabor ruim da albumina: https://dicasdemusculacao.org/dica-rapida-3-maneiras-de-consumir-albumina/

  44. José Carlos disse:

    Malho a 8 meses, tenho 1.72 de altura, peso 71 kg. Estou ficando definido, porem não estou ganhado volume e sinto muitas dores constantemente. Andei pensando em fazer uma suplementação com uma proteína 3 whey, Glutamina para ameniza as dores, creatina para aumenta a resistência que a minha é baixa, e uma dextrose para acelera a absorção. O que você acha e qual a melhor forma e horário de ingerir?

    Horário, vai depender das necessidades de cada um. Tem que analisar a dieta e encaixar os suplementos, onde há necessidade do uso deles.

  45. tiago disse:

    To malhando ja fazem 6 meses, nunca tomei nada, to querendo tomar Thermogenico + Whey (BCAA se não tiver o suficiente no Whey), você recomenda usar junto Dextrose? e Albumina?
    Quero perder peso e aumentar massa muscular. Já faça acompanhamento com nutricionista so quero acelerar o processo.

    Se você já tem acompanhamento com nutricionista, ele é o mais indicado para te dizer isso, afinal ele sabe de suas necessidades e montou a sua dieta. Uso de suplementos sem estar de acordo com a dieta e com as necessidades individuais, não vale de nada, fica a dica.

  46. Anderson disse:

    O que seria uma combinação ideal de suplementos para quem treina todos os dias e esta em uma dieta alimentar?

    ——

    Não existe. Vai depender das necessidade, objetivos e individualidades de cada pessoa.

  47. Joka! disse:

    Galera tenho uma duvida e se alguém poder esclarece-la serei grato… Atualmente estou com o objetivo de perder algumas gordurinhas na barriga, para isso estou pegando pesado nos aeróbicos e seguindo uma dieta a risca. Duvida: Posso suplementar com Whey neste período? isso não vai atrapalhar a perca no percentual de gordura?

    —–

    Se houver necessidade de mais proteína e essa tiver de ser do soro do leite, pode usar sem problemas. Engordar não vai, mas se usar sem necessidade, pode ser jogar dinheiro fora.

  48. Gui disse:

    Excelente Artigo Marcelo. Apesar de tudo bem colocado, não concordo com você em alguns aspectos, como: o Conjunto de suplementos não poder ser uma boa, ou só pura vendagem suplementar, até por que muitas são as pessoas que fazem uso continuo de suplemento e demostram grande desenvolvimento nos seus resultados. entendo a questão de não saber tomar e ai é que penso ter um peso maior, em se tratando de valores, pois uso incorreto é igual a baixa otmimização e despresdicio financeiro. Penso assim, desculpas por essa critica. E acho que discuções desse tipo só enrriqueçem muito o conteúdo de quem busca informaçaõ e de quem conhecem um pouco. Att.: Gui

  49. Matheus Dantas disse:

    Que tipo de alimento não devo comer antes de tomar o ZMA? Mostras uns exemplos.

    —–

    Como escrito no artigo, alimentos que contenham cálcio, exemplo leite, iogurte, sardinha, linhaça, espinafra e etc.

  50. Ítalo benjamin disse:

    Boa tarde. Queria saber se no pós treino, tomar o Whey protein com leite, banana, e mel prejudica a absorção do whey protein? Queria saber também se há algum problema tomar um termogênico quando seu objetivo é perder gordura e ganhar massa muscular, objetivando volume e definição. Qual seria a suplementação correta se este for o seu objetivo? Seria um termogênico, BCAA, whey protein com maltodextrina e albumina antes de dormir? O que você indicaria? Obrigado pela atenção.

    ——

    Sim, pode prejudicar. Não existe perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Suplementação correta, depende das necessidade de cada um. Não fazemos indicações, pois desconhecemos a suas necessidades individuais.

