Conheça 6 maneiras de melhorar o consumo de claras de ovos

Tempo de Leitura: 4 minutos

A clara do ovo é um dos alimentos mais típicos na mesa de um bodybuilder. Por ser uma proteína “pura”, ou seja, livre de gorduras, livre de carboidratos (contém apenas traços) e com bom valor proteico, ela ainda apresenta a vantagem de ter uma relativa fácil digestão, uma altíssima biodisponibilidade e um valor biológico incrivelmente alto, sendo portanto fundamental em uma boa dieta que vise bons ganhos musculares. As claras de ovos, ricas principalmente nos aminoácidos ácido glutâmico, ácido aspártico e Leucina, também é um alimento relativamente barato, tornando seu consumo bastante interessante por todas as classes.

Entretanto, apesar de inúmeros benefícios, a clara do ovo não é lá dos alimentos mais gostosos e tampouco apreciados por seu sabor puro, o que faz com que muitos deixem de consumi-la e passem a consumir fontes alternativas, nem sempre tão convenientes. Porém existem alguns métodos e alternativas que podemos usar para melhorar o sabor da clara de ovo e tornar o seu consumo, simples, fácil e muito prazeroso. Vamos conhecer como podemos fazer as claras de ovos ficarem mais saborosas e fáceis de comer? Venham comigo.

1- Adicione especiarias

As especiarias caem bem basicamente em qualquer canto, lugar ou preparação. Sabendo combiná-las e combinar com o alimento em questão, elas podem acrescentar sabor sem se quer acrescentar calorias e quando as fazem, normalmente são em quantidade praticamente insignificativas. As especiarias também podem apresentar-se de maneira funcional, como o orégano, auxiliando na assimilação dos carboidratos e auxiliando a saúde intestinal, a canela, auxiliando no controle da glicemia pós-prandial etc.
Não poderia ser diferente com as claras de ovos. Que tal, em uma omelete de claras polvilhar um pouco de canela, para consumo na primeira refeição? Ou que tal, para alimentos salgados, fizermos um mexido de claras de ovos com curry e pimenta caiena? E se, simplesmente, optássemos pelo clássico orégano, um pouco de cebolinha e nada mais? Existem inúmeras as possibilidades e opções, basta usar a criatividade!

Veja :  Conheça 5 deliciosos shakes para ajudar na dieta

2- Adição em receitas criativas

A clara do ovo, ou até mesmo o ovo inteiro, são considerados como alimentos que podem ser “estruturais”, ou seja, promovem estrutura a dada preparação. Como supracitado, essas “estruturas” são basicamente como se imaginássemos as claras sendo os tijolos de uma parede de um prédio. E, não é a toa que ela é utilizada em bolos, massas e outras coisas do gênero.
Da mesma forma, as claras de ovos podem ser boas estruturas para a preparação de receitas criativas de bodybuilding como panquecas proteicas, bolos proteicos, suflês e outras tantas receitas. Portanto, não limite seu consumo apenas no omelete e nas claras mexidas.
Se você não sabe preparar refeições proteicas e que irão favorecer a sua dieta e uma nutrição adequada, sem aquela chatice de comer tudo igual todo dia, dê uma olhada neste artigo e aprenda as melhores receitas para praticantes de musculação. Clique aqui e leia o artigo completo.

3- Saladas

As claras de ovos podem ser utilizadas em saladas, assim como por exemplo, o ovo de codorna (inteiro) é. Normalmente utilizando-as cozidas, podemos acrescentar em saladas.

Salada de atum com clara de ovos

Além disso, alguns recheios podem ser sabíveis nelas. Boas opções podem ser o guacamole, tomates cereja, cogumelos ou, para quem não busca a redução de peso, opções mais calóricas tais quais a maionese, entre outras tantas.

4- Omelete de frutas

Ao ler isso, muitos devem ter ficado assustados, mas esse tipo de mistura é mais do que normal, por exemplo, no EUA.
O omelete de frutas pode ser tipicamente confundida com uma panqueca, se bem feita. Você pode fazer o omelete utilizando algum spray de cocção, adicionar algumas frutas pouco antes de ela estar pronta e se deliciar. Você ainda pode fazer versões enroladas de omeletes, e inclusive mesclar frutas, deixando o prato ainda mais colorido e saboroso.
Boas combinações podem ser as frutas vermelhas (um mix de blueberries, raspberries e blackberries), algumas bananas com pêssegos e kiwi ou até mesmo alguns pedaços de goiaba, e essa ainda pode levar um pouco de queijo.

Veja :  Embutidos são tão prejudiciais assim na dieta do bodybuilder?

5- Sugar Free Syrups

Os sugar free syrups são aqueles famosos xaropes de ágave, porém sem açúcar. Entretanto, além do sabor típico de maple, hoje no mercado encontramos diversos outros sabores, desde frutas como raspberries, blackberryes, blueberries até sabores artificiais de chocolate, caramelo e etc.
Entretanto, você não precisará lá de grande medo caso não encontre este produto: o próprio xarope de ágave possui baixo impacto glicêmico e não alterará significativamente seus resultados. O importante é a moderação.
Você ainda pode utilizar seus próprios syrups caseiros, usando essências, adoçante forno & fogão e algum espessante como a goma xantana, goma guar ou mesmo o próprio agar-agar.
Essa portanto, é uma nova forma de consumir “panquecas” em casos onde as tradicionais não são possíveis e/ou cabíveis.

6- Recheio de legumes

Os legumes podem ser ótimos aliados em uma dieta saudável. Além de ricas fontes de fibras solúveis e insolúveis, eles fornecem uma tremenda gama de micronutrientes como vitaminas e sais minerais, além de suas propriedades funcionais.

Omelete de legumes

Obviamente, você deve ter atenção com o que misturará os legumes do omelete, não sendo boa opção a mescla com leite (bebida) ou com outras fontes de micronutrientes, por interações competitivas entre alguns micronutrientes como o ferro e o cálcio presentes, cada um em um tipo desses alimentos (ambos competem entre si no sítio de absorção de minerais catiônicos bivalentes no enterócito). Lembre-se que interagir nutrientes em excesso pode ser prejudicial.
Ótimas opções para o omelete podem ser os tomates ou, preferencialmente, tomates cereja, pimentões coloridos, espinafre, cebola, alho e o que lhe for do agrado. Para o tempero, que tal as especiarias da dica 1?
Conclusão:
Importantíssimas na alimentação de um praticante de musculação, as claras de ovos são alimentos os quais ricos em proteínas, fornecem aminoácidos que são os “tijolos” para a construção muscular. Entretanto, por não serem dos mais saborosos alimentos, as claras de ovos se tornam ruins ao consumo e enjoativas também.
Mas, utilizando a criatividade e com um pouco de paciência e esforço, é possível driblar esse contratempo de maneira simples, fácil e o mais importante: Eficaz e sem perder suas funcionalidades.
E então, vamos para à cozinha, bodybuilder?
 

Veja :  Aprenda porque o Leite é um Alimento tão Anabólico

Sobre o Autor do Post