  51. giba disse:

    Sera que vc poderia me ajudar? Treino já faz um tempo, nunca tive muita oportunidade de comprar suplementos caros, mas dessa vez estou morando na Europa e aqui é um pouco mais barato. Acabei gastando uma grana e comprei tudo da marca Optimum, comprei o whey, a caseina, glycomaize, creatina e comprei o jack 3d micro (nunca usei este novo), porem não sei se manjo tomar direito, não queria jogar dinheiro fora tomando errado. Sera que você poderia me ajudar a montar um esquema para o uso ideal? Minha ideia é ganhar volume e crescer com qualidade! No momento bebo raramente, to descansando bem e me alimentando legal. Cara se você puder me ajudar eu agradeço .. valew

    Não, pois, não conheço suas necessidades individuais.

    Para tanto, busque orientação nutricional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  52. antonio disse:

    Eu nunca havia tomado pack, e ja estou tomando por 2 semanas que foram suficientes para aumento muscular, resistência e força, e tenho uma alimentação normal como qualquer pessoa comum tem. Treino a mais de 5 anos, já tomei muita coisa e hoje posso dizer não por teses ou documentários, mas na pratica digo que os pre treinos funcionam sim, mas se não souber treinar nada faz milagre.

  53. willyan disse:

    Posso tomar proteína sem estar na academia? Causa algo?

    —–

    Se você tiver necessidade para suprir o nível de proteínas de sua dieta, pode usar. Mas se for pensando em “ficar forte”, pode esquecer, pois não irá acontecer.

  54. Bruna disse:

    Em quais horários seria melhor tomar cada um desses suplementos: BCAA, Glutamina, Creatina e Omega-3? E usar os 4 seria uma boa combinação?

    ——–

    A grosso modo, BCAA antes e depois do treino, Glutamina, ao acordar e dormir, Creatina depois do treino e omega-3, durante importantes refeições no dia. Mas como eu disse, isso é a grosso modo, pois o ideal é buscar as suas necessidades e supri-las.

  55. evanio viana disse:

    Tomei whey + albumina por 3 meses e, em exame periódico da empresa, no hemograma ficou constatada uma deficiência de ferro… Porquê? Quais suplementos posso e devo tomar sem prejudicar as taxas ideias de minerais no meu organismo?

    ——

    Whey e albumina não são fontes de ferro. Essa fonte você terá de buscar em alimentação (feijão, carne vermelha).

  56. Willian Maicon disse:

    Quero fazer uma suplementação com Whey ou 1 hipercalórico, glutamina, tribulus, mega pack e creatina. Seria uma boa opção? Já dizendo minha alimentação não é muito boa, to tentando melhorar.

    ——

    Se a alimentação não for boa, nenhum suplemento é boa opção. Primeiro arrume ela e depois pense em suplementar algo.

  57. Monica disse:

    Quero saber se posso bater no liquidificador, malto, whey, albumina e creatina no pós treino, se batendo perde alguma propriedade ou se tem algum desses suplementos que não deve ser tomado junto ou no pós treino?

    ——-

    No caso Whey não é indicado o uso junto de Albumina, pois irá perder a propriedade de rápida absorção. Quanto ao resto, pode misturar sim e mandar de pós-treino.

  58. Mario disse:

    Pedalo em torno de 2h (+ ou – 50Km) 3x por semana.

    Estou fazendo o uso de BCAA da Integral Médica antes e após o treino e um polivitaminico daqueles tipo centrum no café da manhã.

    Só isso já me dá o gás necessário pra aguentar o pedal, só que estou ficando com as pernas finas!

    Tem algum suplemento ideal para este tipo de atividade, que não me deixe afinar as pernas?

    ——–

    Não existe nada assim. Tem de ser elaborada uma dieta completa, treinos completos, que envolvam também o anaeróbio. Procure um educador físico e um nutricionista e faça um trabalho em conjunto com estes dois.

  59. Kelly disse:

    Faz pouco tempo que treino, sei que a dieta é o principal, mas gostaria de suplementar e li muito sobre o assunto. Posso usar whey, dextrose, creatina (alternando com bcaa) e albumina?? É melhor pagar mais pela caseína ou albumina é boa? Tem outros que são importantes e não podem faltar? Obrigada..

    ——

    Pode usar tudo o que você falou, vai depender se você necessita de tudo isso ou não. Quanto a albumina e caseína, são proteínas diferentes e que devem ser usadas em conjunto, caso haja necessidade e condições.

  60. Kaethelin disse:

    Olá, gostaria que pudesse tirar minha duvida já que me parece ser experiente no caso . Estou tomando zma e caseína a noite, zma 45 min mais ou menos antes da caseína. Posso tomar a caseína com leite ou é obrigatoriamente com água para não interferir com o zma?

    ———

    Com água.

  61. valeria disse:

    oi boa tarde marcelo comecei a fazer academia para ganho de massa muscular faço 10 minutos de esteira e musculaçao em duas semanas perdi 2 kg, pois perco peso muito rapido, mas nao quero emagrecer, meu professor disse pra eu tomar 3 whey protein, comprei e estou tomando a um mes, mantive meu peso mas o vendedor disse que eu tenho que tomar 3 vezes por dia se nao nao ganharei massa muscular e pra tomar com agua e tomar bcaa junto. estou tomando duas vezes por dia e com leite desnatado. e outra coisa meu marido esta tomando bcaa e antes do treino ele toma vitamina de banana batida com leite mas disserem pra ele que nao pode tomar bcaa junto com a vitamina pois o leite corta o efeito do bcaa é verdade. ja pesquisei varias coisas sobre esses assuntos mas cada um fala uma coisa, por favor me tire essas duvidas.

    Professor de Ed. Física recomendando suplementos? Fuja dele! Quem recomenda é nutricionista.
    O que a fará ganhar massa muscular é dieta e treino correto, suplementos são só auxiliares. 6 refeições a dia, frequência de treino de 4x por semana já são mais do que suficientes em seu caso.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.faceboock.com/marcelo.sendon

  62. rodrigo bento disse:

    Como tomar esses suplementos: nitrix, no xplode, creatina e syntha-6. Muito obrigado.

    ———-

    Nitrix, No Explode, são pré-treinos, portanto antes do treino. Creatina, eu aconselho depois do treino junto a um carbo de alto IG. Syntha-6 vai depender de suas necessidade. Um bom horário é ao acordar e antes de dormir.

  63. Pedro disse:

    Kara eu nao faço academia, mais eu queria tomar um suplemento para ganhar peso, voce me recomenda algum. Eu só tenho 17 anos?

    Comida.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  64. Richard disse:

    Marcelo ganhei um ZMA de um amigo,eu li sobre ele,sei que é tomado antes de dormir,com a sua vasta experiencia talvez vc possa me esclarecer uma coisa,tomo ele apenas dias de treino,ou os 7 dias da semana?

    Todos os dias.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  65. Milton junior disse:

    Boa noite estou tomando albumina+tribulus terrestre em pó batido com leite apos o treino teria algum problema?
    como devo tomar a albumina corretamente?

    Por favor preciso que vc me ajude.

    Obg

    Depende das necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  66. Marcos disse:

    Meu objetivo é perder peso, treino legal 1 hora de aerobico e 1 hora de musculação por dia, faço a dieta equilibrada, porém na ceia 22h a nutricionista passou para tomar 200ml de leite desnatado com Whey Concentrado, mas suplementos também ajudam a secar?

    Não, entretanto, o aumento da MLG auxilia na redução da GC!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  67. Andrezza disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se o efeito do aminoacido e da proteina continua sendo o mesmo se ingerido com leite ou outra substancia? E se tomar o aminoacido quebrando o comprimido,tera alguma diferença nos resultados?
    Obrigado!

    ————-

    Continua o mesmo sim. Quanto a amassar, creio que não há problemas.

  68. marcos disse:

    Posso dissolver meu suplemento um dia antes do treino? Pois levanto de madrugada para malhar e gostaria de preparar quando for dormir para não perder tempo de manha, mas tenho medo de que perda os efeitos nutricionais.
    valeu um abraço

    Se for whey, sem problemas. Já alguns outros, não daria muito certo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  69. silvana disse:

    Ola! Me encinaram a tomar albomina com um copo de leite e uma banana batido no liquidificador antes da acadmia pra ganhar massa, isso e certo?

    ———

    Pode ser certo, irá depender de suas necessidades individuais! Existe um pré-treino que é feito com Malto+Albumina+Aveia, tente e veja o resultado. Tem que ser tomado cerca de 40~60 minutos antes do treino.

  70. Renato disse:

    Olá Bom dia,

    Quero saber como posso suplementar meu dia…pois já tenho uma boa alimentação…mas sinto falta de suplementos….Tipo queria uma dica para um bom ciclo de suplementos…se possível nomes e marcas!

    já agradecido…

    ATT.:Renato Fonseca.

    —————–

    O uso de suplementos deve ser junto a alimentação. Como o nome já diz é algo para suprir necessidades que faltam em sua dieta. Portanto recomendar suplementos assim sem lhe conhecer, conhecer sua dieta e tudo mais, é algo “impossível”.

  71. ENY VIEGAS TAVARES disse:

    Prezado,

    Tive a curiosidade de ler a materia acima.
    No 2 item 3º parag. “irá utilizar da maneira errada (orientado por algum colega, comunidade de internet ou professor de educação física) e não obterá ganhos satisfatórios e pronto…”, pois vou aqui defender minha futura classe. Sou academica do curso de educação fisica 7º periodo, nós passamos 4 anos de estudo para ser educador fisico e não NUTRICIONISTA, mas temos disciplina de nutrição e temos noção sobre suplementos . O Verdadeiro educador fisico jamais vai indicar algo que não é do seu dominio e ele pode sim alertar seus alunos sobre a questão Temos bons profissionais da area, e não podemos generalizar.
    Do jeito que vc menciona, é como se o educador não tem conhecimento sobre dos suplementos, mas tem, mais do que você possa imaginar.

    ———-

    Ter conhecimento sobre suplementos é uam coisa, agora ter conhecimento sobre a necessidade do seu aluno é algo que vai além de estar com ele no dia a dia de treino. Depende de avaliações nutricionais para saber o que é realmente necessário a mesmo, quantidade e etc etc etc.

  72. nadia regina disse:

    artigos maravilhosos, esclareceu muitas dúvidas que tinha. parabéns!!!!

  73. Bruno vieira disse:

    realmente muito bom !! esse ultimo de consumuir “packs” ao inves de suplementos mais importantes ,é o mais comun que eu vejo.

  74. joao victor disse:

    gostaria de saber como tomar ZMA e ALBUMINA?
    sendo que os dois tenho que tomar antes de dormir e em jejum ?

    pode tomar no mesmo horario ? qual devo tomar primeiro? quanto tempo deposi de tomar um devo tomar o outro?

    obrigado

    —-

    Tudo dependerá das suas necessidades, entretanto, normalmente usa-se ZMA antes de dormir e albumina como complemento protéico onde necessário na dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  75. AMANDA disse:

    Não concordei com a referida ao professor de educação física orientar errado um aluno fazer uso de suplemento alimentar, pois eu sou formada em educação física trabalho em academia, escola, e ainda tenho uma loja de suplementos alimentares, e sei sim, muito bem orientar todos os alunos/clientes, ainda não sou formada em Nutrição, mas pretendo fazer uma faculdade e me especializar em Nutrição esportiva. Mas eu estudei muito, e ainda estudo pra poder orientar da melhor e mais correta forma possível os clientes.

    ———–

    Você sabe o que todos sabemos sobre suplementos alimentares, você não estudou composição química alimentar, dentre tantas outras coisas que envolvem a alimentação. Suplemento é para ser usado como um complemento da alimentação e para ser um complemento, devemos saber exatamente como é a alimentação de uma pessoa, por isso, Educadores Físicos não estão aptos a esta tarefa, já que não estudaram para isto.

  76. rodrigo disse:

    como tomar esses suplementos;whey,albumina,malto,bcaa,zma,creatina e hormonio do crescimento,obs.a albumina corta o efeito do zma?vou ter um desevolvimento tomando eles?

    ——

    Tudo irá depender de suas necessidades individuais. O Whey + malto + creatina pode ser usado no pós, a Albumina no café. O resto deve ser avaliado por um nutricionista, pois são dispensáveis. Como disse irá depender do que seu corpo necessita.

  77. tati disse:

    tomei albumina e me deu efeitos colaterais(gases),gostaria de saber se tomar uma albumina importada vai acontecer a mesma coisa.obrigada.

    ———–

    Sim, a mesma coisa.

  78. Guilherme Felinto disse:

    Por Favor estou atras de algo que eu possa ganhar peso,ou se possivel massa muscular tenho 16 anos e me acho muito magro.
    Oke vc me recomendaria???
    Tenho 16 anos,1.55 alt. e 44kl

    espero resposta por e-mail

    grato Guilherme Henrique

    Recomendo buscar um nutricionista.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  79. Priscila disse:

    oiii boa tarde,eu comprei albumina como eu devo usar ??
    e é bom mesmo para malhaçao?? faz algum mal eu usar?
    [email protected]!

    ——————————————————————————————————————-

    É um bom suplemento alimentar. Porém todo suplemento deve ser feito avaliando a sua dieta. Horarios de uso mais comuns da albumina é no café ou então na ceia. Porém dependendo da sua dieta, ela pode servir com complemento protéico durante alguam refeição do dia.

  80. geovane disse:

    Então, marcelo tnho uma duvida nesse artigo em relação ao whey protein:3 – Utilizar Whey Protein com leite

    Ok! Não vamos discutir mais que o intestino (precisamente com digestão no duodeno e principal absorção no íleo) absorve as proteínas na velocidade de absorção da proteína mais lenta. Logo, se ingerirmos caseína com whey protein, teremos a velocidade de absorção da caseína (junto com seu pico de aminoácidos no sangue) e teremos uma caída rápida da disponibilidade de aminoácidos no sangue pela proteína vinda do WP, justamente por sua característica de rápida absorção.

    na verdade nã entendi ..quero saber c não tm nenhum problema ingerir whey com leite antes do treino.

    Antes do treino leite não é uma boa pedida, ok?
    Todavia, antes dependerá das necessidades e da refeição como um todo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    abraço

  81. ronaldo dos santos silva disse:

    cara desse artigo gostei, vc realmwente falou como se deve fazer , adquiri conhecimento e nunca botei fe nesses packs por ai que prometem milagres , valeu meu brother bons treinos

  82. Julio Cezar disse:

    Bom dia,

    É Marcelo…mais um excelente artigo. Uma coisa é certa: a cada dia que se passa eu tento aprender cada vez mais como usar os suplementos. Hoje, tenho um bom conhecimento dessa área, apesar de não ser graduado em algum curso da área de saúde. Outra coisa é certa também, não pago por um PACK nem a pau…

    Abraço.

    Obrigado.
    Em tempo, realmente muita coisa é placebo… Todavia, o uso de Paks pode ser interessante, não no aumento de massa muscular e/ou força, mas na melhora do sistema imunológico.

    Vale a pena dar uma lida neste artigo (PAKs supplement improves immune status and body composition but not muscle strength in resistance trained individuals): http://www.jissn.com/content/7/1/36

    M.Sendon
    @marcelosendon

Deixe o seu comentário!